Bacharelado em Geografia - DCH4
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Navegando Bacharelado em Geografia - DCH4 por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/article"
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- ItemAlterações antrópicas na paisagem do Rio Itapicuru-Mirim, Jacobina-Ba no século XX(2021) ROCHA ,Danielma Ferreira da Rocha; NOVAIS, Marcos Paulo Souza; FERNANDES, Paulo César Dávila; SILVA, Leandro Pereira daO artigo tem como objetivo analisar as alterações antrópicas na paisagem fluvial do Itapicuru- Mirim no século XX utilizando a abordagem antropogeomofológica fluvial, por meio da qual é possível analisar a cartografia, a paisagem fluvial aos processos históricos, sociais de sua apropriação. Foram analisadas diversas intervenções desde o ano de 1937 à 1994, as quais modificaram a paisagem fluvial do rio Itapicuru-Mirim em seu trecho urbano, acarretando consequências sociais, econômicas e principalmente ambientais. As modificações antropogênicas na paisagem fluvial do Itapicuru-Mirim no século XX apresentam impactos positivos no sentido de atender às necessidades sociais, econômicas, culturais da população de acordo com o nível de urbanização do período como construções de pontes, passarelas, avenida para facilitar a locomoção e definir o sentido do desenvolvimento da cidade. No entanto, também é necessário reconhecer os impactos negativos dessas alterações, que podem ser reconhecidas pela redução da vazão, assoreamento do leito menor com impacto na redução da profundidade do canal, aumento das inundações, aumento de vetores de doenças como mosquitos aedes aegypti, o desconforto odorífero, principalmente em período de estiagem e pela mudança da relação da sociedade com o Itapicuru-Mirim.
- ItemO ensino da Cartografia aos Deficientes Visuais: algumas dificuldades(2017-12-15) ANJOS, Jorge Santos dos; RIOS, Rayane de Souza; JESUS, Joselito de; FRANCO, Gustavo Barreto; MATURINO, ElmoO presente artigo tem como proposta analisar as dificuldades no processo de ensino aprendizagem da cartografia para os deficientes visuais e de baixa visão, buscando analisar se realmente os portadores de deficiência visual estão sendo beneficiados com a política instituída pelo governo e a proposição de possíveis alternativas e métodos de capacitação docente em sua formação para se trabalhar em salas de aulas atendendo a este público, por meio de apresentação de materiais pedagógicos que venham a contribuir para o ensino inclusivo da cartografia, a exemplo da cartografia tátil, reconhecendo que as escolas inclusivas devem atender e corresponder às diversas dificuldades de seus alunos e professores lhes assegurando uma educação de qualidade
- ItemEnsino de geografia nas escolas com jogos digitais(2022-12-14) ARAUJO, Samuel SantosCom a revolução tecnológica e o avanço da globalização, as informações, em sua maioria, são criadas e renovadas de formas simultâneas. Isso se projeta diretamente na maneira como as pessoas se relacionam em sociedade. Diante disso, a educação escolar deve ser pensada a partir da integração do mundo digital como parte do cotidiano da sociedade contemporânea. Neste processo, a Geografia, assim como as demais disciplinas têm um papel fundamental para a formação socioespacial e cidadã, podendo contribuir com o uso de metodologias de ensino que contemplem o trabalho com aparatos tecnológicos a exemplos dos jogos digitais. Desta forma, o objetivo deste artigo é compreender quais os benefícios dos jogos digitais como instrumento de aprendizagem no ensino de Geografia na educação. A pesquisa foi realizada pela abordagem qualitativa de análise de dados, na forma de Revisão Integrativa de Literatura (RIL), através de periódicos e artigos pesquisados, que buscaram solucionar os problemas de pesquisa por meio das referências teóricas investigadas. Assim, buscamos responder: quais são os benefícios dos jogos para a aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental? Os resultados da pesquisa revelam que as tecnologias digitais da informação e comunicação fazem parte da realidade educacional e os jogos digitais são ferramentas pedagógicas potenciais na aprendizagem de Geografia, oportunizando a construção de conhecimentos sobre os conceitos geográficos, aspectos físicos, políticos, sociais, culturais, ambientais e, consequentemente tornando as aulas mais prazerosas, por motivar a participação dos alunos
- ItemEstágio supervisionado em geografia no ensino médio integral: impactos das recentes mudanças curriculares.(2022-12) JESUS, Natalia Freire de ; FELIX, Natacia de Jesus; SANTOS, Ivaneide SilvaO artigo é fruto de um trabalho de conclusão de curso de graduação, com foco nas experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado em Geografia IV, do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia, UNEB Campus IV, efetivado no Ensino Médio Integral. A pesquisa procurou responder ao seguinte problema: Quais as principais dificuldades enfrentadas na realização do Estágio Supervisionado em Geografia, no Ensino Médio Integral diante das recentes mudanças curriculares? Assim, objetivamos analisar as dificuldades enfrentadas no Estágio Supervisionado em Geografia no Ensino Médio Integral, diante das mudanças curriculares da Educação Básica e, consequentemente, no componente curricular de Geografia. A metodologia utilizada na pesquisa foi a abordagem qualitativa, por meio de análise dos seguintes documentos: o Documento Orientador do Ano Letivo 2022, O Novo Ensino Médio, a BNCC, o DCRB e pesquisas bibliográficas. Também foi realizada pesquisa participativa em turmas de 2ª e 3ª série, do Ensino Médio Integral, no período de maio a junho de 2022, e entrevistas com professores atuantes nas escolas lócus da pesquisa, com essa modalidade de ensino. Os resultados obtidos revelam que essa nova configuração do ensino do componente curricular Geografia no Ensino Médio, apresenta defasagem, sobretudo de carga horária, comparado com outras áreas do conhecimento. O trabalho abarca as experiências e práticas adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado, colocando em evidência sua importância na formação do futuro professor de Geografia.
- ItemA inserção das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação no atual contexto do Ensino de Geografia(2017-12-15) JESUS, Juliano Santos de; FRANCO, Gustavo BarretoA presença das novas tecnologias de comunicação e informação está cada vez mais presente no cotidiano dos jovens, fazendo-se necessária maior inclusão delas na escola. O artigo busca realizar uma revisão bibliográfica a respeito das ideias que visam contemplar propostas ideológicas metodológicas que discutem a utilização das novidades tecnológicas e da mídia para o aprofundamento das comunicações e interações na escola durante o processo ensino-aprendizagem. Também aborda o papel imprescindível das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Geografia ao passo que elas ajudam a despertar no aluno interesse nos conteúdos relacionados à disciplina e, além disso, permite à escola educá-lo para atuar efetiva e positivamente no ambiente onde ele próprio se encontra inserido.
- ItemUso da tecnologia no ensino da geografia na educação básica: o instagram como instrumento metodológico(2019-07) VIEIRA, Cristiano Osório; HIGINO, Vicente Lucas Félix; OLIVEIRA, Dolores Bastos Hayne de; SANTOS, Gislene Maria Mota dos; SANTOS, Jorima Valoz dosEste estudo busca refletir sobre a possibilidade de utilização das redes sociais, dando ênfase no Instagram, como instrumento metodológico para auxiliar significativamente no ensino de Geografia na Educação Básica. A pesquisa surge diante do crescente uso da rede social Instagram, no mundo e principalmente no Brasil, por jovens, em um contexto mundial marcado pelo surgimento e avanço das tecnologias da informação e comunicação, denominada como “sociedade da informação”. Partindo do objetivo geral de estudar características das redes sociais, com ênfase no uso do Instagram, e seu potencial no ensino de Geografia na Educação Básica. Configurando-se como pesquisa de cunho bibliográfico (MARCONI; LAKATOS, 2003; PRODANOV, 2013) e desenvolvendo-se principalmente a partir do aporte teórico de: Castells (1999, 2003) e Lévy (2001) que discutem sobre a internet; Aquino Junior (2010) e Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009) que discutem sobre o ensino de Geografia no contexto das tecnologias da informação; Aguiar Junior (2005) para a elaboração de sequências didáticas. Ainda, houve a aplicação de uma oficina, a fim de ampliar as análises sobre o tema, chegando às considerações, nas quais o Instagram tem potencial como instrumento metodológico dotado de ferramentas que auxiliam na busca de informações e construção de saberes pelos aprendizes.