Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Fialho, Nadia Hage"
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- ItemInserção Internacional ás Avessas: Ensino Superior na Periferia do Capitalismo(2018-03-23) Borges, Vanessa Maria de Oliveira; Fialho, Nadia Hage; Aquino, Edson Tomaz de; Robichez, Juliette Marie Marguerite; Sanches, Cristina Argiles; Almeida, Gustavo Roque deA presente tese tem por objetivo analisar os elementos políticos centrais do debate sobre a incorporação, cada vez maior, das demandas do capital internacional na educação brasileira, dentro de uma perspectiva que vincula os atuais fenômenos de transnacionalização da gestão do ensino superior a uma lógica mercadológica e globalizada de manutenção das estruturas hegemônicas de poder. Para tanto, esta pesquisa se debruçou numa análise crítica do estudo de caso das quatro instituições de ensino superior baianas que contam com a presença majoritária do capital estrangeiro em sua estrutura de controle e tomada de decisão, intentando verificar como se dá esse processo, entendendo seu contexto histórico e identificando as relações de poder e interesses que se configuram enquanto contato direto entre o “local” e o “global”. Para alcançar o proposto, foram estabelecidas categorias de análise que balizaram a coleta de informações, a saber: (1) Gestão acadêmica e gestão empresarial em um contexto de comercialização e desnacionalização do ensino superior; (2) Relação professor-aluno como cliente/consumidor; (3) Precarização do trabalho docente; e (3.1) Ensino à distância como estratégia de extração da mais valia relativa. Esta pesquisa possui um caráter qualitativo, executada através de um estudo multicaso descritivo-explicativo, de viés etnográfico fundamental para a compreensão do cenário, das mudanças e principalmente dos efeitos dessas nos participantes. Foram consultadas, como fontes desta pesquisa, documentos oficiais e de produções acadêmicas sobre os conceitos chave da discussão, além de informações primárias conseguidas a partir da aplicação de questionários a docentes das IES pesquisadas.
- ItemSou cotista, e agora? Uma análise das condições de permanência numa universidade multicampi(2009) Santos, Maria Cristina Elyote Marques; Fialho, Nadia Hage; Queiroz, Delcele Mascanheras; Silva, Ronalda Barreto; Silva, Veleida Anahí daA implantação de políticas inclusivas como a cotas para ingresso no sistema de ensino superior no Brasil, que começaram a ser instituídas desde 2003, ainda nos parece merecer algum destaque. Assim, ações afirmativas para a educação superior têm gerado polêmica e sido tema de debates em muitos segmentos da sociedade tendo em vista que atingiram a fatia da população brasileira que normalmente tivera, até então, pouca possibilidade de acesso a esse nível de ensino. No ano de 2003, as universidades públicas estaduais (Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)) despontaram no cenário brasileiro como pioneiras nessas políticas, ao tempo em que se comprometeram a implantar programas de apoio e acompanhamento a esses estudantes. Esse estudo discute a implementação de políticas afirmativas no ensino superior, no tocante ao processo de permanência e sucesso do afro-descendente, em particular na Uneb e na Uerj, com o objetivo de identificar se o modelo multicampi das referidas universidades tem viabilizado/impedido aos estudantes cotistas, ingressos no período 2003 a 2006, as condições de permanência e sucesso. Desenvolvido como um estudo exploratório teve como base pesquisa documental em ambas as instituições e pesquisa de campo na Uneb referente aos estudantes cotistas, ingressos nos anos de 2003 a 2006. O desenvolvimento dos seus capítulos discute conceitos como universidade, universidade multicampi, política, políticas públicas, políticas afirmativas, direitos, privilégios. Além disso, apresenta perfil do cotista na Uneb e na Uerj, e, compara, ainda que superficialmente, tais programas de acesso. Detecta que no período considerado para a pesquisa, enquanto a Uerj implantou o Programa de Iniciação Acadêmica (Proiniciar), a Uneb não lançou nenhum programa institucional de apoio e acompanhamento acadêmico dos cotistas, conforme previsto na Resolução Uneb/Consu nº 196/2002, tendo apenas alguns programas/projetos de restrita abrangência em convênio com órgãos federais e instituições não-governamentais. Conclui que, embora o modelo muticampi de Universidade possibilite o acesso a um número considerável de estudantes afro-descendentes tanto no Estado da Bahia como no Rio de Janeiro, no caso da Uneb esse aspecto não tem sido o suficiente para garantir a permanência e o seu sucesso, pois as deficiências são graves visto que as ações voltadas a favorecer a permanência e o sucesso dos cotistas, na Uneb, têm se mostrado de restrita abrangência, pois não atendem às reais necessidades desses universitários, conforme indicam os resultados da pesquisa de campo.