A formação continuada do professor da EJA: modelagem do software auxilix para práticas inovadoras

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Data
2015-11-30
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Resumo

Nesta dissertação, intitulada A formação continuada do professor da EJA: modelagem do software Auxilix para práticas inovadoras, procurou-se analisar e intervir na formação continuada do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas de rede estadual de Conceição do Coité, Território do Sisal – Bahia. Pela abrangência do estudo, foram escolhidos o Colégio Antonio Bahia (CEAB), situado na sede, e o Colégio Rio Branco (CERB), situado no Distrito de Juazeirinho, uma das áreas campesinas do município. A justificativa da intervenção partiu da implicação desta pesquisadora com a EJA, ao perceber a lacuna no processo formativo do professor da EJA, principalmente com o uso das tecnologias digitais. As questões de pesquisa foram as seguintes: como assegurar aos professores da rede pública estadual em Conceição do Coité uma formação continuada com e para o uso das TIC em EJA? Quais as possibilidades de um processo formativo contínuo, utilizando-se de tecnologias digitais, para o desenvolvimento de práticas inovadoras em classes de EJA? O Software Auxilix, de caráter multidisciplinar, tem potencial para funcionar como sistema inovador na formação docente nas escolas investigadas? Para tanto, ficou estabelecido como objetivo geral analisar as possibilidades de um processo formativo contínuo, utilizando-se de tecnologias digitais, para o desenvolvimento de práticas inovadoras em classes de EJA. Os objetivos específicos foram: (1) identificar como ocorre e de que maneira é sistematizada a formação continuada do professor da EJA com o uso das TIC no município; (2) examinar se existem políticas públicas que garantam aos professores uma formação continuada com o uso das TIC na EJA e quais as lacunas e fragilidades encontradas; (3) propor, aos docentes e gestores dos colégios, momentos de formações sobre a docência em EJA com ênfase no uso das TIC; (4) descrever a modelagem do protótipo do Software Auxilix a partir das contribuições dos partícipes da pesquisa; (5) criar o protótipo do Software Auxilix; (6) experimentar o potencial formativo do referido sistema com professores da EJA no campo empírico da pesquisa. O caminho metodológico selecionado foi a Pesquisa Participante, com base nos estudos de Brandão (1999; 2007), com abordagem quantitativa e qualitativa. O grupo participante foi formado por vinte e cinco professores, duas coordenadoras e um analista de sistemas. Os procedimentos realizados, ao longo da pesquisa, incluíram a observação participante; encontros dialógicos; entrevista aberta; utilização de questionário aberto, com registros em diários de campo. Para sistematizar e analisar os dados exercitou-se a técnica de análise de conteúdo, baseando-se em estudos de Amado (2009). A pesquisa teve como fundamento princípios como tomada de consciência; emancipação humana; autonomia e colaboração para valorização e visibilidade dos sujeitos da EJA. A pesquisa revelou a ausência de formação continuada do professor da EJA com o uso das TIC e a necessidade de alternativas que preencham tal lacuna. Os resultados e conclusões da pesquisa evidenciaram que o software livre Auxilix tem relevante potencial para o exercício formativo in loco, auxiliando os docentes nas práticas pedagógicas na EJA com o uso da TIC. Recomenda-se que o sistema Auxilix seja implementado nos colégios da rede pública estadual de Conceição do Coité, em outros espaços formativos do Território do Sisal/BA e para além dele.


Descrição
Palavras-chave
Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias Digitais
Citação
LAGO, Luciana Oliveira. A formação continuada do professor da EJA: modelagem do software auxilix para práticas inovadoras. Orientadora: Maria Olívia Matos Oliveira. 2015. 207f. Dissertação (Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.
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