Navegando por Autor "Teles, Edilane Carvalho"
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- ItemA educação do campo e o transporte escolar: uma trajetória de experiências(2021-07-12) Silva, Ana Raphaela Ramos da; Custódio, Patrícia da Silva; Teles, Edilane Carvalho; Sá, Francisca Assis de; Novais, SandraA presente pesquisa propõe refletir sobre os desafios e as experiências dos educandos do campo nas comunidades de Laginha e Lajes – Distrito de Carnaíba do Sertão, no município de Juazeiro/BA, que por falta de escolas nos seus lugares, precisam utilizar de transportes escolares sem qualidade e com itinerários ruins, enfrentando uma série de desafios que vai de encontro à lei que assegura de que todo aluno tem o direito à Educação com uma escola próximo a sua residência. Além disso, retrata sobre o fechamento de escolas do campo pelo processo de nucleação, baixo investimento político educacional, analfabetismo, direitos forjados, êxodo rural. Para tanto, fundamenta-se na fenomenologia, de abordagem teóricometodológica qualitativa. Para a pesquisa de campo, como instrumentos de levantamento de informações, foram utilizadas narrativas próprias, observações de cenários, registros em diário de campo, entrevistas com professoras(es), discentes e egressas(os) e a mãe de estudantes. A sustentação teórica, no que se refere a educação do campo e o transporte escolar, fundamentou-se principalmente nas reflexões e estudos de CALDART (2009), REIS (2011), Os resultados foram realizados por meio de um documentário, que deu continuidade discussões, por meio de um espaço democrático de múltiplas narrativas, que além de abordarem suas dificuldades, demonstram a criatividade, a realidade e o carinho de sua terra.
- ItemA educomunicação no campo: o coletivo carrapicho Virtual e os desdobramentos na vida dos Jovens do Salitre(2022-12-27) Jesus, Noésio Santos de; Teles, Edilane Carvalho; Lima, Iva Autina Cavalcante; Silva, Francisco de AssisO presente trabalho tem a função de falar sobre a educomunicação que é desenvolvida com um pequeno grupo de jovens educomunicadores da região do Salitre, o Coletivo Carrapicho Virtual que surgiu no ano de 2015, com o objetivo de potencializar o protagonismo dos jovens do campo, dando voz e vez ativa, que hoje se fazem presentes no grupo e coletivo. Partindo da minha própria experiência com o coletivo, o qual vem contribuindo no meu processo de desenvolvimento cidadão perante a sociedade, opto por apresentar em formato de um produto midiático com as vozes dos colaboradores- protagonistas e membros. Diante disso, o presente relatório sobre o minidocumentário apresenta as impressões dos jovens educomunicadores, como parte do registro e uma das formas de aprendizagem, a qual busco afirmar como um “novo‟ modo de promover a formação, de jovens\adolescentes da região do Vale do Salitre. Objetivo é reunir os integrantes do Coletivo, em busca de relatos pessoais, identificando as contribuições que a educomunicação teve/tem na vida desses sujeitos.
