Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (PGDR)

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    A gestão democrática na escola pública: contradições, constrangimentos e limitações na esfera do poder de decisão e participação
    (2010-03-26) Bride, Neire Góes Ribeiro
    Esta pesquisa pretendeu analisar como a instituição pública tem desenvolvido uma gestão democrática, levando em consideração a participação da comunidade escolar e local, a atuação de órgãos colegiados e repasse de recursos financeiros às escolas e conseqüentemente aumento da autonomia. Para alcance deste objetivo, fez-se necessária uma aproximação da bibliografia, relacionando-a aos temas: Democratização da escola, Construção de novas relações na escola: órgãos colegiados e instrumentos legais; Análise sobre a gestão escolar: colégios da rede estadual de Salvador – Apresentando uma compreensão dos processos que fundamentam este estudo teórico – empírico sobre a gestão democrática na escola publica: contradições, constrangimentos e limitações na esfera do poder de decisão e participação. Neste trabalho buscou-se investigar se a gestão democrática nas escolas públicas se realiza a partir de uma autonomia do poder dos conselhos, conferindo aos representantes da comunidade escolar plenos poderes de decisão ou se esbarra em limites institucionais e políticos que constrangem a efetiva prática democrática. Para tanto, aplicou-se um questionário com a equipe de gestores de quatro colégios da rede estadual de ensino, constituindo-se o campo específico da análise. O resultado da pesquisa demonstrou que todos os quatros colégios, apesar de pertencerem a localidades distintas, têm uma autonomia relativa para tomar decisões, respaldadas nas legislações especificas. Assim, na gestão escolar democrática, todos, independentemente de sua condição ou função na estrutura acadêmica, são chamados a participar, a envidar esforços para que os princípios democráticos sejam respeitados e caminhem na direção dos objetivos consensualmente estabelecidos, a fim de que os projetos firmados coletivamente sejam assegurados em prol de preparar o individuo para o mundo do trabalho e o exercício pleno da cidadania
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    O simples nacional e a informalidade: o caso do mercado de bebidas de Feira de Santana (Ba)
    (2012-05) Queiroz, Francisco Alves de
    Este trabalho analisou a eficácia da política pública, o Simples Nacional, em atingir aos seus objetivos de reduzir a informalidade, melhorar o ambiente de negócios dos micro-empreendedores e empreendedores individuais e fazer inclusão social do trabalho. É um estudo de caso do mercado de bebidas da cidade de Feira de Santana(BA), desenvolvido numa abordagem empírico-descritiva utilizou recursos estatísticos para definir a amostragem e as inferências, apresenta os dados da coleta em gráficos e tabelas. Discuti os conceitos de trabalho informal, de emprego e desemprego, baseando-se nos economistas e sociólogos heterodoxos em contraponto à ideologia ortodoxa. Produz dados sistemáticos do objeto contribuindo para a análise do programa Simples Nacional e compreensão do fenômeno da informalidade, considera a informalidade um setor intrínseco e necessário ao sistema produtivo atual, mas que não tem o direito de produzir e gerar riqueza livremente. Aponta a baixa aderência dos empreendedores do mercado de bebidas à política do simples nacional
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    Juventude na rede: processos de interação e aprendizagem com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na comunidade de Acupe (Santo Amaro - BA)
    (2012-11-18) Oliveira, Marisa do Socorro Mascarenhas de
    O trabalho de investigação deste mestrado tem como objetivo desenvolver práticas de educação popular com foco na mobilização e no engajamento comunitário, utilizando-se as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas para acesso, construção e disseminação do conhecimento. Esta pesquisa toma como referência os princípios da educação popular, coerentes com a proposta pedagógica do educador Paulo Freire. Entendeu-se que a orientação de práticas pedagógicas com base nos pressupostos freiriano seria capaz de criar as condições essenciais para superar a condição de espectador e instaurar discussões, confrontações, diálogos e ação. O universo da pesquisa é representado por uma amostra de 20 jovens, moradores da comunidade de Acupe, na faixa etária de 14-18 anos, estudantes da rede estadual de ensino. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa, foram utilizados os procedimentos da pesquisa participante, também para desenvolver experiências educativas que contemplassem, simultaneamente, os interesses dos jovens e a orientação pedagógica da pesquisa. Buscou-se potencializar a apropriação das linguagens audiovisuais a partir dos equipamentos comunitários existentes (rádio, telecentro, biblioteca e cineclube), de forma que os jovens envolvidos nesta pesquisa pudessem, essencialmente, criar interesse, habilidades e capacidade para transformar esses espaços em redes de interlocução, interação e de troca de saberes. A partir do processo horizontal de integração e mobilização do grupo, formou-se uma rede de atores sociais contribuindo de forma significativa para o processo comunicativo, favorecendo a produção e a socialização de informações
