Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
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- ItemA ciranda das práticas formativas em educação ambiental(2023-12-18) Mendes, Cleidiane Nogueira Prates; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
- ItemA Interdisciplinaridade e a Ressignificação da Prática Pedagógica no Ensino Fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Gomes, Wiara de Freitas Araújo Reis; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Souza, Mariana Aranha deA interdisciplinaridade tem se tornado tema central no processo de formação e ressignificação das práticas dos professores, tendo em vista a real necessidade de superar o ensino vinculado ao conhecimento especializado, cujas bases epistemológicas estão assentadas em práticas pedagógicas disciplinares e consolidar uma maior abrangência e transitoriedade entre as ciências. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a interdisciplinaridade como um princípio de ressignificação da prática pedagógica no ensino fundamental II. Para isso, vamos contextualizar a interdisciplinaridade histórica e epistemologicamente na Europa e no Brasil; identificar nas práticas metodológicas utilizadas pelos professores como a interdisciplinaridade se concretiza e, por fim, elaborar o Jogo Didático “Trilha da InterAção” como material estratégico, com subsídios teóricos e metodológicos para que os professores possam explorar temáticas e conteúdos de forma interdisciplinar no cotidiano escolar. Como fundamentação teórica recorremos aos autores Fazenda (2008; 2012; 2013), Japiassu (1976; 1992), Lück (2001; 2003), Freire (1991; 2005), dentre outros, a fim de construir as reflexões e ampliar o conhecimento a respeito da perspectiva interdisciplinar como princípio de ressignificação de práticas. Além da pesquisa-ação, contamos com elementos da etnografia na perspectiva educacional de Gatti (2009) e com a técnica de análise de dados qualitativa, a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016). Tendo como instrumentos utilizados para a coleta de dados a aplicação de questionários, a observação de aulas e a análise documental do Projeto Político Pedagógico, sendo os sujeitos da pesquisa oito professores que lecionam nas séries finais do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Profa. Enedina Costa de Macêdo, em Guanambi/BA. A partir da análise dos dados pode-se constatar que a interdisciplinaridade ainda é pouco compreendida e está limitada na prática docente desta Instituição. Percebemos que há muitas dificuldades a serem superadas para efetivar a dinâmica interdisciplinar, incluindo a necessidade do planejamento coletivo, maior comprometimento e uma maior cooperação entre a coordenação, a gestão e os professores. Para finalizar, concluímos que o embasamento teórico nos fez compreender melhor a perspectiva interdisciplinar, enquanto a pesquisa de campo nos mostrou como ocorre a interdisciplinaridade no ensino fundamental II, possibilitando a criação do produto educacional “Trilha da InterAção”. Conhecer as opiniões e as limitações dos docentes acerca deste tema foi essencial para oportunizar aos educandos a construção de novos conhecimentos e a ressignificação da prática educativa a partir da interdisciplinaridade.
- ItemA Trilha da InterAção na Prática Interdisciplinar(2023-12-07) Gomes, Wiara de Freitas Araújo Reis; Carvalho, Eliana Márcia dos SantosA Trilha da InterAção foi materializada como um jogo didático para alunos do Ensino Fundamental II e tem como objetivo subsidiar professores e coordenadores na práxis pedagógica e contribuir com o processo de ensino aprendizagem de forma interdisciplinar. Assim, a “Trilha da InterAção” é o produto educacional resultado do projeto de pesquisa intitulado “A INTERDISCIPLINARIDADE E A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II” realizado no curso de Mestrado em Ensino Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia – Campus VI. Este produto apresenta elementos lúdicos e proporciona interação entre os alunos, contribuindo para o estabelecimento de vínculos, laços de amizade, companheirismo e respeito mútuo. Além disso, possui desafios para os alunos aprenderem de modo interativo, multifocal e em grupo com possibilidade de trabalhar com diferentes disciplinas, conteúdos e saberes educacionais. Como trata-se de um jogo no formato de tabuleiro, sua execução promove a interação dos componentes, algo que pode ser utilizado pelo professor na sala de aula, a partir de atividades que estimulem a reflexão crítica com diferentes temas. Na primeira seção “Caminhos para uma prática interdisciplinar”, abordamos um pouco sobre o que é a interdisciplinaridade, os princípios que a autora Ivani Fazenda defende, as multifaces, além de ressaltar interdisciplinaridade na educação básica e porquê utilizar essa abordagem. Em seguida, destacamos acerca da importância da “Ressignificação da prática pedagógica”, trazendo o lúdico e o jogo didático como estratégias interdisciplinares e algumas razões para os educadores utilizarem jogos na prática. Para finalizar, trazemos o Jogo didático “Trilha da InterAção” como proposta pedagógica, seu processo de elaboração, orientações para sua aplicação e uma sugestão de atividade interdisciplinar com o tema transversal Bullying, com o Inglês como disciplina base associada a outras disciplinas interativas para elaboração das perguntas do jogo.
- ItemA utilização do livro didático de língua portuguesa por professores do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de Brumado - BA(UNEB, 2023-04-12) Castro, Fabíola Lima; Costa, Glauber Barros Alves; Correia, Luciana Oliveira; Pina, Maria Cristina DantasEsta dissertação é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade Estado da Bahia (UNEB). O estudo visa investigar a utilização do livro didático de Português por três professoras do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Brumado/BA. Apresenta, inicialmente, o percurso histórico do livro didático no Brasil a partir do marco de criação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Sendo de natureza qualitativa, o estudo desenvolve-se a partir de pesquisa bibliográfica acerca do livro didático e da aplicação de entrevista semiestruturada em campo, sendo os dados levantados neste último instrumento submetidos à análise de conteúdo. Inicialmente foi levantada a hipótese de que há uma predominância de uso do livro didático nas aulas de Português do 5º Ano. Após a pesquisa foi constatado que as docentes participantes do estudo lançam mão de outros recursos – como a internet – para pesquisa e desenvolvimento das aulas, bem como utilizam o livro de variadas formas. Este estudo ancora-se nas contribuições de Alain Choppin (2004; 2008; 2009; 2017), Célia Cristina Cassiano (2013), Cristina D‟Ávila (2013), Egon Rangel (2020), Gimeno Sacristán (2013; 2017) e Kazumi Munakata (2007; 2012; 2016), dentre outros. A partir desta pesquisa foi construído um produto educacional na forma de recurso didático destinado aos professores do 5º ano Fundamental visando auxiliá-los no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem da língua escrita para além daqueles apresentados no livro didático de Português.
- ItemA voz da vítima : um guia educacional para ouvir, falar e acolher mulheres vitimas de violência sexual.(2022-12-09) Sousa , Sheyla Márcia da Silva; Santos, Janaína de JesusAnualmente pesquisas mostram que agredir, estuprar e matar mulheres e meninas não são acontecimentos atípicos, e a história da mulher nas civilizações nos mostra que ela sempre foi objetificada, fato que, aliado aos casos históricos, cooperam com a normalização de uma cultura do estupro que influencia a sociedade diariamente e chega até o sistema que poderia proteger e amparar as vítimas: o sistema policial. Pensando nisso, essa pesquisa tem o objetivo de compreender a produção do sujeito mulher como resultado dos efeitos de poder na atualidade, principalmente pensando em como as instituições policiais, a partir do ensino especializado e formação continuada, podem auxiliar no acolhimento, proteção e identificação de vítimas de violência sexual, sem constrangê-las, mas oferecendo um atendimento igualitário. Para tanto, foram acionados Paulo Freire (2002, 2011) e Kant de Lima (2003) para alinhar este trabalho ao ensino e entender, a partir de Simone de Beauvoir (2016), Gerda Lerner (2019) e Heleiete Saffioti (1995, 2011) qual a interferência do patriarcado na história das civilizações, da mulher e como tal questão segue influenciando a formação policial. Utilizaremos, ainda, Judith Buttler (1990, 2001, 2003) e Margareth Rago (1995,1998, 2002) para entender a cultura do estupro e suas relações de poder com o corpo da mulher, sempre amparados pela Análise do Discurso Foucaultiana ao discutirmos casos reais de mulheres que fizeram queixas aos web noticiários a respeito do atendimento policial no momento em que realizaram a denúncia em uma unidade da polícia.
- ItemA voz da vítima: um guia educacional para ouvir, falar e acolher mulheres vítimas de violência sexual(2022-12-09) Sousa, Sheyla Márcia da Silva; Santos, Janaina de Jesus
- ItemAdaptação de materiais didáticos para o ensino médio integrado: uma proposição para o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI)(2021-12-16) Guimarães Júnior, Sinézio CotrimBuscou-se, neste estudo, conhecer e analisar sistematicamente as razões que provocam a desmotivação dos estudantes na aprendizagem de inglês na terceira série do ensino técnico integrado ao ensino médio. O estudo foi realizado com um grupo amostral de catorze estudantes e dez professores do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. A complexidade dessa situação incita a (re)pensar o contexto da sala de aula e pesquisar ações propositivas que possam repercutir na conquista de motivação da aprendizagem da língua inglesa pelos estudantes. Perspectivou-se uma possível ressignificação desse processo de ensino-aprendizagem com os referidos grupos de estudantes através do diálogo proposto com eles e também com outros docentes afins, para que sejam consideradas temáticas/assuntos que são relevantes na trajetória de formação desses estudantes, e, a partir daí, possamos proceder com a adaptação e suplementação de materiais didáticos para o ensino de língua inglesa. Elaboramos um Manual de oficinas pedagógicas para professores(as) de língua inglesa de cursos técnicos integrados ao ensino médio, com orientações direcionadas à adaptação e suplementação de materiais didáticos no contexto da sala de aula como uma aposta que contempla a concepção do texto em sua autenticidade, uma vez que contempla as práticas cotidianas vivenciadas pelos alunos e pode ser efetivada a partir de suas preferências em relação à temática a ser abordada. Assim, trata-se de um estudo que se inclina à reflexão e à problematização do LD de LI no contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos Institutos Federais.
- ItemAfeto que acolhe e ensina: enfrentando o racismo na creche Firmina Badaró, Palmas de Monte Alto, Sertão da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-10) Silva , Dineuza Neves da; Bastos, Luciete de Cássia Souza Lima; Araujo, Ginaldo Cardoso de; Reis, MagaliAs pessoas não nascem racistas, tornam-se racistas a partir do seu ambiente de socialização, sendo o primeiro a família e, posteriormente, a escola. Se, por um lado, a criança negra, normalmente, não sofre racismo nos seus primeiros anos de vida até que comece a ter contato fora de seu lar em diferentes meios sociais, por outro lado, a criança branca não pratica racismo até que ela seja ensinada a ignorar as diferenças identitárias e motivada a acreditar na superioridade de raças, o que pode acontecer no âmbito familiar e na escola. Considerando tal problemática, o objetivo principal desta dissertação é compreender como a Creche Firmina Badaró enfrenta o racismo de forma a não impactar no desenvolvimento psicoemocional da criança preta de forma negativa. Para buscar responder à problemática proposta, foram pensados os seguintes objetivos específicos: analisar as relações interpessoais estabelecidas no ambiente de educação formal na convivência de crianças pretas com educadores e outras crianças de pele branca; identificar de que forma as ações antirracistas, que valorizam as diferenças culturais, aparecem nas atividades desenvolvidas na instituição pesquisada e de que forma essas ações impactam no comportamento de crianças negras; produzir um manual orientador para os funcionários e pais de crianças da creche, tendo em vista minimizar, ou mesmo conter o racismo na educação da pequena infância, independentemente dos achados da pesquisa. O percurso metodológico adotado foi a abordagem fenomenológica de cunho qualitativo com elemento etnográfico, aliado aos fundamentos do Estudo de Caso. Escolhemos como Locus a Creche Municipal Firmina Badaró, pertencente ao Sistema Municipal de Ensino, localizada em uma área considerada em situação de vulnerabilidade social, no Município de Palmas de Monte Alto, no Sudoeste da Bahia. Realizamos dois procedimentos para a produção de dados, um foi a observação in loco e outro a aplicação de questionário semiestruturado, elaborado com questões objetivas e subjetivas, portanto, respondidas pelos funcionários da creche e responsáveis familiares das crianças. O embasamento teórico do presente estudo apoia-se na Psicologia do Desenvolvimento e na Educação Infantil Antirracista, visando analisar os impactos psicoemocionais na criança negra nos espaços sociais. Os resultados do estudo revelaram que os participantes desta pesquisa - educadores e pais - não negam a existência do racismo na sociedade e reconhecem, por meio das respostas no questionário aplicado, que a creche tem favorecido o diálogo e a troca entre diferentes experiências das crianças pretas e brancas, ao promover o respeito, o reconhecimento das diferenças e possibilitar um diálogo sem preconceito ou discriminação.
- ItemAfrofuturas Escreviventes(2022-06-20) Chagas, Janildes Almeida; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Silva, Zoraide Portela daEste guia juntamente com o trabalho intitulado: Daqui e de Lá - Afrofuturando em Escrevivências. Memórias e trajetos entre Brasil e África do Sul compreende o produto final proveniente do Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade, Universidade do Estado da Bahia, Campus VI , Caetité. Foram ministradas oficinas de criação literária e escrita criativa chamadas de: AFROFUTURAS ESCREVIVENTES, nessas oficinas serão trazidas identificações positivas, através da socialização racial, étnica e de gênero, apresentando ferramentas de leitura e produção criativa, permitindo que seus participantes sejam capazes de usar a Escrita como Arte para afirmar sua existência, bem como imaginar um mundo no qual o colonialismo e seus efeitos não são mais uma limitação para se pensar futuros possíveis para o povo negro.
- ItemAfropedagogia infantil para educadores(2021-11-10) Rocha, Valdirene AragãoNão há como negar a importância da El como alicerce para a formação do ser humano, pois é nesta fase da vida que a criança constrói importantes referenciais sobre seu corpo, suas relações com outras crianças e com os adultos com os quais convive, razão pela qual é necessário considerar como e com que frequência essas crianças sofrem descriminação racial. Alicerçadas nesse contexto é que sugerimos a Afropedagogia Infantil para educadores com atividades antírracistas consubstanciadas numa didática negra, a fim de auxiliar os (as) professores(as) no trabalho com a diversidade racial no cotídiano escolar da El. Utilizamos para a confecção da Afropedagogia intervenção pedagógica através da contação de histórias, brincadeiras e músicas infantil que valorizam a raça negra, metodologias que possibilitam pensar o currículo infantil de forma diversificada e não como modelo embranquecido. Como recurso teórico metodológico, convocamos Nilma Gomes (2006), Eliane Cavalleiro ( 2006), Rita Fazzi (2004) e Luciete Bastos (2018) para confirmar / auxiliar nossas hipóteses sobre a educação da criança negra. Concluímos que as ações pedagógicas que não consideram as diferenças raciais na El reforçam a disseminação do racismo e do preconceito, dai a necessidade de se instituir uma pedagogia do antirracismo desde a primeira infância.
- ItemAlunas trabalhadoras na educação de jovens e adultos (EJA): o processo de escolarização e as perspectivas de trabalho(2022-11-03) Moura, Euvania Máira SilvaO trabalho com as mulheres da EJA, constitui um campo diverso por se tratar de uma modalidade de ensino destinada a receber jovens e adultas que por diferentes motivos, não concluíram, abandonaram ou não tiveram acesso à educação ao longo da vida. Essa diversidade, chama atenção para aspectos educacionais, sociais, políticos e econômicos da trajetória feminina, e leva a considerar o questionamento: como ocorre os processos educativos na vida de mulheres trabalhadoras e estudantes do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos? Como objetivo, a pesquisa consistiu em conhecer e compreender os processos educativos na vida de mulheres trabalhadoras e estudantes do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos no município de Caetité, Bahia. Para o desenvolvimento teórico e metodológico foi traçado o percurso da pesquisa que se baseou na revisão bibliográfica, na qual foram abordadas as questões que envolvem a Educação e o Mundo do trabalho. No processo de produção das informações, foi empregada a entrevista semiestruturada, desenvolvida com 04 (quatro) alunas trabalhadoras do 3º Ano do Ensino Médio na EJA. O procedimento de análise utilizado, foi a Análise de Conteúdo que compreende os significados explícitos e implícitos das mensagens, verbais ou não verbais. Assim, os resultados apontaram que paralelo a práticas pedagógicas que muito mais desmotivam, a necessidade de trabalhar fala mais alto, e a escola não oferece aos alunos e alunas o que precisam. Assim, um dos fatores que provoca a saída dessas alunas da escola, é motivo para que retornem, e se fundamenta na ideia da escolarização enquanto suporte para a qualificação da força de trabalho, na tentativa de melhoria das condições de vida, por meio do aumento dos níveis de estudo. O que fica evidente é a importância da EJA enquanto modalidade de ensino, responsável por oportunizar a essas mulheres a possibilidade de concluir os estudos, mas além disso, propiciam o empoderamento e a transformação de paradigmas e de estereótipos. Os apontamentos das alunas em relação ao processo de escolarização e as perspectivas de trabalho, permitiram a produção de um cordel intitulado “Histórias de vida, contadas em cordel”, que traz o relato das alunas, destacando suas falas de maneira criativa e lúdica, ao mesmo tempo em que coloca em evidência os vários elementos que direto ou indiretamente contribuem para o desenrolar dos percursos escolares e de trabalho das estudantes. Entre as lacunas, ainda permanece o fato de que a EJA ainda se encontra no ‘gueto’ das políticas públicas, as portas que se fecham para as alunas são seladas muitas vezes pela própria escola, pelas práticas pedagógicas limitantes e que não levam em consideração que os sujeitos dessa modalidade não são quaisquer sujeitos, carregam histórias de vida marcadas por resistência.
- ItemAs potencialidades e os limites do PARFOR na formação de professores da educação básica: o caso do DCHT/UNEB/CAMPUS XX – Brumado(UNEB, 2023-03-30) Porto, Lucas dos Santos; Fernandes , Marinalva Nunes; Mororó, Leila Pio; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Torres , Mônica Moreira de OliveiraEsta pesquisa tem por objeto de investigação as políticas públicas direcionadas à formação de professores, com foco para o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, uma das ações brasileiras de maior destaque em abrangência e relevância, lançada nos últimos 26 anos no Brasil, mas que, na gestão 2019-2022 do governo federal, sofreu forte descontinuidade. Através de um trabalho qualitativo, foi trilhado um caminho metodológico sustentado por pesquisas bibliográfica e documental e também por análises de conteúdos adquiridos a partir da aplicação de questionários aos sujeitos envolvidos com o PARFOR, na tentativa de responder à seguinte questão: segundo os participantes que estiveram diretamente envolvidos com o programa, quais seriam as potencialidades e os limites do PARFOR para a formação de professores da Educação Básica do território de identidade Sertão Produtivo baiano? Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin à luz do Materialismo Histórico e Dialético. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as potencialidades e os limites do PARFOR para a formação de professores da Educação Básica do território de identidade Sertão Produtivo baiano. Como objetivos específicos, buscou-se compreender as categorias teóricas que deram sustentação à pesquisa: Estado, políticas públicas, políticas públicas educacionais, formação inicial e continuada de professores; contextualizar as políticas públicas para a formação de professores em exercício implantadas no Brasil desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional contemporânea (Lei N.º 9.394/96); enunciar os impactos do PARFOR na formação de professores da Educação Básica, a partir das contribuições dos sujeitos que participaram dos cursos ofertados pela UNEB de Brumado; e, por último, realizar um diagnóstico das demandas por formação docente, apresentá-lo em um encontro com gestores e, finalmente, produzir a minuta de um documento coletivo para subsidiar a implantação de cursos de primeira e/ou segunda licenciaturas por meio de política de formação compartilhada entre municípios pertencentes ao território de identidade Sertão Produtivo. Os resultados encontrados apontam que o PARFOR possui valor incalculável para todos aqueles que tiveram algum tipo de envolvimento com o programa, o qual é repleto de potencialidades, porém com limitações que precisam ser corrigidas.
