Bacharelado em Enfermagem- DCV1

O curso de Graduação em Enfermagem da UNEB/Departamento de Ciências da Vida/Salvador foi criado por meio da Resolução CONSEPE nº 207/98, de 24 de Julho de 1998, e reconhecido através do Decreto Estadual nº 9.268, de 14 de Dezembro de 2004. Em linhas gerais, o curso objetiva formar enfermeira(o) generalista crítica(o)-reflexiva(o), com competência técnico-científica e valores éticos, humanísticos, criativos e democráticos.

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 82
  • Item
    Assistência de enfermagem ao prematuro em unidade de terapia intensiva neonatal: revisão integrativa
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-10) Oliveira, Samara Teles de; Santos, Denise Santana Silva dos; Santos, Cristina Campos dos; Perez, Bárbara Angélica Gomez
    INTRODUÇÃO: É considerada prematura a criança que nasceu antes das 37 semanas completas de gestação. O nascimento antes da idade gestacional pode desencadear uma série de complicações, tornando a adaptação à vida extra-uterina cercada de dificuldade, haja vista que a criança ainda não adquiriu formação necessária para o nascimento. Sendo assim, bebês que nascem antes do tempo têm maior risco de apresentar deficiências no desenvolvimento, e essas consequências podem persistir na vida adulta, aumentando a probabilidade de desenvolver doenças crônicas. Dessa forma, destaca-se a importância de cuidados especiais, integrados e realizados por profissionais altamente qualificados durante o período neonatal, reforçando a necessidade de fundamentar as práticas de cuidado em evidências científicas. OBJETIVO: Analisar a assistência de enfermagem ao recém-nascido prematuro em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal na literatura científica. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa, descritiva e exploratória, realizada por meio da busca eletrônica de artigos nas bases de dados: LILACS, BDENF, MEDLINE e SCIELO, em abril e maio de 2025. Os descritores utilizados foram: “Recém-nascido prematuro”, “Unidade de Terapia Intensiva Neonatal” e “Enfermagem”, “premature newborn”; “neonatal intensive care unit”; “nursing onde estavam cadastrados no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH). A análise de dados foi fundamentada na análise temática, da análise de conteúdo proposta por Bardin. RESULTADOS: Foram identificados 2.758 artigos, após aplicação dos filtros com critérios de inclusão e exclusão restaram 292 obras para análise. Após análise do título e resumo foram excluídos 270 artigos. Posteriormente, 22 artigos foram lidos na íntegra. Dos 22 artigos, 13 estavam alinhados com a questão central do estudo. DISCUSSÃO: A partir da análise dos 13 estudos incluídos emergiram três categorias. A primeira, intitulada: método canguru como estratégia de cuidado de enfermagem ao prematuro em UTIN, apresenta uma subcategoria: benefícios do contato pele a pele e vínculo afetivo através do método canguru. A segunda categoria: assistência de enfermagem no manejo da dor em prematuros em UTIN, que também possui uma subcategoria: medidas não farmacológicas como estratégias de cuidado da equipe de enfermagem. Por fim, a terceira categoria aborda as facilidades, limites e desafios para realização do cuidado ao prematuro. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise dos artigos científicos reforça a importância inegável do cuidado humanizado ao prematuro na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. As práticas de cuidado centrado no desenvolvimento, o Método Canguru, medidas não farmacológicas para o alívio da dor e o envolvimento parental ativo são componentes essenciais que, juntos, criam um ambiente terapêutico e de apoio. Esses cuidados não só promovem o bem-estar emocional e psicológico dos bebês e suas famílias, mas também resultam em melhorias significativas nos desfechos clínicos de bebês nascidos prematuramente. No entanto, nota-se que a assistência de enfermagem especialmente em Unidade de Terapia Intensiva ainda requer mudanças, tendo em vista os múltiplos fatores que dificultam a sua aplicabilidade na prática.
  • Item
    Cartilha de reanimação neonatal e pediátrica
    (2025-11-17) Bezerra, Ana Carolina Improta; Machado, Carolaine de Almeida; Rios, Gabriela Ferreira; Souza, Patricia Santos de; Oliveira, Rosália Santos; Bezerra, Victoria Manoela de Assis Costa
    A cartilha contém atualizações das diretrizes de reanimação neonatal e pediátrica de 2025. Essas mudanças são baseadas nas recomendações mais recentes da American Heart Association (AHA). O objetivo deste material é padronizar a assistência, garantir o alinhamento entre todos os profissionais e fortalecer a segurança do paciente, especialmente daquele recém-nascido ou criança que necessita de intervenção rápida.
