Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
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- ItemColetividade e habitabilidade mais que humana em um jogo didático de tabuleiro sobre mineração: uma proposição cosmopolítica no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 0022-08-08) Lima , Janaina Cardoso de Araújo; Cruz , Elizeu Pinheiro da; Dambrós, Cristiane; Costa , Glauber Barros Alves; Sovierzoski, Hilda HelenaNeste trabalho, aventamos uma nova experiência no ambiente escolar, uma proposição cosmopolítica curricular como dispositivo de ensino que faz aparecer coletividade e habitabilidade mais que humana nas aulas de Geografia. Para isso, partimos da proposta filosófica de Isabelle Stengers (2015; 2018) e das formulações da antropóloga Anna Tsing (2019). Nesse sentido, tomamos como ponto de partida a seguinte pergunta de pesquisa: como contribuir para que o ensino da Geografia no Ensino Médio promova experiências interativas como dispositivos de cosmopolíticas curriculares capazes de fazer aparecer práticas e estudos sobre coletividade e habitabilidade mais que humana? Assim, objetivamos discutir sugestões para que o ensino de Geografia promova experiências interativas como dispositivos de cosmopolíticas curriculares capazes de fazer aparecer práticas de coletividade e de habitabilidade mais que humana. Objetivamos, ainda: analisar a viabilidade de interação entre os conteúdos da disciplina de Geografia física e humana como possibilidade de experienciar as inter-relações no espaço; apreciamos a prática coletiva da habitabilidade mais que humana no ensino da geografia; formulamos como metodologia interativa pode contribuir para que o ensino de Geografia se integre ao contexto do currículo como um movimento de cosmopolítica e de ecologia de prática; e propomos um jogo dinâmico para agenciar o conhecimento de modo mais integrado e que favoreça a prática reflexiva das habitabilidades mais que humanas no ensino de Geografia. A metodologia pauta-se na abordagem interativa, organizada a partir do olhar para o campo empírico, experiência docente e vivências coletivas. Como ancoragem analítica para escrita da dissertação e elaboração do produto técnico tecnológico, recorremos aos conceitos de cosmopolítica e habitabilidade mais que humana. Tal investimento permitiu a elaboração e aplicação de uma oficina com alunos da 3ª série do Ensino Médio com estudos sobre mineração na perspectiva cosmopolítica e da habitabilidade mais que humana com a elaboração de um jogo didático através da metodologia interativa como possibilidade interativa da aprendizagem. A concretude da proposta foi satisfatória, pois os alunos conseguiram, de modo coletivo, se envolver nos estudos e na elaboração do jogo didático. A metodologia interativa firmou-se como um dispositivo que possibilita professores e professoras, alunos e alunas refletirem sobre mineração e outros conteúdos a partir da cosmopolítica e da habitabilidade mais que humana, através das leituras, estabelecimento de conceitos e resolução de situações-problemas, de modo a conhecer o espectro do outro que pode ser humano ou outros significantes.
- ItemCartilha EJA na visão das mulheres(0023-12-14) Silva , Liciane Montalvão; Nogueira, Maria Lúcia Porto SilvaA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram, por algum motivo, acesso ao ensino regular na idade apropriada. A EJA tem como objetivo tentar corrigir algumas questões sociais como exclusão, exploração, validação, entre outras consequências. Partindo dessa premissa, entende-se que os estudantes da EJA, percebidos na dimensão de sujeitos, são constituídos por e nas relações sociais, na vida em sociedade, pela intermediação da cultura, dos valores e crenças que dotam essas relações de significados e sentidos. Inserem-se em um contexto histórico, político e econômico e nele ensaiam suas trajetórias de vida. Segundo Oliveira, (1999), refletir sobre jovens, adultos e idosos que estudam na EJA nessa perspectiva significa considerá-los para além da dimensão cognitiva a partir da qual são pensados no processo histórico de escolarização. Também, implica em desconstruir uma percepção homogênea sobre quem são os estudantes, ultrapassando-se as categorias abstratas de jovens e adultos para as quais se convencionam características e lugares sociais. Sendo assim, os estudantes passam a ser compreendidos não pelo que lhes falta quando comparados às representações construídas em torno das categorias abstratas mencionadas anteriormente, mas a partir das situações vivenciadas ao longo da vida que produzem subjetividades, saberes e modos diversos de existência. A trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerada parte integrante da história da Educação no Brasil, sendo uma das áreas aonde se empreende esforço para a democratização do acesso ao conhecimento, mas marcada historicamente por iniciativas para a erradicação do analfabetismo e capacitação para o mercado de trabalho. Sendo assim, este trabalho tem como propósito fazer um levantamento dos perfis das estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de Políticas de Escuta, Políticas de Saúde, movimentos, integridade, autoestima, na busca de contribuir com a visibilidade das mulheres como pessoas de direito, ativas e atuantes, e buscando ainda, disseminar as culturas de respeito e de paz, autonomia de gênero, da não violência e da não submissão feminina. Partindo da concretização da CARTILHA como um manual de informações e instruções para o ensino nas relações de gênero na EJA, com a realização da pesquisa e da entrevista de forma presencial, tais momentos foram registrados por escrita, por fotos e áudios; colaborando para a efetivação dos estudos, práticas de justiça e valorização das mulheres da Escola Municipal Emília Mila de Castro e toda a sociedade.
- ItemMulheres negras na educação de jovens e adultos (EJA) de Guanambi-BA: Construções identitárias rumo à cidadania plena.(Universidade do Estado da Bahia, 0023-12-14) Silva, Liciane Montalvão da; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva; Barbosa, Andrea da Rocha Rodrigues Pereira; Fernandes, Marinalva NunesA pesquisa de mestrado intitulada “Mulheres Negras na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Guanambi-Ba: Construções Identitárias Rumo à Cidadania Plena”, tem como objetivo geral desvelar sobre o retorno das mulheres negras à escola, nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública do município de Guanambi-Ba, com o intuito de que sejam reconhecidas como cidadãs ativas e que lutam pelos seus direitos na sociedade. A partir de entrevistas feitas com 10 mulheres (negras, pardas e brancas), alunas da EJA, com idade entre 18 e 70 anos, foi feito um levantamento dos perfis das estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, em seguida, três encontros coletivos, de formações presenciais, na sala de aula, em busca de fortalecê-las e instruí-las a lutar por uma vida de melhor qualidade, entendendo que a educação em articulação com estudos de gênero é suporte e caminho para o combate à violência e a submissão feminina perante uma sociedade marcada pelo patriarcado e machismo. Para coleta de informações, utilizamos o Grupo focal desenvolvido nas salas de aulas e as Entrevistas semiestruturadas, realizadas na sala dos professores com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (10 mulheres e 2 homens), 4 educadoras e 2 gestoras. Disso resultou a confecção de uma Cartilha (produto pedagógico deste trabalho) como manual, informações sobre leis, projetos que buscam assegurar direitos e proteção às mulheres e oficinas pedagógicas para o enriquecimento do ensino das relações de gênero na EJA. O respaldo teórico firmou-se em autores que discutem as questões da EJA e de gênero, tais como Freire (2013), Minayo (2012), Arroyo (2005), Santos (2003), Louro (1997), Scott (1995), Soares (2006), fundamentando a promoção de espaços e tempos reflexivo-formativos para contribuir na superação da desigualdade de gênero, valorização da cultura, da autoestima, da cidadania e do protagonismo das mulheres negras. Esperamos favorecer a compreensão da desigualdade de gênero e instruir mulheres e homens quanto à assimilação, importância, conquistas e bem-estar adquiridos a partir do domínio da leitura e de um novo discernimento de gênero, propiciando conhecimentos enquanto sujeitos autônomos. Os resultados obtidos demonstraram que a modalidade EJA continua sendo relevante para a elevação da autoestima e validação do papel de cidadãs (cidadãos) atuantes, especialmente para as alunas que retornaram em busca da tão desejada readequação social, de maneira democrática e participativa.
- ItemGestão da Educação Básica: apontamentos sobre um processo de reforma institucional em Caetité, Bahia: o caso da implantação do Campus Integrado de Educação Anisio Teixeira(Universidade do Estado da Bahia, 0024-03-26) Gomes, Ana Magaly de Oliveira Ladeia; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Sales, Marcea Andrade; Miranda, Dayse Lago de; Borja, Maria Eunice Limoeiro; Crosue, Nilma Margarida de CastroEsta dissertação apresenta um estudo de caso sobre a implantação do Campus Integrado de Educação Anísio Teixeira em Caetité, Bahia. Cinco instituições de ensino foram convocadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC a fazerem parte do Complexo Integrado de Educação por estarem situadas em um espaço geográfico privilegiado, localizadas em um único quarteirão, propício para a integração. Por meio de uma pesquisa interativa e de inspiração etnográfica, especificamente pela construção de um diário de campo no qual foram registrados relatos, reuniões, entrevistas e cartas, sintetizam-se os acontecimentos, conflitos e imbricações em torno da extinção das escolas convocadas a fazerem parte deste Complexo Integrado de Educação. A intenção é descrever o que se propõe com a fusão/transformação destas escolas públicas estaduais já consolidadas. Este texto está dividido em dois capítulos seguidos da proposta de um produto técnico tecnológico e das considerações finais. O primeiro capitulo detalha como foi anunciado o projeto para implantação do Complexo Integrado desde quando a ideia foi apresentada. No segundo é apresentado a realização do trabalho de campo em meio à agência de escuta através de entrevistas, o que permitiu delimitar caminhos sobre movimentos que emergiram desde a anunciação do projeto. No terceiro, por sua vez, apresentamos um dos produtos desta pesquisa, que é um Roteiro para tomadas de decisões entre instituições de ensino, que emerge como instrumento para colaborar com a construção de uma gestão democrática desse arranjo educacional composto pelas cinco escolas e de outras instituições escolares.
- ItemBooktubers: literatura compartilhada nas redes e a formação de (novos) leitores(2019-07) Santos, Ione Araújo dos; Santos, Roberta MotaCom o surgimento da internet e posteriormente a sua democratização, mudanças foram introduzidas ao cotidiano das pessoas, impactando também nas práticas de leitura literária. Tendo em vista que a internet e as mídias digitais permeiam o contexto social contemporâneo, bem como o lugar que a leitura literária assume nessa conjuntura, esta pesquisa busca responder em que medida os canais de compartilhamento de vídeos sobre livros de literatura no YouTube contribuem na formação de (novos) leitores literários e como se dá a difusão de livros literários através da comunidade virtual dos booktubers. Realizamos discussões acerca das principais revoluções comunicativas da leitura e do leitor literário, bem como as mudanças provocadas pelo advento da web 2.0. A pesquisa tem caráter explorativo, seguida de revisão de literatura, desenvolvida a partir da análise de seis vídeos e dezoito comentários dos canais das booktubers brasileiras Tatiana Feltrin e Isabel Rodrigues. À luz dos conceitos de Bragança (2009); Bordenave (1996); Lemos (2009); Castels (2003); Levy (1996); Rheingold (1994); Jenkins (2009); Burgess e Green (2009); Morelli (2017); Silva (2017); Antunes (2003); Yunes; Petit (2009); Todorov (2009); Solé (1998); Rojo (2004, 2015) dentre outros aportes teóricos, selecionamos como categorias de análise as técnicas e os recursos utilizados pelas booktubers na promoção e formação leitora pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Foi possível constatar que as booktubers exercem uma influência sobre a formação de (novos) leitores literários e que contribuem para o fomento da leitura literária no Brasil.
- ItemLiteratura na rede: os processos de escrita literária no wattpad(2019-07) Gonçalves, Jaíne AlmeidaO século XXI trouxe consigo uma explosão tecnológica que revolucionou todas as interfaces sociais, e a Arte não ficou de fora desse processo de renovação. A internet mostra-se como um veículo que possibilita um acesso mais democrático às diversas expressões artísticas, tanto no que se refere à recepção, quanto à produção. A literatura, agora, deixa de ser exclusiva aos papéis, podendo ser encontrada em e-books ou sites gratuitos específicos. Da mesma forma que essa literatura consegue chegar com mais facilidade aos leitores, os escritores também encontram menor dificuldade para publicar suas obras. Dentre as novas possibilidades da criação literária oportunizada pelo ambiente digital, encontram-se as plataformas digitais de compartilhamento e leitura de histórias, destacando-se aqui o Wattpad. A partir disso, a presente pesquisa visa escrutinar a literatura produzida no ciberespaço, a fim de compreender quais são os novos processos inerentes à criação literária, e em que se diferem da Literatura produzida antes da Web 2.0, bem como sua legitimidade como Literatura. Para tanto, buscou-se abordar uma metodologia qualitativa através de uma Revisão de Literatura a partir da Sociologia da Leitura, com Chartier (1994;1998;2001; 2002; 2007) e Fisher (2006); da Ficção Brasileira Contemporânea, com Schollhammer (2009); da Cultura Digital, com Jenkins (2015) e Neves (2014); e da Ciberliteratura, com Hayles (1999; 2009). Compreendeu-se, a partir do estudo aqui apresentado, que a ficção do século vigente passa por grandes revoluções que transformam todas as estruturas do processo criativo, desde a concepção de texto até a concepção de autor. Embora tamanha restruturação possa causar amedrontamento por parte da teoria literária, muitos autores apontam, baseados em toda a trajetória do escrito, mais possivelmente uma convivência, ou até mesmo uma convergência entre as formas tradicionais e as novas possibilidades da criação literária.
- ItemJoão Gumes e o ensino de história: material suporte para a aplicação do jornal a Penna nas escolas da cidade de Caetité, Bahia(2020-11-30) Pinto, Diego Raian Aguiar; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva
- ItemCartilha de Brasilidades(2020-11-30) Santos, Danielly Pereira dos
- ItemManuscritos de Alfredo José da Silva: reflexões sociais, políticas e identitárias sobre o brasil – edição crítica e cartilha de brasilidades(2020-11-30) Santos, Danielly Pereira dosAlfredo José da Silva nasceu em 1887. Nesse período, eram poucas as expectativas colocadas sobre ele por ser negro e pobre. Ocupando espaços privilegiados por meio da educação, esse cidadão santoamarense fez seu nome em Caetité, pequena cidade do Semiárido baiano, e deixa dois manuscritos que, juntos, compõem um vasto ensaio de crítica literária. O presente estudo se propôs a entender temporalidades e deslocamentos por meio dos dois manuscritos, fornecendo ao segundo deles, inclusive, edição crítica. Por meio dessas materialidades discursivas, observou-se aspectos sociais, educacionais e políticos que circularam na época de escrita do material em questão, a fim de observar como colaboraram para a formação de um imaginário social que se perpetua, em muitos aspectos, até os dias de hoje. Para isso, fez-se uso de uma necessária bibliografia, que transita entre os estudos sociais, raciais, educacionais, culturais e discursivos, por meio da produção teórica de intelectuais como Sílvio Romero (1888), José Veríssimo (1916), Nina Rodrigues (2008), Eni Orlandi (2000; 2007), Antonio Candido (2000), Giralda Seyferth (2002), entre tantos outros que colaboram com a discussão científica em humanidades. Além da discussão teórica oriunda do legado imaterial de Alfredo José da Silva e do tratamento filológico do segundo volume do manuscrito intitulado Gramática, esta pesquisa apresenta um produto educacional: uma cartilha, a ser aplicada no ensino básico, sobre elementos nacionais que ajudam a construir uma identidade brasileira através da discussão levantada por Alfredo José da Silva nos documentos supracitados.
- ItemA educação, o povo e as práticas culturais sertanejas nos escritos de João Gumes. Alto Sertão da Bahia, 1880 – 1930(2020-11-30) Pinto, Diego Raian AguiarA presente dissertação tem como objetivo analisar as representações feitas por João Gumes sobre a educação, a cultura e a sociedade do Alto Sertão da Bahia na passagem do século XIX para o século XX. Tais análises se utilizaram, principalmente, dos editoriais do jornal A Penna e das literaturas Os Analphabetos (2014), Vida Campestre (1926), Pelo Sertão (1927), Os Sampauleiros (2018), obras do escritor JG de grande valor acadêmico e social. As contribuições deixadas por Gumes são fundamentais para qualquer estudo que objetive discutir os processos históricos que marcaram os Sertões da Bahia, aqui entendido como espaço de múltiplas sociabilidades e de grande importância para a construção da Bahia e do Brasil. Por entender tais contribuições como fontes históricas significativas para o entendimento da sociedade baiana e brasileira, este estudo transformou a obra de João Gumes em um produto didático, com possibilidades de aplicação no ensino de história das escolas básicas do município de Caetité, Bahia. Faz-se necessário aproximar a história das realidades dos sujeitos envolvidos no processo educacional, por isso as produções de Gumes são aqui entendidas como ferramentas para a satisfação dessas necessidades.
- ItemUm guia para trabalhar educação empreendedora na educação básica(2020-12-14) Carvalho, Gabriele Santos; Cardoso, Jaqueline dos Santos
- ItemEducação empreendedora: uma proposta de ensino para o fortalecimento dos jovens e adolescentes no semiárido baiano(2020-12-14) Carvalho, Gabriele SantosBuscou-se, neste estudo, entender o potencial da Educação Empreendedora como uma ferramenta criativa de ensino para fortalecer os jovens e adolescentes na região semiárida baiana. O estudo aconteceu com um grupo amostral de 30 (trinta) estudantes da Escola Municipal Castro Alves, em Botuporã-Ba. A Educação Empreendedora, apesar de historicamente ter sua origem relacionada aos interesses empresariais, neste estudo, ela é proposta como uma ferramenta de ensino para Educação Básica que possa possibilitar a imersão por caminhos de uma educação transformadora. Nesse sentido, investigar a existência de perfil empreendedor, conhecer o currículo da referida escola, assim como propor uma oficina que pudesse despertar características empreendedoras foram passos importantes para entender o potencial da Educação Empreendedora proposto neste estudo. A observação participante e a aplicação de questionários compuseram a metodologia utilizada na pesquisa. Escolha que permitiu uma melhor coleta e análise dos dados, posto que em diversos momentos a pesquisadora adentra a convivência do grupo pesquisado encontrando respostas para perguntas que não foram feitas. Dessa forma, torna-se possível concluir que o potencial da Educação Empreendedora parece ser significativo, podendo fortalecer os jovens e adolescentes, bem como os professores envolvidos nesse processo, visto que o interesse dos estudantes pesquisados pelas aulas aumentou durante o desenvolvimento da pesquisa.
