Navegando por Autor "Silva, Karine Socorro Pugas da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção de uma sequência didática utilizando o GEOGEBRA, a Teoria das situações didáticas das funções logarítimicas(2016) Silva, Karine Socorro Pugas daEste trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Camaçari, com alunos do primeiro semestre de Licenciatura em Matemática. Esta pesquisa teve como objetivo a construção, aplicação e análise de sequências didáticas para o ensino da Matemática, envolvendo as funções logarítmicas e suas aplicações com o suporte tecnológico do GeoGebra. Para identificar os conhecimentos prévios dos discentes foi elaborada uma entrevista guiada com grupos focais, a qual foi gravada e posteriomente transcrita. Para as análises utilizamos dois softwares, um responsável pela interpretação semântica, Tropes, e outro para Análise de Redes, Gephi, compondo a Análise de Emergência de Conceitos. Referendado pela Teoria das Situações Didáticas, da Modelagem Matemática e da Engenharia Didática, foram elaboradas duas sequências didáticas, com o uso do GeoGebra, com o intuito de potencializar o ensino-aprendizagem, em que os discentes têm a possibilidade de apropriação de conceitos estruturantes das Funções Logarítmicas e de suas aplicações no cotidiano. Dessa forma, depois da pesquisa realizada, concluímos que a partir da utilização das Análises Semântica e de Redes, este trabalho ganhou mais robustez para subsidiar a compreensão dos processos ocorridos antes, durante e depois das aplicações das Sequências Didáticas.