Navegando por Autor "Silva, Mônica Gomes Albergaria Araújo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Pesquisa na Prática Pedagógica dos Professores do Ensino Médio: Um Estudo de Caso Participante no Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, Simões Filho (Ba)(2019-03-04) Silva, Mônica Gomes Albergaria AraújoEste estudo tem como escopo investigar a pesquisa na prática pedagógica dos professores do ensino médio. Apresenta como questão norteadora: Como a pesquisa pode contribuir na prática pedagógica dos professores do ensino médio na sala de aula? Entre os objetivos delineados, o objetivo geral consiste em analisar quais as contribuições que a pesquisa pode oferecer para a prática pedagógica dos professores do ensino médio a partir da formação de um grupo de estudo no Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon no município de Simões Filho (BA). Objetivos específicos: (i) identificar as concepções que os professores possuem sobre pesquisa, prática pedagógica e a pesquisa na prática pedagógica; (ii) conhecer como os professores praticam o ensino da pesquisa na sala de aula e(iii) intervir com a formação de um grupo de estudo que desenvolva a reflexão crítica sobre a pesquisa na prática pedagógica na sala de aula. A investigação inscreve-se como uma abordagem qualitativa com a metodologia do estudo de caso participante, com instrumentos como: documentos, observação participante (diário de bordo), questionário e entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram oito professores do ensino médio que participaram da formação continuada através do grupo de estudo. O referencial teórico, quanto à pesquisa em educação, está fundamentado em Abreu e Almeida (2008), Abreu(2015), Alarcão (2011), André (2006), Beillerot (2012),D’Ávila (2006), Freire (2002), Gadotti (2003), Gatti (2010), Ludke (2012), Saviani (2011), entre outros; quanto à pesquisa na prática pedagógica no ensino médio e à formação do professor com as categorias de análise (pesquisa, prática pedagógica e formação do professor do ensino médio), está fundamentado em Abreu (2015), André (2012), Demo (2004) e Pimenta (2002); quanto ao produto (grupo de estudo), está fundamentado em Silva (2011),Franco (2016), Magni (2017), Nóvoa (1992).Os resultados da pesquisa apontaram que, a partir da formação continuada através do grupo de estudo, os professores do ensino médio conseguiram dar um novo significado à prática da pesquisa. A pesquisa passou a ser sistemática, cuidadosa, reflexiva e crítica, através do projeto de pesquisa de cunho coletivo e colaborativo. Palavras-chave: Formação do professor do ensino médio.Pesquisa. Prática pedagógica