O Uso do Soroban como Instrumento de Cálculo para o Auxílio na Aprendizagem das Quatro Operações Fundamentais com Alunos com Baixa Visão no Ensino Fundamental II

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Data
2020-12-23
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Resumo

Esta investigação na área do ensino das quatro operações fundamentais, aborda o uso do soroban como instrumento de cálculo para o auxílio e aprendizagem de alunos com baixa visão no ensino fundamental. Partindo dessas ideias surgiu a seguinte inquietação: Quais as contribuições do Soroban como recurso didático para a aprendizagem das quatro operações fundamentais para crianças com baixa visão, no Ensino Fundamental II? Teve como objetivo descrever as contribuições do soroban como recurso didático, com a finalidade de favorecer o desenvolvimento do pensamento matemático de crianças com baixa visão, referente à resolução de problemas matemáticos das quatro operações fundamentais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada: nas concepções do processo de compensação para que haja inclusão, propostas por Vygotsky (1987), como referencial teórico; nas pesquisas brasileiras referentes ao tema; leis e diretrizes. Apresenta a reflexão sobre a importância de adaptações metodológicas, bem como quais são as dificuldades que o aluno com baixa visão possui no âmbito escolar. Entre as considerações se destacam: a importância da ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração e habilidade de cálculo mental.


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Palavras-chave
Soroban, Baixa Visão, Inclusão, Quatro Operações
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