Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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O PPGEduC tem por finalidade a produção de conhecimentos na Área de Concentração Educação e Contemporaneidade, considerado o nível de formação (especialização, mestrado e doutorado). A organização e a vida acadêmica do PPGEduC preservam o significado sociocultural e crítico do processo educativo e o caráter multirreferencial, pluricultural e interdisciplinar do referido processo, e são estruturadas por Linhas de Pesquisa, as quais expressam as temáticas-objeto que constituem o seu eixo-formativo – disciplinas, pesquisas, dissertações / teses e publicações.
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- ItemOs círculos de cultura e as memórias das estudantes negras provocadas pela interseccionalidade de gênero, raça e classe na educação de jovens e adultos da Escola Municipal Jardim Santo Inácio(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-04) Santos, Larissa da Silva; Brito, Gilmário Moreira; Sotero, Edilza Correia; Cardoso, Claúdia Pons; Faria, Edite Maria da Silva de; Vieira Filho, Raphael RodriguesA pesquisa investiga quais são os significados das intersecções de gênero, raça e classe nas memórias de estudantes negras em processo de alfabetização apresentados em relatos nos círculos de cultura e em entrevistas realizadas na EJA na Escola Municipal Jardim Santo Inácio, em Salvador. Para o embasamento teórico, foi necessário dialogar com alguns(mas) importantes intelectuais que permitiram construir as referências teóricas e metodológicas da pesquisa. Com hooks (2017, 2020), Freire (2016, 2023) e Arroyo (2006), foi possível dialogar sobre a educação, a EJA e o círculo de cultura; quanto à interseccionalidade, foram necessárias as contribuições de Akotirene (2019) e Carneiro (2011); e para tratar de memória, Pollak (1992, 1989) se faz essencial. A metodologia adotada neste estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa e dialógica, estabelecendo uma relação direta com as participantes. Os dados foram analisados a partir dos registros produzidos nos círculos de cultura, realizados com base na Filosofia Africana Ubuntu, e, posteriormente, nas entrevistas individuais semiestruturadas. A pesquisa, desenvolvida com estudantes negras da EJA, utilizou os círculos de cultura como instrumento metodológico para a construção de aulas baseadas nas narrativas das próprias educandas. Essa abordagem resultou em um trabalho pedagógico marcado pelo diálogo e pela reflexão crítica. Além disso, a investigação traz contribuições para profissionais da área da Educação e de metodologia, onde a sala de aula é concebida como um espaço de “esperançar”, em que se problematizam as interseccionalidades vivenciadas por mulheres negras no contexto educacional.
- ItemRacismo religioso na escola: narrativas de experiências pedagógicas na educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-23) Oliveira, Christiane Corrêa de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Cardoso, Ivanilda Amado; Pereira, Luciana de Araújo; Costa, Livia Alessandra Fialho daEsta pesquisa teve como objetivo conhecer como as experiências pedagógicas acerca da Educação para as Relações Étnico-Raciais, especificamente quanto ao racismo religioso, vêm sendo construídas nos anos finais do Ensino Fundamental da Educação Básica, nas escolas públicas de Nazaré, município do Recôncavo Baiano. A fundamentação teórica acerca de raça e racismo pautou-se, principalmente, no pensamento de Abdias Nascimento (2016; 2019), Carlos Moore (2020), Lélia Gonzalez (1983; 2011), Sueli Carneiro (2011; 2023) e Muniz Sodré (2017; 2023). Em relação às questões das relações raciais e a educação, utilizamos as significativas contribuições de Kabengele Munanga (2004; 2005; 2020), Nilma Lino Gomes (2003; 2005; 2011; 2015; 2017; 2020), Petronilha Beatriz (2018) e Vanda Machado (2023). Elegemos a pesquisa narrativa como metodologia de investigação e utilizamos o dispositivo da conversa na construção da pesquisa. Para isso, com base na abordagem freiriana, em um movimento dialógico e horizontal, nos colocamos em construção de uma perspectiva reflexiva e formativa entre pares, com ênfase nas experiências pedagógicas narradas decorrentes das questões da Educação para as Relações Étnico-Raciais apresentadas nas conversas com as/os docentes colaboradoras/es da pesquisa. Os resultados revelaram experiências de enfretamentos político-pedagógicos de combate ao racismo religioso na escola, ao lado de outras que denunciaram naturalização e trivialização dos racismos mascarados nos modos politicamente corretos de lidar com a diversidade e a diferença no cotidiano escolar.
- ItemEducação literária no ensino médio da Bahia: estudo dos programas e projetos estruturantes da rede pública estadual de educação.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-11) Gomes, Amanda Maria Nascimento, Amanda; Santos, Oton Magno Santana dos, Oton; Nascimento, Daniela Galdino, Nascimento; Oliveira, Rogério Soares de, OliveiraA Educação Literária busca formar leitores capazes de interpretar textos literários de maneira profunda, desenvolvendo pensamento crítico e sensibilidade artística. Diferente de um ensino voltado apenas para aspectos técnicos da literatura, ela valoriza o prazer da leitura e a reflexão sobre temas culturais e sociais. Por meio da interação com diferentes obras, estimula a imaginação, a empatia e a criatividade, contribuindo para a formação intelectual e cidadã dos leitores. O reconhecimento da educação literária como um direito exige sua regulamentação oficial. Somente por meio de sua inclusão em documentos normativos é possível garantir sua efetivação e assegurar seu acesso. Neste contexto, esta dissertação tem como objetivo geral investigar: Como a educação literária é concebida nos documentos que implementam os Programas e Projetos Estruturantes (2025) para o Ensino Médio na rede pública estadual de educação do Estado da Bahia. Os objetivos específicos incluem: (a) identificar as abordagens da Educação Literária nos Programas e Projetos Estruturantes (2025) e demais documentos, como os Organizadores Curriculares Essenciais (2020-2021) e o Documento Curricular Referencial da Bahia para o Ensino Médio (2022); (b) relacionar essa abordagem às diretrizes nacionais recentes para o Ensino Médio; e (c) analisar as orientações ao trabalho docente sobre Educação Literária nesses documentos. O referencial teórico fundamenta-se em pesquisadores que discutem Literatura e Educação Literária, como Leahy-Dios (2004), Antoine Compagnon (2009), Marisa Lajolo (2018), Daniel Soares (2020), Oton dos Santos (2020), Maria Dalvi (2021, Fábio Durão e André Cechinel (2022), Adriana Arantes (2023) e Antonio Candido (2023). A metodologia segue a pesquisa documental proposta por André Cellard (2008), analisando leis e documentos oficiais coletados em fontes governamentais. Os achados desta pesquisa revelam a predominância de abordagens tradicionais no ensino de literatura, com um pequeno avanço na valorização da educação literária nos documentos que orientam os Programas e Projetos da rede pública estadual da Bahia para o Ensino Médio. No que diz respeito ao currículo do Ensino Médio continuam os mesmos objetos de conhecimentos já conhecidos, como a seleção de conteúdos voltados para as escolas literárias. No entanto, a inclusão de temas contemporâneos e sociais nos Itinerários Formativos e Disciplinas Eletivas demonstra um esforço de adaptação às novas demandas educacionais, embora sua obrigatoriedade ainda varie. Desta forma, persistem lacunas a serem preenchidas, em especial para compreender como os objetos de conhecimento da literatura são incorporados aos Projetos Estruturantes de Arte Literária e de que forma a recente Resolução CEE Nº 147/2024 está sendo efetivamente implementada. Essas questões não apenas delineiam os próximos passos para a investigação acadêmica, como também revelam a urgência de ações que consolidem a Educação Literária como um direito vivido e não apenas normatizado.
