“Pela Luz e Civilidade”: História da educação primária na Bahia através da construção de Escolas Reunidas entre 1920 e 1930

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015-09-28
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Esta pesquisa é sobre a criação e difusão de um tipo de escola no interior da Bahia, criada pela Lei nº 1.846, de 14 de agosto de 1925, que foi caracterizada, principalmente, pela reunião de quatro escolas, para operar simultaneamente em um edifício, sob a direção de um de seus professores. É muito importante estudar este modelo de escola, a fim de entender como a educação básica tem sido organizada e interiorizada no estado da Bahia. Estudam-se as décadas de 1920 e 1930 do século XX, quando a educação, em vários países europeus, foi influenciada pelos processos de modernidade. A construção da base teórica e metodológica foi fundamentada nos conceitos de cultura escolar e da história cultural, contemplados por autores como Clarice Nunes, Herschman, Thais Nivia Lima e Fonseca Luciano Faria Filho, Dominique Julia, Diana Vidal, Rosa Fátima de Souza, Viñao Frago, Augustin Escolano, Marcus Levy Bencosta. Esta é uma pesquisa documental que utiliza os princípios e critérios do método histórico para tratar fontes históricas, tendo em conta as seguintes questões: como se constituíram e difundiram as Escolas Reunidas na Bahia e como tais instituições educativas influenciaram a educação no interior do Estado?


Descrição
Palavras-chave
Ensino Primário, Escolas Reunidas, Modernidade Pedagógica
Citação
SILVA, Edilaine dos Santos. “Pela Luz e Civilidade”: História da educação primária na Bahia através da construção de Escolas Reunidas entre 1920 e 1930. Orientadora: Elizabete Conceição Santana. 2015. 106f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.