Licenciatura em Pedagogia - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Orientador "Lins, Cláudia Maísa Antunes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemExperiências pedagógicas com a literatura na educação infantil e anos iniciais – práticas no estágio curricular supervisionado(2021-07-13) Cruz, Rita de Cássia Ferreira de Souza; Lins, Cláudia Maísa Antunes; Assy, Maria Rita do Amaral; Santana, FrancineidePercebendo a leitura literária como linguagem da arte, visto que, sua presença no espaço infantil proporciona momentos de emoção e esse movimento que desperta na criança, diversos sentimentos, como alegria, curiosidade, medo, suspense, mistério, despertando no educando o prazer pela leitura, e trazendo junto com esse prazer uma reflexão da leitura com sua realidade, sem perder o momento do brincar. E vendo também que neste misturado de tantas coisas belas, é possível trazer como papel de intermediária, a Pedagogia, sendo ela a ciência que estuda a educação e tem todo esse poder de possibilitar esse encontro das crianças com a linguagem literária nos espaços da educação. É possível não deixar a criança perder de vista esse prazer da leitura literária. O trabalho tem o objetivo de contemplar essa possibilidade de aproveitar o espaço educativo, introduzindo a literatura no universo da infância, e perceber o comportamento, o interesse, e as inquietações, a partir do estímulo que recebem. Apresento aqui, portanto, as reflexões pedagógicas vivenciadas a partir das experiências com obras literárias: O olho de vidro de meu avô, de Bartolomeu Campos de Queiroz; As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, O jantar do Bispo, de Sophia de Melo Breyner; oportunizando nessa prática pedagógica a contribuição desse movimento do contato das crianças com o livro e com as histórias, cenário que abriu um campo amplo de diálogos com as crianças acerca dos diversos temas trazidos pelas histórias, em que fizeram relações com suas próprias vidas, como uma forma de reencontro, um momento de viver esse prazer pela leitura literária, se envolver e se deixar voltar desse mundo incrível que é a imaginação de uma criança.
- ItemExperiências pedagógicas com a literatura na educação infantil e anos iniciais – práticas no estágio curricular supervisionado(2021-07-29) Cruz, Rita de Cassia Ferreira de Souza; Lins, Cláudia Maísa Antunes; Assy, Maria Rita do Amaral; Santana, FrancineidePercebendo a leitura literária como linguagem da arte, visto que, sua presença no espaço infantil proporciona momentos de emoção e esse movimento que desperta na criança, diversos sentimentos, como alegria, curiosidade, medo, suspense, mistério, despertando no educando o prazer pela leitura, e trazendo junto com esse prazer uma reflexão da leitura com sua realidade, sem perder o momento do brincar. E vendo também que neste misturado de tantas coisas belas, é possível trazer como papel de intermediária, a Pedagogia, sendo ela a ciência que estuda a educação e tem todo esse poder de possibilitar esse encontro das crianças com a linguagem literária nos espaços da educação. É possível não deixar a criança perder de vista esse prazer da leitura literária. O trabalho tem o objetivo de contemplar essa possibilidade de aproveitar o espaço educativo, introduzindo a literatura no universo da infância, e perceber o comportamento, o interesse, e as inquietações, a partir do estímulo que recebem. Apresento aqui, portanto, as reflexões pedagógicas vivenciadas a partir das experiências com obras literárias: O olho de vidro de meu avô, de Bartolomeu Campos de Queiroz; As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, O jantar do Bispo, de Sophia de Melo Breyner; oportunizando nessa prática pedagógica a contribuição desse movimento do contato das crianças com o livro e com as histórias, cenário que abriu um campo amplo de diálogos com as crianças acerca dos diversos temas trazidos pelas histórias, em que fizeram relações com suas próprias vidas, como uma forma de reencontro, um momento de viver esse prazer pela leitura literária, se envolver e se deixar voltar desse mundo incrível que é a imaginação de uma criança.