Licenciatura em Pedagogia - DCH3
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Palavras-chave "Aprendizagem"
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- ItemAtuação do pedagogo e o processo educomunicativo em espaço não formal: Reflexões sobre experiências desenvolvidas em Juazeiro - Bahia(2022-12-28) Silva, Selmara Caroline Nunes da; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Rita Cristina Novais; Castro, Rosangela CostaA Educomunicação se apresenta como um estudo a partir da relação entre a Comunicação e a Educação, mediante a inserção de elementos comunicacionais no espaço de aprendizagem. A presente pesquisa, tem como objetivo investigar o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como espaços de pesquisa, as experiências vividas em dois projetos desenvolvidos na casa de acolhimento Rosa Menina, relacionando os conhecimentos entre os projetos socias Casa Dom Jose Rodrigues e Projeto Social Lions Club desenvolvido pelo professor de música Wellington, todos configurados como espaços não formal, que exerce um trabalho pedagógico, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é composto por reflexões sobre essas quatro experiências pedagógicas citadas, ao longo do texto, foi possível responder ao problema central da pesquisa, evidenciando, qual é o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas, em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como base teórica alguns autores específicos da área, que conceituam espaços não formais, o que é educomunicação, infância e o papel do pedagogo sobre a educação. A metodologia utilizada no trabalho, seguiu o caminho de uma abordagem qualitativa e, se configura num estudo de campo. As técnicas e instrumentos de coleta de dados foram, a observação participante, diário de bordo, entrevistas, análise documental e anotações em geral. Através das experiências, foi possível constatar, a capacidade de ressignificar os valores e vidas nestes espaços, assim como também, perceber o poder da educomunicação para transformar o dia a dia dessas crianças e adolescentes. Ressaltou-se que a pedagogia e a educomunicação estão presentes em ambientes não formal de educação e exerce um papel transformativo, ajudando a constituir modos de ver, perceber, sentir, conhecer, reorientando práticas, e configurando padrões de sociabilidade.
- ItemA influência das mídias sobre o processo de aprendizagem: Uma análise do uso de telas pelas Crianças(2022-12-27) Muniz, Kaíla Dias; Pereira, Karine França; Costa, Wendiliam Barros da; Lins, Claudia Maisa Antunes; Guedes, Neuma de Sá; Martins, Adeilda Ana da SilvaO presente memorial apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos do 5° ano B, da Fundação Lar Feliz. Devido à crescente e constante evolução das tecnologias atuais, as crianças estão sendo inseridas de forma precoce e excessiva aos aparelhos tecnológicos, desta forma, a pesquisa buscou analisar as influências que o uso das mídias pode causar no processo de aprendizagem, sondando como a família e a escola buscam lidar com o uso excessivo das telas digitais pelas crianças do 5 ano B. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa, para a coleta de dados realizamos oficina de desenhos, oficina literária, questionários com as professoras, também entrevistas gravadas e transcritas com alunos, pais, e coordenadora da Instituição. Com os resultados da pesquisa conseguimos analisar como o uso desenfreado das telas tem afetado as crianças no processo da aprendizagem e no aproveitamento da infância. Desse modo, como produto de pesquisa construímos um e-book que contém detalhes de como se deu cada etapa das oficias e também sugestões de recursos que podem ser usados pelas crianças em seu tempo livre, foi selecionado alguns contos, brincadeiras, e apresentamos também variados links de vídeos disponíveis no YouTube com conteúdos pedagógicos, com o intuito de que essas alternativas possam mediar o tempo de exposição às telas digitais.