Título: | Aprendiz do tempo: rezadeiras de Salvador e suas experiências educativas |
Autor(es): | Moura, Daniele Rodrigues de |
Palavras-chave: | Rezadeiras Interculturalidade Decolonialidade Educação Informal |
Data do documento: | 3-Nov-2022 |
Resumo: | As rezadeiras, seus saberes e cuidado estão por todo o Brasil, seja no campo ou na cidade, com seus banhos, chás e rezas. Este trabalho pretende analisar de que forma as rezadeiras foram construindo suas trajetórias de aprendizagem e como esses saberes têm sobrevivido contemporaneamente. Buscamos também conhecer o papel da reza na vida dessas mulheres, compreendendo os discursos e práticas relacionados à medicina popular e as concepções de saúde e doença que embasam esses conhecimentos. Para tanto, realizamos conversas informais, entrevistas e observamos as suas práticas de cura, inclusive participando como pacientes. Entendemos que as experiências educativas dessas mulheres se orientam por sentidos interculturais que têm o afeto e o cuidado amoroso com todos os seres como base fundamental. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/3682 |
Aparece nas coleções: | Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprendizdoTempo_dissertacao_para entrega_01_11_2022.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |