Licenciatura em Pedagogia - DCH3
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Autor "Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos"
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- ItemAUTONOMIA DA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO AMBIENTE MONTESSORIANO E TRADICIONAL(2021-07-14) Silva, Ilsa Santos Martins da; Nascimento, Jieli Brito Neves; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do desenvolvimento da Educação Infantil, identificando como a criança desenvolve a autonomia na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, apresentando uma análise comparativa quanto a autonomia da criança no contexto escolar, numa ótica de Escola Tradicional e de Escola Montessoriana. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com buscas de literatura acerca do tema, discorrendo sobre a construção da infância, ser criança na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, contextualizando num processo histórico o surgimento, a legalização e a escolarização da infância, buscando ainda apresentar nova roupagem da Escola Tradicional no século XXI, com sucinto histórico sobre a educadora Maria Montessori e os fundamentos do Método Montessori para a construção da concepção da criança autônoma. Que as percepções e análises feitas nesse trabalho, contribuam para os profissionais de educação infantil, permitindo-lhes um novo olhar direcionado para o desenvolvimento da autonomia na criança, pois percebe-se que a proposta da Escola tradicional aponta para uma maior passividade da criança na Escola Tradicional, enquanto que na Escola Montessoriana nota-se uma maior possibilidade de desenvolvimento da autonomia desse sujeito, podendo então contribuir na formação da sua personalidade, onde as crianças cresçam, e possam se tornar adultos, autônomos e críticos, um possível caminho para a melhoria da nossa Educação.
- ItemLudicidade na Educação Infantil: Experiências de Professoras no Ensino Remoto Emergencial(2022-07-21) Pereira, Cicera Aline França; Souza, Kamila de Oliveira; Silva, Terezinha Alves da; Almeida, Antonilde Santos; Sousa, Clara Maria Miranda de; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO presente estudo objetivou investigar o processo da ludicidade na educação infantil vivenciado por professoras no ensino remoto de uma Escola Municipal de Juazeiro- BA e, de modo complementar, buscou-se identificar as atividades lúdicas que as professoras desenvolveram com as crianças no período das aulas remotas para, a partir das conversas, descrever as experiências da prática pedagógica de forma lúdica. Desse modo, falar sobre Ludicidade na Educação Infantil: experiências de professoras no Ensino Remoto Emergencial foi compreender como fizeram essa experiência e saber qual legado ficou no final. O estudo em questão foi de natureza qualitativa do tipo pesquisa de campo e como instrumento da coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada, apoiada por um questionário previamente organizado. As participantes da pesquisa foram duas professoras da educação infantil que ministraram aula no infantil V. Como produto da pesquisa foi elaborada uma série de Podcasts com o intuito de demonstrar através da pesquisa o que foi utilizado pelas professoras e com quais finalidades. Os resultados obtidos mostraram que trabalhar com educação infantil no ensino remoto emergencial trouxe muitos desafios ao exercício docente, como aquisição de equipamentos e se habilitar para utilizar mídias e programas nas aulas, entre outros, e a inclusão da ludicidade nas práticas pedagógicas foi uma forma de garantir aulas e atividades atrativas e proveitosas. Através desse estudo foi possível compreender a importância da ludicidade nas práticas pedagógicas, e dessa forma contribui para o estado da arte do tema em questão.
- ItemO recreio escolar como ampliação pedagogica de aprendizagem(2021-07-07) Chaves, Lidiana Souza; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO desenvolvimento do ser humano é o aumento da capacidade do indivíduo em desempenhar funções cada vez mais complexas. Estudos demonstram que a instigação antecipada é fundamental para o amadurecimento do Sistema nervoso central, bem como para o aprimoramento de suas funções, pois a criança é um ser em constante fase de crescimento capaz de agir, interagir, descobrir e transformar o mundo, com habilidades, limitações e potencialidades. (MUSARD, 2009). Os jogos e brincadeiras tão presentes na rotina das crianças tem sido alvo de diversas pesquisas e demonstram o seu potencial na melhoria do pensamento crítico, reflexivo e ativo, enriquecendo seu senso de responsabilidade e cooperativismo, proporcionando também uma apropriação das funções cognitivas e sociais, bem como da imaginação e interação com outras crianças, contudo, o sistema escolar brasileiro muitas vezes não percebe essa interligação e limita as crianças de suas necessidades de movimento, expressão e de construção do conhecimento a partir do seu próprio corpo. O recreio é um dos poucos momentos que as crianças podem brincar de forma livre, é nesse curto período de tempo que eles têm a oportunidade de brincar, encontrar, conversar e interagir com outras crianças, sem que sejam cerceadas. Diante disso, o objetivo do trabalho foi investigar o recreio de escolas municipais de Juazeiro (BA) e a visão de alunos e professores sobre esse momento. Foi possível concluir que embora os professores entendam os inúmeros benéficos desse momento para o desenvolvimento dos alunos, ele ainda não é aproveitado da melhor forma.
- ItemRepercussões discursivas da covid-19 no Brasil e no mundo(2022-07-23) Reis, Rebeca Muniz dos; Martins, Josemar da Silva; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosEsta escrita é decorrente de minha participação como voluntária no projeto de Iniciação Científica do professor Josemar Martins Pinzoh, denominado LIÇÕES DE SINISTRO: O AFETAMENTO DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO PELOS OS EVENTOS LOCAIS DE GRANDE MORBIDADE, e se dedica aqui a apontar, aproveitando a experiência no projeto citado, algumas das principais repercussões discursivas da COVID19 no Brasil e no mundo, pela via do estudo literário e bibliográfico. Tem como objetivo principal “Estudar, de modo exploratório, as repercussões discursivas da COVID-19, inserindo-a no quadro da memória histórica das pandemias, e analisando o modo como as disputas de narrativa afetaram o enfrentamento prático da pandemia”. Para alcançar este objetivo, a escrita fará uma aproximação com a noção de pandemia em seu contexto geral, e da memória dos eventos históricos, sobretudo pela via literária, ou através de obras científicas a respeito de eventos específicos, passando, portanto, principalmente, pela Peste Negra e pela Gripe Espanhola, para estabelecer um quadro de referências de como a humanidade lida com eventos deste tipo. Depois, o estudo foca no acontecimento da COVID-19, sobretudo no aspecto das controvérsias que ela suscitou, com base em obras que já foram publicadas entre 2020 e 2022, a exemplo de livros como: A cruel pedagogia do vírus, de Boaventura de Sousa Santos; Sopa de Wuhan e Filosofia Viral, ambos organizados por Giorgio Agamben; Coronavírus e a luta de classes, organizado por Mike Davis, e outros igualmente importantes que ainda devem ser listados. Num terceiro momento, o estudo procura discutir as repercussões da COVID-19 na sociedade atual, as disputas de narrativas a respeito de como isso afetou o enfrentamento prático da pandemia.