Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)
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O PPGIES visa contribuir para o desenvolvimento da competência acadêmica, científica e profissional dos mestrandos e egressos nas múltiplas áreas do conhecimento, de forma articulada e integrada, primando pela interdisciplinaridade, através da instrumentalização para a realização de intervenções educativas e sociais que contemplem os novos contextos de aprendizagens e as novas formas de subjetivação e organização comunitária em espaços do setor público e privado. A periodicidade da seleção do Mestrado em Intervenção Educativa e Social da UNEB Campus XI será anual, ofertando inicialmente 10 vagas (dez) vagas. A duração será no máximo de 24 (vinte e quatro meses); correspondendo a 4 (quatro) semestres letivos, durante os quais deverão ser integralizados 42 créditos.
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- ItemFórum municipal como possibilidade de visibilidade dos direitos das pessoas com deficiência: proposta de diálogos institucionais em Serrinha/BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2024-11-29) Silva, Leilany Marry Brizolara; Soares, Marcia Torres Neri; Castro, Selma Barros Daltro De; Almeida, Wolney GomesA promoção de uma sociedade inclusiva é um assunto recorrente nos dias atuais, embora ainda percebamos uma distância em garantir de forma plena. Desse modo, como pergunta norteadora desta pesquisa, definiu-se “Como o reconhecimento e a problematização dos direitos das pessoas com deficiência, identificados a partir do Grupo de Trabalho (GT) desenvolvido no Centro de Atendimento Pedagógico a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (CAPENE), no município de Serrinha-BA, podem contribuir para/na visibilidade deste público, com vistas à elaboração de um documento orientador para a proposição de um fórum municipal?”. Com aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número 74713723.7.0000.005, tem como objetivo geral: investigar os processos de invisibilidade das pessoas com deficiência, usuárias do CAPENE do município de Serrinha-BA, no âmbito das políticas públicas de inclusão brasileiras, numa perspectiva colaborativa. Como objetivos específicos: contribuir com o conhecimento acerca dos direitos das pessoas com deficiência no âmbito das políticas públicas de inclusão brasileiras; realizar um GT para discussões atinentes ao campo dos direitos das pessoas com deficiência e; elaborar um documento orientador para proposição de um fórum como estratégia na/para promoção da visibilidade dos direitos das pessoas com deficiência e possibilidades de inclusão social. Para tanto, estrutura-se em um texto dissertativo organizado em capítulos que incluem a discussão teórica, a análise de dados e o produto. O referencial teórico adotado abrange autores como Cavalca (2022), Castro (2008), Diniz (2007), Goffman (2004), Januzzi (2012), Mazzotta (2011) e Soares (2020). O processo metodológico segue uma abordagem qualitativa, ancorada em um processo de pesquisa-ação colaborativa, coadunada as percepções de Thiollent (2009) e Pereira (2019). A análise de dados baseia-se nas contribuições de Bardin (1977). Além das pessoas com deficiência e/ou familiares e profissionais do CAPENE, a intervenção, definida por meio de cinco encontros do GT, seguida de registros em Diário de Bordo e a escrita do documento por meio da ferramenta google drive. O processo também contou com a participação de convidados, como uma advogada, Coordenação Municipal da Educação Especial/inclusiva, um membro do Conselho Estadual do Direito da Pessoa com Deficiência (COEDE) e do Conselho municipal dos direitos das pessoas com deficiência (CMDPD) de Serrinha-BA, conforme adesão e interesse. O produto resultante é um documento orientador para a criação de um Fórum Municipal Interinstitucional/Intersetorial/Interdisciplinar para visibilidade dos direitos das pessoas com deficiência de Serrinha-BA (FORIND/Serrinha-BA). Tal documento será apresentado à sociedade e aos vereadores através de exposição na plenária da Câmara dos Vereadores do município, com transmissão pelas redes sociais da referida instituição. Como resultados, a elaboração de estratégias conjuntas para/na escrita do documento propiciou uma melhor articulação no enfrentamento dos desafios, além de fortalecer as ações do ponto de vista legal e a participação de diferentes colaboradores, com suas respectivas experiências no campo da inclusão social. Esse aspecto contribui para solidificar a implementação posterior do fórum. Assim, esperamos ampliar os debates sobre a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e, quiçá, fomentar práticas mais inclusivas na região sisaleira, especialmente em Serrinha-BA. Palavras-chave: Políticas Públicas de Inclusão. Engajamento Social. Condição de Deficiência. Documentos legais. Invisibilidade
- ItemReadaptação funcional de professores(as): construção dialogada de diretrizes concernentes à atuação profissional ressignificada(Universidade do Estado Da Bahia, 2024-12-18) Pêpe, Kellen Gama; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Castro, Selma Barros Daltro de; Santos, Marcos Gilberto dosA pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, através do Parecer Consubstanciado nº 6.455.123, aborda o processo de readaptação funcional dos professores(as) do município de Salvador/BA, seus desafios e as garantias no que diz respeito à profissionalidade docente. Neste cenário, a questão problematizadora consiste em: Como o processo de readaptação funcional dos(as) professores(as) deveria ocorrer tendo em vista contribuir para construção de uma profissionalidade ressignificada dos readaptados a partir de diretrizes específicas? Assim, o projeto tem como objetivo geral analisar o processo de readaptação funcional de professores(as) com vistas a construção para profissionalidade ressignificada, através da elaboração colaborativa de uma proposta de diretrizes específicas. E como objetivos específicos: contextualizar os conceitos teóricos de Profissionalidade; de Estado e Burocracia; e de Readaptação Funcional de Professores(as); identificar as ações/procedimentos realizados pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador/BA para readaptação funcional de professores(as); analisar a concepção de Readaptação Funcional de Professores(as) no contexto nacional e no contexto da SMED sob a visão dos técnicos da gestão de pessoas e professores(as) readaptados(as); realizar rodas de conversa visando a compreensão e proposição de alternativas para a regulamentação e orientação para readaptação funcional de professores(as) no contexto da SMED; e elaborar coletivamente uma proposta com diretrizes específicas para readaptação de professores(as) da SMED que assegure a profissionalidade no novo cargo ou função. O estudo está ancorado em teóricos como Almeida (2019), Monteiro (2019), Bobbio (1999), Max Weber (1991), Mello (2000), Nunes (2001), Ramalho (2000), Rigolin (1993), dentre outros. Desse modo, a pesquisa constitui-se em qualitativa e colaborativa e as estratégias de coleta de informações são questionários semiestruturados e as rodas de conversa, visando a participação efetiva dos(as) colaboradores(as) envolvidos(as) e visando ainda o produto da pesquisa que consiste na proposta com diretrizes específicas para readaptação funcional de professores(as) da SMED que assegure a profissionalidade no novo cargo/função/atribuição. Como resultado da pesquisa tem-se a visibilidade dos(as) professores(as) em readaptação funcional, a ausência de uma política pública específica para os(as) professores(as) readaptados(as) e a necessidade de elaboração de diretrizes específicas para a readaptação funcional de professores(as). Ainda indica que, é imprescindível discutir a readaptação funcional de professores(as) para promover um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso, bem como é necessário construir marcos legais específicos, formar professores(as), gestores(as), órgão central, e conscientizar a comunidade escolar sobre as particularidades dessa condição.
- ItemRegulação qualificada da educação infantil: uma intervenção dialógica e formativa com o conselho municipal de educação e escolas privadas em Feira de Santana-BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2024-12-19) Costa, Adriana Santos; Castro, Selma Barros Daltro de; Soares, Marcia Torres NeriA dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa 01 do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, aborda o processo de autorização de funcionamento de escolas privadas de Educação Infantil pelo Conselho Municipal de Educação (CME) de Feira de Santana – Bahia. Apresenta como questão de pesquisa: Quais concepções emergem dos colaboradores envolvidos com o processo de regulamentação de escola de educação infantil pelo Conselho Municipal de Educação acerca da perspectiva de promoção de oferta qualificada no município? Como objetivo geral, busca-se analisar as concepções emergentes dos sujeitos envolvidos com o processo de regulamentação de escola de educação infantil pelo Conselho Municipal de Educação acerca da perspectiva de promoção de oferta qualificada no município. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) Discutir a relação público/privado e a fiscalização do Conselho Municipal de Educação na concessão estatal da educação privada a partir da análise do contexto e dos documentos legais que subsidiam o processo de autorização das escolas privadas de educação infantil; b) Contextualizar o processo de regulamentação de escola de educação infantil privada a partir do Conselho Municipal de Educação em Feira de Santana através da Roda de Conversa com os colaboradores envolvidos promovendo intervenção dialógica e formativa sobre o processo de concessão e autorização de escolas privadas. E c) Construir colaborativamente um Tutorial orientador sobre o processo de regularização de escolas de educação infantil privada. Os fundamentos teóricos do estudo estão embasados em Castro (2011, 2016), Bordignon (2009), Cury (2000 e 2006), Saviani (2008 e 2010). A pesquisa, aprovada pelo Parecer nº 6682172 do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), adota uma abordagem qualitativa, com inspiração na pesquisa de intervenção colaborativa. As estratégias metodológicas para a produção e levantamento de informações incluem: rodas de conversa que se apresentaram como um recurso metodológico que promoveu também formação de modo horizontalizada entre os colaboradores; Diário de campo da pesquisadora; Análise documental e formulários criados a partir do Google Forms. As colaboradoras da pesquisa são conselheiras e ex-conselheiras do CME, além de gestoras de escolas privadas de Educação Infantil. O lócus da pesquisa é o próprio CME de Feira de Santana. Os resultados evidenciam que a fiscalização das escolas de Educação Infantil pelo CME do município só passou a ser priorizada a partir de 2021, demonstrando um período anterior de omissão. Os colaboradores reconhecem a necessidade de regulamentação, fiscalização e orientação das instituições privadas de Educação Infantil em Feira de Santana. O produto final da pesquisa consiste em um Tutorial Orientador, que visa esclarecer os procedimentos necessários para a regularização das escolas privadas de Educação Infantil no município. Palavras-chave: CME. Educação pública. Educação Infantil Privada. Autorização de Funcionamento
- ItemFormação continuada de professores de escolas dos núcleos rurais do município de Dias D’Ávila – Bahia: educação do campo no plano de formação(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-07) Menezes, Taise Lima de; Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Castro, Selma Barros Daltro de; Lima, Aline dos SantosEsta pesquisa, é intitulada “Formação continuada de professores de escolas dos Núcleos rurais do município de Dias d’Ávila – Bahia: Educação do Campo no Plano de Formação”. Questiona em que medida a formação de professores de escolas de núcleos rurais em Dias d’Ávila, Ba, pode contribuir para o fortalecimento da Educação do Campo fundamentada nos princípios dos movimentos sociais: uma educação política, crítica, que problematize o acesso à terra, a tecnologia, ao modelo de produção capitalista e a própria produção de conhecimento? O objetivo geral procurou analisar a formação continuada de professores alicerçada nos fundamentos da Educação do campo, implementando curso livre de formação continuada com professores que atuam nos núcleos das escolas rurais do município de Dias d’Ávila, Bahia. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar a formação continuada de professores no âmbito da Educação do Campo, realizando um balanço da política de formação, identificando finalidades, concepções e desdobramentos educacionais e sociais; mapear as ações de formação continuada de professores que atuam nas escolas dos núcleos rurais do município de Dias d’Ávila, no Referencial Curricular da Educação do Campo de Dias d’Ávila, no Currículo das escolas rurais e no Plano Municipal de Educação, analisando concepções e fundamentos teórico-metodológicos; realizar um curso livre de formação continuada de professores dos núcleos rurais do município de Dias d’Ávila, fundamentado na perspectiva da Educação do Campo; sistematizar plano de formação da Educação do Campo com propósito de subsidiar a formação continuada de professores que atuam em escolas dos núcleos rurais no município de Dias d’Ávila. O aporte teórico conceitual se fundamentou nas sistematizações de Arroyo (2007), Bogo, Carvalho e Ferreira (2021), Brandão (1985), Caldart (2002), Carvalho (2008), Curado (2017), Ferreira (2015), Fialho (2020), Freitas (1995), Molina (2014), Santos (2015), Saviani (1991), dentre outros. A metodologia apoiou-se na abordagem qualitativa e na pesquisa de intervenção, tendo aporte no referencial de Gil (2008) e Minayo (2010), aproximando-se do método dialético na perspectiva de Cury (1986), Saviani (1991) e Kosik (1976). No processo da intervenção foram realizadas análise de documentos norteadores da Educação do Campo no município em fontes secundárias e entrevistas semiestruturadas, o que embasou a realização do curso livre de formação continuada como ação interventiva para levantamento de dados primários e elaboração do Plano de Formação. Para subsidiar as sistematizações coletivas do Plano de Formação a análise dos dados apoiou-se na aproximação do aporte teórico da dialética em Kosik (1976), com a proposta de expressar as condições materiais da classe trabalhadora em Marx e Engels (2007) e luta dos trabalhadores do campo e seus movimentos sociais pela Educação do Campo, pelo acesso à terra e construção de outro projeto societário. A pesquisa contou com a aprovação do Conselho de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade do Estado da Bahia, expressa no parecer de n° 6.290.694. Com o propósito de orientar a formação continuada de professores que atuam em escolas dos núcleos rurais no município de Dias d’Ávila, o produto desse estudo se consolida em um Plano de Formação para subsidiar a Educação do Campo. PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada de professores. Política educacional. Educação do Campo. Plano de Formação
- ItemLetramento literário: reflexões da prática de formação continuada em serviço do professor leitor em uma escola pública municipal de Feira de Santana através de e-book(Universidade do Estado Da Bahia, 2024-12-13) Carvalho, Indaiara de Sant Anna Silva de; Vitorino, César Costa; Castro, Selma Barros Daltro de; Marins, Midian Jesus de SouzaEsta pesquisa teve por objetivo geral refletir sobre a compreensão dos professores acerca de letramento literário e a relação com a construção de práticas de letramento de estudantes do Ensino Fundamental/ Anos Iniciais a partir de encontros formativos. O letramento literário atualmente tem como suporte o uso de tecnologias associadas às particularidades dos educandos, considerando suas vivências e experiências, tornando o processo de ensino e aprendizagem completo e individualizado. A formação continuada de professores, especialmente no que diz respeito à prática do letramento literário, é fundamental para promover a autonomia e criticidade dos educadores e para proporcionar os instrumentos necessários no processo de alfabetização e letramento dos estudantes. Considerou-se que o leitor se constroi ao longo da vida e que o prazer de ler é uma descoberta que se constitui na travessia desse leitor que, ao debruçar-se sobre os textos literários, vê-se atravessado por eles, como num jogo de espelhos em que a imagem refletida se multiplica em possibilidades e novos ângulos de visão. A investigação ancorou-se nos estudos de Soares (2007, 2009, 2016, 2017), Cosson (2009, 2014), Souza e Cosson (2011), Petit (2009), Barone (2007, 2009), Paulino (2004), Candido (1972, 2011), Zilberman (2015), Kleiman (1995, 2005, 2006, 2008), Vergna (2021), Krug (2015), Leffa (1996), Freire (1988), Koch e Elias (2008, 2009), Pulin e Moreira (2008), Tfouni (1995), Dionísio (2007), Street (2012, 2014), Barlett e Macedo (2015), Barbosa (2011), Vitorino; Jesus; Carvalho (2023), Alves (2013), Paulino e Cosson (2009), Jardim, Sampaio e Galhardo (2019), Lopes (2020), Gatti (2008), Lisboa (2023) dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo método foi a pesquisa-ação, tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo, utilizando como estratégias de questionário diagnóstico, entrevista semiestruturada, discussões e encontros formativos que revelaram que as participantes da pesquisa entendem a compreensão sobre letrameno literário, relacionam literatura com emoção e fomentam o letramento como produção social de sentidos. A pesquisa interventiva foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob o número CEP - Autorização 6.434. 580. Espera-se com essa pesquisa divulgar experiências locais de professores a partir da construção e socialização do e-book “Ler Para Transformar” com registro ISBN 978-65-5492-101-5, o produto se constitui como resultado da pesquisa e é uma proposta pedagógica de grande impacto social. Palavras-chave: Letramento literário; formação continuada; professor leitor; encontros formativos; escola pública municipal