Licenciatura em Pedagogia - DCH3
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Orientador "Martins, Adeilda Ana da Silva"
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- ItemFamília e escola: o incentivo para as crianças avançarem na educação(2021-12-13) Mesquita, Patrícia dos Santos; Martins, Adeilda Ana da Silva; Soares, José Flávio; Vieira, Josenilton NunesO presente trabalho aborda o incentivo da família e da escola para as crianças avançarem na educação. Considerando que este foi e continua sendo um tema relevante no processo ensino-aprendizagem, foi realizada uma pesquisa sobre o mesmo que redundou neste TCC. O presente estudo teve como objetivo compreender o processo educativo das crianças da rua Sete do Bairro Antônio Guilhermino na relação família-escola-família. Para a realização desta monografia foi feito um estudo bibliográfico das obras de importantes estudiosos do tema abordado destacando-se entre eles Gabriel Chalita (2001), Maria Silva de Araújo (2016), M. F. A. Enguita (1989), dentre outros. Com relação ao tipo de pesquisa, foi adotado o estudo fenomenológico, com uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com procedimento de uma pesquisa de campo, que juntos delinearam e resolveram a problemática sobre quem mais tem incentivado as crianças da rua em questão a seguir no processo ensino-aprendizagem. Foram adotadas como técnicas a observação, além de entrevistas informais e formais a quatro jovens que assim como eu, conseguiram avançar na educação. Mediante o uso das técnicas de pesquisa foi identificado que embora a escola tenha papel importante e seja indispensável, a família é a maior incentivadora para a criança avançar na educação. Foi comprovado que os familiares mesmo dispondo de pouco tempo, são capazes de participar ativamente da educação das crianças, demonstrando interesse, atuando com o incentivo mesmo quando não conseguem ajudar nas atividades.
- ItemAs possibilidades do ensino à distância para conciliar trabalho e ensino noturno em EJA e reduzir a evasão/abandono escolar(2021-12-16) Paraguassu, Ingridy De Jesus; Martins, Adeilda Ana da Silva; Martins, Adeilda Ana da Silva; Lima, Irailde Gonçalves deO escopo da presente pesquisa é tecer reflexões a cercada modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como referência a questão do abandono escolar e as razões que se relacionam diretamente com as dificuldades de conciliação do trabalho e a manutenção dos estudos por parte desse público específico. Objetiva-se ainda responder ao questionamento: Quais são as razões do abandono/evasão dos alunos de EJA? Questionamento que serviu de fio condutor para esse estudo. O abandono escolar dos alunos de EJA requer atenção particular por se tratar de um grupo que, por motivos diversos não puderam ou não quiseram estudar antes, no período mais adequado à sua faixa etária. Contudo, resolveram retornar e dar continuidade aos estudos. Porém, outros entraves surgem, dificultando a permanência desses alunos na escola. Um desses obstáculos é a conciliação entre trabalho e estudo. É justamente por esse motivo que boa parte desses jovens e adultos opta por estudar à noite, o que não garante a continuidade dos seus estudos, visto que algumas pessoas precisam trabalhar até mais tarde, adentrando inclusive no horário que eles já deveriam estar na escola. A pesquisa foi exploratória e de cunho bibliográfico, utilizei a abordagem qualitativa. Para embasar o estudo, foi analisada a legislação brasileira, livros, trabalhos e revistas científicas que abordam a temática. Como resultado, percebeu-se que a necessidade de trabalhar, figura como o principal motivo da evasão escolar dos alunos dessa modalidade de ensino. Apesar de constatar que já houve alguns avanços na legislação educacional, ainda há muito caminho a ser percorrido para que os jovens, adultos e idosos possam ingressar na escola e permanecer, pelo menos até a conclusão do ensino médio. O trabalho pedagógico consciente e comprometido com a aprendizagem, considerando suas necessidades nas suas relações sociais, que, inclusive motivam a retomada dos estudos desses alunos, pode contribuir, para alterar os índices de analfabetismo e contribuir para o pleno exercício da sua cidadania.