Título: A Formação Inicial do Pedagogo e os Saberes Necessários para Atuar na EJA
Autor(es): Bastos, Maria De Fátima Sudré De Andrade
Palavras-chave: Currículo da Formação Inicial
Educação de Jovens e Adultos
Data do documento: 2015
Resumo: Esta pesquisa discute a formação inicial do pedagogo e os saberes necessários para atuar na EJA. Buscamos apresentar a necessidade de potencializar a formação do pedagogo em EJA no Campus XVI, Uneb. Nesta pesquisa, duas questões orientaram nosso olhar de pesquisadora: Que espaço ocupa a EJA, no percurso da formação inicial do pedagogo, no Campus XVI, da Uneb? Que saberes profissionais em relação à EJA são trabalhados no processo de formação de pedagogos no curso de Pedagogia da Uneb, Campus XVI? Diante das referidas perguntas, buscamos alcançar os seguintes objetivos: a) Analisar o espaço ocupado pela EJA, no percurso da formação inicial do pedagogo, no Campus XVI, da Uneb e b) Analisar os saberes profissionais em relação à EJA trabalhados no processo de formação de pedagogos no curso de Pedagogia da Uneb, Campus XVI. A natureza desta investigação se pauta na pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso, realizado no período de agosto de 2013 a agosto de 2015. Os sujeitos desta pesquisa foram graduandos e egressos do curso de Pedagogia do Campus XVI, da Uneb, Irecê. Para construção dos dados, utilizamos, além de questionários e entrevistas semiestruturadas, a análise de documentos, tais como: o Projeto Político Pedagógico – PPP do curso de Pedagogia e planos de cursos do componente EJA. Para fins de organização e interpretação dos dados, trabalhamos com a análise temática, identificando temas, unidades temáticas e núcleo de sentidos. A base conceitual do trabalho fundamentou-se em autores e pesquisadores da EJA no Brasil, com ênfase nas temáticas da história da EJA no Brasil com suas interfaces na formação docente, no currículo e nos saberes docentes. Entre as principais conclusões deste trabalho, percebemos que o Projeto PPP do curso de Pedagogia, os planos de curso analisados e os sujeitos da pesquisa evidenciaram que sejam assegurados, no percurso da formação inicial, outros componentes curriculares que discutam as especificidades da EJA, a fim de garantir o desenvolvimento de atividades com foco nesta modalidade, dando destaque para a realização de estágios mais planejados ao longo do curso. Do ponto de vista de indicações de intervenções no contexto de realização da pesquisa, acreditamos também que seja necessária a viabilização da criação de componentes Tópicos Especiais da Contemporaneidade em EJA para os graduandos, para os cursos de formação continuada para os egressos do curso de Pedagogia e de outras Licenciaturas. Os resultados indicam também a necessidade de ampliar o acervo bibliográfico em EJA no Campus XVI e de desenvolver a formação contínua de docentes do campus para atuar na EJA, construindo um repertório próprio de conhecimentos para atuação nesse núcleo formativo na referida instituição. A curto prazo, propomos, neste trabalho, a criação do um grupo de estudos e pesquisas em EJA no Campus XVI, com a finalidade de coordenar projetos voltados para a pesquisa, o ensino e a extensão. Palavras-
URI: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/627
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)

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