Título: A formação de leitores: as implicações das atividades de leitura realizadas no ambiente escolar.
Autor(es): MATOS, Maria Inêz Lages
SANTOS, Rubenalva Souza dos
Palavras-chave: Leitura
Ensino
Letramento
Interação Social
Data do documento: 15-Dez-2012
Resumo: Essa pesquisa trata da atividade de leitura enquanto ferramenta de socialização e tem como principal objetivo analisar o desenvolvimento das atividades de leitura realizadas no 9º ano da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira no sentido de oferecer subsídios teóricos, que possibilite o fortalecimento da práxis pedagógica que atenda às expectativas de alunos e educadores. Numa visão dialógica da leitura vislumbramos as atividades como exercício para a cidadania, através da inserção social do sujeito aprendente, em constante comunicação com o mundo. Trata-se de um estudo bibliográfico, de natureza aplicada, aliada à pesquisa de campo, centrada nas concepções de letramento, cognitivista e discursiva, tendo como principais autores: Mary Kato(1993), Kleiman (2005), Isabel Solé (1998), bem como da importante contribuição dos conceitos apresentados nos PCNs.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11896/813
Aparece nas coleções:Letras / Língua Portuguesa e Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TccMariaMatosRubenalvaSantos.pdf297,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir