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- ItemAlterações antrópicas na paisagem do Rio Itapicuru-Mirim, Jacobina-Ba no século XX(2021) ROCHA ,Danielma Ferreira da Rocha; NOVAIS, Marcos Paulo Souza; FERNANDES, Paulo César Dávila; SILVA, Leandro Pereira daO artigo tem como objetivo analisar as alterações antrópicas na paisagem fluvial do Itapicuru- Mirim no século XX utilizando a abordagem antropogeomofológica fluvial, por meio da qual é possível analisar a cartografia, a paisagem fluvial aos processos históricos, sociais de sua apropriação. Foram analisadas diversas intervenções desde o ano de 1937 à 1994, as quais modificaram a paisagem fluvial do rio Itapicuru-Mirim em seu trecho urbano, acarretando consequências sociais, econômicas e principalmente ambientais. As modificações antropogênicas na paisagem fluvial do Itapicuru-Mirim no século XX apresentam impactos positivos no sentido de atender às necessidades sociais, econômicas, culturais da população de acordo com o nível de urbanização do período como construções de pontes, passarelas, avenida para facilitar a locomoção e definir o sentido do desenvolvimento da cidade. No entanto, também é necessário reconhecer os impactos negativos dessas alterações, que podem ser reconhecidas pela redução da vazão, assoreamento do leito menor com impacto na redução da profundidade do canal, aumento das inundações, aumento de vetores de doenças como mosquitos aedes aegypti, o desconforto odorífero, principalmente em período de estiagem e pela mudança da relação da sociedade com o Itapicuru-Mirim.
- ItemAnálise dos projetos públicos de inclusão das pessoas com deficiência em uma cidade do interior do Brasil, 1985 a 2016.(2016) Costa, Rodrigo de OliveiraO presente estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência na cidade de Capim Grosso/BA entre os anos de 1985 a 2015. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise documental, sendo coletados documentos como leis, requerimentos, indicações, portarias, quadros orçamentários e documentos do NAEPI - Núcleo de Apoio a Educação na Perspectiva da Inclusão. Foi feita a análise e discussão dos resultados encontrados com base no referencial estudado. Concluímos que é grande a carência para inclusão no município, com pouco executado durante 30 anos de emancipação política, sendo encontrados apenas pequenos avanços, assim como a dificuldade de encontrar documentos mais antigos para a análise. Mas notamos que nos últimos anos a mobilização dos poderes do município tem aumentado na área estudada.
- ItemCenários de Alegria: memória Fotográfica das Festividades em Jacobina (1930-1970)(UNEB, 2018-06-15) BARBOSA, Fernanda Oliveira; OLIVEIRA, Valter deO artigo tem como objetivo apresentar as festividades na cidade de Jacobina-Bahia, a partir das fotografias mostrando como as mesmas podem utilizadas enquanto instrumento de fonte. Para este estudo, foram utilizados arquivos fotográficos e acervo dos jornais que circulavam entre os anos de 1930-1970. Tendo a fotografia como fonte principal na perspectiva de investigar a partir da metodologia serial em seus conjuntos. A partir destes, foi possível notar um silenciamento quanto as festividades celebradas pela população menos abastada na cidade, embora isso não significava dizer que tais grupos não celebravam as festas a seu modo. Dessa forma, não conhecer a trajetória das fotografias enquanto objeto materializado implicou na realização de uma análise mais apurada a respeito da produção, recepção e todo o contexto. Embora o estudo tenha abarcado o que foi proposto, há sempre lacunas, a fotografia enquanto fonte possibilita ao pesquisador estabelecer olhares a respeito do que ela tem a dizer, perguntas que podem ser feitas e o caminho a percorrer em busca das repostas aos questionamentos. Por fim, a proposta foi contribuir para os estudos sobre festividades nas cidades do interior baiano
