Juventudes, educação e trabalho: perspectivas sobre o projeto de vida de jovens do campo

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2021-08-13
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Resumo

Este trabalho busca analisar as perspectivas de projeto de vida entre os jovens do campo egressos e concluintes do ensino médio, do Colégio Estadual Hamilton Rios de Araújo, localizado no Distrito de São João, no município de Conceição do Coité/BA, entre os anos de 2019 e 2020, visando problematizar a relação dessas juventudes com as territorialidades no campo. As questões que mobilizam o presente estudo voltam-se para entender quais são os projetos de vida das juventudes do campo? Como a auto-organização das juventudes pode contribuir com o fortalecimento da constituição da territorialidade camponesa? A metodologia caracteriza-se como de cunho qualitativo pautando-se no método da pesquisa-ação, uma investigação social e interventiva na realidade, essa por sua vez tem o foco no trabalho coletivo percebendo os partícipes da pesquisa como sujeitos ativos na ação/participação e o Materialismo Histórico Dialético como método de análise. Os procedimentos da pesquisa pautaram-se na utilização de um questionário semiestruturado pelo Google Forms e de quatro encontros, pela plataforma Google Meet, de diálogos grupais intitulados “Quintais de Diálogos” como movimento de escuta sensível de vivências juvenis e das projeções futuras dos jovens do campo, ancorados nas ideias freirianas (2013), do diálogo como ato comunicativo, significativo e de amor. No que tange as discussões teóricas, este estudo pautou-se em autores como Carneiro (1998), Weisheimer (2005), Castro (2009), Frigotto (2009) Arroyo (2011), Caldart (2011), Molina (2011), Dayrell (2015). Dentre outros, entrecruzados com o questionário e relatos dos estudantes e egressos do Colégio Estadual Hamilton Rios de Araújo com a intenção de buscar a percepção de auto organização como elemento emancipador. Os resultados apontam que os jovens vivenciam uma multiplicidade de juventudes no interior deste mesmo território, com perspectivas sociais e econômicas diversas. Em sua maioria, compõem a classe média baixa e tem poucas oportunidades, em uma sociedade capitalista extremamente excludente e deterioradora da vida humana e ambiental. Direcionam ainda, para o trabalho como definidor dos projetos de vida dessas juventudes do campo, uma vez que centralizam o processo do trabalho como princípio que promoverá seu futuro. O produto da pesquisa é o projeto de continuidade dos Quintais, intitulado: “Os Quintais de Diálogos Para Além dos Muros da Escola” que intenta articular a auto-organização dos jovens do campo, concluintes e/ou egressas do Colégio Estadual Hamilton Rios de Araújo, como importante estímulo ao protagonismo juvenil e para a reflexão sobre o engajamento nos movimentos sociais juvenis, articulando os Quintais como um dos movimentos da escola. Conclui-se que a Educação do/no Campo na perspectiva omnilateral, uma formação integral humana e completa, contribui para a emancipação dos estudantes conscientes de si, de sua classe e de seus projetos de vida.


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Palavras-chave
Projetos de vida, Trabalho, Juventudes, Educação do Campo
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