Navegando por Autor "Ferreira, Maria Jucilene Lima"
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- Item(Auto)biografias de professoras: indagações sobre a identidade da escola do campo(2021-11-21) Carneiro, Flávia Amâncio; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Pinho, Maria José Souza; Carvalho, Sandra Maria Gadelha de; Marques, Tatyanne GomesO texto problematiza a identidade da Escola do Campo, a partir das narrativas (auto)biográficas de professoras que atuam nas Escolas do Campo: Escola Municipal José Lopes Araújo e Colégio Estadual João Carneiro, do povoado de Vila Carneiro em Conceição do Coité- Bahia. O estudo foi desenvolvido na perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético, considerando as seguintes indagações: Como as professoras receberam e se relacionaram com a mudança da identidade da escola para a Educação do Campo? E que relação as educadoras estabelecem ou estabeleceram com as Lutas Sociais camponesas e como isso se reverbera no trabalho pedagógico? Objetivouse compreender como as professoras receberam e se relacionaram com a mudança da identidade das referidas escolas para a Educação do Campo, bem como examinar a relação estabelecida pelas professoras com os Movimentos Sociais Populares do Campo, pois entende-se que esta relação implica na forma como as professoras atuam em relação a sua própria vida e no mundo. Os procedimentos metodológicos pautaram-se na abordagem (Auto)biográfica, com entrevista narrativa, para a análise posterior. Os resultados apontam que as professoras consideram a identidade das escolas fragilizada, do ponto de vista da percepção da Educação do Campo e, na mesma medida, evidenciam potencialidades para o fortalecimento desta identidade quando questionam o material didático utilizado pela escola, quando reconhecem a importância dos Movimentos Sociais Populares do Campo, quando demonstram relação de afeto e pertencimento com o próprio Campo. Há falta de formação específica sobre o Projeto da Educação e ausência de vinculação da docência com a agenda política dos Movimentos Sociais Populares do Campo. Conclui-se afirmando que acabe a cada um de nós, alinhar forças, criar estratégias de luta, "freiriar" e "esperançar" para romper os discursos "necropolíticos" e a partir daí, pensar um novo mundo possível.
- ItemCurrículo de educação do campo: negociações na perspectiva da diferença(2021-12-13) Silva, Crisley Jamile Araújo da; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Pimentel Júnior, Clívio; Almeida, Verônica DominguesEsta pesquisa tem por objetivo compreender como acontecem as negociações curriculares entre objetos/atores curriculantes do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire, localizado no município de Santa Luz - Bahia, unidade escolar de Ensino Médio integrado à Educação Profissional, da modalidade de educação do campo, no que concerne à perspectiva da diferença. Traz como questões norteadoras: (I) como se constrói o campo discursivo curricular da educação do campo na unidade escolar? (II) como docentes e estudantes se reconhecem nesta instituição escolar do campo? (III) como os objetos/atores curriculantes integram/negociam o currículo instituído com o currículo instituinte, praticado e vivido neste espaço-tempo de negociação? (IV) como objetos/atores curriculantes significam os significantes “sujeito”, “curriculo”, “identidade” e quais os deslocamentos atravessam as concepções acerca da educação do campo? No seu horizonte ontoepistemológico, o estudo filia-se ao paradigma pós-estrutural, com abordagem pós-qualitativa de St. Pierre. Utiliza-se das bases conceituais de Derrida para compreensão da filosofia da diferença, da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe para compreensão do campo discursivo, Lopes e Macedo e Macedo para compreensão de currículo. Na ontometodologia, utiliza o Grupo de Experiência - GE de Oliveira e Jesus como dispositivo de pesquisa, adaptando-o para Grupo de Experiência, Discurso e Diferença – GEDD. A análise de informações é basilarmente construída através de Laclau e Mouffe, para constituição dos resultados que apontam para compreender que a “Educação do campo” se constitui e se apresenta como ponto nodal onde diversos elementos são articulados na tentativa de uma hegemonia curricular e que os objetos/atores curriculantes reúnem praticas articulatórias em cadeias de significação para sustentar uma hegemonia curricular ao atribuir significados aos significantes: sujeito, identidade e currículo.
- ItemEducação profissional do campo: contribuições para a organização do trabalho pedagógico no centro estadual de educação profissional do Campo Paulo Freire- Santa Luz / BA.(2020-10-29) Silva, Elcione de Araujo; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Araújo, Sandra Regina Magalhães de; Lima, Antônio Almerico BiondiEsse trabalho utiliza a compreensão da Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) e a Educação Profissional do Campo no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Campo Paulo Freire - Santaluz/ Ba. Em vista disso, questionase como a Organização do Trabalho Pedagógico contribui para os processos formativos na Educação Profissional do Campo no CEEP- CAMPO PAULO FREIRE? Dessa maneira, objetiva-se analisar as contribuições da Organização do Trabalho Pedagógico na perspectiva da Educação do Campo, com vista à elaboração de um plano de intervenção pedagógica no Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire. Os pressupostos teóricos que subsidiam este trabalho são: Caldart (2010, 2012) e Ferreira (2012, 2015) que engloba Educação do Campo, Pistrak (2000, 2009), Manfredi (2002) Frigotto (2009) os quais discutem Educação Técnica e Profissional na perspectiva da politecnia e Freitas (1994) a Organização do Trabalho Pedagógico. A metodologia trouxe uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação, com vistas a identificar as proposições teórico metodológicas do planejamento coletivo dos docentes do CEEP - Santaluz/Bahia a partir de oficinas formativas, tendo em vista a compreensão da Educação Profissional na perspectiva da Educação do Campo. O lócus da pesquisa é o Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire em Santaluz/Ba e os sujeitos os professores (licenciados, Bacharéis e Tecnólogos) da referida escola. Os instrumentos da pesquisa: observação, questionários e oficinas formativas, elaboradas com/para os próprios professores do CEEP. Os resultados dessa pesquisa foram os Planejamentos Coletivos da Educação Profissional do Campo, produto dessa pesquisa, que foram elaborados pelos professores como uma proposta interdisciplinar, através da Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) e dos princípios da Educação do Campo nessa instituição de ensino. Compreende-se, portanto, que o planejamento e trabalho coletivo são práticas essenciais da Organização do Trabalho Pedagógico e contribuem para processos formativos na Educação Profissional do Campo.
- ItemEscola do campo e a organização do trabalho pedagógico: leituras das relações com a mineração no assentamento nova esperança(2021-11-29) Carvalho, Danillo Eder Pinheiro; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Bogo, Maria Nalva Rodrigues de Araujo; Gomide, Caroline SiqueiraO presente trabalho visa identificar e analisar as principais alterações pedagógicas que ocorreram na Escola Municipal do Assentamento Nova Esperança, em Cansanção, Bahia, após a ocorrência da instalação da empresa exploradora de Minério Yamana S/A, e as implicações na construção do trabalho pedagógico articulado à Educação do Campo. O Assentamento fica localizado na divisa entre os Municípios de Santaluz e Cansanção – BA. Indaga-se acerca do que foi feito do trabalho pedagógico a partir da instalação da mineradora nas proximidades da comunidade assentada e em que medida os impactos ambientais e sociais das atividades de exploração de minério, podem subsidiar aspectos da organização do trabalho pedagógico no âmbito da sala de aula e do Projeto Político da Escola do Campo. Os pressupostos teóricos que fundamentam a pesquisa são: Caldart (2012), Ferreira (2015), Freitas (1994), Molina & Sá, (2012), Frigotto (2010), Freire (2019). O lócus é a Escola Municipal Assentamento Nova Esperança. De natureza qualitativa, com abordagem na forma participante/ação, utilizará como instrumento metodológico a correspondência de Cartas Pedagógicas cujo objetivo é estabelecer um diálogo horizontal sobre as transformações ocorridas no trabalho pedagógico desde a instalação da referida empresa na região. Igualmente, utilizou-se o questionário para levantamento das informações mais gerais sobre as participantes. A intervenção ocorre por meio da realização de curso de extensão para docentes que atuam na escola pesquisada. Este, focaliza a leitura da/na e sobre a docência; o estudo da história, concepções e princípios da Educação do Campo; igualmente, pautará as matrizes formativas na perspectiva de Caldart (2012), quais sejam: o trabalho, a luta social, a organização coletiva, a cultura e a pedagogia da história; e a agroecologia como contraponto ao avanço do agronegócio. Objetiva-se ao final do curso de extensão a publicação de um e-book a partir das experiências e dos trabalhos desenvolvidos pelas docentes na escola do assentamento ao longo do curso, de modo que o pensar, construir, executar e avaliar ocorram em paralelo à formação das docentes. O estudo identifica a importância da escola municipal no assentamento numa relação de identidade e de contribuição histórica para a comunidade. Assim como, aponta também para a ocorrência de alteração incipiente na atividade pedagógica e uma origem ainda embrionária na utilização de processos formativos que envolvem a educação do campo. Evidencia a invisibilidade de temas como sustentabilidade, agroecologia e agricultura familiar nas políticas públicas do Município de Cansanção no que tange à Educação e ressalta a necessidade de cumprimento da legislação vigente na municipalidade, em especial o Plano Municipal de Educação. Por fim, conclui-se que a ação da mineradora impactou diretamente a vida da comunidade assentada com a fragilização das relações sociais, culturais e econômicas, configuradas ainda pela omissão do próprio Estado e que se faz urgente o apoio estrutural, didático-pedagógico às escolas do campo e à formação docente para o fortalecimento de processos educativos que contribuam efetivamente para uma educação de perspectiva integral, interdisciplinar e críticoemancipadora.
