Navegando por Autor "Silva, Érica Santos da"
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- ItemUma Proposta de Difusão do Conhecimento Através de um Portal de Práxis Educacional na Formação Profissional Superior dos Cursos de Tecnologia em Radiologia em Salvador-Ba(2019-03-04) Silva, Érica Santos daA práxis educacional como propósito de contemplar a relação teoria e prática de todas as especialidades da radiologia vai de encontro com uma ação pedagógica que propicia um ato educativo amplo na formação superior dos cursos de tecnologia em radiologia. Esta práxis possui uma perspectiva para além da operalização dos procedimentos formativos realizados na área. Desta forma, a contextualização da prática seja ela na modalidade presencial ou virtual é um fator para contribuir na assimilação do conteúdo teórico e na prática da profissão. A questão levantada nesta pesquisa foi: Como contribuir para uma práxis educacional contextualizada em radiologia? Para essa problemática tem-se como objetivo geral: Propor a difusão de conhecimento em radiologia a partir de um portal usando a tecnologia da informação e comunicação como ferramenta para aproximar os profissionais atuantes e os discentes, na perspectiva da construção de uma práxis educativa contextualizada por campo de radiologia específico. Em busca de solucionar a questão levantada, o caminho metodológico da pesquisa enveredou em uma revisão bibliográfica acerca da formação profissional superior, da educação e difusão do conhecimento e da tecnologia de informação e comunicação – TIC’s na educação. Para, além disso, também foi realizada análise documental de projetos pedagógicos de duas Instituições de Ensino Superior – IES e foi feita pesquisa de campo, na qual, os dados foram trabalhados pela metodologia de emergência de conceitos de Pinheiro, (2012). Em uma perspectiva geral tem-se uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada. Freire, (1997); Moran, (2013); Santos, (2014) e Bardin, (2007) são alguns autores referenciados nesta pesquisa, estes autores contemplam as categorias sobre educação, tecnologia, radiologia e metodologia. Os dados extraídos e analisados sugeriram a proposta deum portal focado em ferramentas com ênfase na interação/comunicação. Portanto, foi criado um protótipo do portal interativo nomeado RadioEduTec, este portal possui uma vertente “formal” com O espaço acadêmico de interação, voltado para discentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e a vertente “não formal” O espaço de difusão do saber, voltado para o público interessado sobre a radiologia. Palavras-chave: Curso Superior de Tecnologia (CST). Práxis. Tecnologia de informação e comunicação (TICs). Radiologia. Difusão do conhecimento
- ItemUso de Aplicativos em Saúde, Jogos Sérios em Nutrição e Relações entre Educação Alimentar e Aprendizado.(2018-09-06) Silva, Érica Santos daIntrodução: A mudança do perfil nutricional é uma realidade em todo o mundo, onde a desnutrição retraiu e a obesidade expandiu. Parte desse aumento de peso está relacionada ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados em detrimento a alimentos in natura e minimamente processados. Esse hábito pode levar ao aumento de doenças crônicas não transmissíveis, mas também, a possibilidade de interferências no desempenho cognitivo, pois estudos apontam que a carência de micronutrientes, importantes para a manutenção da saúde, possa está relacionada a déficits cognitivos, o que requer mais estudos. Fato de grande relevância e preocupação quando relacionado a crianças em idade escolar com alimentação deficiente em micronutrientes. A tecnologia é uma alternativa para promoção de saúde e da alimentação saudável, para tanto podemos utilizar os mHealth e os exergames que possibilitam fomentar o cuidado e promoção da saúde de maneira interativa, ou seja, pode-se cuidar da saúde e se entreter ao mesmo tempo. Objetivo: Investigar o uso de aplicativos em saúde, jogos sérios em nutrição e relações entre educação alimentar e aprendizado. Metodologia: O presente trabalho contou com revisões sistemáticas e integrativas de publicações nas bases de dados indexadas nos idiomas português e inglês sobre obesidade, cognição e educação alimentar, atrelado a utilização de Apps para a promoção e cuidado com a saúde. Além da realização de estudo transversal seccional de natureza aplicada e abordagem quantitativa. Resultado: A utilização de jogos para o cuidado com a saúde é uma realidade sendo possível obter resultados exitosos em diversos segmentos do cuidado com a saúde, inclusive na manutenção do peso ideal e promoção da alimentação saudável. As meninas são maioria nas escolas e também foram as que apresentaram elevados valores de circunferência da cintura. O espaço escolar ainda é formado, em sua maioria, por meninas, que também apresentam os maiores valores para circunferência da cintura. Percebeu-se também que há um elevado consumo de alimentos ultraprocessados entre os escolares e ao cruzar os achados dos dados de consumo de ultraprocessados e Mine Mental por escola observou-se que onde o consumo de ultraprocessados era menor a pontuação do Mine Mental foi maior. Conclusão: Os jogos Serios podem e devem ser utilizados para a promoção e cuidados com a saúde, pois se utilizada da gameficação para estimular a mudança de hábitos e obtenção de resultados satisfatórios. Nesse estudo não foi possível concluir que a obesidade realmente interfere no desempenho cognitivo, mas identificamos que o alto consumo de alimentos ultraprocessados pode ser indutor da redução no desempenho cognitivo. Assim, as ações de educação em saúde e educação alimentar se tornam imprescindíveis e devem acontecer de maneira permanente. Palavras-chave: Educação em Saúde, Apps, Jogos Sérios, Obesidade, Aprendizado.