Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 714
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item0 Universidade do Estado da Bahia – UNEB pró-reitoria de pesquisa e ensino de pós-graduação-ppg departamento de ciências humanas – dch – campus IV mestrado profissional em educação e diversidade – MPED Alane Martins Mendes narrativas das mulheres da comunidade quilombola de coqueiros acerca de suas vivências e trajetórias escolares(2022) MARTINS Mendes, AlaneA presente pesquisa, “Narrativas das mulheres da comunidade quilombola de Coqueiros acerca de suas vivências e trajetórias escolares”, tem como questão principal entender como a educação escolar tem contribuído para o empoderamento feminino. Para tanto, analisamos as trajetórias escolares das mulheres de Coqueiros; problematizamos o processo histórico de inclusão das mulheres no sistema de educação escolar brasileiro, no intuito de entender como esta pode se configurar como um mecanismo para transformação social, interferindo positivamente na vida delas. Para dialogar sobre estas questões, subsidiamo-nos em autoras como: Ribeiro (2016); Saffioti (2013); Saviani (2013); Louro (2015); Almeida (1998); Hahner (2012); Monteiro (2015); Scott (2012); Arendt (2012). Também dialogamos com Baquero (2012); León (2013); Fagundes 2017; Sardenberg (2018), Berth (2019), que apresentam nuances epistemológicas sobre o termo empoderamento, permitindo-nos melhor compreendê-lo em seus diferentes conceitos. Considerando que as participantes eram mulheres de uma comunidade quilombola, fez-se necessário também fazer uma abordagem sobre Feminismo Negro e Educação Quilombola, o que nos deu uma visão mais geral sobre o contexto socioeducacional e cultural em que elas estão inseridas, por meio de autoras como: hooks (2019); Ribeiro (2020); Carneiro (2011); Pinto (2010). Finalizando a discussão teórica com Munanga (2005); Barros (2005); Silva e Araújo (2005); Cunha (1999), dentre outros que problematizaram a Lei 10.639/03, bem como trataram da relevância desta na Educação Quilombola. A metodologia que norteia o processo investigativo fundamenta-se a partir das discussões de Gatti (2007); Veiga Neto (2002); Ghedin e Franco (2011); Luna (2011); Gil (2002); Fazenda (2010); Vieira Pinto (1997); Rocha (2004); Freire (2011); Souza (2007), e se deu por meio de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, cujo paradigma epistemológico é o Materialismo Dialético Histórico; tendo as entrevistas narrativas e rodas de conversa como instrumentos de coleta de dados. Os lócus foi a Comunidade Quilombola de Coqueiros, em Mirangaba-Ba, e as participantes, mulheres que residem na comunidade. A trajetória escolar dessas mulheres foi e ainda é repleta de desafios, mas elas seguem firme no propósito de conquistar o espaço que desejam alcançar. São, ao final, símbolo de lutas e resistências.
- ItemA educação ambiental dialógico-problematizadora nas escolas públicas no município de Jaguarari-BA: conexões com a reserva natural Maria Maria(2023-10-05) COSTA, Márcia Regina de Souza; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; PINHO, Maria José Souza; SAITO, Carlos HirooEsta pesquisa traz uma discussão para o fomento da Educação Ambiental Dialógicoproblematizadora tendo como referencial uma Unidade de Conservação da Natureza. Buscouse compreender o potencial da Educação Ambiental Dialógico-problematizadora em conexão com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Maria Maria. Os objetivos específicos foram: apresentar o conceito de Educação Ambiental Dialógico-problematizadora para as coordenadoras pedagógicas de ensino; instigar saberes coletivos, construções e debates de uma Educação Ambiental voltada aos conflitos socioambientais; evidenciar os potenciais da RPPN Maria Maria para a Educação Ambiental Dialógico-problematizadora; e, por fim, construir uma sequência didática em Educação Ambiental Dialógico-problematizadora a ser trabalhada na rede pública de ensino. A metodologia trouxe o paradigma do pensamento freireano, e, como método, este estudo priorizou o procedimento da pesquisa-formação. Como dispositivo, foram realizadas oficinas-formação colaborativas, e as fontes para a construção dos dados foram os procedimentos construídos no processo de intervenção a partir do uso de questionários e diário de campo da pesquisadora. As participantes da pesquisa foram as coordenadoras dos últimos anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Jaguarari – Bahia. Como resultado, com base nos temas geradores e nas problematizações, foram levantados, a partir de aspectos contextuais, elementos críticos da Educação Ambiental em espaços formativos. O diagnóstico dos problemas socioambientais feito de forma participativa favoreceu o engajamento das participantes da pesquisa na proposta de ações afirmativas em processos investigativos acerca de sua realidade. Ao propor-se uma Unidade de Conservação da Natureza como potencial para o fundamento de uma Educação Ambiental crítica, percebeuse que o ato de sensibilizar e despertar o interesse das pessoas pode ser um início para o fomento da Educação Ambiental Dialógico-problematizadora nas escolas. Contudo, é preciso mais, a exemplo de investimentos em pesquisas e em políticas públicas eficazes, bem como de engajamentos que permitam a divulgação e a atuação nas questões de ordem educacional socioambientais. Como produto resultado desta pesquisa, foi elaborada, de forma coletiva, uma sequência didática em Educação Ambiental Dialógico-problematizadora a ser apresentada aos professores que trabalham na rede de ensino, para discussão e aplicação nas escolas do município de Jaguarari-Bahia.
- ItemA educação sexual nos livros didáticos de biologia: uma abordagem no campo do currículo(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Teixeira Filho, Roberto Santos; SILVA, Ana Lúcia Gomes da; Botelho, Denise Maria; Gomes, Antenor RitaEste Trabalho Final de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional, volta-se para a Educação Sexual dirigida à adolescentes, buscando problematizar processos de produção das diferenças sexuais e de gênero. Esta investigação sustentou-se nos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pósestruturalista de análise. Realizamos pesquisa exploratória com a aplicação de questionário à estudantes do ensino médio, intervenção pedagógica através de Ateliê de Pesquisa Formativo e analisamos livros didáticos de biologia endereçados ao ensino médio. A pesquisa exploratória realizou-se a partir da análise de questionários respondidos por estudantes. Investigamos as necessidades e as dificuldades das/os estudantes em relação à Educação Sexual na escola. Os resultados indicaram que todas/os as/os entrevistadas/os consideraram importante a implantação da Educação Sexual na escola, entretanto, apontaram ausência de trabalho pedagógico em Educação Sexual em sua escola. Outro achado da pesquisa, evidenciado nos encontros do Ateliê de Pesquisa Formativo diz respeito à existência da dicotomia entre teoria e prática, uma vez que as/os docentes reconhecem a importância de se trabalhar a Educação Sexual na escola, mas, no entanto, não incluem em suas práticas a discussão desse tema. Ficou evidente ainda, a necessidade de investimento em ações pedagógicas que promovam efetivamente a Educação Sexual na escola. O processo analítico dos livros didáticos de biologia baseou-se nos achados da pesquisa exploratória, nas discussões sobre os temas relacionados à Educação Sexual ocorridas no Ateliê de Pesquisa Formativo, nos estudos das “representações” sexuais e de gênero marcardas nos livros didáticos e na tentativa de explicitar um modo de problematizar tais representações a partir de um processo de “desconstrução”. O modo como o gênero e a sexualidade estão representados produz significados que marcam e constituem não apenas o sujeito e as práticas normais, como também os sujeitos e as práticas “desviantes”, “não autorizadas”, “anormais”. Os resultados obtidos com a experiência, sustentada por uma metodologia de trabalho aberta, dialógica e participativa, possibilitaram as/aos docentes participantes da pesquisa um espaço de reflexão e de elaboração de vivências e experiências, o que propiciou uma reconstrução/ressignificação em relação às questões que envolvem a Educação Sexual. Assim, o estudo investigativo realizado possibilitou a construção de conhecimentos e de habilidades na área, instrumentalizando os sujeitos da Educação Básica para o enfrentamento das dificuldades e da complexidade das temáticas da Educação Sexual e para intervenções transformadoras, seja no âmbito pessoal, profissional ou escolar. Assim, considerando as informações obtidas será elaborado Documento Referencial em Educaçã Sexual.
- ItemA inclusão educacional dos estudantes público-alvo da educação especial no Instituto Federal Baiano(2023-07-13) LIMA, Tatiane da Silva; SILVA, Osni Oliveira Noberto da; NOGUEIRA, Suzana Alves; RAMOS, Michael Daian PachecoEste trabalho é uma pesquisa a nível de mestrado, ligada ao programa de PósGraduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGED/UNEB), cujo objetivo consistiu em analisar como vem ocorrendo a inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial dentro do IF Baiano na percepção dos coordenadores do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e das docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa apoiou-se no materialismo histórico dialético buscando uma compreensão elaborada, totalizante e crítica do objeto de estudo. A imersão em campo ocorreu de forma remota através da utilização das atuais ferramentas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).Teve como participantes da pesquisa 7 coordenadores do NAPNE e 8 docentes de AEE. Utilizou como dispositivos para a construção dos dados questionário, entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados contruidos a partir desse três dispositivos foram tratados e analisados a partir da Análise por Triangulação proposta por Marcondes e Brisola (2014). Os resultados indicam que o IF Baiano tem procurado adequar suas normativas internas à legislação nacional voltada à Educação Especial na perspectiva inclusiva. Entre os documentos analisados, destacam-se o Regimento do NAPNE e o Regulamento do AEE. Porém, foi constatado que tais documentos, apesar de representarem avanços, necessitam passar por uma revisão no sentido de elucidar algumas questões destacadas pelos participantes. Reconhe-se que NAPNE e AEE possuem papeis distintos e complementares no processo de inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial (estudantes PAEE). Os desafios ao processo de inclusão desses estudantes no Instituto englobam as condições de acessibilidade arquitetonica dos campi mais antigos, falta de recurso financeiro para o NAPNE, escassez de profissionais especializados para compor as equipes multiprofissionais do NAPNE, falta de formação continuada para os profissionais integrantes dessas equipes e precaria articulação entre os NAPNEs e entre as próprias docentes de AEE o que leva a falta de unificação das ações. As potencialidades mais latentes referem-se a preconização nos documentos supracitados da presença de profissionais especializados para a atuação direta com os estudantes PAEE e os avanços promovidos pela atuação das docentes de AEE em cada campi. A finalização desse estudo possibilitou o entendimento de questões específicas do processo de inclusão dos estudantes PAEE no IF Baiano.
- ItemAbordagem Interpretativa da Trilha Morro do Cruzeiro-Piancó (Jacobina, Bahia): o Ecoturismo e o Geoturismo como alternativas para a conservação da Biodiversidade e da Geodiversidade.(2016-12-15) LIMA, Mateus Medrado Pimentel de; FERNANDES, Paulo César D`ávila; FRANCO, Gustavo Barreto; SANTOS, Jorima Valoz dosO município de Jacobina conta com a presença de rica biodiversidade e geodiversidade, com diversos locais atrativos para o ecoturismo, em especial nas áreas localizadas na Serra da Jacobina. A atividade turística é uma das que mais crescem no mundo, incluindo seus subsegmentos, como o ecoturismo e o geoturismo. Para se pensar numa sustentabilidade e minimizar impactos socioambientais negativos é necessário que a atividade turística seja impulsionada não só pela oportunidade mercadológica, mas venha acompanhada de planejamento e gestão adequados. Tomou-se como área de estudo para este trabalho uma trilha que percorre a Serra da Jacobina, ligando o morro do cruzeiro na cidade de Jacobina à localidade do Piancó, vizinha do distrito de Itaitu. O objetivo foi realizar um mapeamento e análise com abordagem interpretativa da paisagem na trilha, com o intuito de verificar a possibilidade de uma atividade ecoturística sustentável na porção espacial atravessada por essa trilha, como alternativa de preservação de sua biodiversidade e geodiversidade. Foi feita uma análise de diversos elementos da biodiversidade e geodiversidade existentes no ambiente atravessado pela trilha, relacionados com a geologia, clima, geomorfologia, hidrografia, solos e vegetação, buscando entender suas inter-relações, avaliando o potencial da trilha para o uso do ecoturismo e do geoturismo e propondo maneiras de uso sustentável da trilha para promover a conservação da biodiversidade e a geoconservação.
