O impacto da desinformação no processo de ensino e aprendizagem de adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-12-15
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

A presente pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, exploratório e descritivo com procedimento de pesquisa de campo, tendo como objetivo principal compreender o impacto da desinformação no processo de ensino-aprendizagem de adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos. As palavras fake news e desinformação, conforme relatórios da ONU, Organização das Nações Unidas (2017), representam uma preocupação global em decorrência do aumento gradual do uso da internet, de redes sociais e o excesso de informações oriundos desses dispositivos e plataformas, tornou-se parte imbricada e quase inerente da sociedade, desta forma é necessário descrever, analisar e problematizar como esses impactos influenciam no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Para tanto, foi realizado uma investigação, cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com elaboração no Google Forms com questões relacionadas à problemática, sistematizado em um produto midiático através de uma série de Podcasts intitulada como “Interpretando a desinformação e as fake news.”


Descrição
Palavras-chave
Desinformação, Fake News, Educação - Ensino, Educação - Aprendizagem.
Citação
SILVA, Ana Carolina Santos da. ARAÚJO, Samara Gomes. O impacto da desinformação no processo de ensino e aprendizagem de adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos. Orientadora: Edilane Carvalho Teles. 2021. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus III, Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, 2021.