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    Políticas públicas e pobreza rural: análise do programa de combate a pobreza rural (produzir) no semiárido da Bahia
    (2011-10-26) Almeida, Edjanice Costa
    Este estudo trata de políticas públicas de enfrentamento à pobreza rural no Estado da Bahia e, especificamente, do Programa de Combate a Pobreza Rural (PRODUZIR). A pobreza é aqui concebida como um problema multidimensional e que se expressa nos âmbitos socioeconômico, cultural, político, étnico e territorial, afetando as dinâmicas de desenvolvimento e resultando na manutenção de um panorama marcado pela crescente desigualdade social. A pobreza não se reduz, portanto, à desigualdade: ela é a sua exacerbação transformada em iniquidade. O Semiárido do Nordeste, espaço que contextualiza esta pesquisa, é percebido como um lugar profundamente marcado por essas iniquidades. Neste contexto, pretendeu se investigar, além do Programa Produzir enquanto instrumento do Estado para o enfrentamento da pobreza rural, o modo como as associações comunitárias rurais se apropriam deste instrumento e o integram a sua vida cotidiana; objetivou-se ainda, saber quais são os efeitos dessa apropriação em termos de redução da pobreza, que é a finalidade maior do Programa. Se, por um lado, buscou-se olhar o PRODUZIR na perspectiva do Estado, por outro buscou-se olhar como a comunidade beneficiária o apropria e o integra a sua vida cotidiana, com o intuito de enfrentar a pobreza. Dessa forma, dada a complexidade do fenômeno, em termos metodológicos, optou-se pela realização de uma pesquisa documental cruzada com um estudo realizado no próprio chão, onde este Programa vem sendo implantado. Além do exame de documentos relativos ao Programa, foram analisadas experiências de comunidades rurais do município de Quixabeira, recorte empírico deste estudo, integrante do Território de Identidade Bacia do Jacuípe (TIBJ), no semiárido da Bahia. Com base nessa abordagem metodológica, o estudo pretende contribuir com o conhecimento a respeito de possíveis encontros-desencontros entre as comunidades envolvidas e o Estado, fatos aqui expressos através das vivências cotidianas dessas organizações associativas
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    Formação do gestor escolar: uma estratégia de gestão do conhecimento
    (2008-12-22) David, Ana Celeste da Cruz
    Formação do gestor escolar é um estudo teórico - empírico sobre essa temática vista como uma estratégia de gestão do conhecimento na escola, tendo como referência aspectos da criação e conversão do conhecimento tácito e explícito e as condições necessárias a esta ocorrência. Conversão do conhecimento na perceptiva apresentada por Nonaka e Takeuchi no modelo denominado “espiral do conhecimento”, que compreende a socialização, a externalização, a combinação e a internalização. Consideradas também as cinco condições favoráveis a criação do conhecimento como a intenção, a autonomia, a redundância, a flutuação e caos criativo e a variedade requisito. A pesquisa teórica – metodológica investigou as concepções de formação de gestor e gestão do conhecimento relacionado às tendências pedagógicas, na perspectiva, principalmente, dos autores Saviani, Freire, Aguiar, Nonaka e Takeuchi e Terra. A pesquisa de campo pautou-se nos pressupostos da análise de conteúdo, tendo como lócus três (3) escolas de ensino médio da cidade do Salvador, situadas no bairro do Cabula, onde entrevistamos nove (9) gestores que haviam participado como cursistas do Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares – PROGESTÃO, no período de 2004/2006. Investigamos as motivações que levaram esses gestores a participarem do programa, a divisão do trabalho no ambiente escolar, o sentido da experiência como cursista, o trabalho em coletivo, as dificuldades enfrentadas e a percepção desses sujeitos quanto a formação de rede entre as equipes gestoras participantes do programa. Indicamos, em diagrama, as condições favoráveis a criação do conhecimento verificadas no decorrer do PROGESTÃO, a intenção, a autonomia e a redundância. Apontamos a condição parcialmente identificada, a flutuação e caos criativo e, a condição de variedade requisito como condição não identificada durante o programa. Nossas considerações finais apontam para a potencialidade do programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares como estratégia de gestão do conhecimento, sem que, contudo possamos considerar esse programa como elemento suficiente para a formação de rede de gestores capaz por si só de produzir, armazenar, distribuir e gerir o conhecimento