A Pesquisa na Prática Pedagógica dos Professores do Ensino Médio: Um Estudo de Caso Participante no Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, Simões Filho (Ba)
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo tem como escopo investigar a pesquisa na prática pedagógica dos professores do ensino médio. Apresenta como questão norteadora: Como a pesquisa pode contribuir na prática pedagógica dos professores do ensino médio na sala de aula? Entre os objetivos delineados, o objetivo geral consiste em analisar quais as contribuições que a pesquisa pode oferecer para a prática pedagógica dos professores do ensino médio a partir da formação de um grupo de estudo no Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon no município de Simões Filho (BA). Objetivos específicos: (i) identificar as concepções que os professores possuem sobre pesquisa, prática pedagógica e a pesquisa na prática pedagógica; (ii) conhecer como os professores praticam o ensino da pesquisa na sala de aula e(iii) intervir com a formação de um grupo de estudo que desenvolva a reflexão crítica sobre a pesquisa na prática pedagógica na sala de aula. A investigação inscreve-se como uma abordagem qualitativa com a metodologia do estudo de caso participante, com instrumentos como: documentos, observação participante (diário de bordo), questionário e entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram oito professores do ensino médio que participaram da formação continuada através do grupo de estudo. O referencial teórico, quanto à pesquisa em educação, está fundamentado em Abreu e Almeida (2008), Abreu(2015), Alarcão (2011), André (2006), Beillerot (2012),D’Ávila (2006), Freire (2002), Gadotti (2003), Gatti (2010), Ludke (2012), Saviani (2011), entre outros; quanto à pesquisa na prática pedagógica no ensino médio e à formação do professor com as categorias de análise (pesquisa, prática pedagógica e formação do professor do ensino médio), está fundamentado em Abreu (2015), André (2012), Demo (2004) e Pimenta (2002); quanto ao produto (grupo de estudo), está fundamentado em Silva (2011),Franco (2016), Magni (2017), Nóvoa (1992).Os resultados da pesquisa apontaram que, a partir da formação continuada através do grupo de estudo, os professores do ensino médio conseguiram dar um novo significado à prática da pesquisa. A pesquisa passou a ser sistemática, cuidadosa, reflexiva e crítica, através do projeto de pesquisa de cunho coletivo e colaborativo. Palavras-chave: Formação do professor do ensino médio.Pesquisa. Prática pedagógica