Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/book"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Bahia e Os Quadrinhos - Caminhadas, Evoluções e Análises das HQs Baianas(2021-06-15) Silva (Betonnasi), André Souza da; Cedraz, Claudia Cavalcante; Vergueiro, WaldomiroResultado da pesquisa realizada ao longo de dois anos sobre as produções e quadrinistas baianos, realiza uma análise da evolução das histórias em quadrinhos no estado da Bahia, destacando, movimentos e tendências.
- ItemConvivendo com a deficiência intelectual: percursos de cuidado e educação nas redes parental e social de apoio(2021-12) Portela, Cláudia ParanhosAs famílias contemporâneas têm sido lugar e motivo de muitas reflexões nas mais distintas áreas do conhecimento. A pesquisa desenvolvida por Cláudia Paranhos reforça a importância de olhar para o que se processa no interior da família. Este diferencial amplia qualitativamente o trabalho na medida em que a escolha metodológica da pesquisa é de se debruçar não apenas nos percursos institucionais ou institucionalizados do cuidado, da proteção e da inclusão, mas, antes, estudar a forma como as famílias se organizam, escolhem, refletem, excluem e “fabricam” os projetos de educar e socializar os(as) filhos(as) com deficiência. As análises da autora são muito atentas, dando conta de uma complexidade de afetos, emoções, desafios e projetos em famílias com presença de uma pessoa com deficiência intelectual. A partir de entrevistas minuciosas e observação do cotidiano das pessoas, a autora passeia entre as inseguranças no processo de cuidar, educar e socializar diante da peculiaridade da síndrome de down. A delicadeza do estudo está no fino aprofundamento que enfoca a deficiência intelectual como inscrita no dinamismo do coletivo: as redes de apoio parental e social como um longo caminho de construção de processos educativos. O tema convoca outras discussões, em particular aquela sobre a escola inclusiva e a emergência desta nos meios educacionais.
- ItemDiálogo sobre a Ecologia da Educação(2022-10-30) Pinheiro, Marcus Túlio de FreitasOs temas tratados neste livro fazem parte de uma perspectiva ecológica da educação. Aqui o autor se apropria da expressão Ecologia da Educação e traz um conceito relacionado que é fundante para as discussões contemporâneas. A produção desta obra amplia as possibilidades de acesso ao conteúdo proposto e, portanto, propicia a difusão do conhecimento. Espera-se que vocês possam dialogar com o autor e (re)pensar sobre concepções relacionadas à Ecologia da Educação contemporânea.
- ItemLivro entre lugares ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade itinerâncias formativas(2022-04-22) Leão, José Antonio Carneiro; Cabral, Jadirlete Lopes; Lima, Lauren OliveiraEntrelugares III faz parte de uma coletânea das produções dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/CNPq). Este grupo é vinculado a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através dos Programas de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) e Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC). São três Volumes, dentre eles o Entrelugares I e II contou com “Ensaios sobre Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade”. Já nesta complementação da trilogia de coletânea geotecana, estamos apresentando, a partir dos ensaios desses dois volumes anteriores, a temática dos registros de nossas intervenções em pesquisa de campo intitulada “Itinerâncias Formativas”, que traz os conceitos basilares da geotecnologia, educação e contemporaneidade, com narrativas entre conceitos e objetivos. As narrativas também ocorrem em uma mesma localidade estudada, nas quais aparecem diferentes formas de ensaios interpretados por seus autores (Artigos, relatos, poiésis), a partir do processo criativo do sensível contemporâneo. As itinerâncias se apresentam neste Volume III na perspectiva de fluxos, trilhas, conexões, impulsos, disparadores ou gatilhos, lançamentos, centelhas, estímulos, fusão, ativação, para além das convenções acadêmicas e sociais que o corpo pode proporcionar em ambientes diversos. Portanto, 1) Identifica no ECOSISTEMA a CURIOSIDADE, como fonte de energia para a COLETA DE DADOS; 2) Sistematiza CANAIS de CONEXÕES aos caminhos possíveis e desafiadores das passagens no tempo; 3) Descreve e aplica o PROTOCOLO AUTENTICADO, como TESSITURA humana compartilhada em vida; 4) Estabelece o HIPOCAMPO como lugar da memória para dialogar com os resíduos existentes que formam os ANÉIS DE ARTEFATOS criados e identificados nos lugares de aprendizado; 5) Configura HOLOGRAMA e INTERFACE como sistemas que se comunicam. Estes aspectos caracterizam os objetivos propostos deste Volume III.