- ItemDor lombar em adultos e as implicações do exercício físico: uma revisão sistemática.(2015-04-10) LEITE, Andréia Aparecida Andrade de Santana; SANTOS, Lucas da Silva; ARAÚJO, Maieli de Oliveira; CAVALCANTE NETO, Jorge LopesIntrodução: Dor lombar ou lombalgia é uma patologia descrita como uma atrofia da musculatura da região transversal da coluna lombar. Indivíduos com quadros de lombalgia são afetados socialmente, sobretudo pela diminuição da capacidade funcional nas tarefas diárias. Dessa forma, o exercício surge como importante aliado para a melhoria da dor lombar. Contudo, parece não haver um consenso na literatura acerca das implicações do exercício em pessoas com dor lombar. Objetivo: Analisar, por meio de revisão sistemática, as implicações da dor lombar, verificando a importância dos exercícios físicos e os possíveis benefícios advindos de suas práticas regulares. Métodos: Tratou-se de uma revisão sistemática realizada no Scielo, Lilacs e Periódicos CAPES, com os descritores: Lombalgia, Incidência, Adultos. A busca inicial permitiu encontrar 896 artigos, restando 12 na análise final. Resultados: Observou-se que os fatores desencadeantes da dor lombar são multifatoriais, já que os pesquisadores têm encontrado diferentes respostas para o problema. Conclusão: Devido às inconstâncias nas pesquisas, boa parte dos pesquisadores busca, por meio dos programas de reabilitação e/ou exercícios físicos, possíveis tratamentos para pacientes com lombalgia, tentando promover a qualidade de vida das pessoas afetadas.
- ItemEfeitos do exercício físico sobre a hipertensão arterial sistêmica.(2017-07-03) SOUZA, Gildison Alves de; COSTA, Laura Emmanuela Lima; SANTOS, Lucas da Silva; SILVA, Lucas Lopes da; OLIVEIRA, Vera Lucia Pedreira SantosO objetivo desse estudo é identificar os efeitos do exercício físico sobre a hipertensão arterial sistêmica em adultos. Estudos realizados no Brasil apontam que grande parcela da população não atinge as recomendações atuais quanto à prática de atividades físicas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o sedentarismo seja a responsável, anualmente no mundo, por 1,9 milhões de mortes. Utilizamos como método a revisão sistemática, realizada nas bases de dados indexadas Lilacs, Scielo. Na busca inicial foi possível encontrar 984 artigos, restando 14 artigos na análise final. Com base nos dados encontrados pudemos perceber que um estilo de vida sedentário e maus hábitos alimentares contribuem para o desenvolvimento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).
- ItemO ensino da Cartografia aos Deficientes Visuais: algumas dificuldades(2017-12-15) ANJOS, Jorge Santos dos; RIOS, Rayane de Souza; JESUS, Joselito de; FRANCO, Gustavo Barreto; MATURINO, ElmoO presente artigo tem como proposta analisar as dificuldades no processo de ensino aprendizagem da cartografia para os deficientes visuais e de baixa visão, buscando analisar se realmente os portadores de deficiência visual estão sendo beneficiados com a política instituída pelo governo e a proposição de possíveis alternativas e métodos de capacitação docente em sua formação para se trabalhar em salas de aulas atendendo a este público, por meio de apresentação de materiais pedagógicos que venham a contribuir para o ensino inclusivo da cartografia, a exemplo da cartografia tátil, reconhecendo que as escolas inclusivas devem atender e corresponder às diversas dificuldades de seus alunos e professores lhes assegurando uma educação de qualidade
- ItemEnsino de geografia nas escolas com jogos digitais(2022-12-14) ARAUJO, Samuel SantosCom a revolução tecnológica e o avanço da globalização, as informações, em sua maioria, são criadas e renovadas de formas simultâneas. Isso se projeta diretamente na maneira como as pessoas se relacionam em sociedade. Diante disso, a educação escolar deve ser pensada a partir da integração do mundo digital como parte do cotidiano da sociedade contemporânea. Neste processo, a Geografia, assim como as demais disciplinas têm um papel fundamental para a formação socioespacial e cidadã, podendo contribuir com o uso de metodologias de ensino que contemplem o trabalho com aparatos tecnológicos a exemplos dos jogos digitais. Desta forma, o objetivo deste artigo é compreender quais os benefícios dos jogos digitais como instrumento de aprendizagem no ensino de Geografia na educação. A pesquisa foi realizada pela abordagem qualitativa de análise de dados, na forma de Revisão Integrativa de Literatura (RIL), através de periódicos e artigos pesquisados, que buscaram solucionar os problemas de pesquisa por meio das referências teóricas investigadas. Assim, buscamos responder: quais são os benefícios dos jogos para a aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental? Os resultados da pesquisa revelam que as tecnologias digitais da informação e comunicação fazem parte da realidade educacional e os jogos digitais são ferramentas pedagógicas potenciais na aprendizagem de Geografia, oportunizando a construção de conhecimentos sobre os conceitos geográficos, aspectos físicos, políticos, sociais, culturais, ambientais e, consequentemente tornando as aulas mais prazerosas, por motivar a participação dos alunos
- ItemEstágio supervisionado em geografia no ensino médio integral: impactos das recentes mudanças curriculares.(2022-12) JESUS, Natalia Freire de ; FELIX, Natacia de Jesus; SANTOS, Ivaneide SilvaO artigo é fruto de um trabalho de conclusão de curso de graduação, com foco nas experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado em Geografia IV, do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia, UNEB Campus IV, efetivado no Ensino Médio Integral. A pesquisa procurou responder ao seguinte problema: Quais as principais dificuldades enfrentadas na realização do Estágio Supervisionado em Geografia, no Ensino Médio Integral diante das recentes mudanças curriculares? Assim, objetivamos analisar as dificuldades enfrentadas no Estágio Supervisionado em Geografia no Ensino Médio Integral, diante das mudanças curriculares da Educação Básica e, consequentemente, no componente curricular de Geografia. A metodologia utilizada na pesquisa foi a abordagem qualitativa, por meio de análise dos seguintes documentos: o Documento Orientador do Ano Letivo 2022, O Novo Ensino Médio, a BNCC, o DCRB e pesquisas bibliográficas. Também foi realizada pesquisa participativa em turmas de 2ª e 3ª série, do Ensino Médio Integral, no período de maio a junho de 2022, e entrevistas com professores atuantes nas escolas lócus da pesquisa, com essa modalidade de ensino. Os resultados obtidos revelam que essa nova configuração do ensino do componente curricular Geografia no Ensino Médio, apresenta defasagem, sobretudo de carga horária, comparado com outras áreas do conhecimento. O trabalho abarca as experiências e práticas adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado, colocando em evidência sua importância na formação do futuro professor de Geografia.
- ItemExercício físico e aptidão física de crianças com transtorno do espectro autista: uma overview da literatura.(2022) MENDONÇA, Victor Artur BarrosOs objetivos desta overview da literatura são sintetizar os principais efeitos de protocolos de exercícios físicos na aptidão física de crianças com TEA e apresentar uma proposta de intervenção com exercícios físicos para crianças com TEA. De acordo com as informações contidas nos estudos analisados, a prática aquática foi a mais utilizada como método de intervenção sobre a aptidão física dessa população. Porém, não foi possível identificar uma prática considerada mais adequada para essas crianças, particularmente devido à escassez de protocolos terrestres com exercícios físicos para ganhos significativos nos distintos componentes da aptidão física dessas crianças. Portanto, faz-se necessário propor um protocolo de exercícios físicos que possa atender a essa inquietação e que combine especificidades de exercícios anaeróbicos e aeróbicos. O protocolo experimental de exercícios físicos terrestres apresentado é dividido em dois tipos de treinamento, de acordo com os componentes de aptidão física, sendo: a) Treino de Força e Potência Muscular (TFPM) e; b) Treino Aeróbico e de Resistência Muscular (TARM). Acredita-se que possa ser uma opção viável para a melhoria de componentes da aptidão física de crianças com TEA. Recomenda-se que esse protocolo seja aplicado em pesquisas futuras, a fim de analisar seus efeitos.
- ItemEXERCÍCIO FÍSICO E APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA OVERVIEW DA LITERATURA.(2022) MENDONÇA, Victor Artur BarrosOs objetivos desta overview da literatura são sintetizar os principais efeitos de protocolos de exercícios físicos na aptidão física de crianças com TEA e apresentar uma proposta de intervenção com exercícios físicos para crianças com TEA. De acordo com as informações contidas nos estudos analisados, a prática aquática foi a mais utilizada como método de intervenção sobre a aptidão física dessa população. Porém, não foi possível identificar uma prática considerada mais adequada para essas crianças, particularmente devido à escassez de protocolos terrestres com exercícios físicos para ganhos significativos nos distintos componentes da aptidão física dessas crianças. Portanto, faz-se necessário propor um protocolo de exercícios físicos que possa atender a essa inquietação e que combine especificidades de exercícios anaeróbicos e aeróbicos. O protocolo experimental de exercícios físicos terrestres apresentado é dividido em dois tipos de treinamento, de acordo com os componentes de aptidão física, sendo: a) Treino de Força e Potência Muscular (TFPM) e; b) Treino Aeróbico e de Resistência Muscular (TARM). Acredita-se que possa ser uma opção viável para a melhoria de componentes da aptidão física de crianças com TEA. Recomenda-se que esse protocolo seja aplicado em pesquisas futuras, a fim de analisar seus efeitos.
- ItemFatores motivacionais para permanência nas aulas de educação física em adolescentes escolares: um estudo de revisão sistemática Jacobina 2018.(2018-12-20) LIMA, Florielson SousaObjetivo: analisar fatores motivacionais em adolescentes escolares para permanência nas aulas de Educação Física. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão sistemática de forma exploratória e descritiva. Essa pesquisa é de natureza quantitativa. A revisão sistemática foi realizada entre os dias 20 a 29 de março de 2018. Os critérios de inclusão foram: Artigos compreendidos no intervalo de 2008 a 2018; artigos direcionados para escolares adolescentes; artigos que tratam diretamente com o objeto da pesquisa; Resultados: Os resultados mostraram que os escolares demonstraram bom nível de motivação para as aulas, sendo os principais fatores que motivam sua permanência nas aulas seriam as aulas fora da sala de aula; importância para saúde; professores motivadores e os conteúdos, sendo o esporte o preferido. Vale ressaltar que a desmotivação estar ligada a conteúdos e métodos repetitivos, sendo professores desestimulados, resultando em uma baixa motivação dos alunos. Essa desmotivação também se relaciona à falta de infraestrutura das escolas para realização das atividades. Conclusão: Os dados deste estudo apresentaram a importância da motivação, não só para permanência nas aulas de Educação Física, mais na satisfação de estar realizando as atividades de forma espontânea e satisfatória.
- ItemA inserção das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação no atual contexto do Ensino de Geografia(2017-12-15) JESUS, Juliano Santos de; FRANCO, Gustavo BarretoA presença das novas tecnologias de comunicação e informação está cada vez mais presente no cotidiano dos jovens, fazendo-se necessária maior inclusão delas na escola. O artigo busca realizar uma revisão bibliográfica a respeito das ideias que visam contemplar propostas ideológicas metodológicas que discutem a utilização das novidades tecnológicas e da mídia para o aprofundamento das comunicações e interações na escola durante o processo ensino-aprendizagem. Também aborda o papel imprescindível das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Geografia ao passo que elas ajudam a despertar no aluno interesse nos conteúdos relacionados à disciplina e, além disso, permite à escola educá-lo para atuar efetiva e positivamente no ambiente onde ele próprio se encontra inserido.
- ItemO Pibid nas aulas de Educação Física e o ensino do atletismo.(2015-09-06) SANTOS, Lucas da Silva; MIRANDA FILHO, Vamberto Ferreira FerreiraO presente trabalho traz o relato sobre a experiência concretizada no PIBID de Educação Física (UNEB campus IV/Jacobina-Ba), através do conteúdo Atletismo. Sendo assim utilizamos os estudos e considerações de Gasparin (2007), Soares (2001) e Saviani (2003), fazendo-se presente nesse trabalho. Promover um maior contato dos alunos com o conteúdo atletismo e assim possibilitar desenvolver a coordenação motora e suas habilidades cognitivas. Oportunizar aos alunos a vivência de novos conteúdos ligados a cultura corporal através das aulas de Educação Física. A partir das leituras e discussões de textos realizadas no Grupo do PIBID, deu início a construção desse trabalho visto que, possibilitou a maior compreensão do ensino e a transmissão dos conteúdos. Os estudos de fontes como Gasparin, Soares e Saviani, fortaleceram e, contribuíram com o embasamento teórico às intervenções na escola. Primeiramente foi feito um diagnóstico da turma sobre os conhecimentos acerca do atletismo, em seguida veio a introdução da história e os fundamentos básicos e a posteriori o desenvolvimento das atividades práticas, por meio de jogos e brincadeiras. Após a escolha do conteúdo, o planejamento das aulas incentivou os alunos a confecção de materiais pedagógicos alternativos, sendo que o primeiro passo nesse caminho foi diagnosticar o nível de conhecimento que possuíam, a partir disso foi introduzido a história do atletismo. Destarte que ao decorrer do trabalho desenvolvido no ambiente escolar ficou evidente a importância em desenvolver e inserir novas propostas que amplie o leque de conhecimentos dos alunos, além de experiências marcantes que venham a contribuir e (re) significar o processo de ensino e aprendizado ao passo que se desenvolve social, cognitivo e intelectualmente. Conclui-se que ao longo das atividades desenvolvidas no subprojeto do PIBID na escola os alunos puderam experimentar através das atividades novas experiências, acrescentando ainda mais no seu desenvolvimento intelectual, cognitivo, motor e social, destaca-se a necessidade de enriquecimento das aulas de Educação Física e a abertura às novas e importantes experiências, portanto os objetivos foram alcançados (re) significando ainda mais a formação como professor de Educação Física.
- ItemAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO NASF-AB DURANTE O PERÍODO DO COVID-19: Uma revisão de literatura(2022-12-16) ALMEIDA CARVALHO SOARES, CLAUDIAA partir da criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (atualmente denominado Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF-AB) um dos profissionais que passou a integrar as equipes foi o de Educação Física. Este realiza sua intervenção nas chamadas Academias de Saúde (AS), intervenção feita por meio de Atividades Físicas (AF)/Práticas Corporais (PC) específicas. O objetivo desse estudo foi analisar como se deu a atuação do profissional de Educação Física (PEF) no NASF-AB durante o período do COVID-19 e como se apresenta a produção científica na área da Educação Física na última década, entre os anos de 2012 a 2022. Realizou-se uma revisão da literatura de cunho qualitativo com a finalidade de identificar o PEF frente à demanda local e/ou regional, tanto em períodos comuns quanto em tempos de pandemia, assumindo, assim, a responsabilidade de coordenar e desenvolver ações direta ou indiretamente ligadas à AF/PC, para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde, das pessoas e coletividades, sempre em conjunto com a equipe NASF-AB.
- ItemQuem é o indivíduo que malha?: um estudo sobre o perfil de usuários de uma academia de ginástica na cidade de Jacobina-BA.(2016-04-08) SANTOS, Lucas da Silva; RAMOS, Michael Daian PachecoO presente trabalho é fruto de um semestre de observação supervisionada, realizada na disciplina estágio de observação não-formal, componente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, Jacobina-BA. Desenvolver uma reflexão sobre o perfil de usuários das academias de ginástica. Construímos um questionário semiestruturado com o objetivo de obter dados e/ou elementos importantes nessa pesquisa. O proprietário e os alunos foram consultados e esclarecidos sobre as finalidades da pesquisa e os mesmos autorizaram a aplicação do instrumento. A aplicação aconteceu nos dias 13 e 20 de outubro de 2015, responderam ao instrumento de pesquisa cerca de dez alunos (N=10) que frequentam o espaço. A tabulação dos dados foi realizada no programa Microsoft EXCEL®, pacote Office versão 2010 a média de idade entre os participantes foi de 26,90, com desvio padrão (±14,87). No período vespertino, (60%) do público são de jovens, em seguida os adultos com (30%) e por fim o público idoso um total de (10%). Do número total de entrevistados (N=10), 60% são do sexo feminino e os outros 40% são do sexo masculino. Sobre as atividades realizadas, 80% praticavam apenas musculação e 20% praticavam musculação juntamente a outras atividades como, zumba, jump, aeroboxe, crosfit, pilates e corrida. Discussão: Segundo Rojas (2003) a aderência ligeiramente superior entre os mais jovens (36,1%, n=22), comparando aos mais velhos (33,3%, n=6), entre 30 e 45 anos. Nos estudos de Milagres et al. (2009), 94% dos indivíduos praticavam musculação e 20% ginástica localizada. Observou que nesse estudo os principais motivos para aderência na academia de ginastica foram a saúde, hipertrofia muscular, a perda de peso, o condicionamento físico, a estética e os fatores socioeconômicos.
