A construção de uma sequência didática utilizando o GEOGEBRA, a Teoria das situações didáticas das funções logarítimicas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Este trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Camaçari, com alunos do primeiro semestre de Licenciatura em Matemática. Esta pesquisa teve como objetivo a construção, aplicação e análise de sequências didáticas para o ensino da Matemática, envolvendo as funções logarítmicas e suas aplicações com o suporte tecnológico do GeoGebra. Para identificar os conhecimentos prévios dos discentes foi elaborada uma entrevista guiada com grupos focais, a qual foi gravada e posteriomente transcrita. Para as análises utilizamos dois softwares, um responsável pela interpretação semântica, Tropes, e outro para Análise de Redes, Gephi, compondo a Análise de Emergência de Conceitos. Referendado pela Teoria das Situações Didáticas, da Modelagem Matemática e da Engenharia Didática, foram elaboradas duas sequências didáticas, com o uso do GeoGebra, com o intuito de potencializar o ensino-aprendizagem, em que os discentes têm a possibilidade de apropriação de conceitos estruturantes das Funções Logarítmicas e de suas aplicações no cotidiano. Dessa forma, depois da pesquisa realizada, concluímos que a partir da utilização das Análises Semântica e de Redes, este trabalho ganhou mais robustez para subsidiar a compreensão dos processos ocorridos antes, durante e depois das aplicações das Sequências Didáticas.


Descrição
Palavras-chave
Funções, Logarítimos
Citação