- ItemEducação de jovens e adultos e violência contra mulheres no Alto Sertão da Bahia(2020-12-21) Jesus, Adelice Pereira deFalar sobre gênero e seus imbricamentos é um desafio necessário para compreendermos aspectos da organização das relações humanas ao longo da história. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento dos perfis das estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de Políticas de Escuta, Políticas de saúde, movimentos, integridade e performances corporais, na busca de contribuir com a visibilidade dessas mulheres como pessoas de direito, capazes, como agentes sociais, e buscando, ainda, disseminar as culturas de respeito, autonomia de gênero, da não violência e da não submissão feminina. Partindo da confecção de um manual de oficinas pedagógicas para o ensino das relações de gênero na EJA, com realização de três formações presenciais, pretende-se colaborar para a elevação de estudos e práticas de respeito, justiça e valorização das mulheres na sociedade montealtense e proporcionar a 80% do alunado da EJA de 7º/8ºano momentos de aprendizagens capazes de atenuar o índice de violência contra as mulheres, no âmbito do município de P. Monte Alto. Para realizar este estudo, buscamos aparato teórico em autoras que discutem as questões de gênero, tais como SOIHET(1997), LOURO (1997) e SCOTT (1990) e com isso esta pesquisa consiste na promoção de espaços e tempos reflexivo-formativos para auxiliar na superação da desigualdade de gênero, incentivando a cultura da visibilidade, protagonismo e território da mulher em detrimento da cultura de violência, da submissão feminina, por meio de ações voluntariadas e contribuintes para autonomia, cidadania e saúde da mulher. Esperamos promover a compreensão da desigualdade de gênero e capacitar mulheres e homens quanto a compreensão a respeito da lei Maria da Penha, bem como propiciar o conhecimento de ambos, enquanto sujeitos autônomos e construtores históricos de uma nova concepção de gênero. Pretende-se, ainda, mobilizar outras compreensões de corpo e produtividade de gênero e dar visibilidade às mulheres como pessoas de direito no âmbito do município montealtense. Em cada uma das fases organizamos registros escritos, fotográficos e em vídeo, respeitando as diretrizes éticas que conduzem tal ação, de modo a subsidiar as produções de artigos científicos para publicação em evento externo, interno e/ou em revistas da área.
- ItemManual de Oficinas Pedagógicas para o Ensino das Relações de Gênero: EJA e Combate à violência Domestica(2020-12-21) Jesus, Adelice Pereira deFalar sobre gênero e seus imbricamentos é um desafio necessário para compreendermos aspectos da organização das relações humanas ao longo da história. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento dos perfis das estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de Políticas de Escuta, Políticas de saúde, movimentos, integridade e performances corporais, na busca de contribuir com a visibilidade dessas mulheres como pessoas de direito, capazes, como agentes sociais, e buscando, ainda, disseminar as culturas de respeito, autonomia de gênero, da não violência e da não submissão feminina. Partindo da confecção de um manual de oficinas pedagógicas para o ensino das relações de gênero na EJA, com realização de três formações presenciais, pretende-se colaborar para a elevação de estudos e práticas de respeito, justiça e valorização das mulheres na sociedade montealtense e proporcionar a 80% do alunado da EJA de 7º/8ºano momentos de aprendizagens capazes de atenuar o índice de violência contra as mulheres, no âmbito do município de P. Monte Alto. Para realizar este estudo, buscamos aparato teórico em autoras que discutem as questões de gênero, tais como SOIHET(1997), LOURO (1997) e SCOTT (1990) e com isso esta pesquisa consiste na promoção de espaços e tempos reflexivo-formativos para auxiliar na superação da desigualdade de gênero, incentivando a cultura da visibilidade, protagonismo e território da mulher em detrimento da cultura de violência, da submissão feminina, por meio de ações voluntariadas e contribuintes para autonomia, cidadania e saúde da mulher. Esperamos promover a compreensão da desigualdade de gênero e capacitar mulheres e homens quanto a compreensão a respeito da lei Maria da Penha, bem como propiciar o conhecimento de ambos, enquanto sujeitos autônomos e construtores históricos de uma nova concepção de gênero. Pretende-se, ainda, mobilizar outras compreensões de corpo e produtividade de gênero e dar visibilidade às mulheres como pessoas de direito no âmbito do município montealtense. Em cada uma das fases organizamos registros escritos, fotográficos e em vídeo, respeitando as diretrizes éticas que conduzem tal ação, de modo a subsidiar as produções de artigos científicos para publicação em evento externo, interno e/ou em revistas da área.
- ItemCaderno 1: Colegiados escolares: planejamento e atação nas políticas curriculares(2021-03-19) Teixeira, Elielson; Moreira, Núbia Regina
- ItemAs políticas curriculares do ensino médio: atuação do conselho escolar(2021-03-19) Teixeira, ElielsonEste estudo partiu de um aprofundamento teórico das concepções de políticas educacionais desde as influências do contexto de formulação até as contextualizações do contexto da prática, tomando como principal referência os estudos de Stephen Ball (2016). Buscou explorar o nível de influência da agência dos conselheiros escolares na interpretação e encenação dos textos políticos no âmbito da comunidade escolar e tratou das controvérsias envolvendo a homologação da BNCC, com enfoque para a implantação do Novo Ensino Médio (NEM) no estado da Bahia. Foram estabelecidos como objetivos: a) problematizar sobre política curricular do Ensino Médio no contexto baiano; b) promover debates sobre o ciclo de produção das políticas com e para o Conselho Escolar; c) fazer um levantamento da relevância das ações do Conselho Escolar na definição e interpretação das políticas curriculares do Ensino Médio no Colégio Estadual de Brumado e; d) elaborar uma proposta de oficinas formativas para apresentar e discutir os processos de atuação na produção das políticas curriculares. A abordagem metodológica adotada foi de caráter qualitativo e utilizou-se de entrevista semiestruturada por mediação tecnológica para traçar o perfil e conhecer as convicções dos membros do Colegiado Escolar; da consulta a publicações, documentos normativos, portarias, decretos e leis que regem a atribuição e funcionamento do Colegiado Escolar e os que orientam a implantação da BNCC Novo Ensino Médio na Bahia e da análise das atas e arquivos escolares que registram a atuação do Colegiado do Colégio Estadual de Brumado. As conclusões resultantes dessa investigação foram de que o processo de reconfiguração do NEM na Bahia se empenha pelo respeito à pluralidade e às individualidades da população estudantil do estado, porém não se posiciona contra as imposições hegemônicas embutidas na Base. Quanto à atuação do Colegiado pesquisado, conclui-se que é centrada na apreciação das demandas administrativas e disciplinares da escola, carecendo ampliar o foco para abranger o seu apoio à instituição também na interpretação e prática dos textos políticos.
- ItemGuia de orientação: formação continuada de professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana-BA(2021-04-22) Ribeiro, Margarete Pereira FernandesEste Guia de Orientação é Produto Educacional da dissertação de Mestrado Profissional "O gargalo da educação no município de Riacho de Santana, BA: o alto índice de evasão e a distorção idade-série como consequência". Esse recurso se materializa como instrumento orientador, resultado das escutas realizadas com o Dirigente Municipal de Educação (DME), membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e sete professores, os mesmo professores participantes dos diálogos focalizados. Este instrumento tem como objetivo subsidiar a Equipe Técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), na elaboração do Plano de Formação Continuada para os professores da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana, BA. Este instrumento tem como objetivo subsidiar a Equipe Técnica-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), na elaboração do Plano de Formação Continuada para os professores da rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana, BA. Este instrumento tem como princípios os resultados da pesquisa, a qual teve como ponto de partida os indices da educação no contexto da Rede Municipal de Ensino. Após o processo de análise dos resultados e em conformidade com arcabouço teórico que constitui a base, o alicerce da pesquisa, constatou-se que os professores se deparam na sua prática pedagógica diária com muitos problemas que dificultam e muitas vezes impedem a consolidação do ensino e da aprendizagem dos alunos, por isso, este Guia foi pensado e proposto como instrumento orientador e/ou sugestão para a gestão elaborar o plano de Formação Continuada, podendo ser adaptado a outras realidades e contextos educacionais.
- ItemO gargalo da educação no município de Riacho de Santana, BA: o alto índice de evasão e a DIS como consequência(2021-04-22) Ribeiro, Margarete Pereira FernandesEsta pesquisa de mestrado analisou os dados e indicadores da educação pública da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana-BA, referentes ao ano letivo de 2019, a fim de verificar onde estão os gargalos da educação e como a Rede de Ensino lida com a produção do ―fracasso escolar‖, com o objetivo de oferecer um Produto Educacional que tem por finalidade colaborar com a formação continuada dos professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, com vistas à melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, tomando como base a DIS no município de Riacho de Santana, BA. Para tanto, partimos do conceito de ―fracasso escolar‖, que indica as engrenagens sociais e institucionais responsáveis pela perpetuação da não aprendizagem de milhares de estudantes. Para este estudo, fez-se necessário: a pesquisa bibliográfica, numa perspectiva histórico-crítica, referenciada em autores como Charlot (2000, 2005, 2009); Cohen (2004- 2006); Cordié (1996); Lahire (1997, 2016) e Patto (2015); análise dos dados e indicadores da educação pública municipal; escuta ao Dirigente Municipal de Educação (DME), aos membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e com sete professores que atuam na Rede Municipal de Ensino; e a realização de Grupo Focal com os sete professores participantes da pesquisa. A análise das informações e dados coletados foi realizada com base na análise de conteúdo. Identificamos que o ―fracasso escolar‖ que permeia a educação na Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana, BA, tem suas causas em variáveis internas e externas à Rede de Ensino, as quais perpassam por vários contextos, a saber: socioeconômicos, políticos, pedagógicos, de gestão da educação, das políticas descontínuas e compensatórias da educação, da falta de infraestrutura da escola pública, da desvalorização dos profissionais da educação, da organização da escola. Identificamos também que é um fenômeno naturalizado tanto pela sociedade quanto pelas instituições de educação, sendo sustentado em estereótipos que rotulam o aluno e suas famílias como sendo responsáveis pelas situações de ―fracasso escolar‖. Para conhecer com mais propriedade o campo de estudo e pesquisa sobre essa temática, foram consideradas pesquisas realizadas em diferentes estados nacionais. A técnica de Grupo Focal, realizada de modo virtual, me possibilitou conhecer histórias, vivências e experiências, e a realidade por trás dos dados estatísticos da educação. Os diálogos focalizados revelaram também inúmeras divergências e contradições nas falas dos professores, posto que, ao mesmo tempo em que entendem o problema como naturalizado, se mostraram angustiados com relação aos índices estatísticos da educação municipal, sinalizando as possíveis causas escondidas na frieza dos números, assim como os inúmeros desafios que esses profissionais enfrentam no dia a dia da sala de aula, ficando ainda mais explícita a necessidade de se repensar a qualidade dos serviços educacionais ofertados na Rede Municipal de Ensino.
- ItemEntre caminhos e descaminhos: ensinar e aprender com a pedagogia histórico-crítica(2021-05-28) Matos, Andrevânia Santos de; Dutra Júnior, Wagnervalter
- ItemTrabalho e Formação Humana Omnilateral em Espaços Educativos não Formais: A Educação nos Movimentos Sociais(2021-05-28) Matos, Andrevânia Santos deA presente pesquisa objetiva analisar como ocorrem os processos educativos em espaços de educação não formal vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité-BA, considerando a relação existente entre trabalho, formação humana e as possibilidades da pedagogia histórico-crítica para a formação humana omnilateral. Dessa maneira, por meio do materialismo histórico-dialético, a pesquisa transcorreu por discussões acerca dos conceitos de trabalho, educação e formação humana, os quais são indispensáveis para a compreensão do homem enquanto ser omnilateral dotado de especificidades que vão muito além das subjetividades inerentes ao indivíduo e que perpassam pela formação do ser social. Nessa perspectiva, as discussões abordam a importância dos espaços de educação não formal e a defesa da educação do campo. Incialmente, a dissertação aborda a concepção de homem em Marx e depois realiza um passeio entre obras literárias e outras bibliografias que contribuem para a interpretação da realidade dos trabalhadores rurais e membros do sindicato, que participaram da pesquisa através do envio de cartas, contando suas histórias e experiências na educação formal e não formal. Por meio dos resultados obtidos, torna-se possível a criação de um plano de ensino baseado na pedagogia histórico-crítica e na omnilateralidade.