- ItemA acessibilidade no espaço público escolar da rede municipal de Jacobina - BA: condições para o exercício da cidadania(2011-03-16) SANTOS, Ângela Paula L. dos; BARBOSA, Giselle Moreira; ARAÚJO, Valdilene Barros; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; OLIVEIRA, Dolores Bastos de Araújo Hayne; NUNES, Marcone Denys dos ReisA questão da acessibilidade espacial em escolas públicas da Cidade de Jacobina-Ba é o foco de análise deste trabalho. Procurou-se elucidar o seguinte problema: até que ponto as condições de acessibilidade espacial no espaço público escolar promovem a inclusão socioespacial e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência física em Jacobina-Ba? Partiu-se dos seguintes objetivos específicos: analisar a relevância do espaço escolar, enquanto espaço público, para o processo de inclusão e para o exercício da cidadania; identificar os principais conceitos presentes na discussão sobre a acessibilidade; avaliar as condições de acessibilidade espacial em escolas da rede municipal de Jacobina e a convergência desta com as normas técnicas da NBR 9050:2004. Optou-se pelo método de abordagem dialético, em que se buscou a descrição-explicação da inter-relação do todo com as partes e vice-versa, levando em conta a dimensão histórica do fenômeno. Foi empregado o instrumento de coleta de dados da abordagem qualitativa, a observação direta. Através das observações foi possível o registro por meio de fotografias e as anotações pertinentes tendo como orientação as planilhas de avaliação da acessibilidade espacial elaboradas pelas autoras Dischinger, Bins Ely e Borges. Os resultados demonstraram que a acessibilidade espacial ainda é incipiente nas escolas, sendo incoerentes com as normas técnicas. A situação atual mostra que o exercício da cidadania, pelas pessoas com deficiências físicas, no espaço escolar está comprometido, mesmo este sendo um espaço público.
- ItemAcidentes de trânsito em Jacobina (2011-2016): uma investigação histórica.(2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dosUma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAcidentes de trânsito em jacobina (2011-2016): uma investigação histórica(2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dosUma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAcidentes de trânsito em Jacobina (2011-2016): uma investigação histórica(UNEB, 2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dos; OLIVEIRA, Valter Santos Gomes de.Uma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAçude serrote: do apogeu ao atual estado de abandono(2013) LIMA, Etevaldo Oliveira; NUNES, Marcone Denys; FRANCO, Gustavo Barreto; SANTOS. Jorima ValozEsta pesquisa analisa a importância do Açude Serrote no passado e no presente, dado a contribuição que o referido açude teve para o município de Serrolândia. Desta forma, para alcançar os objetivos levantou-se as informações do Decreto Presidencial que veio a desapropriar as terras no ano de 1950, seu processo de construção realizado pelo Departamento Nacional de Obras Contra Secas - DNOCS, a caracterização ambiental do município de Serrolândia. Realizou-se trabalho em campo com a finalidade de perceber a dimensão que o Açude Serrote atingiu em seu apogeu através de levantamento de dados referentes à lâmina d’água atingida nos períodos de cheias, a posteriori comparou-se com os dados correspondentes o seu presente estado, no qual é perceptível seu estado de degradação. Para discutir as questões que contribuíram para que o mesmo chegasse ao atual estado de abandono, foi preciso abordar o processo de evapotranspiração, salinização e as consequências da eutrofização. Também foi abordada a atividade pesqueira, o controle desenvolvido através do DNOCS quanto à malha das redes utilizadas, e a introdução de alevinos. Assim, nas discussões empreendidas neste trabalho, constatou-se que o açude foi uma obra de grande relevância para o município de Serrolândia.
- ItemAdequação postural como tecnologia assistiva (TA) em Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE): contribuições para educação especial(2019) GOMES, Inglis Araújo da SilvaEste trabalho objetiva compreender o uso da adequação postural como recurso da Tecnologia Assistiva na educação especial, com a colaboração do profissional Fisioterapeuta inserido na equipe multiprofissional no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), na região do Piemont da Chapada Diamantina, de modo a auxiliar nas práticas educativas dos profissionais da educação especial e, logo, na melhora das condições para a aprendizagem de alunos com deficiência. Consideramos o processo de inclusão educacional de pessoas com deficiência física, intelectual e múltipla no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da APAE Jacobina pela singularidade do lócus: CAEE, em instituição especializada, em colaboração com a equipe multiprofissional (Fonoaudióloga, Psicóloga, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Assistente Social) vinculada ao Centro de Reabilitação (CER II) implantado na instituição em 2017. A investigação pautou-se nos pressupostos da abordagem qualitativa e tendo como método o estudo de caso, realizado no CAEE/APAE com os profissionais da equipe multiprofissional (professores, coordenação e auxiliar de coordenação) e os alunos que, após avaliação, necessitassem do recurso de adequação postural. Os dispositivos para geração de dados foram análise documental, entrevista semi-estruturada, grupo focal e avaliação fisioterapia e para análise dos dados análise de conteúdo de Bardin (2016). Considerando a revisão de literatura sobre esse tema os resultados apontaram que a intervenção do fisioterapeuta no ambiente escolar promove melhoras cognitivas e motoras; auxilia os professores nos desafios das práticas inclusivas; melhora a qualidade de vida de cuidadores de criança com deficiência; promove a saúde no ambiente escolar, na atuação com crianças em condições crônicas, podendo utilizar recursos como o uso da tecnologia assistiva, de forma interdisciplinar, para auxiliar na inclusão educacional de alunos com deficiência. Os resultados dessa pesquisa corroboram com os resultados da revisão sistemática, sendo um tema pouco explorado, porém através dos dados coletados percebi que a colaboração do profissional Fisioterapeuta no CAEE, foi importante para a utilização dos recursos de adequação postural, bem como a utilização desses recursos é de fundamental importância para o processo de aprendizagem do aluno com deficiência e por fim a importância do diálogo entre os profissionais que atuam na saúde e educação na área da educação especial foi de fundamental importância para problematizar a lógica clínica do atendimento tanto educacional quanto terapêutico das pessoas com deficiência, tendo em vista uma nova lógica que é desenvolver a funcionalidade das pessoas com deficiência através dos postulados da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). Como produto de intervenção, propormos a implantação de uma oficina de Tecnologia Assistiva para confecção dos recursos de adequação postural que possam ser utilizados pela equipe multiprofissional tanto no AEE da APAE Jacobina quanto em outros AEE bem como nas salas de aula regulares.
- ItemAlagamentos em área urbana: um estudo de caso do bairro Contornolândia, Serrolândia - Ba(2021) SANTOS, Luane Rios dos ; SILVA, Paloma Santos; NOVAIS, Marcos Paulo Souza; NUNES, Marcone Denys dos Reis; SANTOS, Edvaldo Hilário dosA pesquisa foi desenvolvida objetivada na análise do fenômeno alagamento no bairro Contornolândia dentro do recorte temporal do ano de 1990 a 2018. Com esse estudo foi possível estabelecer características desses eventos e dimensionar o impacto para a população residente da área estudada. O trabalho foi desenvolvido a partir das seguintes etapas: Levantamento de dados pré-existentes, Trabalho de Laboratório e Trabalho de campo/sistematização dos resultados. Através dos resultados obtidos a partir dos levantamentos, questionários e entrevistas, foi possível constatar que a percepção dos moradores e dos gestores em relação a problemática do alagamento é superficial perante aos impactos e ameaças do mesmo no cotidiano. Além disso, também foi detectada a insuficiência do sistema de drenagem da área e das obras que foram realizadas que não solucionaram o problema. Concluímos que, mesmo sendo facultativo a elaboração e implementação do Plano Diretor em municípios de pequeno porte (menores que 20 mil habitantes) e em virtude do crescimento urbano da cidade de Serrolândia nos últimos anos, faz-se necessário o poder público avaliar a importância da adoção de desse instrumento de planejamento e ordenamento do território, pois poderia regulamentar o processo de ocupação urbana e a prevenção de futuros riscos de desastres.
- ItemAlice no País das Maravilhas e Branca de Neve: as meninas-mocinhas e os estereótipos femininos nos clássicos contos de fadas(2016) SILVA, Adenice dos Santos; SILVA, Leicidalva de OliveiraA Literatura é um bem cultural e, acima de tudo, arte e linguagem. Sua contribuição para a formação intelectual, estética, linguística e cognitiva dos sujeitos ocorre, porque é uma experiência que possibilita gozar de uma fantasia, presentificada de forma peculiar nos livros de Literatura, dado aos aspectos do maravilhoso, do fantástico e do realismo que estimulam a criatividade e a imaginação, promovendo também o desenvolvimento da reflexão crítica, ampliação de saberes, compreensão crítica do mundo e da condição humana ou simplesmente despertam diferentes emoções. O hábito de ouvir, ler e de contar histórias está presente na nossa cultura, porém, em alguns ambientes é menos frequente do que em outros. Tratando-se da Literatura Infantil, tema do nosso trabalho monográfico, consideramos ler histórias ou contá-las como uma prática cultural não natural, quer dizer, não é algo aprendido naturalmente, pois as pessoas precisam ser expostas a essa experiência para poderem cultivá-la. À medida que participam da cultura do escrito e são expostas à Literatura, as crianças cultivam esse gosto e aderem a essa prática cultural. No sentido de contribuir com os estudos alusivos às narrativas literárias, especificamente, os contos de fada, este estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos classifica-se como uma investigação construída a partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise das narrativa literárias de “Branca de Neve e os sete anões” na versão dos irmãos Grimm e “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll. Elencamos como objetivo geral compreender a figura feminina e seus estereótipos nas narrativas literárias supracitadas. Quanto aos objetivos específicos, optamos por ler, descrever e analisar como são construídas as personagens femininas, as meninas mocinhas, em tais narrativas. Entre os principais autores que dão suporte à construção da moldura teórica desta pesquisa, destacam-se Nelly Novaes Coelho, Zappone, Colomer, Gutner Kress e Van Leuween entre outros. Os estudos nos mostraram que o perfil feminino tanto nos contos de fadas analisados, quando na vida real, apresentam traços que fogem ao fenômeno do maniqueísmo, porque assumimos ora um comportamento de princesa clássica, virtuosa e dócil a exemplo de Branca de Neve; ora contrariamos esse perfil sendo mais ousadas e curiosas e ‘ardemos’ de curiosidade pelo novo e, nos reportamos a Alice. Ora exercitamos também nosso momento bruxa. Consideramos, pois, que perfil feminino é constituído dessa tessitura de sentimentos e comportamentos que são inerentes à nossa complexa condição de humanos.
- ItemAlterações antrópicas na paisagem do Rio Itapicuru-Mirim, Jacobina-Ba no século XX(2021) ROCHA ,Danielma Ferreira da Rocha; NOVAIS, Marcos Paulo Souza; FERNANDES, Paulo César Dávila; SILVA, Leandro Pereira daO artigo tem como objetivo analisar as alterações antrópicas na paisagem fluvial do Itapicuru- Mirim no século XX utilizando a abordagem antropogeomofológica fluvial, por meio da qual é possível analisar a cartografia, a paisagem fluvial aos processos históricos, sociais de sua apropriação. Foram analisadas diversas intervenções desde o ano de 1937 à 1994, as quais modificaram a paisagem fluvial do rio Itapicuru-Mirim em seu trecho urbano, acarretando consequências sociais, econômicas e principalmente ambientais. As modificações antropogênicas na paisagem fluvial do Itapicuru-Mirim no século XX apresentam impactos positivos no sentido de atender às necessidades sociais, econômicas, culturais da população de acordo com o nível de urbanização do período como construções de pontes, passarelas, avenida para facilitar a locomoção e definir o sentido do desenvolvimento da cidade. No entanto, também é necessário reconhecer os impactos negativos dessas alterações, que podem ser reconhecidas pela redução da vazão, assoreamento do leito menor com impacto na redução da profundidade do canal, aumento das inundações, aumento de vetores de doenças como mosquitos aedes aegypti, o desconforto odorífero, principalmente em período de estiagem e pela mudança da relação da sociedade com o Itapicuru-Mirim.
- ItemAlterações socioambientais e expansão urbana do bairro Mundo Novo na cidade Jacobina, Bahia no período de 2008 a 2019(2022) COSTA, Juliana Santos daA expansão acelerada e desordenada das cidades no Brasil ocorre com o crescimento do contingente populacional de uma área ou região, ocasionando implicações de ordem econômica, social e ambiental. Este trabalho tem como objetivo, analisar as alterações socioambientais decorrentes do processo de expansão urbana do bairro Mundo Novo na cidade de Jacobina-Bahia, no período de 2008 a 2019. A pesquisa realizada, baseou-se numa metodologia quali-quanti na qual foram utilizadas técnicas de geoprocessamento, envolvendo o tratamento de imagens e quantificação de valores como subsídio para identificar os vetores de expansão da ocupação do solo. Além disto, realizamos o levantamento de dados bibliográficos para discussão teórica e conceitual acerca do presente estudo em escala local e nacional. Para compreender o processo de expansão urbana do bairro, foram realizadas entrevistas informais com antigos moradores, além de registros fotográficos coletados por meio da pesquisa de campo para análise de dados. Os resultados da pesquisa, apontam nesse período um aumento da taxa de urbanização, contribuindo para supressão das áreas verdes e corte de taludes, fator propício para ocorrência de deslizamento de massa em terrenos inclinados durante o período chuvoso. Portanto, a ocupação desordenada do espaço urbano, provocou a expansão das áreas em direção ao topo de morro, redução da vegetação arbórea e rasteira, exposição e degradação do solo suscetíveis a processos erosivos e o descarte inapropriado de resíduos sólidos pela ação humana.
- ItemALTERNATIVA E AMPLIADA: Artes da comunicação na formação de professores, um memorial(2020) MENDES, NAIANE ROCHAO presente trabalho de conclusão de curso, intitulado “ALTERNATIVA E AMPLIADA: Artes da comunicação na formação de professores, um memorial”, narra os percursos da minha trajetória acadêmica realizada no Departamento de Ciências Humanas (DCH-IV), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), rememorando os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão realizados. Dentre os temas, destaca-se o ensino de língua estrangeira em diálogo com conceitos de comunicação, para além da fala, entrelaçado ao debate sobre inclusão educacional de pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contextos da escola regular. Assim, o presente trabalho está organizado em 5 capítulos: no primeiro capítulo, “Introdução”, partilha-se as vivências e caminhos que guiaram a autora como professora em formação e pesquisadora na graduação; no segundo capítulo, intitulado “Percursos Metodológicos” , apresenta-se os pressupostos que sustentam o desenvolvimento e escrita desse memorial; no terceiro capítulo, intitulado “A arte de ensinar: um passeio pelos bosques da educação” discorre-se sobre os estágios curriculares supervisionados e a sua importância na formação da identidade docente; no quarto capítulo, intitulado “A arte de pesquisar: Ações Afirmativas (PROAF)”, aponta-se como foi o percurso da autora como pesquisadora PROAF e as contribuições do Programa Afirmativa na formação do professor pesquisador; no quinto e último capítulo, intitulado “Considerações Finais” , apresenta-se um resumo mediante reflexão dos caminhos percorridos, pensando a minha formação docente como um caminho contínuo, em construção. Como referencial teórico utilizamos: Candau (2012), na perspectiva da educação na diversidade; Bersch (2017), sobre o conceito de Tecnologia Assistiva; Deliberato (2017), a respeito da Comunicação Alternativa e Ampliada como recurso para aquisição de competências comunicacionais; Figueiredo (2008), Pimentel (2012), para abordar formação de professores na perspectiva da educação inclusiva; Novóa (2017), sobre os possíveis caminhos para repensar a formação de professores; Lopes (2018), Zanolla (2012), sobre mediação, o papel do mediador e sua importância na escola regular inclusiva, entre outros.
- ItemAmbiguidade no corpo do texto e das personagens de Tarântula e a Pele Que Habito(2017-12-15) SILVA, Felipe Santos daEste trabalho tem como objetivo analisar duas cenas do romance Tarântula (Mygale, 1984), de Thierry Jonquet e a adaptação fílmica de Pedro Almodóvar intitulada A pele que habito [La piel que habito, Espanha, 2011]. Assim, analisaremos de que modo a relação de amor e ódio pelo corpo refletida por Adorno e Horkheimer (2006) circunscrevem as personagens do romance e, em parte, da adaptação fílmica. Ademais, investigaremos no romance como são construídas as personagens, tendo como foco o antagonismo encenado por elas e buscando elucidar as possíveis interpretações desse antagonismo ser modulado na adaptação fílmica. Por fim, será cotejado os objetos com foco no desfecho destinado às personagens, sobretudo Vera, numa promessa de redenção e salvação para esta, segundo o diretor. Também reinterpretaremos essa nota de agradecimento expressa nos créditos finais, bem como, outras passagens cênicas que tentam chancelar o filme almodoviano, este dotado de refinamento estético, opondo-o ao cinema hollywoodiano. Análogo, Tarântula, tenta se desvencilhar das reminiscências do Romance na sua gênese, mas, assim como A pele que habito, recai em desfecho tênue dos quais ambos se propõem afastar
- ItemAmores e desamores: as múltiplas relações entre vítimas e acusados nos processos-crime de estupro e sedução em Jacobina - (1940 - 1960).(UNEB, 2014) SILVA, Iris Vanessa de Sousa; VIEIRA, Claudia AndradeEste trabalho tem por objetivo analisar as múltiplas relações entre vítimas e acusados através dos processos-crime de estupro e sedução em Jacobina – Bahia em um período que vai de 1940 a 1960, buscando visualizar os vários tipos de relações estabelecidasentremoças das camadas subalternas da cidade com seus namorados, noivos e conhecidos. Além disso, a pesquisa apresenta o perfil das mulheres pobres jacobinenses, expondo aspectos das suas vidas, já que algumas delas tinham uma estrutura familiar fora dos padrões esperados para a época. Cabe a este trabalho analisar as estratégias adotadas pelas mães que foram as representantes de suas filhas nos processos judiciais, lutando em favor da honra moral e física de suas filhas nos tribunais. Desse modo, a pesquisa vislumbra as práticas e redes de sociabilidade formadas pelas mulheres que, de algum modo, ressignificaram as formas de viver e cuidar das suas famílias sem a presença constante de um homem, de modo que as mesmas passavam a ser vistas como “mulheres de rua” e não se enquadravam no perfil social e culturalmente construído pelas elites de que a mulher deveria estar no ambiente privado, ser “santa”. As fontes utilizadas foram os processos-crimes de estupro e sedução, que foram imprescindíveis na captação do comportamento feminino e familiar em Jacobina, além de possibilitar conhecer onde as mulheres circulavam nos espaços urbano e rural, se articulavam em sociedade e rompiam com os padrões morais que as cercavam. O Código de Posturas Municipal foi fonte pesquisada no intuito de verificar quais normas eram impostas pelo Poder Público Municipal, afim de garantir que os cidadãos e cidadãs vivessem sob a égide dos padrões higienizados. Os jornais O Lidador e Vanguarda contam como suas notícias sobre o cotidiano.
- ItemUma análise comparativa da educação geográfica na educação de jovens e adultos/EJA: Capim Grosso e Serrolândia(2017) MORAIS, Alcione Santos de; SILVA, Naiara Gonçalves de Jesus; NUNES, Jacy Bandeira Antunes Almeida; SANTOS, Ivaneide Silva dos; SANTOS, Gislene Mª Mota dosO presente trabalho tem como objetivo principal compreender a educaçãogeográfica na Educação de Jovens e Adultos-EJA através de uma análise comparativa nas escolas da rede estadual de ensino médio nos municípios de Capim Grosso e Serrolândia/Bahia. Inicialmente,realizou-se um levantamento bibliográfico para fundamentação teórica do trabalho. Logo após, foi realizada uma pesquisa de campo, cujo dispositivo para coleta dos dados foi o desenvolvimento de grupo focal com os alunos da EJA em cada colégio, a fim de saber como está sendo desenvolvido o ensino de geografia nesses ambientes escolares. Acredita-se que através do ensino de geografia por meio de seus conceitos, mas especificamente, da educação geográfica, o aluno da Educação de Jovens e Adultos que aprende a ler e entender a sua realidade pode atuar reflexivamente no mundo, o que justifica a pesquisa. Os dados construídos apontaram que o caminho que leva a uma educação geográfica nas unidades escolares pesquisadas, está sendo, mesmo que timidamente, construído. No entanto, é necessária maior atenção para que o ensino seja mais significativo e alcance os verdadeiros objetivos de uma educação de qualidade.
- ItemAnálise da aptidão física de crianças com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação: uma revisão sistemática.(2022-12-01) SILVA, Lucinete Sena de OliveiraEmbora a literatura indique que crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) possam apresentar menor aptidão física do que crianças com desenvolvimento típico (DT), as evidências ainda são escassas. O objetivo deste estudo é sintetizar evidências sobre os níveis de aptidão física em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) em comparação com crianças com desenvolvimento típico (DT). Quatro bases de dados (PubMed, Scopus, Web of Science e PsycINFO) foram pesquisadas para selecionar estudos transversais, caso-controle e coorte comparando a aptidão física entre crianças com e sem TDC. A qualidade metodológica foi avaliada por meio da Escala de Newcastle-Ottawa (NOS). O tamanho do efeito d de Cohen foi calculado para fornecer evidências clínicas para dados de capacidade aeróbica, capacidade anaeróbica, força muscular, composição corporal e flexibilidade. As buscas iniciais identificaram 3.828 estudos e 27 estudos foram incluídos na síntese qualitativa após a aplicação dos critérios de elegibilidade. Todos os estudos foram classificados como de qualidade moderada a alta. Os tamanhos de efeito foram grandes para capacidade aeróbica (d = 1,26), capacidade anaeróbica (d = 0,93) e força muscular (d = 0,83) e pequenos para composição corporal (d = 0,48) e flexibilidade (d = 0,21) resultados em favor de controles. Crianças com TDC apresentam aptidão física significativamente menor do que seus pares com desenvolvimento típico, principalmente nos componentes de capacidade aeróbica e anaeróbica e força muscular.