- ItemGamificação como metodologia e o ensino superior: perspectivas de uma proposta de engajamento aplicada na educação mediada com tecnologias digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-23) Fagundes, Umelda Miranda; Andrade, Luiz Adolfo de Paiva; Sales, Mary Valda Souza; Teles, Edilane Carvalho; Cayres, Victor de MoraisEsta pesquisa trata das contribuições da gamificação no aprimoramento das práticas pedagógicas na perspectiva de uma educação cada vez mais envolvida com processos tecnológicos. O objetivo do presente estudo é analisar as potencialidades da gamificação como metodologia para promover o engajamento dos estudantes no ensino superior mediado com tecnologias digitais. A questão que norteou esta pesquisa foi “De que modo a gamificação como metodologia contribui para o engajamento dos estudantes no ensino superior mediado com tecnologias digitais?”. Para tanto, partimos da hipótese de que a gamificação favorece o engajamento dos estudantes durante as aulas, a realização das atividades e, como resultado, a construção do conhecimento. O percurso metodológico se constituiu a partir de uma pesquisa aplicada de natureza exploratória com uma abordagem qualitativa e o método utilizado foi a pesquisa-aplicação, com o propósito de realizar Estudos de Desenvolvimento Curricular. Neste estudo realizou-se uma intervenção na disciplina de Metodologia da Pesquisa do Curso Superior em Tecnologia e Jogos Digitais do Campus I da Universidade do Estado da Bahia, que consistiu em uma proposta de Gamificação com o uso de elementos de jogos para motivar, engajar e tornar o aprendizado mais interativo. Os sujeitos foram os estudantes matriculados na referida disciplina, os quais possuem proximidade e conhecimento técnico sobre as áreas de tecnologias e jogos, o que contribuiu para que fossem utilizadas diversas estratégias de gamificação e recursos digitais nesse processo. Os dispositivos adotados para a coleta dos dados foram a observação participante e questionário semiestruturado online. Para análise dos dados quantitativos foi utilizado a estatística descritiva e para os dados qualitativos foi empregada a análise do conteúdo. Os resultados indicaram que os participantes avaliaram positivamente a experiência gamificada e apontaram que a metodologia utilizada contribuiu para aulas mais engajadoras, maior estímulo na execução das atividades e melhor assimilação dos conteúdos. Além disso, esta pesquisa apresentou como principal contribuição um roteiro com direcionamentos para elaborar um planejamento gamificado, com foco na educação superior, para apoiar docentes que visam utilizar a gamificação em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a gamificação constitui-se uma possibilidade metodológica capaz de estimular a participação ativa e a autonomia dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
- ItemGrupo de pesquisa EDUCERE e os referenciais da educação contextualizada na UNEB/DCH III: tecendo saberes e formando pesquisadores(2021-07-13) Ribeiro, Regivan Cavalcante; Teles, Edilane Carvalho; Santos, Cosme Batista dos; Sá, Francisca de Assis deEsta produção monográfica propõe interpretar e compreender os pressupostos relevantes de formação discente no curso de Pedagogia, tendo como locus, o Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território (EDUCERE), tomando como objeto de estudo, suas ações no Departamento de Ciências Humanas – DCH III (UNEB), em JuazeiroBA. Assim, tomou-se como gênese de investigação, as implicações dos referenciais da Educação Contextualizada disseminados pelo Grupo de Pesquisa, na formação dos estudantes de Pedagogia. Para tanto, foi proposto um diálogo com a Educação Contextualizada, como eixo norteador das ações investigadas a partir das proposições de FREIRE (1987,1996,2000); MARTINS (2004,2006,2009); REIS (2009,2013); RESAB (2009,2013); SANTOS (2011) e SILVA (2010) entre outras referências como arcabouço e viés de entendimento da sua relevância à formação em pesquisa e extensão do graduando. Como metodologia, opta pela perspectiva qualitativa de investigação, pautada na hermenêutica, cujas análises dos discursos discentes, orientaram as interpretações e reflexões acerca das implicações das ações do Grupo na formação dos estudantes do curso de Pedagogia.
- ItemGrupo de pesquisa EDUCERE e os referenciais da educação contextualizada na UNEB/DCH III: Tecendo saberes e formando pesquisadores(2021-07-13) Ribeiro, Regivan Cavalcante; Teles, Edilane Carvalho; Santos, Cosme Batista dos; Sá, Francisca de Assis deEsta produção monográfica propõe interpretar e compreender os pressupostos relevantes de formação discente no curso de Pedagogia, tendo como locus, o Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território (EDUCERE), tomando como objeto de estudo, suas ações no Departamento de Ciências Humanas – DCH III (UNEB), em JuazeiroBA. Assim, tomou-se como gênese de investigação, as implicações dos referenciais da Educação Contextualizada disseminados pelo Grupo de Pesquisa, na formação dos estudantes de Pedagogia. Para tanto, foi proposto um diálogo com a Educação Contextualizada, como eixo norteador das ações investigadas a partir das proposições de FREIRE (1987,1996,2000); MARTINS (2004,2006,2009); REIS (2009,2013); RESAB (2009,2013); SANTOS (2011) e SILVA (2010) entre outras referências como arcabouço e viés de entendimento da sua relevância à formação em pesquisa e extensão do graduando. Como metodologia, opta pela perspectiva qualitativa de investigação, pautada na hermenêutica, cujas análises dos discursos discentes, orientaram as interpretações e reflexões acerca das implicações das ações do Grupo na formação dos estudantes do curso de Pedagogia.
- ItemO impacto da desinformação no processo de ensino e aprendizagem de adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos(2021-12-15) Silva, Ana Carolina Santos da; Araújo, Samara Gomes; Teles, Edilane Carvalho; Soares, Paulo Ribeiro; Almeida, Antonilde SantosA presente pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, exploratório e descritivo com procedimento de pesquisa de campo, tendo como objetivo principal compreender o impacto da desinformação no processo de ensino-aprendizagem de adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos. As palavras fake news e desinformação, conforme relatórios da ONU, Organização das Nações Unidas (2017), representam uma preocupação global em decorrência do aumento gradual do uso da internet, de redes sociais e o excesso de informações oriundos desses dispositivos e plataformas, tornou-se parte imbricada e quase inerente da sociedade, desta forma é necessário descrever, analisar e problematizar como esses impactos influenciam no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Para tanto, foi realizado uma investigação, cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com elaboração no Google Forms com questões relacionadas à problemática, sistematizado em um produto midiático através de uma série de Podcasts intitulada como “Interpretando a desinformação e as fake news.”
- ItemInclusão e uso das metodologias ativas na Educação básica no município de Juazeiro- BA(2022-12-28) Lemos, Fernanda Rodrigues de; Teles, Edilane Carvalho; Feitoza, Denise Santiago; Soares, José FlavioEste estudo mostra que a aplicação de abordagens ativas nas escolas auxilia o aluno a se desenvolver de forma crítica e reflexiva perante a sociedade e ao longo da vida, tornando-se protagonista de seu aprendizado. A metodologia ativa é uma ferramenta para encontrar a melhor forma de colocar em prática a produção do conhecimento, é considerada bem diferente do que encontramos nas instituições de ensino hoje, pois apresenta um modelo de sala de aula colaborativa onde aluno/professor discute e interage. Este estudo é uma revisão de literatura, com base em material já exposto (artigos, livros, revistas digitais, e outra natureza que atestem o pensamento de autores sobre o tema), cuja principal vantagem reside no fato de permitir ao pesquisador abranger uma gama mais ampla de fenômenos do que os que podem ser estudados, através dos autores principais utilizados na elaboração deste trabalho, tais como: Bacich (2015), Berbel (2011), Freire (2006), Moran (2015). Os autores escolhidos são enfáticos em afirmar a importância do uso de Metodologias Ativas, que rompe com o modelo de ensino tradicional, o que promove grandes desafios a serem enfrentados pelos alunos.
- ItemMetodologias ativas e o protagonismo discente no ensino superior e no ensino remoto(2021-07-06) Santos, Jeanderson de Jesus; Teles, Edilane Carvalho; Soares, José Flávio; Silva, Francisco AssisO presente trabalho tem como objetivo investigar sobre as metodologias ativas, que surgem como uma das alternativas de dinamização das práticas de ensino e aprendizagem, ao propor a relevância e individualização dos discentes, possibilitando seu envolvimento e participação ativa na construção da autonomia e do próprio conhecimento - ao que se denomina protagonismo. Para tanto, tem como base os referenciais: Dewey (1979), Singer (2017), Bergmann & Sams (2018), Moran (2018) e entre outros, no desenvolvimento da pesquisa e compreensão da aprendizagem ativa, no planejamento, na avaliação, bem como a presença das tecnologias nos percursos praxiológicos que combinam com as abordagens. Nesse contexto, buscou, a partir das experiências e da proposta vivenciadas no campo Estágio Curricular Supervisionado IV, da Universidade do Estado da Bahia – DCH/CAMPUS III, compreender os encadeamentos do uso dessas estratégias de aprendizagem no Ensino Superior e no contexto do ensino remoto em que vivenciamos atualmente, centrando-se em apenas um tipo delas: A Sala de Aula Invertida. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com observação e pesquisa participante, sendo aplicada em campo de estágio em um minicurso de extensão, constando dezesseis participantes. A análise e discussão dos dados foram feitos com base nas ações desenvolvidas pelos alunos, e a experiência promoveu reflexões sobre o ensino em tempos de pandemia e a importância da inovação no ensino.