K-Ágora como Proposição Geotecnológica para Entendimento das Dinâmicas Socioespaciais

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Este trabalho final de conclusão de curso, sob a forma de Relatório Técnico, objetiva apresentar o processo de desenvolvimento do K-Ágora, uma expansão para o jogo-simulador educacional Kimera – Cidades Imaginárias, acessível diretamente através do navegador de internet, sem necessidade de instalação. A solução geotecnológica permite o intercâmbio de conteúdo cartográfico entre diferentes programas com suporte ao formato KML (Keyhole Markup Language), e tem por objetivo possibilitar a (re)imaginação, (re)significação e (re)dimensionamento da compreensão das dinâmicas socioespaciais, através da simulação da construção de uma cidade, valorizando os aspectos que a criança considera significativos para sua vida e para a harmonia do Espaço/lugar vividos. Este trabalho apresenta a concepção e as características pedagógicas e técnicas do K-Ágora, os métodos e fundamentos conceituais que sustentam este projeto, explorando a Metodologia Colaborativa Aplicada e fundamentos da engenharia de software e modelo de gestão de projetos PDCA. Este trabalho descreve também o ciclo de desenvolvimento, documentos gerados, testes e a avaliação realizada pelos especialistas, com o objetivo de explorar e validar o K-Ágora como elemento facilitador aos alunos e professores, na Rede Pública de ensino.


Descrição
Palavras-chave
Geotecnologias,, Educação cartográfica
Citação