Licenciatura em Pedagogia - DCH3
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- ItemAlunos com transtorno do espectro autista em escolas comuns: conhecer para incluir(2021-07-07) Silva, Dileane Oliveira; Silva, Rayanne de Souza; Benevides, Silvia Lucia Lopes; Silva, Antoneide Santos Almeida; Santos, Cleidiane Maurício dosO Transtorno do Espectro Autista-TEA causa um atraso no desenvolvimento intelectual da criança, fazendo com que ela apresente dificuldades de interação social, comunicação, linguagem e padrões repetitivos de comportamento. Considerando o importante papel da escola no desenvolvimento dessas crianças, o presente trabalho teve como objetivo investigar os principais desafios enfrentados pelas escolas comuns para garantir a inclusão de alunos com TEA. Para isto, foi realizada uma pesquisa nos documentos oficiais que orientam os sistemas de ensino para inclusão dos estudantes com TEA no âmbito escolar e, para analisar situações concretas de sala de aula, foram eleitas como fonte, as pesquisas empíricas realizadas por Kubaski (2014), Sousa (2015), Santos (2016); Heradão (2020). Através da análise das pesquisas identificou-se como principais desafios da escola comum: a formação docente, implicação de toda equipe escolar no processo inclusivo, articulação dos profissionais da escola em torno dos processos inclusivos, adoção do ensino colaborativo, disseminação dos conhecimentos acerca do transtorno do espectro autista por toda a comunidade escolar e entorno. Estes resultados embasaram a construção de um produto, o Quiz Digital: Conhecer para Incluir, considerando ser o conhecimento a forma mais eficaz para combater as práticas discriminatórias e excludentes, ainda presentes, favorecendo o processo de inclusão dessas pessoas.
- ItemAs angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão(2021-12-16) Ribeiro, Elissandra da Cruz; Lopes, Tathiana da Silva Souza; Martins, Josemar da Silva; Sousa, Clara Maria Miranda de; Carvalho, Luzineide DouradoEste memorial tem por intuito apresentar o caminho percorrido por nós na construção de um podcast, o qual é produto midiático do nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que tem como tema as angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão. Tem como problemática compreender de que forma as demandas laborais, a desvalorização da profissão docente e as pressões burocráticas contribuem para o adoecimento dos professores da escola contemporânea? Assim, busca-se conhecer este cenário de escola atarefada onde se intitula o professor como principal responsável de fazer com que esta instituição atarefada tenha sucesso. Foram feitas a priori pesquisas com autores que estudam a temática do mal-estar na educação, adoecimento docente, síndrome de Burnout entre outras. Posteriormente elaboramos um questionário semiestruturado onde nele se aborda questões sobre o adoecimento de professores no exercício do magistério, as questões englobam causas e consequências do adoecimento, como também, como os docentes lidam com a doença e a tratam. Duas professoras se propuseram a participar da entrevista, seus nomes são fictícios e ambas estavam vivenciando no momento da pesquisa um processo de adoecimento devido a grande carga laboral que tem de ser realizada, diariamente, no cotidiano escolar.
- ItemAtuação do pedagogo e o processo educomunicativo em espaço não formal: Reflexões sobre experiências desenvolvidas em Juazeiro - Bahia(2022-12-28) Silva, Selmara Caroline Nunes da; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Rita Cristina Novais; Castro, Rosangela CostaA Educomunicação se apresenta como um estudo a partir da relação entre a Comunicação e a Educação, mediante a inserção de elementos comunicacionais no espaço de aprendizagem. A presente pesquisa, tem como objetivo investigar o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como espaços de pesquisa, as experiências vividas em dois projetos desenvolvidos na casa de acolhimento Rosa Menina, relacionando os conhecimentos entre os projetos socias Casa Dom Jose Rodrigues e Projeto Social Lions Club desenvolvido pelo professor de música Wellington, todos configurados como espaços não formal, que exerce um trabalho pedagógico, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é composto por reflexões sobre essas quatro experiências pedagógicas citadas, ao longo do texto, foi possível responder ao problema central da pesquisa, evidenciando, qual é o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas, em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como base teórica alguns autores específicos da área, que conceituam espaços não formais, o que é educomunicação, infância e o papel do pedagogo sobre a educação. A metodologia utilizada no trabalho, seguiu o caminho de uma abordagem qualitativa e, se configura num estudo de campo. As técnicas e instrumentos de coleta de dados foram, a observação participante, diário de bordo, entrevistas, análise documental e anotações em geral. Através das experiências, foi possível constatar, a capacidade de ressignificar os valores e vidas nestes espaços, assim como também, perceber o poder da educomunicação para transformar o dia a dia dessas crianças e adolescentes. Ressaltou-se que a pedagogia e a educomunicação estão presentes em ambientes não formal de educação e exerce um papel transformativo, ajudando a constituir modos de ver, perceber, sentir, conhecer, reorientando práticas, e configurando padrões de sociabilidade.
- ItemAtuação do professor frente ao aluno com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão narrativa da literatura(2022-07-21) Oliveira, William da Cunha; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Sousa, Clara Maria M.; Lins, Cláudia Maísa AntunesO presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia tem como objetivo de analisar a pesquisa bibliográfica como metodologia, e relatar sobre o desempenho do professor frente ao aluno com transtorno do espectro autista, mostrando a importância do professor durante a realização das aulas para esses alunos e a intervenção de profissionais, para o desenvolvimento da criança, principalmente no âmbito educacional. O objetivo do trabalho é analisar a atuação do professor frente ao aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de uma revisão narrativa da literatura. Para a realização deste estudo utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica buscando identificar os desafios e possibilidades de práticas pedagógicas de professor no processo de ensinoaprendizagem de estudantes autistas, mostrando resultados e apontando as dificuldades encontradas pelos professores que buscam alternativas para atender as características do ensino para alunos autistas, inseridos na escola pública. A partir dos resultados obtidos na revisão bibliográfica, observa-se que as escolas devem se adequar e buscar capacitação de seus profissionais para que esses alunos possam estar em um lugar que se adapte a ele para o seu próprio bem-estar, e que se sinta acolhido por todos sem se sentirem discriminados, e que aconteça a igualdade na escola e na sociedade, pois através do estudo, nota-se que o professor exerce um importante papel no desenvolvimento do aluno com transtorno do espectro autista.
- ItemAUTONOMIA DA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO AMBIENTE MONTESSORIANO E TRADICIONAL(2021-07-14) Silva, Ilsa Santos Martins da; Nascimento, Jieli Brito Neves; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do desenvolvimento da Educação Infantil, identificando como a criança desenvolve a autonomia na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, apresentando uma análise comparativa quanto a autonomia da criança no contexto escolar, numa ótica de Escola Tradicional e de Escola Montessoriana. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com buscas de literatura acerca do tema, discorrendo sobre a construção da infância, ser criança na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, contextualizando num processo histórico o surgimento, a legalização e a escolarização da infância, buscando ainda apresentar nova roupagem da Escola Tradicional no século XXI, com sucinto histórico sobre a educadora Maria Montessori e os fundamentos do Método Montessori para a construção da concepção da criança autônoma. Que as percepções e análises feitas nesse trabalho, contribuam para os profissionais de educação infantil, permitindo-lhes um novo olhar direcionado para o desenvolvimento da autonomia na criança, pois percebe-se que a proposta da Escola tradicional aponta para uma maior passividade da criança na Escola Tradicional, enquanto que na Escola Montessoriana nota-se uma maior possibilidade de desenvolvimento da autonomia desse sujeito, podendo então contribuir na formação da sua personalidade, onde as crianças cresçam, e possam se tornar adultos, autônomos e críticos, um possível caminho para a melhoria da nossa Educação.
- ItemA canção como elemento da aprendizagem em turmas de alfabetização(2021-12-16) Vieira, Sibeli Marinho Siqueira; Vieira, Josenilton Nunes; Barbosa, Ingrid Torres; Martins, Adeilda Ana da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroA introdução da musicalidade no processo de ensino é objeto de estudo da pesquisa e busca compreender de que forma a música contribui como elemento da aprendizagem da criança que está em fase de alfabetização, sendo necessário analisar, a princípio, o conceito de canção e como a mesma influencia no processo de aprendizagem. Dessa maneira para entender como acontece a aprendizagem da criança realizou-se um estudo sobre as teorias da aprendizagem, na qual será abordado a teoria construtivista que entende a aprendizagem como processo onde a criança tem total autonomia na construção do seu conhecimento e o professor entra como mediador baseando-se em estudos elucidados por Piaget e Lev Vygotsky. Para compreender como acontece na prática a construção de conhecimento com o uso da canção, foi realizada uma entrevista através de um questionário online, pela plataforma Google Forms, com a participação de dez professores alfabetizadores que nos contaram sobre como usam a canção em suas aulas, qual método utilizaram, e como a música (canção) pode contribuir na aprendizagem das crianças na alfabetização. Essa pesquisa mostrou que a canção é um elemento muito eficaz, por ser uma herança cultural duradoura e lúdica, e por melhorar o desenvolvimento cognitivo, e estimular a memória, fazendo que a criança desenvolva hipóteses sobre a função das letras e dos sons de cada palavra, que para a alfabetização é fundamental.
- ItemCarta para minha professora(2021-07-13) Carvalho, Aynezaine; Lins, Cláudia Maisa Antunes; Assy, Maria Rita do Amaral; Amorim, Eliã Siméia“Carta para minha professora” reúne um conjunto de escritas de bilhetes e cartas destinadas às professoras. O trabalho sublinha essas escritas enquanto lugar e situa a palavra como dispositivo fundamental nas relações pedagógicas. Por sua vez, esses escritos mostram também a importância do trabalho docente no meio social e na vida das crianças, aspectos estes revelados nos bilhetes e cartas. A carta possui uma forma peculiar de escrita e, dependendo da mensagem que o escritor deseja passar para os leitores, pode emocionar, tocar profundamente e mobilizar sentimentos vividos no passado, além de atuar no presente. Sendo assim, a carta se mostrou um importante instrumento para viabilização desta pesquisa. Através dos bilhetes e das cartas escritas desvelou-se como as relações de afeto entre crianças e professores podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem. Do mesmo modo, as palavras nelas reveladas podem ser incentivos no âmbito da prática pedagógica, tanto para as crianças como para o docente, uma profissão entendida neste trabalho também como uma vocação. Como metodologia principal, recolhemos cartas e bilhetes escritos pelas crianças às suas professoras, além de outras escritas por estudantes de pedagogia às suas professoras mais marcantes. Concluímos que, por meio da leitura das cartas e bilhetes, as relações de afeto podem auxiliar no processo de aprendizagem, assim como deixar marcas nas crianças e nas professoras, revelando processos de comunicação que geram imensas possibilidades de diálogo.
- ItemA classe multisseriada na ótica dos docentes da escola municipal Manoel Cândido Pereira da Silva(2021-07-06) Paiva, Danielle Mendonça; Amorim, Eliã Siméia; Carvalho, Waltenice D. S.; Martins, Adeilda da Silva; Sá, Francisca Assis deO presente trabalho apresenta uma discussão sobre a educação multisseriada, em particular na ótica de professores, que atuam nesse modelo de ensino, buscando compreender o que pensam a esse respeito; como se dá a organização pedagógica das escolas que adotam a multisseriação e como se dá o aprendizado por parte dos alunos, dentre outras questões. O foco do trabalho é a Escola Municipal Manoel Cândido da Silva, situada do município de Curaçá – Bahia e teve como objetivo geral: investigar as concepções de professores que concebem o trabalho pedagógico na turma de classes multisseriada na citada escola. E como objetivos específicos: compreender a presença histórica das classes multisseriadas na Educação Brasileira; identificar as classes multisseriadas existentes no município de Curaçá – BA; analisar as concepções docentes acerca das turmas multisseriadas, que atuam na questão; e descrever as práticas desenvolvidas por professores da Escola Multisseriada. O trabalho segue uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório e quanto ao método trata-se de um estudo de caso visto que possibilita a vivência de uma realidade e a apreciação de um determinado fenômeno. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário composto de dez questões abertas, enviado via whatsapp, para quatro sujeitos, a saber: uma professora, o gestor das escolas do campo, o Secretário de Educação de Curaçá-BA. A pesquisa bibliográfica mostrou aspectos como a história das classes multisseriadas e seus avanços na educação. De posse dos dados, foram analisadas as falas dos sujeitos, chegando-se à conclusão de que a escola no campo, principalmente a escola com classes multisseriadas, necessita de um currículo voltado para os valores próprios para o público envolvido e suas condições de cultura e local, assim como, seus professores necessitam de formações continuadas, que discutam o ensino multisseriado e os auxiliem dando subsídios para eles.
- ItemA contação de história musicalizada por meio do instagram na primeira infância(2021-07-29) Morais, Aloana Ramos; Silva, Antoneide Santos Almeida; Castro, Antonilma Santos Almeida; Lins, Claudia Maisa AntunesAs histórias musicalizadas nos envolvem e nos tocam, trazendo com elas novas descobertas e mexendo com as nossas emoções. Dessa forma, o presente trabalho objetivou refletir sobre como a contação de história pode contribuir com as expressões e manifestações de sentimentos na primeira infância, numa abordagem de pesquisa qualitativa, descritiva. Todo o percurso construído foi organizado numa página de Instagram com o intuito de compartilhar experiência com outros profissionais da educação. Foram utilizadas as vozes teóricas dos autores como Abramovich (2006), Bettelheim (2002), Maturana e Zoller (2004), Bondía (2002), entre outros. A análise dos dados deixou perceptível que as histórias musicalizadas contribuiram para expressão dos sentimentos infantis, por proporcionarem um diálogo direto com o imaginário da criança e seus sentimentos.
- ItemA contribuição do pensamento de Carolina De Jesus para uma Educação decolonial(2022-12-28) Santos, Endi Francine Carvalho Matias dos; Lima, Aurilene Rodrigues; Rios, Pedro Paulo Souza; Batista, Raylane Nayara SouzaO presente trabalho consiste em uma revisão bibliográfica, utilizando o método qualitativo, através de uma releitura da obra de Carolina Maria de Jesus. O trabalho está dividido em introdução, quatro capítulos, considerações finais e por fim, as referências utilizadas. O texto apresentado trata-se de uma leitura da obra “Quarto de Despejo”. O objetivo do trabalho foi evidenciar o pensamento de Carolina Maria de Jesus para uma educação decolonial. Já os objetivos específicos do trabalho foram: contribuir para o educador enxergar no aluno de EJA, um ser crítico, social e político; repensar a educação do aluno de EJA, considerando a importância das suas vivências para o seu processo intelectual e associar o reflexo de sua obra na contribuição da formação do pedagogo. Repensando e dialogando com os textos de Carolina, a partir de uma reflexão sobre os mesmos ficou evidente o quanto a autora através da sua escrita, denunciou o dia a dia de desigualdade social, miséria e violência impostas aos favelados que viviam à margem do rio Tietê, no Canindé, maior favela de São Paulo. Carolina Maria de Jesus desnudou nas turvas linhas da sua grafia o que há de mais cruel e indigente em um país: A fome! Pretende-se com este trabalho ajudar na formação emancipadora dos professores na educação de jovens e adultos, para que os educadores em suas salas de aula, contribuam para que os seus alunos se tornem sujeitos críticos e conscientes do seu próprio contexto social.
- ItemAs contribuições da canção no processo de alfabetização na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental(2022-07-21) Dias, Daniele de Jesus; Nunes, Josenilton Vieira; Martins, Adeilda Ana da Silva; Santos, Cosme Batista dosEstre trabalho traz como tema a canção/música no processo do desenvolvimento infantil em séries iniciais, que inicia na Educação Infantil e perpassa ao Ensino Fundamental nas turmas de alfabetização. O Trabalho de Conclusão de Curso será apresentado na modalidade de Monografia, obtido por meio de pesquisa bibliográfica para elaboração do referencial associada à minha experiência docente há dois anos em turmas de alfabetização e a aplicação de um questionário com professoras alfabetizadoras que ministram aulas para as turmas de 1° ou 2º ano do ensino fundamental, no Município de Juazeiro-Bahia. Este estudo é uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório e descritivo, onde o problema da pesquisa é, de que modo a canção é utilizada em sala de aula no processo de alfabetização de crianças? Refletindo sobre as contribuições para o desenvolvimento integral da criança. O objetivo do estudo é validar a importância e evidenciar as contribuições da canção/música no desenvolvimento integral da criança, especialmente em fase de alfabetização. O estudo resulta, que a canção é utilizada como ferramenta metodológica que contribui no desenvolvimento integral da criança, capaz de potencializar a alfabetização no que se refere à aprendizagem da linguagem oral e escrita, além disso, evidenciou também, o uso das canções como alternativas lúdicas e recreativas auxiliando no dia a dia da prática docente em sala de aula, tanto nas turmas de educação infantil como nos anos iniciais do ciclo de alfabetização.
- ItemAs contribuições do programa residência pedagógica (PRP) para a formação docente no curso de pedagogia do Departamento de Ciências Humanas – DCH III da Universidade Do Estado Da Bahia – (UNEB)(2021-12-15) Amorim, Ana Carolina Vieira; Freitas, Valéria Oliveira de; Sá, Francisca De Assis de; Silva, Regivaldo José da; Vieira, Josenilton Nunes; Martins, Josemar da SilvaEste memorial demonstra, a partir de relatos de experiência de estudantes residentes do Curso de Pedagogia no Programa Residência Pedagógica (PRP), através de um podcast, as contribuições desse Programa para a complementação e aperfeiçoamento da formação dos residentes. É uma ação do Governo Federal, conveniado com as Universidades Públicas, que oferecem cursos de Licenciatura, tendo como objetivo inserir e aperfeiçoar os estudantes em sua formação docente. Na UNEB foi implantado através do edital de nº 078/2018 da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Ciências Humanas – DCH III. No decorrer do texto encontram-se os Editais que fomentam o Programa e a narrativa de como se desenvolveu no DCH III. O programa contou com a parceria de 03 escolas no município de Juazeiro-Ba, sendo elas, escola Profª Helena Araújo Pinheiro, Judite Leal Costa e Anália Barbosa onde os residentes foram inseridos para a realização das práticas. Foram feitas perguntas a nove residentes relacionadas às experiências e aprendizagens, bem como os desafios encontrados durante a sua permanência em sala de aula. As respostas foram positivas, inclusive destacando-se a questão do aprendizado da teoria na Academia e da prática pedagógica na sala de aula. Este memorial conta com 05 episódios que explica o PRP. O 1º episódio possui um tempo de 10min18s onde introduz o tema e conta com a participação do coordenador do PRP Prof. Josemar Martins (Pinzoh), o 2º episódio tem 09min17s e conta com a participação de 05 residentes, o 3º possui 08 min15s e dar continuidade com a participação de mais residentes, o 4º com o tempo de 13min53s traz as experiências das autoras (Ana Carolina e Valéria) e o 5º e último episódio possui 6min28s onde se faz as considerações finais com algumas conclusões do assunto abordado. Para aprofundamento sobre a formação docente ajudaram na reflexão: NÓVOA, PIMENTA E LIMA, CANDAU, FREIRE, entre outros.
- ItemA Criança diante do adulto na trajetória do seu desenvolvimento: Qual o lugar do protagonismo Infantil?(2022-12-20) Araujo, Lhaise Danielly Souza; Silva, Francineide Santana; Amorim, Eliã Siméia Martins Santos; Lins, Cláudia Maisa AntunesO estudo sobre o tema, A criança diante do adulto na trajetória do seu desenvolvimento: qual o lugar do protagonismo infantil? Configura-se em uma oportunidade de discussões e reflexões a partir do pensamento, vivências de uma experiência própria, sobre os processos de desenvolvimento da criança diante do adulto. Nesse sentido, buscou-se entender quais as interferência produzidas pelos adultos que podem ser benéficas ou não às crianças? Como, quando e de que forma os adultos influenciam na construção de uma infância autônoma? Nessa construção de infância, o adulto deixa a criança ser protagonista ou a coloca no anonimato, tal qual, acontecia na idade media? Além disso, o adultocentrismo se faz presente na contemporaneidade ou não. Não se trata de uma dicotomia entre o adulto no lugar de sujeito prejudicial e a criança como sujeito sendo prejudicada, mas, o quanto essa relação pode trazer consequências. Foi sobre essas reflexões que essa pesquisa se desenvolveu e traz como objetivo geral, discutir a importância do protagonismo no desenvolvimento da criança. Em decorrência desse objetivo, foi pensado como objetivos específicos: Refletir o comportamento infantil enquanto protagonismo e expressão social diante de limites impostos; analisar diante das obras lidas, frustrações observadas no cotidiano das crianças diante do cenário da escola e da família; Perceber através das leituras no cotidiano da criança de que forma ela cria e recria os seus sentimentos no percurso da sua aprendizagem. Para tanto, metodologicamente adotaram-se procedimentos de uma pesquisa qualitativa, com abordagem na pesquisa Bibliográfica, onde se buscou autores, educadores, historiadores e psicólogos que trazem contribuições a essa pesquisa no que diz respeito às considerações e importâncias do período de infância. Como resultado desta pesquisa, destacamos a importância do protagonismo da criança frente a novos olhares sobre a infância a partir de Ariés (1975)Roncin (1990) Vayer (1990) Viana (2014)Rolkouski, (2014), Karoliny e Santos(2016), entre outros,que expõem pensamentos que trazem riqueza ao argumento quando se trata de vivenciarmos os pontos reflexivos que eles defendem em suas obras. Concluímos esse estudo enfatizando a importância e a necessidade de compreender o mundo da criança em sua infância e que a sociedade assuma em sua totalidade o compromisso de tratar de politicas que reconheça o papel da criança com sujeito protagonista do seu saber, bem como que este estudo tenha um alcance com diversos tipos de publico, principalmente pessoas que lidam com crianças no dia a dia, sejam eles pertencentes à família biológica ou adquirida por consideração e a partir disso, possam refletir no comportamento atual, trazendo à memória as lembranças que serviu de influencia e o quanto validou a voz de uma criança. É necessário que se compreenda que criança, por menor que seja em estatura, ela é ser humano e um sujeito que está se construindo. Por isso, merece cuidados e respeito as suas fases.
- ItemAs Crianças e as Histórias(2022-12-26) SANTOS, Emanuella Maranatha Félix Dos; MARTINS, ILara Malena Dos Santos Amy; OLIVEIRA, Naiane Da Silva; LINS, Claudia Maisa AntunesO notório memorial apresenta todo o percurso anterior que nos levou a decisão de construção do ebook, “As crianças e as histórias”, como um produto pedagógico, para avaliação de conclusão de curso em licenciatura em Pedagogia. A pesquisa foi estimulada desde atividades e experiências vividas no Projeto de Extensão Brinquedoteca Universitária Manoel de Barros e nos componentes curriculares, Estágio Curricular Supervisionado III e IV, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus III. Trazendo o objetivo geral da pesquisa: “Reconhecer a Contação de histórias como um fator fundamental para a formação de crianças leitoras na Educação Infantil”, e como objetivos específicos: “Refletir sobre a Contação de histórias e a Literatura Infantil como experiência pedagógica; Relatar as experiências do projeto Livros Andarilhos, analisando o movimento das crianças como doadoras e o envolvimento das mesmas com as histórias contadas; Identificar a contribuição da Literatura Infantil para a formação leitora dessas crianças, na faixa etária de 5 a 13 anos; Realizar projeto de contação de histórias pelas crianças - Janelinhas; Elaborar um ebook como produto pedagógico. As experiências vivadas no Projeto Livros Andarilhos e nos Estágios III e IV possibilitaram enxergar todo o envolvimento das crianças com os livros e com as histórias contadas e o quanto esse envolvimento vem das crianças relacionarem as histórias ouvidas com suas próprias realidades. O que culminou a elaboração do ebook, através de oficinas literárias, com livros do acervo da Brinquedoteca Universitária Manoel de Barros, trazendo as falas e os desenhos das crianças sobre as histórias contadas, da realização do Projeto Janelinhas, um projeto também da Brinquedoteca. O ebook reúne a ideia do quanto esse contato da criança com a Literatura e a Contação de História permite a criança expandir sua imaginação e ao mesmo tempo se reconhecer nas histórias contadas, trazendo a realidade dessas histórias para sua própria realidade. Ouvir as crianças falarem sobre as histórias e conseguirem fazer relações com suas experiências vividas coloca a Literatura como uma forma de se encontrar e se reconhecer no mundo.
- ItemDa educação rural/educação do campo à educação contextualizada – a trajetória de evolução conceitual nos cursos de pedagogia do Departamento De Ciências Humanas, CAMPUS III, Juazeiro-BA(2022-12-28) Quirino, Taylane Ferreira; Reis, Edmerson dos Santos; Rocha, Adma Hermenegildo; Soares Neto, Paulo RibeiroO estudo tem como tema “O Percurso evolutivo da Educação Contextualizada no curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus III (DCH III), em Juazeiro – BA, dessa forma, o objetivo geral é compreender este processo de evolução conceitual, como ele aconteceu, quais influências ele sofreu para chegar até os dias atuais, sempre se atentando e realizando os objetivos específicos de identificar as etapas da trajetória, analisar como as etapas aconteceram em relação aos documentos curriculares, identificar as influências gerais e específicas que contribuíram nesse percurso evolutivo e documentar toda a trajetória para servir de aporte para pesquisas futuras. Os Conceitos chave são a Pedagogia, Currículo, Educação Rural, Educação do Campo, Educação Contextualizada e Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Já na metodologia, o método utilizado na pesquisa foi o Materialismo Dialético, com abordagem qualitativa, contendo estudo descritivo, pesquisa documental, revisão de literatura e pesquisa de campo. No que se refere aos instrumentos para obtenção dos dados foram utilizados a entrevista semiestruturada, levantamento de dados e análise de documentos. Os resultados obtidos pela pesquisa se mostram promissores quando conseguem traçar toda a trajetória, observando os marcos temporais que aconteceram no percurso e as suas influências que reverberam no currículo do curso de pedagogia fazendo com que o DCH III seja um lugar de formação de pedagogos com o pensamento crítico, politizado e contextualizado acerca dos movimentos que ocorrem na nossa sociedade, dando força para que haja uma mudança transformadora na educação.
- ItemDesenvolvimento cognitivo de um Aluno autista no processo de aprendizagem da leitura: Estudo de caso(2022-12-20) Silva, Bruno Pereira da; Sousa, Clara Maria Miranda de; Paixão, Gilvânia Patricia do Nascimento; Almeida, Antonilde SantosO Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido amplamente discutido sobre as formas de diagnóstico e características que apontam para como a pessoa com autismo pode desenvolver. O autismo é uma condição que afeta algumas camadas do cérebro como cerebelo e a amígdala e compromete funções como raciocínio, atenção, planejamento, importantes para o desenvolvimento, o que condiciona efeitos duradouros durante o amadurecimento da região cognitiva no ambiente escolar e social. Desta forma, objetivou-se analisar o desenvolvimento de habilidades cognitivas no processo de aquisição da leitura de um aluno autista do ensino fundamental no contexto escolar. Este estudo se constitui de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A realização deste trabalho foi feito através de levantamento bibliográfico e estudo de campo para coleta de dados. Tendo como participantes: a mãe, a professora, a psicopedagoga e o atendente terapêutico. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com cinco perguntas e relatórios semestral escrito pelo próprio pesquisador, sendo o atendente terapêutico, sobre o desenvolvimento do aluno com autismo. Sendo assim, esse trabalho analisou o processo de desenvolvimento cogntivo do aluno com TEA dentro da escola, mudanças de hábitos, rotina, novos comportamentos em situação de sala de aula e a leitura. Ao final deste trabalho esperou-se que o material de pesquisa ajude os profissionais da área em questão, pais e afins, a identificarem maneiras adequadas, a partir do relato de experiência, de como realizar um trabalho eficaz para o desenvolvimento cognitivo da leitura de crianças autista no ambiente escolar.
- ItemAs dificuldades de migração/deslocamento dos estudantes da zona rural à urbana(2021-07-12) Santos, Andreia Ivaneide dos; Silva, Laura Monique Pereira da; Martins, Adeílda; Amorim, Eliã Simeia Martins dos Santos; Lima, Aurilene RodriguesVivemos em uma sociedade capitalista cada vez mais competitiva, os jovens buscam na formação acadêmica qualificar-se profissionalmente para atender a grande demanda no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, investir em uma estruturação educacional apresenta-se como forma de estabilizar se economicamente. Dessarte, o cenário de competitividade entre os indivíduos faz com que os jovens do campo busca uma vida melhor e a educação de qualidade surge como um dos pilares para evoluir socialmente. Essa lógica de desenvolvimento capitalista tem contribuído para o processo de migração de jovens do campo para a cidade. Nessa perspectiva, de qualificação profissional, jovens do campo tem enfrentado grandes desafios na sua trajetória educacional para ter acesso a uma educação de qualidade. Principalmente pelo difícil acesso de locomoção do campo para a cidade. A migração dos alunos do meio rural para os centros urbanos, com a finalidade de melhorar de vida e buscar melhores estudos, é algo comum nos dias de hoje. Levando em consideração os fatos acima e experiências pessoais dos sujeitos da pesquisa, iremos buscar analisar as dificuldades presente no processo de transição dos estudantes residentes da zona rural que migram para as instituições de ensino localizadas na zona urbana de Juazeiro-Ba, além de buscar trazer possíveis soluções para os problemas encontrados.
- ItemA educação do campo e o transporte escolar: uma trajetória de experiências(2021-07-12) Silva, Ana Raphaela Ramos da; Custódio, Patrícia da Silva; Teles, Edilane Carvalho; Sá, Francisca Assis de; Novais, SandraA presente pesquisa propõe refletir sobre os desafios e as experiências dos educandos do campo nas comunidades de Laginha e Lajes – Distrito de Carnaíba do Sertão, no município de Juazeiro/BA, que por falta de escolas nos seus lugares, precisam utilizar de transportes escolares sem qualidade e com itinerários ruins, enfrentando uma série de desafios que vai de encontro à lei que assegura de que todo aluno tem o direito à Educação com uma escola próximo a sua residência. Além disso, retrata sobre o fechamento de escolas do campo pelo processo de nucleação, baixo investimento político educacional, analfabetismo, direitos forjados, êxodo rural. Para tanto, fundamenta-se na fenomenologia, de abordagem teóricometodológica qualitativa. Para a pesquisa de campo, como instrumentos de levantamento de informações, foram utilizadas narrativas próprias, observações de cenários, registros em diário de campo, entrevistas com professoras(es), discentes e egressas(os) e a mãe de estudantes. A sustentação teórica, no que se refere a educação do campo e o transporte escolar, fundamentou-se principalmente nas reflexões e estudos de CALDART (2009), REIS (2011), Os resultados foram realizados por meio de um documentário, que deu continuidade discussões, por meio de um espaço democrático de múltiplas narrativas, que além de abordarem suas dificuldades, demonstram a criatividade, a realidade e o carinho de sua terra.
- ItemA educação mediada pela cultura hip-hop e o saber da experiência de rappers do Vale do São Francisco(2021-12-20) Brito, Yêgo Ravel Ribeiro de Araújo; Lima, Aurilene Rodrigues; Martins, Josemar da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroEste memorial apresenta o percurso de uma pesquisa que resultou no produto midiático em formato podcast “Rap em curso”. A pesquisa buscou discutir e refletir sobre aspectos históricos e atuais do rap e perceber seus sentidos educativos através do olhar (voz) de rappers do Vale do São Francisco. Para isso usou-se da abordagem metodológica qualitativa e pesquisa participante, dialogando com as contribuições teóricas sobre educação de Carlos Rodrigues Brandão (1981), o conceito de mediação de Jesus MartínBarbero (1997), e o conceito de saber da experiência de Larrosa Bondía (2002). Ao explorar a discussão acerca do rap foi possível perceber a reafirmação dessa música/cultura como instrumento de luta política e como um lugar onde se pode existir e falar, e que, sendo arte e local de liberdade, não se pode enquadrar os/as artistas e consumidores em qualquer forma de fazer ou apreciar.
- ItemEducação Sexual: Estudo das percepções e práticas desenvolvidas por uma instituição de apoio Infanto-Juvenil(2022-12-21) Alves, Hyandra Goreth Rodrigues; Sousa, Clara Maria Miranda De; Martins, Josemar da Silva; Almeida, Antoneide SantosA presente pesquisa tem como finalidade retratar as perspectivas e as práticas desenvolvidas na instituição de apoio infanto-juvenil local de estudo dessa pesquisa, com a intenção de conhecer o espaço e corpo pedagógico, como compreender as concepções e as práticas acerca da Educação Sexual. Bem como as divergências acerca das leis e parâmetros educacionais com essas práticas desenvolvidas pelos educadores e a instituição. Foram convidadas para participar do estudo 4 professoras do Ensino fundamental, três especificamente do 3.º e 4.º anos do ensino fundamental. Uma percorre em todas as turmas do Ensino fundamental e a coordenadora do Ensino fundamental da Instituição. A investigação foi feita a partir de estudos textuais e entrevistas semiestruturadas, usando o método de Bardin na análise de conteúdo, compreendendo as considerações dos educadores a respeito de uma formação carente no que se refere a Educação Sexual no ensino do professor. É possível perceber que as percepções dos educadores estão voltadas ao corpo educado, restringindo a ES as questões biológicas e físicas do corpo, e as suas práticas são desenvolvidas em sala apenas quando o aluno resolve questionar sobre ou na disciplina de ciência quando surge o assunto de cuidado com o corpo, higiene ou as partes íntimas do corpo e o professor aborda a temática muitas vezes com receio.