- ItemUso da tecnologia no ensino da geografia na educação básica: o instagram como instrumento metodológico(2019-07) VIEIRA, Cristiano Osório; HIGINO, Vicente Lucas Félix; OLIVEIRA, Dolores Bastos Hayne de; SANTOS, Gislene Maria Mota dos; SANTOS, Jorima Valoz dosEste estudo busca refletir sobre a possibilidade de utilização das redes sociais, dando ênfase no Instagram, como instrumento metodológico para auxiliar significativamente no ensino de Geografia na Educação Básica. A pesquisa surge diante do crescente uso da rede social Instagram, no mundo e principalmente no Brasil, por jovens, em um contexto mundial marcado pelo surgimento e avanço das tecnologias da informação e comunicação, denominada como “sociedade da informação”. Partindo do objetivo geral de estudar características das redes sociais, com ênfase no uso do Instagram, e seu potencial no ensino de Geografia na Educação Básica. Configurando-se como pesquisa de cunho bibliográfico (MARCONI; LAKATOS, 2003; PRODANOV, 2013) e desenvolvendo-se principalmente a partir do aporte teórico de: Castells (1999, 2003) e Lévy (2001) que discutem sobre a internet; Aquino Junior (2010) e Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009) que discutem sobre o ensino de Geografia no contexto das tecnologias da informação; Aguiar Junior (2005) para a elaboração de sequências didáticas. Ainda, houve a aplicação de uma oficina, a fim de ampliar as análises sobre o tema, chegando às considerações, nas quais o Instagram tem potencial como instrumento metodológico dotado de ferramentas que auxiliam na busca de informações e construção de saberes pelos aprendizes.
- ItemVamos sair do tradicional - o PIBID Educação Física e o ensino do Parkour(2016-10-19) SANTOS, Lucas da Silva; OLIVEIRA, Maria Gonçalves deO presente trabalho é fruto de experiências realizadas no PIBID de Educação Física na Escola Estadual Frei José da Encarnação com o ensino do Parkour no 9º ano do ensino fundamental. A Educação Física acentua-se pela expressividade no contexto escolar, promovendo transformação e propiciação de ricas experiências. O Parkour foi criado em 1980 na França por David Belle. Sendo considerado uma atividade física e emocional utiliza-se apenas do corpo para superar obstáculos. O referencial teórico utilizado nesse trabalho parte das concepções de Gasparin (2007), Soares (2001) e Saviani (2003). Oportunizar aos alunos a vivência de novos conteúdos ligados a cultura corporal. A organização do trabalho pedagógico aconteceu na (AC) Atividade Complementar, reunião de planejamento das atividades do PIBID para as aulas de educação física com a turma do 9º ano do ensino fundamental. A escolha do conteúdo partiu das considerações de Soares ou seja, a “valorização da cultura corporal” no âmbito escolar. Nesse sentido as aulas aconteceram mediante a proposta de Savianni e a sistematização realizada por Gasparin, “prática social inicial”, “problematização”, “instrumentalização”, “catarse” e “prática social final”. Destarte que as aulas de Educação Física tornam-se importantes no cotidiano da escola. Sendo assim, a partir dos desafios encontrados no seu processo de formação, o professor deve buscar inserir novos conteúdos e (re) significar sua prática no cotidiano da escola. Salienta-se que o objetivo foi alcançado neste trabalho.