  • Item
    Cartilha de segurança do paciente pediátrico
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-17) Araújo, Ana Lara Ricardo de; Sant'Anna, Anna Maria França de; Costa, Edna de Lima Estrela; Santos, Pamela Jesus dos; Souza, Stephanie Conceição de; Amorim, Victor Pinho Sarmento; Santos, Denise Santana Silva dos
    A hospitalização da criança é marcada por um processo de afastamento do ambiente familiar, social e afetivo para um ambiente diferente do seu cotidiano, pela ausência de atividades recreativas usuais, submissão a procedimentos invasivos que podem causar desconforto e dor, e que, aliados a processos de cuidados muitas vezes inseguros, podem levar à ocorrência de incidentes diversos. Por isso, esta cartilha foi desenvolvida com o objetivo de expandir informações e incentivar a incorporação da cultura de segurança do paciente pediátrico. Esperamos que ao ler nossa cartilha, você seja um agente modificador para que os riscos de erros e danos sofridos pelas crianças possam reduzir cada vez mais.
  • Item
    Percepções e estratégias adotadas por profissionais de enfermagem diante da morte e do morrer em pediatria: uma revisão integrativa
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-24) Souza, Rayane Reis de; Portella, Sandra Dutra Cabral ; Santos, Cristina Campos dos; Viana, Izabella da Silva
    Este estudo tem como objetivo analisar as evidências científicas sobre as percepções e estratégias adotadas por profissionais de enfermagem diante da morte e do morrer no contexto pediátrico hospitalar. Trata-se de uma revisão da literatura do tipo integrativa, de abordagem qualitativa e característica exploratório-descritiva, que seguiu as etapas propostas por De Sousa, Bezerra e Egypto (2023). A busca foi realizada nas bases BVS, SciELO e PubMed/MEDLINE, utilizando descritores controlados em português e inglês. Foram incluídos artigos originais, qualitativos, publicados entre 2015 e 2025, resultando em uma amostra final de 12 estudos. A análise dos dados foi conduzida pela técnica de Análise de Conteúdo do tipo Temática de Bardin e a qualidade metodológica dos estudos foi avaliada por meio do checklist CASP (Programa de Competências em Avaliação Crítica ). Os resultados apontaram duas categorias principais: “Percepção da morte infantil”, marcada por sentimentos de injustiça, impotência, sofrimento e despreparo, e “Estratégias de enfrentamento”, que se dividem entre defensivas, como o distanciamento emocional, e construtivas, como o apoio entre colegas e a espiritualidade. Observou-se que a morte infantil é percebida como uma experiência profundamente dolorosa e desafiadora, que exige do enfermeiro não apenas competência técnica, mas também preparo emocional e suporte institucional. A avaliação metodológica revelou boa qualidade nos estudos analisados, embora com fragilidades relacionadas à reflexividade e à profundidade interpretativa. Conclui-se que a compreensão das vivências e estratégias adotadas pelos profissionais da enfermagem diante da terminalidade pediátrica é essencial para o fortalecimento da humanização, da resiliência e da saúde mental no trabalho, além de subsidiar políticas institucionais e programas de formação continuada voltados ao cuidado integral e ao enfrentamento da morte na prática da enfermagem.
  • Item
    Folder: bem-vindo ao laboratório de enfermagem
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-17) Araújo, Ana Lara Ricardo de; Santos, Denise Santana Silva dos
    É com alegria que acolhemos você ao nosso Laboratório de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia – um espaço dedicado à vivência prática, ao desenvolvimento de competências técnicas e ao fortalecimento do cuidado em saúde. Aqui, teoria e prática se encontram para transformar conhecimento em experiência. Nosso laboratório foi planejado para promover um ambiente seguro, ético e humanizado, no qual estudantes possam exercitar habilidades, aprimorar a tomada de decisão clínica e desenvolver a confiança necessária para atuar como profissionais de Enfermagem. Cada atividade realizada neste espaço tem como propósito estimular o aprendizado crítico, o trabalho em equipe e o compromisso com a qualidade da assistência. Acreditamos que o cuidado em saúde nasce da prática responsável, do estudo constante e, sobretudo, da sensibilidade diante das necessidades humanas. Sejam bem-vindos a este ambiente de descobertas, desafios e crescimento. Que cada experiência aqui vivida contribua para a formação de profissionais comprometidos, competentes e preparados para transformar vidas.