- ItemEscola do campo e a organização do trabalho pedagógico: leituras das relações com a mineração no assentamento nova esperança(2021-11-29) Carvalho, Danillo Eder Pinheiro; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Bogo, Maria Nalva Rodrigues de Araujo; Gomide, Caroline SiqueiraO presente trabalho visa identificar e analisar as principais alterações pedagógicas que ocorreram na Escola Municipal do Assentamento Nova Esperança, em Cansanção, Bahia, após a ocorrência da instalação da empresa exploradora de Minério Yamana S/A, e as implicações na construção do trabalho pedagógico articulado à Educação do Campo. O Assentamento fica localizado na divisa entre os Municípios de Santaluz e Cansanção – BA. Indaga-se acerca do que foi feito do trabalho pedagógico a partir da instalação da mineradora nas proximidades da comunidade assentada e em que medida os impactos ambientais e sociais das atividades de exploração de minério, podem subsidiar aspectos da organização do trabalho pedagógico no âmbito da sala de aula e do Projeto Político da Escola do Campo. Os pressupostos teóricos que fundamentam a pesquisa são: Caldart (2012), Ferreira (2015), Freitas (1994), Molina & Sá, (2012), Frigotto (2010), Freire (2019). O lócus é a Escola Municipal Assentamento Nova Esperança. De natureza qualitativa, com abordagem na forma participante/ação, utilizará como instrumento metodológico a correspondência de Cartas Pedagógicas cujo objetivo é estabelecer um diálogo horizontal sobre as transformações ocorridas no trabalho pedagógico desde a instalação da referida empresa na região. Igualmente, utilizou-se o questionário para levantamento das informações mais gerais sobre as participantes. A intervenção ocorre por meio da realização de curso de extensão para docentes que atuam na escola pesquisada. Este, focaliza a leitura da/na e sobre a docência; o estudo da história, concepções e princípios da Educação do Campo; igualmente, pautará as matrizes formativas na perspectiva de Caldart (2012), quais sejam: o trabalho, a luta social, a organização coletiva, a cultura e a pedagogia da história; e a agroecologia como contraponto ao avanço do agronegócio. Objetiva-se ao final do curso de extensão a publicação de um e-book a partir das experiências e dos trabalhos desenvolvidos pelas docentes na escola do assentamento ao longo do curso, de modo que o pensar, construir, executar e avaliar ocorram em paralelo à formação das docentes. O estudo identifica a importância da escola municipal no assentamento numa relação de identidade e de contribuição histórica para a comunidade. Assim como, aponta também para a ocorrência de alteração incipiente na atividade pedagógica e uma origem ainda embrionária na utilização de processos formativos que envolvem a educação do campo. Evidencia a invisibilidade de temas como sustentabilidade, agroecologia e agricultura familiar nas políticas públicas do Município de Cansanção no que tange à Educação e ressalta a necessidade de cumprimento da legislação vigente na municipalidade, em especial o Plano Municipal de Educação. Por fim, conclui-se que a ação da mineradora impactou diretamente a vida da comunidade assentada com a fragilização das relações sociais, culturais e econômicas, configuradas ainda pela omissão do próprio Estado e que se faz urgente o apoio estrutural, didático-pedagógico às escolas do campo e à formação docente para o fortalecimento de processos educativos que contribuam efetivamente para uma educação de perspectiva integral, interdisciplinar e críticoemancipadora.
- ItemJuventudes, educação e trabalho: perspectivas sobre o projeto de vida de jovens do campo(2021-08-13) Silva, Ilka Meyre Alves da; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Novais, Marcos Paulo Souza; Lima, Aline dos SantosEste trabalho busca analisar as perspectivas de projeto de vida entre os jovens do campo egressos e concluintes do ensino médio, do Colégio Estadual Hamilton Rios de Araújo, localizado no Distrito de São João, no município de Conceição do Coité/BA, entre os anos de 2019 e 2020, visando problematizar a relação dessas juventudes com as territorialidades no campo. As questões que mobilizam o presente estudo voltam-se para entender quais são os projetos de vida das juventudes do campo? Como a auto-organização das juventudes pode contribuir com o fortalecimento da constituição da territorialidade camponesa? A metodologia caracteriza-se como de cunho qualitativo pautando-se no método da pesquisa-ação, uma investigação social e interventiva na realidade, essa por sua vez tem o foco no trabalho coletivo percebendo os partícipes da pesquisa como sujeitos ativos na ação/participação e o Materialismo Histórico Dialético como método de análise. Os procedimentos da pesquisa pautaram-se na utilização de um questionário semiestruturado pelo Google Forms e de quatro encontros, pela plataforma Google Meet, de diálogos grupais intitulados “Quintais de Diálogos” como movimento de escuta sensível de vivências juvenis e das projeções futuras dos jovens do campo, ancorados nas ideias freirianas (2013), do diálogo como ato comunicativo, significativo e de amor. No que tange as discussões teóricas, este estudo pautou-se em autores como Carneiro (1998), Weisheimer (2005), Castro (2009), Frigotto (2009) Arroyo (2011), Caldart (2011), Molina (2011), Dayrell (2015). Dentre outros, entrecruzados com o questionário e relatos dos estudantes e egressos do Colégio Estadual Hamilton Rios de Araújo com a intenção de buscar a percepção de autoorganização como elemento emancipador. Os resultados apontam que os jovens vivenciam uma multiplicidade de juventudes no interior deste mesmo território, com perspectivas sociais e econômicas diversas. Em sua maioria, compõem a classe média baixa e tem poucas oportunidades, em uma sociedade capitalista extremamente excludente e deterioradora da vida humana e ambiental. Direcionam ainda, para o trabalho como definidor dos projetos de vida dessas juventudes do campo, uma vez que centralizam o processo do trabalho como princípio que promoverá seu futuro. O produto da pesquisa é o projeto de continuidade dos Quintais, intitulado: “Os Quintais de Diálogos Para Além dos Muros da Escola” que intenta articular a auto-organização dos jovens do campo, concluintes e/ou egressas do Colégio Estadual Hamilton Rios de Araújo, como importante estímulo ao protagonismo juvenil e para a reflexão sobre o engajamento nos movimentos sociais juvenis, articulando os Quintais como um dos movimentos da escola. Conclui-se que a Educação do/no Campo na perspectiva omnilateral, uma formação integral humana e completa, contribui para a emancipação dos estudantes conscientes de si, de sua classe e de seus projetos de vida.
- ItemNarrativas e existências negras na roça: entrelaçamentos da vida na formação docente(UNEB, 2023-03-10) Silva, Ana Maria Anunciação da; Oliveira, Iris Verena Santos de; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Rego, Adriano Eysen; Souza, Heron FerreiraEste trabalho tem por objeto de estudo minhas narrativas de vida e de formação como professora Negra da Roça. Estabeleço por objetivo geral compreender quais sentidos de formação são construídos a partir dos entrelaçamentos entre vida e profissão. Assim, tenho por objetivos específicos: i) narrar, na perspectiva da escuta sensível, a existência, enquanto mulher, negra, agricultora, da roça, explicitando os saberes experienciais e experiências formativas que se entrelaçam; e ii) interpretar criticamente a história de vida, episódios, vivências, experiências que marcaram o processo de tomada de consciência de mim, o produzir a vida (i)materialmente e as implicações à docência. Defini como questão de pesquisa o seguinte questionamento: quais sentidos de formação são construídos como professora Negra da Roça, a partir dos entrelaçamentos entre vida e docência? A natureza do estudo dá-se a partir da metodologia (auto)biográfica, alicerçada na estratégia investigativa das histórias de vida, de abordagem autoetnográfica e ancorada na filiação epistemológica hermenêutica-fenomenológica. Utilizo o dispositivo memorial de vida e formação, como intervenção/produto, apresentando-o como um dispositivo teórico e formativo, que poderá ser utilizado em espaços-tempos na formação continuada de professoras(es), como mobilizador/fomentador de diálogos-problematizadores sobre os sentidos de ser professoras(es)/educadoras(es) negras(os) da/na roça. No memorial, faço o anúncio do resultado do exercício de experimentação da curiosidade epistemológica, pelas veredas da contextualização, diálogo de saberes, calcado numa enunciação poética do meu repertório pessoal, profissional, histórico, político, cultural, agroecológico, econômico, geográfico, social, antropológico, artístico, linguístico, formativo, existencial e filosófico baseado numa educação centrada na ética da vida, na formação crítica e antirracista, o produto singular desse movimento vivido.
- ItemOrganização do trabalho pedagógico e o trato com a diversidade na escola pública: uma proposta de gestão escolar(2019-06-19) Santos Júnior, Paulo Antônio dos; Ferreira, Maria Jucilene LimaA partir de nossa concreta experiência enquanto diretor em uma escola pública no território do sisal, no semiárido baiano, levantamos a seguinte problema: concebendo a organização do trabalho pedagógico em sua totalidade e do que está posto no cotidiano escolar, quais são as possibilidades da gestão democrática contribuir para o trato com a diversidade na escola pública, com vistas à superação de preconceitos e discriminação no ambiente escolar? Partindo da hipótese de que a radicalização democrática é condição necessária para o trato com a diversidade na escola pública, o objetivo geral foi identificar as possibilidades da gestão democrática, contribuir para o trato com a diversidade na escola pública com vistas à superação de preconceitos e discriminação. Em nossa revisão bibliográfica, nos pautamos na ontologia lukácsiana e na categoria trabalho para buscar uma concepção de administração que pudesse contribuir para a explicitação da generidade humana na organização do trabalho pedagógico e, dessa forma, orientar o processo de administração/gestão do tempo e do espaço escolar na direção do desenvolvimento humano. Nessa perspectiva, concebemos a democracia como condição para a diversidade, da mesma forma que colocamos a educação como mediação para a criação de uma cultura democrática, a partir da qual se possa garantir a constituição de sujeitos mediante a afirmação das diversas subjetividades que se relacionam no processo educacional, cuja síntese é a formação de personalidades humano-históricas. A metodologia de pesquisa está ancorada nos pressupostos da pesquisa-ação, uma vez que à luz dessa perspectiva pudemos vislumbrar a alteração da realidade investigada com o envolvimento dos sujeitos que nela estão inseridos. Não obstante, buscamos articulá-los com os parâmetros teórico-metodológicos do materialismo histórico e dialético. No desenvolvimento das ações em nossa intervenção, a partir de um questionário pudemos constatar um alto índice de situações envolvendo preconceito e/ou discriminação na escola. No grupo focal composto por membros da comunidade escolar, problematizamos o preconceito e a discriminação, bem como o papel da escola para a sua superação, em que os participantes tiveram liberdade para expor o seu pensamento e a sua opinião sobre o objeto da discussão. Na semana pedagógica, apresentamos aos professores e para gestão escolar os dados parciais de nossa pesquisa referentes às situações envolvendo preconceito e/ou discriminação na escola. Após tomar conhecimento dos altos índices de situações envolvendo o preconceito e/ou discriminação na escola, o coletivo docente e a direção da escola em parceria com o pesquisador se mobilizaram para elaborar ações com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar acerca da necessidade de combater o preconceito e a discriminação na escola. Dessa forma, foram realizadas duas atividades com a proposta de problematizar a diversidade junto à comunidade escolar, no contexto da pesquisa. Com base na discussão teórica e nas ações desenvolvidas na escola que foi campo de nossa pesquisa, propomos um plano de gestão voltado para o trato com a diversidade na escola pública. Nossas considerações acerca do estudo realizado é de que a autoridade democrática, enquanto processo radical de democracia na escola, constituísse em uma concreta possibilidade para o trato com a diversidade na escola pública, confirmando, pois, a hipótese do nosso estudo.
- ItemPolíticas públicas para a educação do campo no município de Santa Luz - Bahia no período 1997-2017(2020-12-12) Lima, José Romildo Pereira; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Eugenio, Benedito Gonçalves; Trindade, Domingos Rodrigues da; Castro, Selma Barros Daltro deA presente pesquisa tem o propósito de compreender as Políticas Públicas para a Educação do Campo no município de Santa Luz – Bahia no período 1997-2017. Nesse sentido, ancoramo-nos na seguinte indagação: de que forma o sistema municipal de educação de Santa Luz, Bahia tem contribuído no desenvolvimento e fortalecimento da Educação do Campo no decorrer dessas duas décadas (1997 a 2017)? A investigação foi realizada por meio de pesquisa documental e entrevistas, com abordagem qualitativa. As reflexões fundamentam-se teoricamente nos estudos sobre a Educação do Campo e seus percursos históricos de Arroyo, Caldart e Molina (2004), Arroyo (2012), Caldart (1997), na categoria de Política Pública nos fundamentamos em Azevedo (1997), Friedman (1984), Jobert e Muller (1987), Mészarós (2005), Peroni (2003) e Scheibe (2002) nas discussões de trabalho pedagógico contamos com Ferreira (2015), discutindo conjuntura nos ancoramos em Fernandes, Cerioli, Caldart, (2009), Ferreira (2015) e Molina & Sá (2012). Como proposta de intervenção, realizouse a promoção de um curso de formação para os conselheiros municipais de educação, por via de um debate coletivo embasado teoricamente na Educação do Campo como concepção e não como programa de educação. Portanto, repensando a educação ofertada para o campo a partir da escuta dos sujeitos que dela fazem parte. Os resultados dessa investigação nos revelaram a ausência de Políticas Públicas municipais que contemplassem a Educação do Campo enquanto perspectiva emancipadora do homem e da mulher do campo. Desencadeando então, como desdobramento dessa pesquisa uma carta recomendação para o CME abarcando orientações a serem desenvolvidas a partir de sessões reflexivas para dialogar e refletir coletivamente e assegurar aos povos do campo uma educação contextualizada e emancipatória.
- ItemProtagonismo dos docentes de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental em Retirolândia/BA(2020-10-30) Ferraz, Débora Araújo da Silva; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Anecleto, Úrsula Cunha; Sousa, Rosineide Magalhães deNesta pesquisa busca-se investigar a atuação docente dos professores de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir da seguinte indagação: como o protagonismo docente pode contribuir em aulas de Língua Portuguesa (LP) para combater a defasagem da aprendizagem na leitura e na escrita? Pretende-se analisar as potencialidades do protagonismo dos professores de LP nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Retirolândia, bem como as dificuldades encontradas no cotidiano escolar para o exercício desse protagonismo. Busca-se identificar as estratégias de ensino da leitura e escrita em aulas de LP, assim como articulações da práxis educativa na organização do trabalho pedagógico. Os pressupostos teóricos que subsidiam esse trabalho são Vázquez (2007) e Silva (2008, 2018), da epistemologia da práxis; Heller (2000) e Candau (2002), cotidiano escolar; Freire (1996, 2000, 2002) e Rios (2010) com ensino, educação e sociedade; Giroux (1997), conceito de professores intelectuais; Koch (2006, 2009), Antunes (2017) e Kleiman (2001, 2008) que discutem ensino de LP e letramento social crítico. Além disso, a epistemologia é o Materialismo Histórico Dialético (MHD) e o pressuposto metodológico a ser desenvolvido é a pesquisa-ação, a partir de instrumentos como a análise de documentos municipais, ficha de caracterização docente e grupos focais temáticos, realizados no espaço/tempo das atividades complementares (AC) da área de Língua Portuguesa. Estas atividades ocorreram no período de agosto a novembro. Nesse proceder, a pesquisa apontou as potencialidades do protagonismo docente, a partir de suas falas no tratar das questões de aprendizagem de seus alunos, bem como sua intervenção no espaço da sala de aula. Ademais, evidenciou-se os aspectos das condições de trabalho que podem ser qualificadas e fortalecidas, a partir de um processo continuado de formação. Os resultados culminaram na construção coletiva de um plano de ação para a organização e o funcionamento das atividades das AC. Esse trabalho pressupõe auto-organização e protagonismo dos docentes de LP da Rede, que irá compor a (Re)elaboração do currículo municipal.