O saber e o fazer de estudantes concluintes do curso de pedagogia na docência dos anos iniciais do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2008
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Este estudo teve por finalidade analisar o saber e o fazer de estudantes concluintes do curso de Pedagogia, de uma instituição de ensino superior privado, na Bahia. No seu bojo, investigamos como está configurado o currículo do curso de pedagogia e ainda como os citados estudantes mobilizaram os saberes provindos dos componentes curriculares (conteúdos e modos operacionais das disciplinas) nas várias situações do estágio supervisionado (planejamento, prática de ensino e avaliação). Para a investigação, escolhemos fazer um estudo de caso numa abordagem qualitativa. Esse método nos permitiu analisar o fenômeno em profundidade a partir de vários instrumentos de coleta de dados, como, análise documental, observação e entrevista semi-estruturada. Para a análise de dados usamos a técnica de análise de conteúdo, na qual as categorias emergem do contexto das falas e das observações realizadas. Permitiu, ainda, formular novas hipóteses, conceitos e categorias sobre o objeto de estudo, o que proporcionou um conhecimento aprofundado e compartilhamento do problema de pesquisa. Acreditamos que este trabalho possa contribuir na formação inicial do futuro professor dos anos iniciais do ensino fundamental, baseada não somente em conhecimentos científicos transmitidos, mas na vivência de experiências didáticopedagógicas.


Descrição
Palavras-chave
Formação inicial, Pedagogia, Prática pedagógica, Saberes docentes, Estágio
Citação
PONTE, Adriana Eugênio de Souza. O saber e o fazer de estudantes concluintes do curso de pedagogia na docência dos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Cristina Maria d’Ávila Teixeira Maheu. 2008. 151f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008.