Dissertações não defendidas na UNEB

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    Histórias de leitura na terceira idade: memórias individuais e coletivas
    (Universidade Federal da Bahia, 2005-04-15) Silva , Ana Lúcia Gomes da; Arapiraca, Mary de Andrade; Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho; Moura, Ana Célia Clementino
    Este trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo as histórias de leitura na 3a idade: memórias individuais e coletivas, cuja problemática delineada foi a investigação da formação leitora desses sujeitos, bem como sua relação com a leitura/manifestações textuais, a partir das reminiscências ambiências de leitura/experiência de vida e testemunho oral. A pesquisa teve como “locus” o Centro de Convivência do Idoso–Jacobina/BA. A metodologia adotada foi o tipo etnográfico, tendo como fundante os estudos da Antropologia, utilizando como instrumentos de coleta/análise dos dados, entrevistas abertas e/ou aprofundadas, práticas leitoras, como círculo de leitura e contação de história, utilizando, também, fitas VHS e observação-participante, de forma a apreender o máximo possível das memórias, narrativas e fabulações dos sujeitos-leitores envolvidos em diferentes situações analisadas, na perspectiva “interpretativa” da Análise do Discurso. O resultado do trabalho traz as histórias de leitura da 3a idade jacobinense, suas memórias pessoais, coletivas e oficiais imbricadas, os diferentes efeitos de sentido, bem como, o perfil dos leitores da 3a idade, suas ambiências de leitura e contribuições deste público leitor concreto e singular, para a formação do leitor ativo e includente e seus reflexos na comunidade onde estão inseridos, bem como nas Instituições Escolares/Academias.
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    A mediação docente na formação do(a) pesquisador(a) atuante na consolidação da ciência da informação no Brasil
    (Universidade Federal da Bahia, 2018-07-31) Silva, Regivaldo José da; Gomes, Henriette Ferreira; Silva, Zuleide Paiva da; Novo, Heldenise Ferreira
    Presente em diversas atividades humanas, a mediação constitui um processo dialógico que envolve indivíduos, ou grupos sociais, no âmbito da elaboração de conhecimento em sujeitos. Assim, a mediação docente visa a proporcionar recursos essenciais à formação de indivíduos em diferentes contextos, com orientação ao seu protagonismo social. Mas como a mediação docente vem favorecendo a formação dos egressos, pertinente ao fortalecimento do ensino, pesquisa, produção científica, lideranças em ambientes de informação e em instituições que atuam na consolidação da Ciência da Informação no Brasil? Para responder referida pergunta de partida, o objetivo geral desta dissertação procurou identificar a participação de egressos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA) na pesquisa, produção científica, atividades de ensino e atuação em instituições da área da Ciência da Informação (CI) no Brasil, a partir da mediação docente. Os objetivos específicos propuseram a: mapear as áreas e subáreas temáticas da CI de atuação dos egressos; verificar a permanência das interlocuções, parcerias e produção entre os egressos e seus orientadores e; identificar a atuação dos egressos em atividades envolvidas com o processo de consolidação da CI brasileira. Para cumprir os objetivos desta investigação, aplicou-se o método de estudo de caso e o documental. Como técnica adotou-se a observação indireta dos Currículos Lattes, e o instrumento foi a criação de formulário para registro dos dados levantados nos currículos. Do universo com 162 egressos, nossa amostra foi de 96 egressos, do curso do PPGCI/UFBA, que apresenta duas linhas de pesquisa: Linha de Pesquisa 1 – Políticas e Tecnologias da Informação e; Linha de Pesquisa 2 – Produção, Circulação e Mediação da Informação. Os resultados revelam que os egressos do Programa vêm contribuindo significativamente, porém ainda sendo uma parte limitada em pesquisa e produção científica. E que, embora tenha egresso que se mantenha na pesquisa de seus temas e tenha realizado uma produção científica relevante, esse número ainda é limitado. Por outro lado, o Programa tem egresso atuando na docência tanto no ensino superior público quanto no privado. E, mostra também um número significativo de egressos que atuam em entidades representativas da área da Ciência da Informação. A grande necessidade de análise da mediação pedagógica e da auto- avaliação do Programa é na questão do ingresso e no acompanhamento do egresso para assegurar a sua permanência na pesquisa e na produção científica.