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- ItemAs aparências enganam: a leitura de publicidades relacionadas ao consumismo na aula de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental(UNEB - Departamento de Ciências Humanas - Campus V - Santo Antonio de Jesus, 2024-03-25) Souza, José Rogério Dias de; Oliveira, Fábio Araújo; França, Thiago Alves; Lima, Marcus Antônio AssisNeste trabalho de pesquisa embasado pela teoria da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, versamos sobre a questão da leitura do gênero discursivo publicidade, realizada em sala de aula com um grupo de educandos dos anos finais do Ensino Fundamental. Nosso principal objetivo é analisar, a partir da leitura, o funcionamento e os efeitos de sentidos do gênero, considerando sua provável influência para o aumento do consumismo. Incialmente, realizamos uma Atividade Diagnóstica cujas inferências apresentaram os gestos de leitura realizados pelos participantes. Destacamos que estes gestos se dão em virtude da sua constituição enquanto sujeito sócio-histórico atravessados ideologicamente. A Atividade Diagnóstica culminou na produção de uma Sequência Didática, que reforça nossas proposições pretendidas no objetivo inicial, e tem a intenção de servir como uma possibilidade de formar leitores críticos e participativos em seu cotidiano através da leitura e análise do funcionamento, formulação, constituição e circulação do gênero discursivo publicidade. Para fomentar e ampliar teoricamente os nossos objetivos, confrontamos as proposições de leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular com a proposta de leitura da Análise de Discurso pecheutiana, cujas ideais estão na possibilidade de significar um mesmo texto de forma diferente. Por essa perspectiva, os gestos de leitura não são fixos, nem predeterminados, são heterogêneos. Propusemos e analisamos as atividades realizadas pelos participantes da pesquisa nas duas etapas: Atividade Diagnóstica e Sequência Didática. Os resultados obtidos a partir das análises tornaram-se capítulos desta pesquisa e evidenciam que o processo de leitura deve ser constituído socialmente, destacando a necessidade em trabalharmos a leitura rompendo a barreira da previsibilidade.
- ItemAs secas e ações públicas na Província da Bahia (1857-1888)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-16) Santos, Janiele de Jesus; Pinho, José Ricardo Moreno; Leal, Maria das Graças; Neves, Frederico de CastroA presente dissertação teve como objeto de investigação as ações públicas ocorridos entre o período de 1857 a 1888 na Província da Bahia. Questionou-se como foram o processo de criação destes socorros, quem participou das formulações e como foram implementadas perpassando por uma reflexão sobre migrações, formações de colônias nacionais, o papel da caridade particular e a esmola, a interação e a adaptação entre a mão de obra livre e a escrava, o uso do trabalho migrante nas obras públicas e nas propriedades particulares. Para responder tais indagações, foram utilizados documentos das comissões de socorros, relatórios dos governos, anais da Câmara de Deputados. Assim como diversos periódicos da época, também se usou as legislações que, de alguma forma entraram em contato com o tema.
- ItemO culto à Nossa Senhora da Boa Morte na cidade de Cachoeira: fé e imaginário religioso (1970-2010)(2022-04-08) Silva Neto, Antonio Gomes daO presente estudo analisa o culto à Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira, município situado no Recôncavo da Bahia, entre os anos de 1970 a 2010. Neste período, mulheres negras, através de uma rede de sociabilidade e fé, tornaram-se integrantes da Irmandade devocional da referida invocação mariana. Com os pressupostos teórico e metodológico da História Cultural e valendo-se de depoimentos orais, de produções audiovisuais e jornais, discorremos sobre os atos litúrgicos que reatualizam e rememoram a morte e a assunção de Maria, mãe de Jesus, conectados às narrativas apócrifas dormicionistas e assuncionistas, nas missas e procissões, bem como os elementos provenientes da religiosidade afro-brasileira. Nossa Senhora da Boa Morte também é cultuada no âmbito doméstico, onde orações são entoadas em sua honra. Buscou-se também abordar a realização dos banquetes e o samba de roda nos três últimos dias festivos. Este estudo ainda apresenta os pedidos de intercessão e promessas para Nossa Senhora da Boa Morte, realizados pelos protagonistas da presente pesquisa, em suas variadas situações. Verificou-se que, em alguns casos, os pedidos das devotas, quando alcançados, contribuíram significativamente para o aumento do interesse de ingresso na Irmandade devocional. Durante os atos litúrgicos as devotas, ao reproduzirem e rememorarem os ritos fúnebres da Virgem Maria, vivenciam o tempo sagrado.
- ItemDa enxada ao clavinote: experiências, liberdade e relações familiares de escravizados no sertão baiano, Xique-Xique (1850-1888)(2020-09) Martins, Taiane DantasEsta pesquisa analisou a experiência dos escravizados e escravizadas no sertão do São Francisco, Vila de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, emancipada em 1832. O recorte da pesquisa foi de 1850 a 1888, expandindo-se a análise para o período anterior nos momentos em que as fontes permitiram. Estas foram os inventários post mortem e testamentos, onde se buscou aspectos quantitativos, formações familiares e formas de conquista da liberdade; os processos cíveis e criminais, onde se analisou alguns conflitos e aspectos cotidianos; as correspondências de autoridades e os relatos de viajantes, buscando-se conhecer melhor a sociedade local; além dos registros de batismos, utilizados para analisar as estratégias utilizadas pelas cativas no momento de apadrinhar seus filhos. O enfoque foi dado para o trabalho, abordando as atividades realizadas, onde se verificou uma grande diversidade de ocupações. Analisou-se ainda a moradia dos cativos e aspectos da morbidade destes. Foram buscadas também as formas de conquista da liberdade, que variaram nas diferentes décadas e as formas de resistência utilizadas pelos escravizados, além das estratégias familiares e de compadrio estabelecidas por eles
- ItemDo virtual para o real: FANFIC como estratégia de escrita na escola(2020) Reis, Vânia Costa; Fiorindo, Priscila Peixinho; Wendell, Ney; Nascimento Neto, João Evangelista doTornar possível o desenvolvimento adequado das habilidades de escrita dos alunos é um dos maiores desafios enfrentados pelos professores, principalmente para os que atuam em escolas públicas, nas quais faltam recursos e investimentos para compra e atualização de materiais pedagógicos. Devido a isso, compete ao professor desenvolver estratégias para contornar esse sistema excludente e oferecer ao estudante possibilidades de evolução e ampliação de suas potencialidades. À luz desse cenário é que desenvolvemos esta proposta de pesquisa-ação com vistas a utilizar o gênero fanfic, e todas as possibilidades oferecidas por ele, a exemplo da escrita colaborativa, como incentivo para a realização da escrita escolar. A temática escolhida para inspirar a criação desses textos foi contos de fadas, por serem textos livres de direitos autorais e que também permitem ao indivíduo processos de reflexão sobre sua cultura e valores. O contexto escolhido para essa vivência foi uma escola pública da educação básica localizada no centro de Santo Antônio de Jesus - BA. Lá, selecionamos alunos do 2º ano do Ensino Médio, que, em sua maioria, não apreciavam o ato de escrever, para participarem dessa jornada. Assim, aplicamos uma proposta de intervenção, dividida em 9 etapas afim de intensificar o contato desses sujeitos com a escrita. Essa aproximação realizou-se de forma lúdica e utilizando a fanfic, elemento que faz parte da realidade na qual estão imersos, uma vez que são nativos digitais. Para construir as atividades implementadas durante a proposta, bem como para apoiar as ideias presentes nessa dissertação de mestrado, recorremos a um arcabouço teórico que consiste em: Fiorindo (2005; 2009) e Reis (2018) que fundamentam a narrativa. Coelho (2012) e Nascimento Neto (2011) trazem importantes elementos dos contos de fadas para além da literatura infantil. Sant’Anna (1991) e Discini (2002) discorrem sobre a intertextualidade presente também nos contos de fadas. Enquanto Jamison (2018) descreve e situa as fanfics historicamente, Bertoni (2019) tipifica esse gênero digital. Por fim, temos Rojo (2013), Pretto (2011) e Santaella (2013) que apontam a necessidade de desenvolver práticas de ensino que contemplem os indivíduos imersos no mundo digital.
- Item"E insuflou-me a espancar Felicidade": Tramas de mulheres pobres em Sant'anna do Catú, Bahia (1890-1930)(2022-02-02) Jesus, Larissa Cheyenne Nepomuceno deEssa pesquisa investiga situações/casos de violência física (letal e não letal) e sexual vivenciadas por um conjunto de mulheres pobres e, majoritariamente, negras que habitaram o território catuense (Catu – BA) entre o final do século XIX e primeiras décadas do século XX. Utilizamos como fonte principal processos-crime de lesão corporal, homicídio, como também processos de defloramento, estupro e rapto. A partir de uma perspectiva interseccional entre gênero, raça e classe, nos debruçamos sobre os sumários de culpa analisando os discursos e as práticas presentes em seus autos, buscando confrontá-los com a perspectiva hegemônica sobre as relações de gênero existentes no período estudado. Esse exercício teórico-metodológico permitiu entender que a vulnerabilidade e a violência que caracterizaram a experiência de muitas mulheres pobres e negras, no pós-abolição em Catu, estavam associadas às relações assimétricas de poder que permeavam a vida dessas sujeitas
- ItemFamiliaturas recusadas pelo Tribunal do Santo Ofício na Vila de Cachoeira (Bahia, 1681-1750)(2022-01-06) Santos, Felipe dosNesta dissertação buscamos investigar, dentre os moradores da Vila de Cachoeira (Recôncavo baiano), entre os anos de 1681 a 1750, os pleiteantes a título de familiar do Santo Ofício e outros cargos da Inquisição portuguesa, mas que foram recusados por não se enquadrarem às normas da instituição. Por meio dos processos de Habilitação de Gênere, verificamos as implicações deste insucesso nas dinâmicas de mobilidade social local, analisando a importância simbólica do que significava ser um agente inquisitorial na América portuguesa. Buscamos compreender a processualística da habilitação ao cargo inquisitorial, para apreender os procedimentos que levavam a Inquisição a desenvolver uma espécie de política de recusa às denominadas ―raças infectas. Este estudo, portanto, pretende lançar luz sobre os grupos oficialmente recusados pela Inquisição: cristãos-novos, mouros, negros, ameríndios e mulatos. Além de tratar dos grupos sociais sobre os quais recaía a política de ―limpeza de sangue‖, abordamos os indeferimentos relacionados a comportamentos indevidos, incapacidades, informações processuais insuficientes, possuir pouco cabedal para o exercício da função e, em alguns casos, a jovialidade do pleiteante também pesava na recusa. A investigação também objetiva perfilar socialmente os indivíduos recusados para a Vila de Cachoeira e os seus destinos, analisando como o indeferimento da familiatura refletia nesta sociedade colonial altamente hierarquizada e alicerçada no ―mito da pureza de sangue.
- ItemGarimpeiros e lavradores: experiências e relações sociais em Lençóis-BA (1900-1930)(2023-02-06) Lopes, Paloma TeixeiraO presente estudo tem por objetivo analisar as relações e experiências dos sujeitos pertencentes aos grupos subalternizados que habitaram a cidade de Lençóis-BA na primeira metade do século XX. O processo de mineração estabeleceu o ritmo de formação das principais povoações na Chapada Diamantina, visto que tal processo foi responsável pela migração de grupos vindos de várias partes da província. Essa lógica migratória também foi determinante para a composição social em Lençóis. Dessa forma, a pesquisa se propôs a refletir sobre as experiências e as relações sociais de garimpeiros e lavradores em Lençóis entre os anos 1900 a 1930. Sendo assim, esforçou-se em conhecer algumas experiências e tramas dos homens e mulheres comuns, suas condições materiais de vida, o uso da violência como estratégia de resolução de tensões no trabalho e nas relações afetivas, assim como suas práticas culturais e sociais. Atentou-se ainda para contextualizar a pesquisa dentro do período republicano e para problematizar conceitos que são importantes para entendermos as estruturas de poder local que foram construídas ao longo da história da cidade e de seus habitantes. Compreendeu-se, ademais, que as mudanças advindas com o processo de abolição marcaram e redimensionaram as relações entre os sujeitos por várias décadas. Dessa forma, as sociabilidades e as relações de trabalho dos garimpeiros e lavradores no século XX foram influenciadas pelas transformações do pós-abolição. As fontes utilizadas na pesquisa foram: fontes cartoriais; processos criminais e cíveis; diversos exemplares de jornal; códigos de leis do período da Primeira República; relatórios técnicos; memórias e correspondências diversas.
- ItemGêneros do humor e tipologia de meme: contribuições para a leitura crítica de alunos do 8º ano do ensino fundamental(2024-03-26) Pinheiro, Meiriluce Mascarenhas; Santos, Adelino Pereira; Simões, Natival Almeida Neto; Pereira, Monalisa dos Reis AguiarEste trabalho é uma pesquisa sobre as dificuldades de leitura crítica apresentadas por uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santo Antonio, do município de Ipirá-BA. Para tanto, apresenta como objetivo geral contribuir para o processo de formação leitora desses alunos, no que diz respeito à análise dos gêneros textuais, em especial o meme. O percurso metodológico se assenta numa abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e propositivo, através da construção de uma proposta pedagógica em formato digital. Quanto ao aporte teórico, ancora-se nos estudos de diversos/as autores/as e seus respectivos eixos temáticos, a saber: Possenti (1998, 2018, 2021) - tipos de piadas e criação de Uma Tipologia de Meme, de autoria da pesquisadora, além da discussão sobre o humor e os efeitos de sentido no texto; Rojo (2012) e Ribeiro (2021) - os multiletramentos; Barreto (2022), Dawkins (2007) e Chagas (2020) - memes; Marcuschi (2008) e Ramos (2017) – gêneros textuais; Kock e Elias (2006) e Solé (1998) - práticas leitoras, e a BNCC (Brasil, 2018), que orienta sobre habilidades e competências essenciais no processo de leitura proficiente. Como resultados, apresenta-se um Caderno de Atividades Digitais sobre leitura crítica, composto por análises dos tipos de memes advindos da Tipologia. Ao realizar as atividades do Caderno, espera-se que os alunos sejam capazes de ler criticamente gêneros discursivos e multimodais, como meme; relacionar linguagem verbal e imagética em gêneros para construção de efeitos de sentido; compartilhar informações, utilizando as diferentes linguagens presentes nos gêneros, de forma ética; assumir uma posição reflexiva sobre os diferentes efeitos de sentido apresentados nos memes e outros gêneros, bem como inferir informações implícitas. Acredita-se que o Caderno de Atividades Digital contribuirá, significativamente, para a prática pedagógica docente, bem como para a formação de leitura crítica dos alunos.
- ItemLivre, autônoma e forte: a Associação profissional de trabalhadoras domésticas do Estado da Bahia em luta por direitos trabalhistas (1976-1989)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-05) Quinto, Deyse Vieira; Leal, Maria das Graças de Andrade; Castro, Mary Garcia; Barbosa, Andréa da Rocha Rodrigues PereiraA Associação Profissional de Trabalhadoras Domésticas da Bahia é parte de um movimento potente que se manifestou, principalmente a partir da década de 1960, como uma luta político-institucional de uma categoria de trabalhadoras insatisfeitas com a ausência de direitos trabalhistas diante do não reconhecimento da profissão, caracterizada pelo sexismo e racismo institucional e pelas marcas da escravidão. O foco de análise dessa dissertação foi a organização política das trabalhadoras domésticas do Brasil, através das experiências do grupo baiano. Investigou-se a partir de quais estratégias, formas de resistência e articulações as associações de trabalhadoras domésticas conquistaram direitos trabalhistas na Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988. Constatou-se que a participação na Constituinte foi possível porque as domésticas conseguiram organizar-se nacionalmente; traçar um projeto de país e uma concepção de cidadania; relacionar-se com diversos grupos sociais mantendo sua autonomia; ademais, construir uma identidade e memória coletiva; produzir uma leitura histórico crítica da realidade brasileira; conceituar o trabalho doméstico no capitalismo; atuar a partir de uma perspectiva pedagógica; e, principalmente, enfrentar o poder e privilégios daqueles que as subordinavam, os patrões. Alcançaram tanto a partir da construção, ao largo do processo nacionalização, de entendimentos que considerassem raça, gênero e classe como primordiais. Este momento tratou-se, portanto, do fazer-se enquanto classe das trabalhadoras domésticas do Brasil.
- ItemA peleja da resistência contra o preconceito: entre o campo e a cidade, uma proposta de compreensão leitora a partir do cordel(2020) Silva, Manoel da Lapa Fonseca da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Rocha, Flávia Aninger de Barros; Fiorindo, Priscila PeixinhoEste trabalho configura-se numa dissertação de mestrado, intitulada: “A PELEJA DA RESISTÊNCIA CONTRA O PRECONCEITO: ENTRE O CAMPO E A CIDADE, UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO LEITORA A PARTIR DO CORDEL” realizado no PROFLETRAS – Campus V, UNEB, que tem como objetivo geral desenvolver a compreensão leitora dos alunos através do cordel, dando uma atenção especial às questões de identidade e a valorização dos saberes do campo. Esta proposta nasceu da percepção de duas situações: a dificuldade dos alunos no desenvolvimento da leitura e o preconceito que os alunos sofrem por serem da zona rural, fazendo-os não aceitarem suas identidades. Assim, traz-se como problema a seguinte questão: de que maneira o cordel pode contribuir no processo de compreensão leitora e na valorização da identidade desses estudantes? Para responder a essa questão, apresentamos a hipótese de que a leitura, especialmente na fase inicial de desenvolvimento das competências leitoras, precisa encantar e seduzir o educando de modo a ser uma atividade que desperte prazer e entretenimento. Partindo desse pressuposto, acreditamos que o texto de cordel, como um gênero de características populares, pode promover esse encontro do aluno com a leitura e apresentar “a roça”, tão estereotipada, de uma maneira mais poética e com as particularidades que tem. A proposta de intervenção, dividida em oficinas, todas voltadas para leitura de textos de cordel sobre as peculiaridades da vida do campo, foi desenvolvida com alunos do 9º ano de uma escola da zona rural de Sapeaçu, Bahia. Para embasar a pesquisa, buscamos as contribuições de: Brandão e Micheletti (2002; Bakhtin (2003); Cascudo (1976); Cosson (2009); Hall (2006); Kleiman (1995;1997); Paulino (1998); Soares (2003), dentre outros. Tivemos uma participação ativa e colhemos resultados satisfatórios. As produções e manifestações dos estudantes, bem como, avaliação aplicada após as oficinas, comparada com os dados iniciais, sinalizaram, em números, um relevante avanço na melhoria das dificuldades observadas. Esperamos que os sujeitos desta intervenção tenham, de fato, transformado suas práticas leitoras e despertado para conscientização do papel da leitura em suas vidas. Torcemos ainda pela expansão da discussão da temática na escola e que outros professores possam utilizá-la em seu fazer pedagógico contemplando outros discentes.
- ItemPráticas de cura e o culto ao anjo São Gabriel no município de Dom Macedo Costa-Ba (1967-2010)(2011-06-06) Souza, Wilma Santos de SantanaEsse trabalho analisa o culto ao Anjo São Gabriel e as práticas de cura proclamadas pelo Senhor Martins Góis da Silva, “Seu Martinho”, na Comunidade do Riachão dos Milagres, no município de Dom Macedo Costa-Ba, entre 1967 e 2010. As crenças da região, envolvendo devoções, promessas, peregrinações e a fé em milagres, constituem elementos típicos do catolicismo popular. As memórias dos devotos acerca dos casos de cura ocorridos na Igreja do Anjo São Gabriel, a história religiosa de Seu Martinho e sua ressonância política são os pontos centrais da análise empreendida. Utilizamos na construção da narrativa depoimentos orais, fotografias, extratos das atas da Câmara de Vereadores do município e livretos com os casos de cura
- Item“O show do encontro”: Caetano, Chico, Censura e Resistência no palco do Teatro Castro(2022-02-02) Gama, George Genesis AlvesAs linhas que se seguem foram escritas com a finalidade de investigar o “Show do Encontro”, que é o nome atribuído ao primeiro espetáculo juntos de Caetano Veloso e Chico Buarque, que eram nos anos de 1960 dois ídolos marcados pela rivalidade de empebistas e tropicalistas, e é justo por isto que se consagra como uma espécie de símbolo da reconciliação dos artistas. A apresentação aconteceu no Teatro Castro Alves (TCA), situado na cidade de Salvador, capital baiana, entres os dias 10 e 11 de novembro de 1972, em meio à outra grande tensão, pois para além de rivais históricos ambos eram vistos como subversivos pelo governo militar, visto que dividia o mesmo palco um ex-preso político e um dos artistas mais censurados no Brasil, e que haviam retornado ao país após viver experiências distintas no exílio político. Há poucos anos foi descoberta uma documentação até então sigilosa a qual possuímos acesso em que agentes do regime civil-militar brasileiro trocam toda sorte de informações que revelam que existiram episódios que feriam a moral das famílias que estavam ali presentes e a legislação censória vigente, assim transformando o espetáculo em alvo de severas represálias. Em vista disso nos propusemos a uma investigação com o objetivo de entender como o “Show do Encontro” acabou representando uma ameaça à política e aos padrões morais e comportamentais vigentes na ditadura civil-militar brasileira, por conseguinte, desencadeando todo um processo de censura ao show, aos artistas e as canções que foram por eles exibidas. Então, os pressupostos teóricos e metodológicos mais adequados à condução da pesquisa são os da História Cultural, mais precisamente os conceitos “representação” e “tática” respectivamente de Roger Chartier e Michael de Certeau, dado que possuímos os objetivos de entender como foi forjada a representação do show enquanto uma ameaça ao governo militar, assim como identificar quais foram às táticas de resistência que os artistas se valeram, visto que possuíam uma margem de manobra limitada devido ao cerco montado pela censura. A metodologia mais apropriada, portanto é a Micro-História, da qual Carlos Ginsburg é um dos principais precursores, uma vez que o “Show do Encontro” será entendido como índice da investigação.
- ItemVozes da abolição: escravidão e liberdade na imprensa abolicionista cachoeirana (1887-1889)(2010-02) Souza, Jacó dos SantosEste estudo analisa a atuação da gazeta abolicionista O Asteróide no movimento antiescravista cachoeirano, entre os anos de 1887 e 1889. Por meio da leitura desse periódico, buscamos entender como a luta antiescravista se desenrolou na cidade de Cachoeira e os encaminhamentos da abolição defendidos pelo jornal. Ao mesmo tempo, analisamos os projetos políticos defendidos pela redação do periódico depois da abolição. Ao longo do texto, estivemos atentos aos sentimentos e planos de reforma social defendidos pelo periódico. A ideia é perceber como os projetos de inserção social dos libertos estavam articulados com os ideais de modernidade, civilização e progresso. Para isso, o estudo analisa diferentes documentos do período, como processos-crime, periódicos, correspondências policiais, atas de sociedades libertadoras, entre outros