Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)

O PPGIES visa contribuir para o desenvolvimento da competência acadêmica, científica e profissional dos mestrandos e egressos nas múltiplas áreas do conhecimento, de forma articulada e integrada, primando pela interdisciplinaridade, através da instrumentalização para a realização de intervenções educativas e sociais que contemplem os novos contextos de aprendizagens e as novas formas de subjetivação e organização comunitária em espaços do setor público e privado. A periodicidade da seleção do Mestrado em Intervenção Educativa e Social da UNEB Campus XI será anual, ofertando inicialmente 10 vagas (dez) vagas. A duração será no máximo de 24 (vinte e quatro meses); correspondendo a 4 (quatro) semestres letivos, durante os quais deverão ser integralizados 42 créditos.

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    Espaço (in)formativo digital de libras: diálogos com profissionais de uma escola pública municipalizada em Serrinha - BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-09-25) Silva, Joyce; Soares, Marcia Torres Neri; Soares, Marcia; Amorim, Ivonete Barreto de; Almeida, Wolney Gomes
    A acessibilidade comunicacional de estudantes surdos é tema relevante no campo educacional, haja vista o cenário político e histórico de obliteração de direitos deste grupo e a necessidade de avanços na consecução de práticas inclusivas. Assim, esta dissertação versa sobre a importância da comunicação efetiva dos profissionais da educação com estudantes surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para tanto, apresenta como objetivo geral analisar os efeitos da implementação de uma ação formativa básica em Libras, com suporte digital, na perspectiva de ampliação da acessibilidade comunicacional entre profissionais da educação e estudantes surdos e como objetivos específicos: desenvolver uma ação formativa em Libras, voltada para profissionais da educação de uma escola pública municipalizada em Serrinha-Ba; produzir e disponibilizar um ambiente digital com sinalário funcional e temático, com base nas demandas identificadas pelos participantes da pesquisa; avaliar as percepções dos profissionais da escola sobre a utilidade, aplicabilidade e acessibilidade do produto digital na comunicação cotidiana com estudantes surdos e sistematizar uma proposta metodológica replicável de formação em Libras para contextos escolares inclusivos. De caráter interdisciplinar, o estudo segue o aporte teórico no campo da educação de surdos (Quadros, 2006, 2007; Lacerda, 1998, 2003; Skliar, 1998; 2015; Strobel, 2004, 2008), da formação profissional (Imbernón, 2010; Freire, 2002) e da acessibilidade comunicacional (Moran, 2010; Santos; Romani; Sobrinho, 2025). A metodologia segue a abordagem qualitativa da pesquisa-ação (Thiollent, 1986). Para análise de dados, baseia-se em Bardin (2016). Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o parecer 7.435.095, e contou com a colaboração de onze (11) profissionais da escola e teve como produto a criação de um espaço (in)formativo em Libras em forma de sinalário. Gratuito e de fácil acesso, essa ferramenta dirige-se a profissionais da educação como suporte possível para comunicação básica com discentes surdos de suas instituições. Os resultados apontam que é importante investir em um ambiente bilíngue acessível para além do acesso do estudante surdo, visando a permanência e o sucesso em seu processo de formação. Também é possível identificar uma expressiva adesão dos colaboradores da pesquisa representada por suas expectativas e disponibilidade para participação. A análise dos dados oportunizou identificar quatro categorias emergentes compartilhadas em forma de eixos, a saber: I. o princípio colaborativo como indispensável à elaboração e realização de projetos interventivos para/na reparação de contextos históricos de negação das diferenças; II. a Libras como conteúdo de interesse para profissionais da educação na formação em serviço; IIII. a possibilidade formativa e de ampliação do sinalário para a pesquisadora tendo em vista as especificidades linguísticas requeridas pelos colaboradores; IV. a influência da formação e do local de atuação do profissional na designação do tipo de sinal requerido. O estudo propõe uma discussão relevante e atual dado o histórico de privação de direitos dessa comunidade, bem como apresenta uma oportunidade para ampliação de pesquisas a serem desenvolvidas com profissionais da educação.
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    A concepção de educação das escolas de assentamentos do município de Marcionílio Souza - BA: entre a educação do campo e a educação rural
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Ribeiro, Sirlei Aparecida de Almeida; Santos, Janeide Bispo dos; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Santos, Tiago Rodrigues
    Esta pesquisa nomeada: A Concepção de Educação das Escolas de Assentamentos do Município de Marcionílio Souza – BA: entre a educação do campo e a educação rural, apresenta como tema a educação do campo e a educação rural nas escolas de assentamentos de reforma agrária. Possui como objeto de estudo a análise dos documentos orientadores do currículo das escolas de assentamentos e a concepção de Educação que se faz presente no currículo escolar, tendo como problemática a concepção de Educação que direciona e orienta o trabalho pedagógico nas escolas de assentamentos de reforma agrária. O Objetivo Geral: Analisar os documentos orientadores do currículo das escolas de assentamentos do município de Marcionílio Souza - BA e a concepção de Educação que direciona o trabalho pedagógico na escola. Os Objetivos Específicos: Identificar a concepção de Educação presente nos documentos orientadores do currículo da escola de assentamento de reforma agrária de Marcionílio Souza - BA; Problematizar a prática pedagógica dos docentes e coordenadoras pedagógicas de uma escola de assentamento de reforma agrária em Marcionílio Souza - BA; Realizar rodas de conversa com intuito de identificar entendimento das (os) docentes e coordenação pedagógica da escola de assentamento de Marcionílio Souza acerca da Educação do Campo; Realizar oficinas formativas com objetivo de elaborar as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo da Unidade de Ensino. Constitui-se uma pesquisa de Intervenção Formativa e Colaborativa (Pereira, 2019), de Abordagem Qualitativa (Minayo; Gomes, 2016). Os princípios teóricos e metodológicos estão aportados na Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2003). As (os) participantes foram 04 professoras (es) e 02 coordenadoras pedagógicas que atuam na Escola Municipal de Educação Integral Jaci Lopes Viana. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP, cujo número do Parecer é: 6.747.672. As principais referências que aportaram este trabalho são: Alentejano (2012), B. dos Santos (2015), Caldart (2012), Ferreira (2006); Frigotto (2012); Mészáros (2005), J. Stédile (2015), Marx e Engels (2020); Moreira (2018, 2020), R. Santos (2012). A coleta de dados foi realizada através da análise de acervo documental que aportam a prática pedagógica e curricular da escola piloto, um questionário semiestruturado e duas rodas de conversa. A análise dos dados foi realizada através do método de Análise de Conteúdo (Gomes e Minayo, 2016). Os resultados da pesquisa apontaram a predominância de um modelo de escola rural em um assentamento de reforma agrária e a vigência de uma teoria não crítica que orienta o currículo e os princípios pedagógicos. Foram realizadas oficinas de intervenção formativa e colaborativa aportadas na Pedagogia Histórico-Crítica, nessa perspectiva, materializou-se as Diretrizes Operacionais da Escola de Assentamento de Reforma Agrária, sendo o referido produto construído a partir dos princípios e marcos da Educação do Campo, neste sentido, uma contribuição relevante para o lócus da pesquisa, para o município e para este Programa de Pós-Graduação.
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    O impacto do teatro como protagonista na construção da autonomia do educando: um estudo de caso no centro juvenil de ciência e cultura de Serrinha
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-03) Souza, Marizete Barbosa de Lima; Carneiro, Everton Nery; Zeferino, Jefferson; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz
    Esta pesquisa, intitulada “O impacto do teatro como protagonista na construção da autonomia do educando: um estudo de caso no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Serrinha”, analisou a inserção do teatro no currículo escolar e seus impactos pedagógicos, culturais e formativos. A motivação inicial emergiu da trajetória da pesquisadora como educadora e multiplicadora do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, experiência que revelou o potencial da linguagem teatral como instrumento de transformação social e educativa. Com efeito, o objetivo geral consistiu em analisar de que modo o teatro pode atuar como protagonista na construção da autonomia do educando, tomando como referência o Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Serrinha, no Território do Sisal. Para alcançar tal propósito, foram delineados três objetivos específicos: investigar como as práticas teatrais fundamentadas no Teatro do Oprimido são implementadas no referido Centro; identificar desafios e potencialidades do teatro enquanto estratégia pedagógica voltada à autonomia estudantil; e propor recomendações e diretrizes que fortaleçam sua integração ao currículo do ensino médio da rede estadual. Historicamente, o teatro tem se consolidado como ferramenta essencial para a educação e para a promoção da consciência crítica. Inspirado nas metodologias de Augusto Boal, com o Teatro do Oprimido, e de Paulo Freire, com a Pedagogia do Oprimido, o teatro educacional estimula a participação ativa dos jovens, oferecendo-lhes oportunidades de assumirem o protagonismo de suas trajetórias e de se constituírem como agentes de transformação social. A questão norteadora formulada foi: qual o impacto do teatro como agente formador na promoção da autonomia dos educandos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Serrinha? O estudo fundamentou-se em referenciais de Boal (1931; 2009), Freire (1987), Reverbel (1997), Peixoto (1986), Koudela (1992), entre outros. Metodologicamente, adotou-se a abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. A coleta de dados envolveu observações, aplicação de questionários e entrevistas realizadas com uma gestora, uma vice-gestora, três educadores e cinco educandos. A pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 81257224.7.0000.0057). Como produto, foi elaborado o guia prático intitulado “Explorando a autonomia através do teatro: um guia prático para educadores”, desenvolvido em linguagem acessível e didática, contendo propostas de atividades, exemplos de aplicação em sala de aula e orientações metodológicas. Disponível em formato digital, o material amplia o alcance da pesquisa, fortalece o uso do teatro como recurso pedagógico e apoia a construção de práticas inovadoras nas escolas da rede estadual do Território do Sisal. Os resultados evidenciam o teatro, sobretudo quando fundamentado no Teatro do Oprimido e na Pedagogia Freireana, como recurso eficaz para estimular a autonomia, a criatividade e a consciência crítica dos educandos. Integrado de forma reflexiva ao currículo escolar, o teatro contribui para a formação integral, potencializa o protagonismo juvenil e promove a construção coletiva do conhecimento, confirmando sua relevância e atualidade no âmbito da educação públic
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    Sequência didática com jogos matemáticos e o ensino de estudantes com deficiência: uma experiência formativa interdisciplinar em uma escola pública municipal de Biritinga-BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-10-02) Oliveira, Thaís Meireles de; Soares, Marcia Torres Neri; Torres, Cláudia Regina Vaz; Fonseca,Géssica Fabiely
    A inclusão de estudantes com deficiência permanece como foco de interesse nas discussões sobre o respeito às diferenças e nos desafios advindos da prática pedagógica. Destarte, o presente trabalho tem como questão de pesquisa: como a utilização da sequência didática com jogos matemáticos pode favorecer o trabalho docente em turmas com matrícula de estudantes com deficiência na perspectiva inclusiva? No intuito de se responder a esse questionamento, traçamos o objetivo geral: analisar a potencialidade da sequência didática com jogos matemáticos como recurso pedagógico para o enriquecimento curricular de aulas em turmas com matrícula de estudantes com deficiência. E, como objetivos específicos, inserem-se: abordar a discussão teórica acerca da inclusão de estudantes com deficiência na sala de aula comum; identificar abordagens teóricas e metodológicas para o uso de sequência didática no ensino da Matemática em turmas com matrícula de estudantes com deficiência; realizar Ateliês Pedagógicos com professores de Matemática e de outras áreas do conhecimento, acerca da sequência didática como estratégia de trabalho com jogos matemáticos; oportunizar o contato com jogos matemáticos didático-pedagógicos no âmbito da ação docente; e: produzir uma sequência didática utilizando-se jogos matemáticos como possibilidade de enriquecimento de aulas no campo da Matemática e de outras áreas do conhecimento, em turmas com matrícula de estudantes com deficiência. Apresentada em forma de capítulos, como fundamentação teórica, a presente Pesquisa tem aporte em autores do campo da formação docente, como (Freire, 1996; Gatti, 2021; Imbernón, 2010), e, na perspectiva inclusiva, (Kassar; 2014). Sobre sequência didática (Machado; Neves, 2015; Cardoso, 2024); Ensino da Matemática (Moreira, 2004) e o uso do Jogos (Abrantes, 2010; Carvalho, Lello; Araujo, 2022; Lemes; Cristóvão; Grando, 2024). Desse modo, de abordagem qualitativa, por meio da metodologia de pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Pereira, 2019) o presente estudo, sob aprovação do Comitê de Ética de Pesquisa - parecer de número 7.332. 808, organizou-se a partir de um projeto de intervenção materializado na forma de Ateliês Pedagógicos. Como procedimentos metodológicos, além dos Ateliês Pedagógicos, foram utilizados: um formulário do Google Forms de caracterização dos colaboradores e concepção sobre sequência didática, como também a análise documental. A análise dos dados teve aporte em Bardin (2011). Ao todo, participaram dez colaboradores, a saber: um psicólogo, um profissional de apoio educacional, um assistente social e sete professores, o que contribuiu para se formar, pois, um grupo interdisciplinar. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal de Biritinga-BA. O produto constitui-se de uma Sequência Didática com Jogos Matemáticos. Os principais resultados indicam isto: o desafio da formação docente no trato da inclusão; possibilidades para o ensino da Matemática na perspectiva inclusiva, além de construções colaborativas de produtos como oportunidade formativa interdisciplinar. O produto anuncia contribuições à prática pedagógica docente em contato com quaisquer estudantes, haja vista que essa organização vislumbra possibilidades de trabalho com estudantes com e sem deficiência. Tais contribuições também se estendem não apenas ao lócus de realização da pesquisa, mas também a outros profissionais que atuem com a disciplina Matemática em quaisquer contextos educativos.
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    A produção de grupo operativo em uma escola pública do terriotório do sisal para a promoção de um espaço de expressão das subjetividades de adolescentes consideradas/os como dissidentes
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-06-12) Oliveira, Aderilson Anunciação; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Vitorino, César Costa; Zucoloto, Patrícia Carla Silva do Vale
    Os Grupos Operativos (GOs) são espaços organizadas com a finalidade de promover o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas por meio da resolução de tarefas nor teadoras, a partir da movimentação numa espiral dialética. Este trabalho irá focar no seu uso numa escola pública dentro do território do sisal, por isso assumirá o termo Grupo Operativo Escolar (GOE). A referida pesquisa tem como objetivo geral: analisar a relevância dos Grupos Operativos de Psicologia Escolar para a promoção de saúde mental entre estudantes adolescentes que são consideradas/os dissidentes pela co munidade escolar. A metodologia escolhida foi a pesquisa-intervenção em educação, de cunho qualitativo, ela é o elo entre a teoria e a prática, servindo como guia para que o pesquisador explore, compreenda e analise fenômenos sociais de maneira ri gorosa, sistemática e criativa, levando em consideração a especificidade do fenômeno que está sendo estudado, bem como o contexto cultural, social, político e econômico que o envolvem. O quadro de sustentação teórica deu-se por meio dos conceitos de Corpos Dissidentes de Foucault (1977); Grupos Operativos de Pichon-Riviere (2009) e Psicologia Escolar Crítica de Patto (2022). O GOE foi realizado através de seis en contros que foram agendados previamente com as/os membras/os de modo que to das/os pudessem participar. Para a apresentação didática dos resultados obtidos na referida pesquisa foram delimitadas quatro categorias, são elas: Categoria 01: Vivên cias Violentas: as tentativas de aniquilamento dos corpos considerados dissidentes dentro e fora da escola; Categoria 02: Identidade e Autoimagem: o espelho quebrado dos corpos considerados dissidentes; Categoria 03: O Grupo na adolescência como instrumento de reconstrução da subjetividade; e Categoria 04: Grupo Operativo e Psi cologia Escolar: a relevância de espaços de expressão para o fomento do protago nismo na adolescência. Embora as/os estudantes tenham apresentado resistência nos primeiros momentos, à medida que encontros do GOE foram acontecendo elas/es perceberam qual era a proposta do projeto e começaram a se permitir confiar nas pessoas que ali estavam e pouco a pouco iam apresentando as suas dores e vulne rabilidades e, consequentemente, aprendendo, uma/um com a/o outra/o, a comunicar as suas demandas e a adaptar-se ativamente diante dos desafios e violências do co tidiano. Portanto, as intervenções explicitaram não apenas a relevância, como tam bém a urgência de espaços seguros dentro da escola para que os corpos dissidentes possam expressar as suas subjetividades. Destaca-se que essa pesquisa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa por meio do parecer consubstanciado número 6.890.402.