Bacharelado em Educação Física - DCH4

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    Condições de infraestrutura das escolas públicas de educação básica do território do Piemonte da Diamantina-Bahia: um olhar sob os municípios de Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Saúde e Serrolândia.
    (2023-01-08) NETO, Jeovana Sousa ; RAMOS, Michael Daian Pacheco
    Com o objetivo de estabelecermos relações entre as condições de trabalho e a escola de educação básica, este projeto de pesquisa analisa a configuração da infraestrutura das escolas públicas do Território de Identidade Piemonte da Diamantina-Bahia, em particular nos municípios de Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Saúde e Serrolândia. Utilizamos a base de dados do Censo Escolar da Educação Básica 2021 que possibilitou verificar a existência ou não de desigualdades entre as características da infraestrutura das escolas do Território investigado. É notório a quantidade expressiva da oferta educacional em estabelecimentos públicos no estado da Bahia, em especial nestes municípios do Território de Identidade Piemonte da Diamantina, demarcando a importância de estudos sobre a configuração da educação que é ofertada nessas localidades. As produções acadêmicas (SÁ; WERLE, 2017; SATYRO; SOARES, 2007; SOARES; SATYRO, 2007) revelam a necessidade de ampliar as discussões sobre a infraestrutura escolar, bem como os impactos que ela pode proporcionar no desempenho dos estudantes. No Brasil, as condições de oferta educacional são marcadamente diferentes de acordo com a localização da escola, da etapa de atendimento, conforme seja ela rural ou urbana. Diferentes estudos, revelam diferenças significativas entre a infraestrutura das escolas urbanas e rurais, apontando um maior precariedade e insuficiência nos estabelecimentos de ensino em contextos rurais, alertando para a ausência de diferentes insumos como: salas de aula, sala de professores, banheiros, bibliotecas, área de recreação, cozinha, equipamentos didáticos, serviços básicos dentre outros. (NETO et al, 2013a, 2013b; SOUZA et al, 2017a, 2017b; PACHECO, PEREIRA JUNIOR, OLIVEIRA, 2018; RAMOS, OLIVEIRA, COELHO, 2018; UNESCO, 2019; RAMOS, 2020). Compreendemos que a infraestrutura escolar tem potencial para influenciar significativamente a qualidade da educação. Prédios e instalações adequadas e acessíveis, existência de biblioteca e salas de leitura, espaços esportivos e laboratórios, acesso a livros didáticos e materiais pedagógicos, por exemplo, possivelmente podem melhorar o desempenho dos alunos.
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    A educação das escolas rurais do território de identidade do Piemonte da Diamantina no contexto da pandemia.
    (UNEB, 2023-01-05) VALOIS, Milena Silva ; RAMOS, Michael Daian Pacheco
    Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as estratégias que foram utilizadas pelas escolas rurais dos municípios do Território de Identidade do Piemonte da Diamantina no contexto da Pandemia de Covid-19. Posteriormente foi realizado um estudo documental da Sinopse Estatística da Pesquisa Resposta Educacional a Pandemia de Covid-19, publicado em 2022, disponível no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Esta pesquisa apresenta resultados referentes as estratégias adotadas em 118 escolas rurais e os nossos principais achados foram: a) todas as escolas tiveram aulas suspensas devido a medidas protetivas contra o vírus da Covid-19; b) a maioria das escolas tiveram aulas suspensas no mês de março de 2020 e retorno após o mês de abril de 2021; c) as principais estratégias utilizadas pelas escolas junto aos professores foram a realização de reuniões virtuais de planejamento, coordenação e monitoramento das atividades; d) o WhatsApp, o Zoom e Youtube, foram as ferramentas digitais mais utilizadas, e) todos os municípios, menos Caém, apontaram a disponibilização de matérias de ensino-aprendizagem impressos para retirada na escola e/ou entrega em domicílio, como estratégia mais utilizada pelas escolas rurais do Território do Piemonte da Diamantina.
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    Educação física e as práticas corporais de aventura na natureza: uma análise da base nacional comum curricular.
    (UNEB, 2023-01-04) MATOS, Anélia Rodrigues da Silva ; RAMOS, Michael Daian Pacheco
    As configurações dadas às Práticas Corporais de Aventura na Natureza-PCANs são de que elas são realizadas pelo indivíduo por meio do movimento e atrelado a isso encontram-se as eventualidades como os imprevistos e os riscos, tendo a natureza e seus encantos como centro da referida prática. Ressalta-se ainda, que no Brasil, estas tem ganhado notoriedade, bem como novos adeptos, e diferentes expressões destas manifestações corporais, podendo contribuir significativamente na construção de saberes, além de despertar sentimentos como emoção e medo. Nesse sentido, o artigo tem como propósito analisar como a Base Nacional Comum Curricular-BNCC tem abordado o trato com as Práticas Corporais de Aventura na Natureza-PCANs, bem como, mapear conteúdos que relacionam tais práticas presentes na BNCC e refletir sobre o trato com o conhecimento das PCANs nas aulas de Educação Física Escolar. A partir de uma pesquisa documental, de caráter descritiva e explicativa e de abordagem qualitativa, tendo como alicerce a fonte primária, o documento da BNCC em sua mais recente versão, e alguns estudos bibliográficos para elucidar as informações. O artigo aponta que, embora as instituições educacionais sigam as recomendações da normativa que guia o sistema de ensino básico do país, existem fatores, como o desconhecimento PCANs por parte dos professores e a infraestrutura escolar inadequada, que implicam no trabalho de realização de tais práticas nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, essas circunstâncias são um cenário comum na educação brasileira. É imprescindível o nascimento de mais pesquisas e uma reflexão crítica que articulem e lancem novas formas de proporcionar e fazer com que as Práticas Corporais de Aventura na Natureza cheguem aos alunos com a mesma intensidade que as demais práticas corporais tradicionais são expandidas.
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    Infraestrutura das escolas rurais de educação básica do território do Sisal: análise dos municípios de Cansanção, Conceição do Coité, Ichu e Itiúba Jacobina.
    (UNEB, 2023-01-04) MIRANDA, Lorena Oliveira; RAMOS, Michael Daian Pacheco
    A importância da infraestrutura é relacionada à sua capacidade de influenciar a qualidade da educação, com prédios e instalações adequadas, bibliotecas, salas de leitura, espaços esportivos e laboratórios contribuindo para o desempenho dos alunos. Este artigo propõe uma análise da infraestrutura das escolas rurais de educação básica nos municípios de Cansanção, Conceição do Coité, Ichu e Itiúba, mostrando as principais carências desses municipios. A metodologia do estudo é descrita como quantitativa, utilizando microdados do Censo da Educação Básica relacionados às escolas rurais no Território do Sisal-Bahia. São definidas variáveis, como espaços internos e externos, serviços básicos e recursos materiais, para análise. O processo inclui o download dos dados do Censo Escolar 2021, seleção de escolas rurais no software SPSS versão 28 e análise estatística descritiva das variáveis. A análise comparativa dos municípios de Cansanção, Conceição do Coité, Ichu e Itiúba revela disparidades significativas na educação básica em 2022. Cansanção e Conceição do Coité mostram diferenças marcantes entre escolas urbanas e rurais em atividade, sugerindo desafios específicos na dinâmica educacional. Ichu destaca-se pela totalidade de escolas rurais ativas, enquanto Itiúba apresenta uma divisão mais equitativa. A infraestrutura revela divergências na presença de prédios escolares, com Cansanção e Conceição do Coité destacando-se. A distribuição geográfica das escolas revela especificidades, como Ichu concentrando-se em áreas de assentamento. A análise da acessibilidade e serviços básicos aponta para melhorias necessárias, enquanto a presença de equipamentos tecnológicos é notável, com algumas variações entre áreas urbanas e rurais. Esses resultados ressaltam a importância de estratégias educacionais e investimentos diferenciados para atender às necessidades específicas de cada região.
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    As possibilidades de atuação do profissional de educação física no nasf-ab durante o período do COVID-19: Uma revisão de literatura.
    (2022-12-16) SOARES, Claudia Almeida Carvalho
    A partir da criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (atualmente denominado Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF-AB) um dos profissionais que passou a integrar as equipes foi o de Educação Física. Este realiza sua intervenção nas chamadas Academias de Saúde (AS), intervenção feita por meio de Atividades Físicas (AF)/Práticas Corporais (PC) específicas. O objetivo desse estudo foi analisar como se deu a atuação do profissional de Educação Física (PEF) no NASF-AB durante o período do COVID-19 e como se apresenta a produção científica na área da Educação Física na última década, entre os anos de 2012 a 2022. Realizou-se uma revisão da literatura de cunho qualitativo com a finalidade de identificar o PEF frente à demanda local e/ou regional, tanto em períodos comuns quanto em tempos de pandemia, assumindo, assim, a responsabilidade de coordenar e desenvolver ações direta ou indiretamente ligadas à AF/PC, para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde, das pessoas e coletividades, sempre em conjunto com a equipe NASF-AB.