As políticas curriculares do ensino médio: atuação do conselho escolar

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Data
2021-03-19
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Resumo

Este estudo partiu de um aprofundamento teórico das concepções de políticas educacionais desde as influências do contexto de formulação até as contextualizações do contexto da prática, tomando como principal referência os estudos de Stephen Ball (2016). Buscou explorar o nível de influência da agência dos conselheiros escolares na interpretação e encenação dos textos políticos no âmbito da comunidade escolar e tratou das controvérsias envolvendo a homologação da BNCC, com enfoque para a implantação do Novo Ensino Médio (NEM) no estado da Bahia. Foram estabelecidos como objetivos: a) problematizar sobre política curricular do Ensino Médio no contexto baiano; b) promover debates sobre o ciclo de produção das políticas com e para o Conselho Escolar; c) fazer um levantamento da relevância das ações do Conselho Escolar na definição e interpretação das políticas curriculares do Ensino Médio no Colégio Estadual de Brumado e; d) elaborar uma proposta de oficinas formativas para apresentar e discutir os processos de atuação na produção das políticas curriculares. A abordagem metodológica adotada foi de caráter qualitativo e utilizou-se de entrevista semiestruturada por mediação tecnológica para traçar o perfil e conhecer as convicções dos membros do Colegiado Escolar; da consulta a publicações, documentos normativos, portarias, decretos e leis que regem a atribuição e funcionamento do Colegiado Escolar e os que orientam a implantação da BNCC Novo Ensino Médio na Bahia e da análise das atas e arquivos escolares que registram a atuação do Colegiado do Colégio Estadual de Brumado. As conclusões resultantes dessa investigação foram de que o processo de reconfiguração do NEM na Bahia se empenha pelo respeito à pluralidade e às individualidades da população estudantil do estado, porém não se posiciona contra as imposições hegemônicas embutidas na Base. Quanto à atuação do Colegiado pesquisado, conclui-se que é centrada na apreciação das demandas administrativas e disciplinares da escola, carecendo ampliar o foco para abranger o seu apoio à instituição também na interpretação e prática dos textos políticos.


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Palavras-chave
Conselho escolar, Novo Ensino Médio, Recontextualização, Políticas curriculares.
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