Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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- ItemComo a comunicação ensina a experiência do observatório qualidade de vida no trabalho(2021-10-13) Leão, José Antonio Carneiro; Cabral, Jadirlete Lopes; Sacramento, Luiz Carlos dos Santos FerreiraO objetivo deste estudo é apresentar uma perspectiva do conceito de comunicação como ato educativo, a partir da experiência do Observatório Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para tanto, questionamos: como a comunicação pode fazer parte do processo educativo com vistas à melhoria da QVT do cidadão, a partir da utilização de artefatos em redes (postits, tutorial, cards)? A metodologia utilizada traz uma perspectiva de imagens em Redes de Conexões, através do Observatório QVT, com a análise e inserção dos conteúdos nele disponibilizados. De modo geral, para os temas dos conteúdos se articularem entre si é discutida a problemática da eficácia e eficiência dos meios de comunicação e como desperta interesse no indivíduo. Os resultados apontam para uma discussão sobre os desafios da crise pandêmica causada pelo COVID-19 e para modelos político-econômicos com foco na mensagem educativa aos internautas visitantes do observatório.
- ItemEducação Profissional e as Cooperativas de Produção na Bahia: formação profissional tecnológica e inserção nas novas alternativas de trabalho(2015-10-30) Birindiba, Fernanda de Moraes RibeiroEste artigo tem por objetivo apresentar às novas alternativas de trabalho para as cooperativas de produção no Estado da Bahia a partir da análise sobre a formação tecnológica e seu processo de formalização. O eixo principal de relação entre o trabalho associado e a educação profissional reconhece o processo educativo dentro de sua evolução como ferramenta de inclusão social, desenvolvimento econômico e crescimento das oportunidades de inserção dos atores deste cenário apresentado no mundo do trabalho. Busca corroborar com a sociedade no processo educativo de compreensão do surgimento do trabalho cooperativo bem estruturado e orientado como meio de ajuda alternativa no mundo capitalista com as mudanças tecnológicas. Apresenta o processo da reformulação e adequação da educação profissional como fortalecimento de subsistência para os trabalhadores associados num mundo tão desigual.
- ItemLabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa(2022) Saraiva, Raimundo Aloísio Chaves; Leão, José Antonio CarneiroEste estudo tem como objetivo descrever o processo utilizado para sensibilizar a continuidade das andanças realizadas de forma remota no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Senso, durante o con texto da Pandemia do covid-19. A inquietação foi: como comunicar aos in tegrantes de um Grupo de Pesquisa, aspectos que levem a um percurso em presença contínua de construção do conhecimento, através da tríade sujeito-história-lugar, tendo em vista os projetos articuladores propostos por seus integrantes? O pressuposto apontou para a escolha da experiência literomusical para dizer que, mesmo de forma remota, poderíamos estar integrados nas pesquisas do grupo. A metodologia esteve na utilização da ferramenta da Microsoft Teams, com reuniões em formato de laboratórios virtuais como produção formativa para construções espontâneas, em que se utilizou o método colaborativo, com 06 (seis) integrantes (Mestrandos e Doutores do Grupo na Universidade). O resultado apresentou participação interativa, desenvolvimento e alteridade que foi reverberada como forma de sensibilizar não apenas os pesquisadores do Projeto articulador Rede Pub, mas também dos demais membros que compõem o Grupo de Pesqui sa, para a continuidade de seus estudos.
- ItemProjeto de intervenção um olhar formativo com mulheres da educação profissional(2022-06-01) Leão, José Antonio CarneiroEsta pesquisa possui como objeto de estudo Projetos de Intervenção, delimitados no campo da Educação Profissional com mulheres em Curso Lato Sensu. O objetivo da pesquisa esteve em identificar um olhar sobre aspectos operacionais metodológicos utilizados na proposição dos Projetos de Intervenção social utilizados por 18 alunos-cursistas, em sua maioria mulheres, professoras matriculadas no Curso de Especialização em Metodologia da Educação Profissional. O método utilizado nessa pesquisa foi o fenomenológico (Edmund Russerl, 1859-1938), de análise crítica, que se preocupa com a descrição direta da experiência, de como ela ocorre, não como explicação, mas como sua compreensão. A investigação da experiência realizada no referido curso foi desenvolvida em duas Unidades Formativas no ano de 2015. Os resultados apontaram para a utilização de aspectos operacionais e metodológicos formativos de perspectiva socioespacial e de vivência profissional das professoras, alunas do curso de especialização. As considerações finais destacaram que o processo operacional e metodológico diagnosticado tornam as alunas-cursistas professoras da Educação Profissional localizadas no Baixo Sul e Leste baiano, imbricadas no mundo da necessidade humana, em que veio a se traduzir na elaboração de seus Projetos de Intervenção Social, os quais poderão trazer a perspectiva de propor novos estudos e intervenções também na Pós-graduação stricto sensu, com saltos para além das Tecnologias Convencionais (TC). Isso vem a potencializar o desenvolvimento regional de pesquisas que passam pelo olhar sobre esses Projetos de Intervenção. O que vem a valorizá-los (Autoras e seus projetos) com seus diagnósticos, não construídos em gabinetes com interesses diversos, mas do campo em que atuam.