Educação Especial Na EJA: Processo de Leitura e Escrita por Meio de Símbolos Decodificados

Resumo

Apresenta-se neste texto o desdobramento da pesquisa de Mestrado intitulada Educação Especial na EJA: processo de leitura e escrita por meio de símbolos decodificados. A pesquisa é qualitativa, tem como principal objetivo discutir e criar um ambiente interativo, de forma didática, que use as tecnologias em conjunto com a ludicidade para estimular a leitura e a escrita dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) inseridos na Educação Especial. Tratase de dois estudos de casos realizados no Centro Estadual de Educação Especial de Caetité (CEEEC), cujo resultado foi a produção escrita e confecção de um produto educacional. O primeiro estudo consta da aplicação de questionário junto aos professores, observação das ações, seguido da análise documental disponível na Instituição. No segundo estudo, houve a produção do livro didático, que explorou o centro urbano de Caetité, com destaque dado à leitura de símbolos, construções e faixadas deste local. No decorrer da escrita, aborda-se sobre o campo empírico da pesquisadora, também são retratados os meios e os métodos a que foram submetidos esta investigação na intenção de obter respostas sobre as questões levantadas, bem como descreve o espaço do desenvolvimento. Explora as questões de inclusão das pessoas com deficiência, as políticas da educação especial, a escolarização dos estudantes, quem é este público que procura o atendimento educacional especializado no turno oposto e, ao mesmo tempo, busca compreender como a inclusão é vista no âmbito educacional. Nestas proporções, foram aplicados questionários junto aos educadores com a intenção de investigar e conhecer o espaço vivido pelo estudante da EJA, também, frequentadores do Centro de Educação Especial de Caetité. Caracteriza-se como estudantes comprometidos com transtornos intelectuais leves, grande parcela enfrenta inúmeras dificuldades na sociedade e são discriminados por vários aspectos. O cenário educacional vivido torna este fator evidenciado, de modo que os sujeitos ficam desassistidos socialmente, cujo panorama é retratado durante a escrita mediante interpretação dos fatos reais, segundo alguns estudiosos que destacam as pesquisas realizadas por Institutos Brasileiros. Resta ao ensino inclusivo, no que tange ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), levar a estes estudantes recursos e métodos envolventes, ricos em conteúdos lúdicos. Sendo assim, nesta escrita, descreve-se o produto educacional, um livro didático direcionado para professor e estudantes do AEE, ora descritos, moradores da cidade de Caetité, inseridos na EJA. Ressalta-se que o produto final poderá ser aplicado/replicado em outras modalidades educacionais seguindo orientações do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) mediante análise do educador, que deve confeccionar algo similar para diversificar o conteúdo a ser abordado e, mais importante, proporcionar o envolvimento e o aprendizado de todos.


Descrição
Palavras-chave
Educação Especial, Inclusão, Produto educacional, Tecnologia
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