Bacharelado em Geografia - DCH4

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    Implicações ambientais do turismo na Cachoeira dos Alves: um estudo de caso no município de Jacobina – Bahia
    (2021) SOUZA, Olívia Gomes Neres; GÓES, Liliane Matos; MOTA, Gislene Maria; SANTOS, Edvaldo Hilário dos
    O turismo ecológico é uma das atividades econômicas com forte potencial de crescimento neste século, pois se trata de um setor da economia de serviços que gera emprego, renda e permite a conservação da natureza, porém em alguns atrativos turísticos essa atividade interfere na dinâmica ambiental de forma negativa. Desse modo, o presente trabalho objetivou identificar os impactos ambientais decorrente do fluxo de pessoas na cachoeira dos Alves, situada no município de Jacobina, Estado da Bahia. Esta pesquisa baseou-se no enfoque metodológico misto e foram realizadas três etapas: revisão de literatura, pesquisa de campo e pesquisa de laboratório para sistematização do conhecimento. Os resultados encontrados permitiram apontar os principais impactos ambientais na cachoeira dos Alves, sendo eles: descarte inadequado dos resíduos sólidos e orgânicos, desmatamento, poluição sonora, alteração na dinâmica fluvial do recurso hídrico, compactação dos solos, dentre outras interferências. Considera-se urgente a introdução de política de educação ambiental em espaços escolares e não escolares, pois a população da cidade de Jacobina impacta de forma acentuada a dinâmica ambiental da cachoeira dos Alves.
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    Atlas geográfico escolar de Jacobina.
    (2021-11-01) LEAL, Ione Oliveira Jatobá. ; ARAÚJO ,Joseane Gomes de ; SANTOS, Edvaldo Hilário dos
    A produção acadêmica em torno da legitimidade do ensino e aprendizagem da Geografia, em sala de aula, passou por diferentes momentos ao longo da História do Pensamento Geográfico, gerando reflexões distintas acerca de seus objetos e métodos de análise para a interpretação de mundo, relativas aos conteúdos programáticos que fazem parte do Ensino Fundamental. De certa forma, essas reflexões influenciaram e ainda influenciam muito as práticas de ensino. E, neste avanço, surge a Cartografia Escolar, como área de apoio à Geografia Escolar, cujas preocupações hodiernas são, também, desenvolver competências e habilidades sobre o estudo do lugar a partir da leitura dos mapas e suas representações espaciais. Desde então o ensino do mapa torna-se uma importante tarefa escolar. Ao longo do Ensino Fundamental, por exemplo, contribui para desenvolver competências e habilidades relativas à compreensão da representação do espaço pelo domínio da linguagem cartográfica, tendo como maiores desafios e cognição a proposta de como ensinar a leitura do mapa pelo uso do próprio mapa. Tanto que, numa tentativa de avançar nas questões supracitadas, sobretudo relativas ao ensino e aprendizagem no ambiente escolar, os programas oficiais de Geografia e História (LDB nº 9394/96) do Ensino Fundamental recomendam que este estudo se faça por meio da compreensão espacial local e regional de cada município. A partir da compreensão dessa necessidade passou-se a incentivar os municípios a criarem seu próprio material didático, o Atlas Municipal Escolar. Etimologicamente, os Atlas são coleções sistemáticas de mapas. Todavia, quando aplicados ao ensino de geografia, seus objetivos agregam outras finalidades ao estimularem nos alunos a observação, o conhecimento e a reflexão sobre as características e realidades socioespaciais de sua cidade que se traduz no lugar cultural de suas vivências compostas por histórias, memórias e identidades. Destarte este reconhecimento, notamos o número crescente tanto de professores que buscam o “como ensinar” o mapa quanto de pesquisadores que procuram respostas às inúmeras questões que são colocadas envolvendo esta área do conhecimento. E no Brasil, os Atlas Municipais, no final do século XX e início do século XXI, têm recebido especial atenção pelos pesquisadores da Cartografia Escolar.
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    Do remoto ao presencial: impactos da pandemia de covid -19 no ensino de geografia Jacobina - Bahia 2022.
    (2022-12) RIOS, Camila Silva ; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide Silva dos; JESUS, José Alves
    A propagação do Novo Coronavírus Sars-CoV-2 e a incorporação do ensino remoto emergencial levou os estudantes das diversas classes escolares a terem sua rotina modificada. Para os alunos da zona rural, a atividade remota trouxe ainda mais obstáculos, uma vez que as condições materiais dos estudantes foram postas à prova, influenciando negativamente no aprendizado. Nos deparamos então com a seguinte problemática: Quais impactos deixados pela pandemia acarretaram o ensino de geografia na educação básica? Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo compreender os desafios que passaram a permear o cotidiano dos estudantes do 5° ano e professores de Geografia do Centro Educacional Bernardina Ferreira da Silva localizado no povoado de Maracujá- Serrolândia-BA. Em termos metodológicos esta pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, cuja obtenção de informações foi o questionário aplicado via Google Forms e WhatsApp, além de entrevistas com 16 alunos do 5° ano e com quatro professoras de Geografia atuantes na Educação Básica. A partir dos resultados, foi possível certificar que a realidade da pandemia conseguiu interferir negativamente no processo de aprendizagem destes alunos. Neste sentido, tendo em vista o cenário pandêmico, este trabalho demonstrou a necessidade de discutir não somente os desafios, mas também a necessidade de uma formação continuada para os professores, o papel da escola frente a pandemia e as consequências no processo de ensino e aprendizagem bem como as desigualdades que foram realçadas durante o ensino remoto.
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    Relatos dos discentes sobre as aulas remotas de geografia no distrito de Cachoeira Grande, jacobina-BA
    (2022-12) SANTOS, Érica Magalhães; FERREIRA, Carlos Lima; OLIVEIRA, Dolores Bastos de Araújo Hayne de Oliveira; SANTOS, Jorima Valoz
    A pandemia provocada pela Covid19, uma doença infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, surgiu de forma rápida e inesperada, provocando números excessivos de mortes, atemorizando todas as pessoas no Brasil e no mundo, obrigando a população a ficar em isolamento social, para tentar se proteger desse vírus devastador. Dessa forma, as escolas precisaram buscar novos meios para dar continuidade às aulas, para tentar reduzir os danos decorrentes do isolamento social no processo de ensino-aprendizagem, a solução “mais viável” foi migrar do ensino presencial para a modalidade remota. Diante desse novo cenário, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender como os alunos lidaram com as aulas de geografia durante o ensino remoto. Essa investigação foi realizada através de entrevistas individuais com cinco alunos matriculados e cursando regularmente o ensino fundamental anos finais, no Colégio Municipal José Vieira Irmão, localizado no distrito de Cachoeira Grande, Jacobina-BA. A partir das respostas, conclui-se que os discentes demostram preferência pelo ensino presencial e que o ensino remoto não proporcionou aprendizagem satisfatória, no entanto, promoveu a convivência com professores e colegas mesmo que virtualmente.
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    Programa um milhão de cisterna no povoado de Velame em Jacobina-Bahia
    (2022-12) OLIVEIRA , Adenice Santos ; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; SANTOS, Jorima Valoz; OLIVEIRA, Dolores Bastos de Araújo Hayne de
    Esse trabalho tem como objetivo principal analisar as contribuições que o Programa um milhão de cisternas (P1MC) trouxe para os agricultores rurais e a comunidade em geral, compreender a importância, apresentar as contribuições que o P1MC proporcionou e fortalecer a agricultura familiar por meio da ampliação do acesso à água para produção e contribuir para minimizar os efeitos da seca, focando no Povoado do Velame de Cima, Município de Jacobina-BA. Expõe as dificuldades que as famílias enfrentavam nos longos períodos de estiagem e como a implantação do P1MC mudou a realidade do Povoado, beneficiando mais de vinte famílias de agricultores rurais de baixa renda. Aqui, o P1MC é percebido como um programa de grande importância, pois, para além de atender a demanda por água, também oferece capacitações que articula e motiva os agricultores rurais do povoado, para o cultivo de hortifrutigranjeiro que fortalece a agricultura familiar, resultando em segurança alimentar local. A metodologia utilizada na pesquisa foi a abordagem qualitativa, por meio de recursos para a aquisição dos dados como entrevistas semiestruturadas, observação da área de estudo, pesquisa documental, bibliográfica e também o acesso eletrônico para registrar as imagens. Os resultados obtidos mostram que o P1MC beneficiou significativa quantidade de famílias da região semiárida do Nordeste, e, no Povoado do Velame, especificamente, assume papel preponderante para a população local