Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
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Navegando Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/bachelorThesis"
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- ItemBooktubers: literatura compartilhada nas redes e a formação de (novos) leitores(2019-07) Santos, Ione Araújo dos; Santos, Roberta MotaCom o surgimento da internet e posteriormente a sua democratização, mudanças foram introduzidas ao cotidiano das pessoas, impactando também nas práticas de leitura literária. Tendo em vista que a internet e as mídias digitais permeiam o contexto social contemporâneo, bem como o lugar que a leitura literária assume nessa conjuntura, esta pesquisa busca responder em que medida os canais de compartilhamento de vídeos sobre livros de literatura no YouTube contribuem na formação de (novos) leitores literários e como se dá a difusão de livros literários através da comunidade virtual dos booktubers. Realizamos discussões acerca das principais revoluções comunicativas da leitura e do leitor literário, bem como as mudanças provocadas pelo advento da web 2.0. A pesquisa tem caráter explorativo, seguida de revisão de literatura, desenvolvida a partir da análise de seis vídeos e dezoito comentários dos canais das booktubers brasileiras Tatiana Feltrin e Isabel Rodrigues. À luz dos conceitos de Bragança (2009); Bordenave (1996); Lemos (2009); Castels (2003); Levy (1996); Rheingold (1994); Jenkins (2009); Burgess e Green (2009); Morelli (2017); Silva (2017); Antunes (2003); Yunes; Petit (2009); Todorov (2009); Solé (1998); Rojo (2004, 2015) dentre outros aportes teóricos, selecionamos como categorias de análise as técnicas e os recursos utilizados pelas booktubers na promoção e formação leitora pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Foi possível constatar que as booktubers exercem uma influência sobre a formação de (novos) leitores literários e que contribuem para o fomento da leitura literária no Brasil.
- ItemImplicações da interdisciplinaridade na prática educativa: as narrativas de professoras nos anos iniciais do ensino fundamental na/da escola do campo(2023-03-31) Barbosa, Carla Bertrine OliveiraA presente monografia intitulada Implicações da interdisciplinaridade na prática educativa: as narrativas das professoras nos anos iniciais do ensino fundamental na/da escola do campo. Teve como objetivo geral, compreender as implicações da prática interdisciplinar para o conhecimento, nos anos iniciais do Ensino fundamental em uma escola do campo. Tal objetivo se desdobra em objetivos específicos: analisar a importância da interdisciplinaridade no contexto escolar; entender sobre a prática educativa na perspectiva da interdisciplinaridade na escola do campo; identificar estratégias interdisciplinares utilizadas pelos/as professores/ as no processo ensino aprendizagem em uma escola do campo. O projeto de pesquisa foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa e teve como participantes da pesquisa duas professoras que atuam na rede municipal de ensino do Município de Riacho de Santana, Bahia. A produção dos dados se deu por meio da entrevista narrativa e os resultados apontam que a interdisciplinaridade é um tema amplo e complexo, no que diz respeito às práticas educativas. A formação do professor é também, resultado de uma atividade interdisciplinar, um novo princípio norteador da reorganização dos diversos objetos de estudo e de reformulação das estruturas pedagógicas para superar a fragmentação do saber, conhecimentos esses que serão adquiridos a partir do tema investigado. Para o embasamento teórico, pautou-se em Arroyo (2004;2007) Brasil ( 2000;2017) Caldart (2009;2012) Demo ( 1996) Freire ( 1981;1987;2016) Gadotti ( 2006) Hernandéz ( 1998) Japiassu ( 2013) Libâneo ( 2017) Lakatos ( 2005) Castells ( 1999) Mizukami ( 1986), o projeto de pesquisa através das narrativas possibilitou as informações acerca do conhecimento e experiências nas práticas pedagógicas no contexto atual.
- ItemJogos africanos em aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental: uma revisão sistemática de pesquisas(2023-03-28) Santos, Kaline Moura dosEsta investigação tem como objetivo analisar as contribuições dos jogos africanos no processo de ensino e aprendizagem da matemática com ênfase na geometria nos anos finais do Ensino Fundamental por meio de uma revisão sistemática de pesquisas. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa baseada em uma fundamentação teórica que reflete sobre o contexto histórico da geometria e dos jogos africanos que apresentam uma relação direta com as práticas culturais, cujo entrelaçamento da matemática e da cultura africana foi realizado um estudo numa perspectiva pedagógica da etnomatemática. A pesquisa bibliográfica incluiu também o estudo da geometria nos anos finais do Ensino Fundamental e a utilização dos jogos africanos como recurso pedagógico. A revisão sistemática realizada neste trabalho apresenta produções publicadas nas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Periódicos Capes que relatam experiências vivenciadas na utilização de jogos de origem africana em aulas de matemática. A análise dessas produções evidenciou a importância e as contribuições da utilização dos jogos africanos em sala de aula como recurso pedagógico para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da geometria plana, garantindo uma maior participação dos estudantes nas atividades que são propostas, respeitando e valorizando as relações culturais e de identidade.
- ItemLiteratura na rede: os processos de escrita literária no wattpad(2019-07) Gonçalves, Jaíne AlmeidaO século XXI trouxe consigo uma explosão tecnológica que revolucionou todas as interfaces sociais, e a Arte não ficou de fora desse processo de renovação. A internet mostra-se como um veículo que possibilita um acesso mais democrático às diversas expressões artísticas, tanto no que se refere à recepção, quanto à produção. A literatura, agora, deixa de ser exclusiva aos papéis, podendo ser encontrada em e-books ou sites gratuitos específicos. Da mesma forma que essa literatura consegue chegar com mais facilidade aos leitores, os escritores também encontram menor dificuldade para publicar suas obras. Dentre as novas possibilidades da criação literária oportunizada pelo ambiente digital, encontram-se as plataformas digitais de compartilhamento e leitura de histórias, destacando-se aqui o Wattpad. A partir disso, a presente pesquisa visa escrutinar a literatura produzida no ciberespaço, a fim de compreender quais são os novos processos inerentes à criação literária, e em que se diferem da Literatura produzida antes da Web 2.0, bem como sua legitimidade como Literatura. Para tanto, buscou-se abordar uma metodologia qualitativa através de uma Revisão de Literatura a partir da Sociologia da Leitura, com Chartier (1994;1998;2001; 2002; 2007) e Fisher (2006); da Ficção Brasileira Contemporânea, com Schollhammer (2009); da Cultura Digital, com Jenkins (2015) e Neves (2014); e da Ciberliteratura, com Hayles (1999; 2009). Compreendeu-se, a partir do estudo aqui apresentado, que a ficção do século vigente passa por grandes revoluções que transformam todas as estruturas do processo criativo, desde a concepção de texto até a concepção de autor. Embora tamanha restruturação possa causar amedrontamento por parte da teoria literária, muitos autores apontam, baseados em toda a trajetória do escrito, mais possivelmente uma convivência, ou até mesmo uma convergência entre as formas tradicionais e as novas possibilidades da criação literária.
- ItemNovo ensino médio no Colégio Estadual Luís Prisco Viana, em Lagoa Real, Bahia: a organização do currículo e a interdisciplinaridade(2023-03-30) Pessoa, Edson SantanaA escola, em todas as etapas da vida, é um espaço extremamente importante para a formação dos indivíduos. É por meio dela que se dá a produção e apropriação do conhecimento formal. Por esta razão, este trabalho toma como objeto de estudo o Novo Ensino Médio, implantado no Brasil a partir da Lei nº13.415/2017. O objetivo norteador deste estudo é analisar a organização curricular do Novo Ensino Médio em uma escola pública do município de Lagoa Real, identificando a concepção de interdisciplinaridade abordada na proposta. Do ponto de vista metodológico, é uma pesquisa de cunho qualitativa, ancorada na análise documental. Para o seu desenvolvimento, foi selecionado como ambiente de pesquisa o Colégio Estadual Luís Prisco Viana, no município de Lagoa Real, Bahia. A análise documental consistiu no estudo da Lei 13415/2017 que instituiu o Novo Ensino Médio, da Base Nacional Comum Curricular, do Documento Curricular Referencial da Bahia e das matrizes curriculares do Colégio investigado. Os resultados da investigação apontaram que os documentos que orientam a implantação do Novo Ensino Médio no Brasil e na Bahia explicitam uma visão de educação baseada nos princípios do Neoliberalismo que pretende formar um sujeito em aderência com as demandas do mundo do trabalho. As matrizes curriculares do Novo Ensino Médio do Colégio Luís Prisco Viana indicam um desejo de trabalhar na perspectiva de construção interdisciplinar do conhecimento, entretanto, as ementas não sinalizam um diálogo mais consistente com o contexto social e cultural dos estudantes do Ensino Médio. Tal fato pode comprometer os resultados dessa política a qual está sendo questionada em todo o país.
- ItemPráticas docentes interdisciplinares nos anos finais do ensino fundamental: desafios e possibilidades(2022-12-16) Neves, Aristéia SilvaAs práticas interdisciplinares são ações que tornam o processo de ensino mais contextualizado e interativo, exigindo novas posturas dos docentes frente ao ensinar. Partindo disso essa pesquisa teve como objetivo investigar como se dá as práticas interdisciplinares nas escolas públicas do município de Caetité-BA, levando a indícios que apontem os desafios para efetivação desta prática no espaço escolar e as possibilidades para que essa ação seja adotada pelos docentes e pelas instituições de ensino, discorrendo como ela influencia no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. O presente estudo viabiliza-se por meio da pesquisa bibliográfica, baseando-se em um processo de estudo de vários autores, e em uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com definições de amostragem, possibilitando um estudo amplo e claro. Para embasamento desta pesquisa foram utilizados teóricos, tais como: Antunes (2003), Azevedo (2010), Brasil (2001), Castilho (2004), Cervo (2002), Fazenda (1998), (2002),(2003) , Fiorin (2008) Gil (1999), Japiassu (1994), Piletti (2002), Scolaro (2001), Scolaro (2001), Silva (2019), Zanella (2013), Yin (2001), as legislações oficiais, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Espera-se que essa pesquisa possa contribuir consideravelmente para os professores possibilitando uma compreensão sobre a interdisciplinaridade e a criação de estratégias para a melhoria do ensino.
- ItemTecnologias digitais da informação e comunicação em aulas de matemática numa perspectiva interdisciplinar: uma revisão sistemática de literatura no periódico bolema(2023-03-30) Silva, Sidinéia ChagasEste estudo buscou investigar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas aulas de Matemática numa perspectiva interdisciplinar. Para isso, tem como objetivos identificar, nos artigos publicados no periódico BOLEMA, softwares e aplicativos utilizados no ensino de Matemática; compreender o processo de ensino aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; avaliar a importância dos recursos digitais no processo educacional para a construção de um conhecimento interdisciplinar. A investigação foi realizada tendo como base as publicações no periódico BOLEMA nos últimos dez anos (2013-2022). A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura, apresentando uma visão geral sobre o tema: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em aulas de Matemática. Os resultados da investigação reafirmam que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação trazem contribuições significativas ao ensino de Matemática. Entre as contribuições apresentadas estão: o dinamismo, a confiança, o entusiasmo, a investigação, a troca de experiências, a visualização, a argumentação e a construção do próprio conhecimento pelo estudante. Em relação à interdisciplinaridade no ensino de Matemática, foi possível identificar, nos estudos analisados, de um lado, que o ensino de forma interdisciplinar promove a inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento e a contextualização dos conteúdos, e, por outro lado, identificamos também a dificuldade de se trabalhar a interdisciplinaridade nas aulas de Matemática.
- ItemVerdades que circulam acerca da docência em documentos oficiais de formação inicial de professores/as para educação básica(2023-03-28) Silva, Fernandes Lucinda daEste trabalho trata de verdades que circulam acerca da docência em documentos oficiais de formação inicial de professores/as para educação básica. A verdade foi entendida, à luz das teorizações do filósofo Michel Foucault, como uma construção, uma configuração histórica. Nesse entendimento, não há verdade a ser descoberta, mas discursos que funcionam como verdadeiros em um dado momento histórico. Utilizei a metodologia da pesquisa documental, analisando documentos com base teórica nos estudos pós-críticos do campo curricular. As lentes de análise foram os conceitos de verdade, poder, discurso e currículo. Identifiquei prescrições que os documentos estabelecem aos/as professores/as em formação inicial à luz da abordagem qualitativa por entender que esta abordagem é a mais adequada neste trabalho para identificar quais conceitos que funcionam como verdades circulam acerca da docência nesses documentos. A análise dos documentos implicou numa busca de ditos, expressões, conceitos que são colocados como verdades sobre educação e formação inicial.