- ItemA Autoria na Produção de Textos Multimodais: uma proposta para a constituição do(a) aluno(a)-autor(a) nos anos finais do Ensino Fundamental Caetité(2021-08-19) Lessa, Maria Angélica Rosa Fagundes LaranjeiraA presente dissertação intitulada “A autoria na produção de textos multimodais: uma proposta para a constituição do(a) aluno(a)-autor(a) nos anos finais do ensino fundamental” escrita no âmbito da Análise do Discurso de linha francesa, considerou também os pressupostos metodológicos da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol). Associada à pesquisa, este estudo teve como ações a realização de oficinas com discentes para a produção de textos multimodais e, posteriormente, a produção, por parte da pesquisadora, da revista paradidática Multimodais destinada aos estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental. Intenta-se compreender como a autoria é constituída e está materializada na produção de textos multimodais da turma de 9º ano A do turno matutino, matriculada no ano letivo de 2020, da Escola Municipal Senador Josaphat Marinho (Santa Maria da Vitória - BA). O objetivo primeiro consiste em analisar o processo de constituição e materialização da autoria nas produções discursivas multimodais do(a) aluno(a)-autor(a). Os objetivos específicos se alinham ao objetivo geral: i) identificar as marcas de autoria e seus efeitos de sentidos na produção dos gêneros multimodais; ii) analisar as orientações oficiais materializadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (PCN) quanto à produção de textos multimodais com autoria; iii) executar, em uma perspectiva colaborativa, oficinas de produção de textos multimodais com a turma; iv) produzir uma revista paradidática destinada ao(à)s discente(s), contemplando a noção de autoria em textos multimodais e os dispositivos para a sua materialidade. Este estudo está pautado teoricamente nos conceitos filosóficos de autoria e função-autor de Foucault (1969), na noção de efeito-autor de Gallo (2001), na teoria do discurso e de sujeito enunciador de Pêcheux (2014) e Orlandi (2012), na concepção de multimodalidade, textualidades e cenas de enunciação de Maingueneau (2015), no conceito de policromia de Souza (2015). Constituem o corpus da pesquisa um recorte contendo cinco produções multimodais de alunos-autores. As etapas vivenciadas possibilitaram emergir noções subsunçoras, que foram agrupadas em três capítulos, a saber: i) Dimensões da autoria: alguns apontamentos históricas e epistemológicas, contendo três subseções, que abordam as concepções de Foucault, Pêcheux, Gallo, Mittmann, Orlandi e Agustini e Grigoletto; ii) Produção Verbo-Visual: linguagens imbricadas para significar, compreendendo duas subseções que versam sobre os gêneros discursivos, a prática da autoria e textualidades multimodais em Análise do Discurso; iii) A constituição da autoria em linguagem verbo-imagética: gestos de ensino e de análise, contendo três subseções, que pontuam sobre as percepções iniciais de autoria e gêneros multimodais e sobre os gestos interpretativos da constituição da autoria em gêneros multimodais. Esses capítulos estão precedidos por um relato memorialístico da pesquisadora intitulado “De estudante à professora: a autoria em desassossego”, pela abordagem contextual da pesquisa-interventiva e a pandemia e os tempos de incertezas: um diferente percurso metodológico. Destarte, apresentamos aqui, à luz dos estudos discursivos, uma proposta para a constituição do(a) aluno(a)-autor(a) de gêneros multimodais, nas aulas de língua portuguesa e pontuamos um conjunto de dimensões que compõem a autoria, desvinculando-a da ideia de ineditismo, de genialidade e situando-a no eixo das condições que possibilitam ao sujeito-aluno(a) a passagem de sujeito-enunciador para aluno-autor.
- ItemAventura pelo conhecimento(2022-06-10) Cardoso, Glaucinéia Pinto; Rocha, Gabriela SilveiraTrabalho de dissertação intitulado “Educação Especial na EJA: processo de leitura e escrita por meio de símbolos decodificados”, desenvolvido no mestrado profissional em ensino, linguagem e sociedade (PPGELS/UNEB)
- ItemBooktubers: literatura compartilhada nas redes e a formação de (novos) leitores(2019-07) Santos, Ione Araújo dos; Santos, Roberta MotaCom o surgimento da internet e posteriormente a sua democratização, mudanças foram introduzidas ao cotidiano das pessoas, impactando também nas práticas de leitura literária. Tendo em vista que a internet e as mídias digitais permeiam o contexto social contemporâneo, bem como o lugar que a leitura literária assume nessa conjuntura, esta pesquisa busca responder em que medida os canais de compartilhamento de vídeos sobre livros de literatura no YouTube contribuem na formação de (novos) leitores literários e como se dá a difusão de livros literários através da comunidade virtual dos booktubers. Realizamos discussões acerca das principais revoluções comunicativas da leitura e do leitor literário, bem como as mudanças provocadas pelo advento da web 2.0. A pesquisa tem caráter explorativo, seguida de revisão de literatura, desenvolvida a partir da análise de seis vídeos e dezoito comentários dos canais das booktubers brasileiras Tatiana Feltrin e Isabel Rodrigues. À luz dos conceitos de Bragança (2009); Bordenave (1996); Lemos (2009); Castels (2003); Levy (1996); Rheingold (1994); Jenkins (2009); Burgess e Green (2009); Morelli (2017); Silva (2017); Antunes (2003); Yunes; Petit (2009); Todorov (2009); Solé (1998); Rojo (2004, 2015) dentre outros aportes teóricos, selecionamos como categorias de análise as técnicas e os recursos utilizados pelas booktubers na promoção e formação leitora pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Foi possível constatar que as booktubers exercem uma influência sobre a formação de (novos) leitores literários e que contribuem para o fomento da leitura literária no Brasil.
- ItemBrinquedos de sucata e estratégias para o aprendizado de crianças autistas na cidade de Guanambi – Bahia(2022-07-13) Oliveira, Suely Alves RamosA presente dissertação reflete sobre o conhecimento dos docentes sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apresenta uma alternativa na forma de jogos construídos com sucatas como colaboradores do aprendizado, criatividade e processo educativo das crianças com autismo matriculadas no Ensino Fundamental I do Colégio Alves, na cidade de Guanambi, Bahia. O principal objetivo é conhecer as propostas pedagógicas da escola para as crianças com autismo e em seguida, verificar repensar como elas aprendem, analisar o conceito de inclusão, revisar a legislação no tocante ao transtorno e ampliar os caminhos possíveis para o desenvolvimento com brinquedos de sucata. O TEA ainda é uma incógnita para muitos profissionais, professores e familiares. A escola, por sua vez, é o local onde a heterogeneidade social se efetiva, e a neurodiversidade pode ser observada de maneira concreta. Essa instituição, na maioria das vezes, por motivos variados, não inclui as crianças com autismo na convivência de seus pares dentro da sala de aula. Nesse sentido, é preciso salientar que ensinar para a inclusão requer instrumentos pedagógicos adequados que propiciem ações inclusivas e de cidadania. Assim, há a necessidade de que se entenda a inclusão como um processo coletivo, e não isolado. Na escola, aprende-se a reconhecer as diferenças e conviver com elas de modo a compreender o outro. Desse modo, a pesquisa perpassa pela formação docente e sua contribuição no processo inclusivo de crianças autistas. Nesse sentido, trata-se de um fator imprescindível para uma transformação na prática pedagógica adotar ferramentas mais acessíveis, como as sucatas, que podem ser reutilizadas com fins pedagógicos e ofertar ao professor e familiares uma maneira de desenvolver as habilidades necessárias na criança autista incentivando a ampliação do uso desses recursos recicláveis. Para concretizar este estudo, decidiu-se pelo método quali-quantitativo, no qual foram analisadas as condições de inclusão dos alunos com TEA por meio de questionários semiestruturados direcionados tanto aos docentes quanto aos responsáveis das crianças com TEA matriculadas no Colégio Alves, norteados pela análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o processo de implementação de uma educação inclusiva no referido colégio ainda esbarra em barreiras consideradas urgentes e primordiais, como ausência de sala de recursos, falta de material didático apropriado – fato que esta pesquisa se propõe a contribuir –, bem como formação docente, entre outros. É salutar destacar a busca individual dos professores em estudar e aprender sobre o tema autismo para auxiliar na adaptação de seus alunos nos ambientes escolar e social.
- ItemBuriti - a "arvoré da vida" trabalho e ontologia no Ser-tão macaubense(2024-02-28) Rêgo, Vanilza Bomfim do; Dutra Júnior, WagnervalterO Produto educacional Buriti - a "arvoré da vida" trabalho e ontologia no Ser-tão macaubense consiste em um fotolivro com o objetivo principal de usar o idioma da luz para iluminar o trabalho e a cultura do buriti em Macaúbas - Bahia, ilustrar e expressar o modo de vida que ocorre no interior da Comunidade do Coqueiro, revelar a essencialidade do trabalho, as suas particularidades e vivências históricas, cruciais na formação do ser social. No fotolivro, está contido o caráter evocador da realidade, que intenta despertar para a compreensão dessa vivência de mundo que representa os destinos de seres humanos concretos em situações concretas. O intuito é oportunizar o (re)conhecimento do trabalho e da cultura do buriti, contribuindo para o processo formativo de educandos, professores e coordenadores da Educação Básica. Espera-se contribuir fazendo com que o apreciador/ leitor perceba, nas fotografas, a construção do ser no fazer e como os destinos alheios podem se refletir no próprio destino. Vale ressaltar que esse produto educacional se pauta no valor de uso, isso significa que a finalidade é indiferente às determinações macroeconômicas. Por fim, o fotolivro pode ser apreciado como arte, isto é, uma práxis humana que se instaura como força humanizadora ao apresentar inclusa em si a latência da vida humana que se materializa na construção da história.
- ItemCaderno 1: Colegiados escolares: planejamento e atação nas políticas curriculares(2021-03-19) Teixeira, Elielson; Moreira, Núbia Regina
- ItemCaderno pedagógico para educação matemática/ socioambiental crítica do campo(2022-06-06) Brito, Tatiane Novais; Fernandes, Marinalva Nunes; D´esquivel, Márcio Oliveira
- ItemCaderno Pedagógico: Do Quilombo á Escola: Diálogos Possíveis(2022-03-11) Reis, Monacita Pinto; Silva, Genilson Ferreira da