Uma Proposta de Difusão do Conhecimento Através de um Portal de Práxis Educacional na Formação Profissional Superior dos Cursos de Tecnologia em Radiologia em Salvador-Ba

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019-03-04
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

A práxis educacional como propósito de contemplar a relação teoria e prática de todas as especialidades da radiologia vai de encontro com uma ação pedagógica que propicia um ato educativo amplo na formação superior dos cursos de tecnologia em radiologia. Esta práxis possui uma perspectiva para além da operalização dos procedimentos formativos realizados na área. Desta forma, a contextualização da prática seja ela na modalidade presencial ou virtual é um fator para contribuir na assimilação do conteúdo teórico e na prática da profissão. A questão levantada nesta pesquisa foi: Como contribuir para uma práxis educacional contextualizada em radiologia? Para essa problemática tem-se como objetivo geral: Propor a difusão de conhecimento em radiologia a partir de um portal usando a tecnologia da informação e comunicação como ferramenta para aproximar os profissionais atuantes e os discentes, na perspectiva da construção de uma práxis educativa contextualizada por campo de radiologia específico. Em busca de solucionar a questão levantada, o caminho metodológico da pesquisa enveredou em uma revisão bibliográfica acerca da formação profissional superior, da educação e difusão do conhecimento e da tecnologia de informação e comunicação – TIC’s na educação. Para, além disso, também foi realizada análise documental de projetos pedagógicos de duas Instituições de Ensino Superior – IES e foi feita pesquisa de campo, na qual, os dados foram trabalhados pela metodologia de emergência de conceitos de Pinheiro, (2012). Em uma perspectiva geral tem-se uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada. Freire, (1997); Moran, (2013); Santos, (2014) e Bardin, (2007) são alguns autores referenciados nesta pesquisa, estes autores contemplam as categorias sobre educação, tecnologia, radiologia e metodologia. Os dados extraídos e analisados sugeriram a proposta deum portal focado em ferramentas com ênfase na interação/comunicação. Portanto, foi criado um protótipo do portal interativo nomeado RadioEduTec, este portal possui uma vertente “formal” com O espaço acadêmico de interação, voltado para discentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e a vertente “não formal” O espaço de difusão do saber, voltado para o público interessado sobre a radiologia. Palavras-chave: Curso Superior de Tecnologia (CST). Práxis. Tecnologia de informação e comunicação (TICs). Radiologia. Difusão do conhecimento


Descrição
Palavras-chave
Curso Superior de Tecnologia (CST), Tecnologia de informação e comunicação (TICs), Radiologia, Difusão do conhecimento
Citação