- ItemNarrativas pedagógicas e possibilidades curriculares na EJA I(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-30) Costa, Elenilda Moreira de Sá; Dantas, Tânia Regina; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Conceição, Ana Paula Silva da; Souza, Elizeu Clementino deO objeto desta pesquisa versa sobre as contribuições dos percursos e trajetórias dos atores curriculantese das suas narrativas pedagógicas docentes na construção de um currículo intercultural para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, com recorte para o contexto baiano. A questão central da pesquisa indaga quais os processos de construção intercultural do currículo emergem das narrativas e experiências dos docentes de EJA? Tem como objetivo geral compreender a perspectiva da interculturalidade nas práticas curriculares que emergem das narrativas e experiências dos docentes. E como objetivos específicos: mapear contribuições advindas dos atores curriculantes para o processo de construção colaborativa de práticas curriculares interculturais na EJA I da GRE Pirajá; identificar a partir das narrativas de docentes de que maneira a interculturalidade pode impactar o currículo no cotidiano escolar da EJA I da GRE Pirajá; e, analisar as relações entre as narrativas das experiências docentes e as práticas curriculares interculturais, visando à incorporação da perspectiva intercultural no cotidiano escolar da EJA I da GRE Pirajá.As bases teóricas principais integram os estudos dos curriculistas Moreira e Silva (1997) e Macedo (2015 e 2016), pelas indagações críticas sobre os currículos. As reflexões sobre a interculturalidade de Candau (2016), Fleuri (2018) e o multiculturalismo Crítico de McLaren (1997), em diálogo com as produções sobre a EJA de Dantas (1996, 2012); Arroyo (2017), Freire (1996). O enfoque da pesquisa é qualitativo, com uso de abordagem (auto) biográfica. Utiliza-se como dispositivo as entrevistas (auto) biográficas. A proposta de análise será embasada na leitura interpretativa-compreensiva (RICOEUR, 1996), em Souza (2006) e Dantas (2008). Os resultados da pesquisa evidenciam a potencialidade das narrativas pedagógicas como construtora de currículo intercultural para a EJA I, a partir de experiências que pautadas em práticas pedagógicas situadas e contextualizadas, que levam em conta a leitura de mundo, saberes e engenhosidades dos educandos.
- ItemRecomposição das aprendizagens e o currículo escolar do município de Salvador-BA: uma interface com as tecnologias digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-16) Santos, Gilmária Oliveira dos; Sales, Mary Valda Souza; Lima, Ana Carla Ramalho Evangelista; Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Sales, Kathia Marise BorgesA recomposição das aprendizagens constitui um dos principais desafios educacionais no cenário pós-pandêmico, exigindo estratégias curriculares integradas a recursos tecnológicos. Esta dissertação investiga de que modo a articulação das tecnologias digitais (TD) no desenvolvimento do currículo escolar pode favorecer práticas pedagógicas voltadas à recomposição das aprendizagens nos quintos anos do Ensino Fundamental, em escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) de Pirajá, Salvador (BA). O objetivo geral é analisar como a recomposição das aprendizagens é potencializada pela integração das TD ao currículo. Os objetivos específicos incluem: analisar os documentos curriculares legais e escolares; identificar as TD disponíveis nas escolas; e descrever como essas tecnologias são incorporadas às práticas docentes. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de caráter exploratório, fundamentada na fenomenologia e no estudo de caso típico. Utiliza como instrumentos um questionário online, entrevistas semiestruturadas com docentes e coordenadoras pedagógicas, além de análise documental. Fundamenta-se teoricamente em autores como Freire, Vygotsky, Kenski, Nóvoa, Goodson, Sacristán, Almeida e Valente. Os resultados apontam que iniciativas como a Operação Especial Aprender +, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador, representam esforços locais para superar defasagens escolares, articulando diretrizes nacionais com contextos territoriais. Evidenciam-se, ainda, o reconhecimento do potencial pedagógico das TD e os desafios relacionados à infraestrutura, formação continuada e sobrecarga docente. As práticas pedagógicas analisadas revelam o empenho em adaptar o currículo às necessidades dos estudantes, destacando a importância de metodologias diversificadas e da integração significativa das TD. A pesquisa contribui para a reflexão sobre justiça educacional e inovação pedagógica em territórios urbanos periféricos.