Título: ANÁLISE DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DO 8º ANO
Autor(es): Penitente Andrade, Natalia
Palavras-chave: Ensino
Livro didático
Competência discursiva
Gramática
Data do documento: 15-Dez-2015
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral analisar se o livro didático do 8° ano, utilizado na rede municipal de Teixeira de Freitas, contempla um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa, envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística, a partir dos gêneros textuais e, como objetivos específicos, analisar a abordagem dada aos gêneros textuais no livro didático relacionada ao desenvolvimento da leitura, interpretação, produção textual e análise linguística; evidenciar a importância do desenvolvimento de um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa; ressaltar a relevância do trabalho com a diversidade de gêneros textuais e propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do livro. Os teóricos que embasaram nossa pesquisa foram: Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), Marcuschi (2010), Geraldi (2011), Antunes (2003), Bazerman (2011), dentre outros. A metodologia é qualitativa e quantitativa, compreendendo leitura, discussão de referencial teórico e análise do livro. Constatou-se que o livro analisado apresenta de forma articulada o ensino de Língua Portuguesa envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística e que se faz presente a diversidade de gêneros textuais.
URI: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/605
ISSN: 2317-0522
Aparece nas coleções:Letras / Língua Portuguesa e Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo publicado_revista discente 2015.pdf211,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir