Título: K-Ágora como Proposição Geotecnológica para Entendimento das Dinâmicas Socioespaciais
Autor(es): Silva, Iury Barreto da
Palavras-chave: Geotecnologias,
Educação cartográfica
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho final de conclusão de curso, sob a forma de Relatório Técnico, objetiva apresentar o processo de desenvolvimento do K-Ágora, uma expansão para o jogo-simulador educacional Kimera – Cidades Imaginárias, acessível diretamente através do navegador de internet, sem necessidade de instalação. A solução geotecnológica permite o intercâmbio de conteúdo cartográfico entre diferentes programas com suporte ao formato KML (Keyhole Markup Language), e tem por objetivo possibilitar a (re)imaginação, (re)significação e (re)dimensionamento da compreensão das dinâmicas socioespaciais, através da simulação da construção de uma cidade, valorizando os aspectos que a criança considera significativos para sua vida e para a harmonia do Espaço/lugar vividos. Este trabalho apresenta a concepção e as características pedagógicas e técnicas do K-Ágora, os métodos e fundamentos conceituais que sustentam este projeto, explorando a Metodologia Colaborativa Aplicada e fundamentos da engenharia de software e modelo de gestão de projetos PDCA. Este trabalho descreve também o ciclo de desenvolvimento, documentos gerados, testes e a avaliação realizada pelos especialistas, com o objetivo de explorar e validar o K-Ágora como elemento facilitador aos alunos e professores, na Rede Pública de ensino.
URI: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/669
Aparece nas coleções:Pós-Graduação Stricto-Sensu Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iury Silva.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir