O acompanhamento de egressos como subsídio para a gestão acadêmica: uma proposta para os cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil da Universidade do Estado da Bahia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-12-05
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Este trabalho tem como temática o processo de acompanhamento do egresso dos cursos ofertados mediante Convênio UAB, pela Universidade do Estado da Bahia. A pesquisa buscou estruturar um protocolo para o acompanhamento de egressos da graduação do Sistema UAB/UNEB, na perspectiva de sua atuação profissional e, nesse sentido, ramificou-se em três objetivos específicos que nortearam a consecução do trabalho, versando sobre os referenciais necessários para atender ao objetivo geral: (I) Descrever as características da gestão da educação a distância. (II) Contextualizar a política pública UAB, suas especificidades e objetivos. (III) Entender como o acompanhamento de egressos contribui para a gestão acadêmica. Abordouse, desse modo, as características da gestão da educação a distância, a participação da UAB na formação de professores no Brasil e o acompanhamento do egresso como instrumento de gestão do curso de graduação. Trata-se de uma pesquisa com finalidade descritiva, que utilizou da estratégia de estudo de caso alicerçada em procedimentos típicos da abordagem qualitativa – pesquisa bibliográfica e documental - e, completamente, utilizou-se questionário. Realizou-se um estudo de campo com egressos da UAB/UNEB e, ao final da pesquisa, apresenta-se um protocolo para o acompanhamento de egressos da UAB/UNEB, resultado deste mestrado profissional. Acredita-se que, além de atender ao objetivo geral deste trabalho, esta pesquisa também atenderá a uma função social relevante


Descrição
Palavras-chave
Acompanhamento de Egressos, Sistema Universidade Aberta do Brasil, Gestão da Educação a Distância
Citação