Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Tipo de documento "resumo"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições das Tecnologias Digitais à Educação, no período pandêmico: experiências docentes na Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação(2023-03-02) Silveira, Carina Santos; Dias, Josemeire Machado; Oliveira, Nilda Silva; Cerqueira, Andréa Silva de OliveiraEste resumo toma como norteadora a seguinte pergunta: quais as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ao ensino remoto em diferentes níveis de ensino durante o período pandêmico? E tem por objetivo geral relatar experiências docentes desenvolvidas em Instituições formais de educação, ocorridas durante o período pandêmico a partir das vivências educacionais em diferentes níveis de ensino, apresentando reflexões acumuladas durante o ensino remoto.
- ItemDesign thinking para uma educação libertadora: uma experiência com alunos do ensino médio de escolas públicas(2022-11-22) Azevedo, Diego Barreto; Dias, Josemeire Machado; Correia, Silvia Letícia Costa PereiraA ideia de educação tem passado por diferentes entendimentos que se traduzem, conforme os tempo e determinados contextos, na crença de como deve ser o ensino e a aprendizagem devem ser operados. Mas, há a crença de que o processo de ensino e aprendizagem deriva da problematização da realidade e, desta forma, todo o tempo há o estímulo para a participação ativa, tomada de decisões e diálogo. A centralidade está na relação professor-aluno-conhecimento (FREIRE, 1965, 1968, 1992, 1996). Dessa maneira, a presente pesquisa de mestrado profissional, em andamento, considera a minha prática e experiência docente, em um laboratório de inovação pedagógica: o Centro Juvenil de Ciência e Cultura - Salvador (CJCC-Salvador), uma unidade escolar pública de educação complementar, focada no protagonismo dos seus discentes. Desde 2015, tive contato com abordagens e métodos relacionados ao Design que influenciaram minha prática pedagógica e impactaram os projetos dos alunos.
- ItemEstratégias de aprendizagem para a disciplina redes de computadores: construção de ambiente virtual com os alunos do IF BAIANO de Governador Mangabeira(2022-11-22) Figueira, Anderson Marques da Silva; Dias, josemeire MachadoEste trabalho tem como objeto de pesquisa as Estratégias de Aprendizagem para o Ensino de Redes de Computadores. A principal questão que norteia esta pesquisa é: Como desenvolver Estratégias de Aprendizagem para o Ensino de Redes de Computadores, com o auxílio de um ambiente virtual, que possibilite aos sujeitos participantes desta pesquisa ampliar seus conhecimentos na área de Redes de Computadores.
- ItemA gênese colaborativa do projeto "A liga extraordinária da matemática"(2022-11-22) Dias, Josemeire Machado; Silva, André Luiz; Sampaio, Marcus Vinicius CordeiroDesta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto “A Liga Extraordinária da Matemática”, que se encontra em desenvolvimento pelos grupos de pesquisa LUCIE e PopCult, cujos conteúdos pedagógicos estarão voltados para as quatro operações elementares (adição, subtração, multiplicação e divisão). Neste escrito, apresentamos uma visão geral dos grupos de pesquisa LUCIE e Popcult; a gênese de um projeto colaborativo entre dois grupos de pesquisa; a metodologia e os recursos metodológicos empregados e os resultados parciais.
- ItemUm olhar sobre a utilização da fotografia no contexto da educação e contemporaneidade(2022-11-22) Reis, Renato Marcelo; Dias, Josemeire MachadoNeste construto, a Fotografia, será compreendia como uma das possibilidades das TIC – Tecnologias da informação e Comunicação. Para Lima Junior (2005), a tecnologia tem uma gênese histórica e, como tal, é inerente ao ser humano que a cria dentro de um complexo humano-coisas-instituições-sociedade. Considerando ainda a relação entre o sujeito e seus aspectos técnicos, Heidegger (2020), nos diz o que é verdadeiramente inquietante não é que o mundo vem se transformando num lugar dominado por completo pela técnica. Muito mais inquietante é que o homem não é em nada preparado para essa radical transformação do mundo. Essa é a uma das questões da educação na contemporaneidade.