Bacharelado em Educação Física - DCH4
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- ItemAnálise dos projetos públicos de inclusão das pessoas com deficiência em uma cidade do interior do Brasil, 1985 a 2016.(2016) Costa, Rodrigo de OliveiraO presente estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência na cidade de Capim Grosso/BA entre os anos de 1985 a 2015. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise documental, sendo coletados documentos como leis, requerimentos, indicações, portarias, quadros orçamentários e documentos do NAEPI - Núcleo de Apoio a Educação na Perspectiva da Inclusão. Foi feita a análise e discussão dos resultados encontrados com base no referencial estudado. Concluímos que é grande a carência para inclusão no município, com pouco executado durante 30 anos de emancipação política, sendo encontrados apenas pequenos avanços, assim como a dificuldade de encontrar documentos mais antigos para a análise. Mas notamos que nos últimos anos a mobilização dos poderes do município tem aumentado na área estudada.
- ItemDor lombar em adultos e as implicações do exercício físico: uma revisão sistemática.(2015-04-10) LEITE, Andréia Aparecida Andrade de Santana; SANTOS, Lucas da Silva; ARAÚJO, Maieli de Oliveira; CAVALCANTE NETO, Jorge LopesIntrodução: Dor lombar ou lombalgia é uma patologia descrita como uma atrofia da musculatura da região transversal da coluna lombar. Indivíduos com quadros de lombalgia são afetados socialmente, sobretudo pela diminuição da capacidade funcional nas tarefas diárias. Dessa forma, o exercício surge como importante aliado para a melhoria da dor lombar. Contudo, parece não haver um consenso na literatura acerca das implicações do exercício em pessoas com dor lombar. Objetivo: Analisar, por meio de revisão sistemática, as implicações da dor lombar, verificando a importância dos exercícios físicos e os possíveis benefícios advindos de suas práticas regulares. Métodos: Tratou-se de uma revisão sistemática realizada no Scielo, Lilacs e Periódicos CAPES, com os descritores: Lombalgia, Incidência, Adultos. A busca inicial permitiu encontrar 896 artigos, restando 12 na análise final. Resultados: Observou-se que os fatores desencadeantes da dor lombar são multifatoriais, já que os pesquisadores têm encontrado diferentes respostas para o problema. Conclusão: Devido às inconstâncias nas pesquisas, boa parte dos pesquisadores busca, por meio dos programas de reabilitação e/ou exercícios físicos, possíveis tratamentos para pacientes com lombalgia, tentando promover a qualidade de vida das pessoas afetadas.
- ItemEfeitos do exercício físico sobre a hipertensão arterial sistêmica.(2017-07-03) SOUZA, Gildison Alves de; COSTA, Laura Emmanuela Lima; SANTOS, Lucas da Silva; SILVA, Lucas Lopes da; OLIVEIRA, Vera Lucia Pedreira SantosO objetivo desse estudo é identificar os efeitos do exercício físico sobre a hipertensão arterial sistêmica em adultos. Estudos realizados no Brasil apontam que grande parcela da população não atinge as recomendações atuais quanto à prática de atividades físicas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o sedentarismo seja a responsável, anualmente no mundo, por 1,9 milhões de mortes. Utilizamos como método a revisão sistemática, realizada nas bases de dados indexadas Lilacs, Scielo. Na busca inicial foi possível encontrar 984 artigos, restando 14 artigos na análise final. Com base nos dados encontrados pudemos perceber que um estilo de vida sedentário e maus hábitos alimentares contribuem para o desenvolvimento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).
- ItemExercício físico e aptidão física de crianças com transtorno do espectro autista: uma overview da literatura.(2022) MENDONÇA, Victor Artur BarrosOs objetivos desta overview da literatura são sintetizar os principais efeitos de protocolos de exercícios físicos na aptidão física de crianças com TEA e apresentar uma proposta de intervenção com exercícios físicos para crianças com TEA. De acordo com as informações contidas nos estudos analisados, a prática aquática foi a mais utilizada como método de intervenção sobre a aptidão física dessa população. Porém, não foi possível identificar uma prática considerada mais adequada para essas crianças, particularmente devido à escassez de protocolos terrestres com exercícios físicos para ganhos significativos nos distintos componentes da aptidão física dessas crianças. Portanto, faz-se necessário propor um protocolo de exercícios físicos que possa atender a essa inquietação e que combine especificidades de exercícios anaeróbicos e aeróbicos. O protocolo experimental de exercícios físicos terrestres apresentado é dividido em dois tipos de treinamento, de acordo com os componentes de aptidão física, sendo: a) Treino de Força e Potência Muscular (TFPM) e; b) Treino Aeróbico e de Resistência Muscular (TARM). Acredita-se que possa ser uma opção viável para a melhoria de componentes da aptidão física de crianças com TEA. Recomenda-se que esse protocolo seja aplicado em pesquisas futuras, a fim de analisar seus efeitos.
- ItemEXERCÍCIO FÍSICO E APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA OVERVIEW DA LITERATURA.(2022) MENDONÇA, Victor Artur BarrosOs objetivos desta overview da literatura são sintetizar os principais efeitos de protocolos de exercícios físicos na aptidão física de crianças com TEA e apresentar uma proposta de intervenção com exercícios físicos para crianças com TEA. De acordo com as informações contidas nos estudos analisados, a prática aquática foi a mais utilizada como método de intervenção sobre a aptidão física dessa população. Porém, não foi possível identificar uma prática considerada mais adequada para essas crianças, particularmente devido à escassez de protocolos terrestres com exercícios físicos para ganhos significativos nos distintos componentes da aptidão física dessas crianças. Portanto, faz-se necessário propor um protocolo de exercícios físicos que possa atender a essa inquietação e que combine especificidades de exercícios anaeróbicos e aeróbicos. O protocolo experimental de exercícios físicos terrestres apresentado é dividido em dois tipos de treinamento, de acordo com os componentes de aptidão física, sendo: a) Treino de Força e Potência Muscular (TFPM) e; b) Treino Aeróbico e de Resistência Muscular (TARM). Acredita-se que possa ser uma opção viável para a melhoria de componentes da aptidão física de crianças com TEA. Recomenda-se que esse protocolo seja aplicado em pesquisas futuras, a fim de analisar seus efeitos.
- ItemFatores motivacionais para permanência nas aulas de educação física em adolescentes escolares: um estudo de revisão sistemática Jacobina 2018.(2018-12-20) LIMA, Florielson SousaObjetivo: analisar fatores motivacionais em adolescentes escolares para permanência nas aulas de Educação Física. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão sistemática de forma exploratória e descritiva. Essa pesquisa é de natureza quantitativa. A revisão sistemática foi realizada entre os dias 20 a 29 de março de 2018. Os critérios de inclusão foram: Artigos compreendidos no intervalo de 2008 a 2018; artigos direcionados para escolares adolescentes; artigos que tratam diretamente com o objeto da pesquisa; Resultados: Os resultados mostraram que os escolares demonstraram bom nível de motivação para as aulas, sendo os principais fatores que motivam sua permanência nas aulas seriam as aulas fora da sala de aula; importância para saúde; professores motivadores e os conteúdos, sendo o esporte o preferido. Vale ressaltar que a desmotivação estar ligada a conteúdos e métodos repetitivos, sendo professores desestimulados, resultando em uma baixa motivação dos alunos. Essa desmotivação também se relaciona à falta de infraestrutura das escolas para realização das atividades. Conclusão: Os dados deste estudo apresentaram a importância da motivação, não só para permanência nas aulas de Educação Física, mais na satisfação de estar realizando as atividades de forma espontânea e satisfatória.
- ItemO Pibid nas aulas de Educação Física e o ensino do atletismo.(2015-09-06) SANTOS, Lucas da Silva; MIRANDA FILHO, Vamberto Ferreira FerreiraO presente trabalho traz o relato sobre a experiência concretizada no PIBID de Educação Física (UNEB campus IV/Jacobina-Ba), através do conteúdo Atletismo. Sendo assim utilizamos os estudos e considerações de Gasparin (2007), Soares (2001) e Saviani (2003), fazendo-se presente nesse trabalho. Promover um maior contato dos alunos com o conteúdo atletismo e assim possibilitar desenvolver a coordenação motora e suas habilidades cognitivas. Oportunizar aos alunos a vivência de novos conteúdos ligados a cultura corporal através das aulas de Educação Física. A partir das leituras e discussões de textos realizadas no Grupo do PIBID, deu início a construção desse trabalho visto que, possibilitou a maior compreensão do ensino e a transmissão dos conteúdos. Os estudos de fontes como Gasparin, Soares e Saviani, fortaleceram e, contribuíram com o embasamento teórico às intervenções na escola. Primeiramente foi feito um diagnóstico da turma sobre os conhecimentos acerca do atletismo, em seguida veio a introdução da história e os fundamentos básicos e a posteriori o desenvolvimento das atividades práticas, por meio de jogos e brincadeiras. Após a escolha do conteúdo, o planejamento das aulas incentivou os alunos a confecção de materiais pedagógicos alternativos, sendo que o primeiro passo nesse caminho foi diagnosticar o nível de conhecimento que possuíam, a partir disso foi introduzido a história do atletismo. Destarte que ao decorrer do trabalho desenvolvido no ambiente escolar ficou evidente a importância em desenvolver e inserir novas propostas que amplie o leque de conhecimentos dos alunos, além de experiências marcantes que venham a contribuir e (re) significar o processo de ensino e aprendizado ao passo que se desenvolve social, cognitivo e intelectualmente. Conclui-se que ao longo das atividades desenvolvidas no subprojeto do PIBID na escola os alunos puderam experimentar através das atividades novas experiências, acrescentando ainda mais no seu desenvolvimento intelectual, cognitivo, motor e social, destaca-se a necessidade de enriquecimento das aulas de Educação Física e a abertura às novas e importantes experiências, portanto os objetivos foram alcançados (re) significando ainda mais a formação como professor de Educação Física.
- ItemAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO NASF-AB DURANTE O PERÍODO DO COVID-19: Uma revisão de literatura(2022-12-16) ALMEIDA CARVALHO SOARES, CLAUDIAA partir da criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (atualmente denominado Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF-AB) um dos profissionais que passou a integrar as equipes foi o de Educação Física. Este realiza sua intervenção nas chamadas Academias de Saúde (AS), intervenção feita por meio de Atividades Físicas (AF)/Práticas Corporais (PC) específicas. O objetivo desse estudo foi analisar como se deu a atuação do profissional de Educação Física (PEF) no NASF-AB durante o período do COVID-19 e como se apresenta a produção científica na área da Educação Física na última década, entre os anos de 2012 a 2022. Realizou-se uma revisão da literatura de cunho qualitativo com a finalidade de identificar o PEF frente à demanda local e/ou regional, tanto em períodos comuns quanto em tempos de pandemia, assumindo, assim, a responsabilidade de coordenar e desenvolver ações direta ou indiretamente ligadas à AF/PC, para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde, das pessoas e coletividades, sempre em conjunto com a equipe NASF-AB.
- ItemQuem é o indivíduo que malha?: um estudo sobre o perfil de usuários de uma academia de ginástica na cidade de Jacobina-BA.(2016-04-08) SANTOS, Lucas da Silva; RAMOS, Michael Daian PachecoO presente trabalho é fruto de um semestre de observação supervisionada, realizada na disciplina estágio de observação não-formal, componente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, Jacobina-BA. Desenvolver uma reflexão sobre o perfil de usuários das academias de ginástica. Construímos um questionário semiestruturado com o objetivo de obter dados e/ou elementos importantes nessa pesquisa. O proprietário e os alunos foram consultados e esclarecidos sobre as finalidades da pesquisa e os mesmos autorizaram a aplicação do instrumento. A aplicação aconteceu nos dias 13 e 20 de outubro de 2015, responderam ao instrumento de pesquisa cerca de dez alunos (N=10) que frequentam o espaço. A tabulação dos dados foi realizada no programa Microsoft EXCEL®, pacote Office versão 2010 a média de idade entre os participantes foi de 26,90, com desvio padrão (±14,87). No período vespertino, (60%) do público são de jovens, em seguida os adultos com (30%) e por fim o público idoso um total de (10%). Do número total de entrevistados (N=10), 60% são do sexo feminino e os outros 40% são do sexo masculino. Sobre as atividades realizadas, 80% praticavam apenas musculação e 20% praticavam musculação juntamente a outras atividades como, zumba, jump, aeroboxe, crosfit, pilates e corrida. Discussão: Segundo Rojas (2003) a aderência ligeiramente superior entre os mais jovens (36,1%, n=22), comparando aos mais velhos (33,3%, n=6), entre 30 e 45 anos. Nos estudos de Milagres et al. (2009), 94% dos indivíduos praticavam musculação e 20% ginástica localizada. Observou que nesse estudo os principais motivos para aderência na academia de ginastica foram a saúde, hipertrofia muscular, a perda de peso, o condicionamento físico, a estética e os fatores socioeconômicos.
- ItemVamos sair do tradicional - o PIBID Educação Física e o ensino do Parkour(2016-10-19) SANTOS, Lucas da Silva; OLIVEIRA, Maria Gonçalves deO presente trabalho é fruto de experiências realizadas no PIBID de Educação Física na Escola Estadual Frei José da Encarnação com o ensino do Parkour no 9º ano do ensino fundamental. A Educação Física acentua-se pela expressividade no contexto escolar, promovendo transformação e propiciação de ricas experiências. O Parkour foi criado em 1980 na França por David Belle. Sendo considerado uma atividade física e emocional utiliza-se apenas do corpo para superar obstáculos. O referencial teórico utilizado nesse trabalho parte das concepções de Gasparin (2007), Soares (2001) e Saviani (2003). Oportunizar aos alunos a vivência de novos conteúdos ligados a cultura corporal. A organização do trabalho pedagógico aconteceu na (AC) Atividade Complementar, reunião de planejamento das atividades do PIBID para as aulas de educação física com a turma do 9º ano do ensino fundamental. A escolha do conteúdo partiu das considerações de Soares ou seja, a “valorização da cultura corporal” no âmbito escolar. Nesse sentido as aulas aconteceram mediante a proposta de Savianni e a sistematização realizada por Gasparin, “prática social inicial”, “problematização”, “instrumentalização”, “catarse” e “prática social final”. Destarte que as aulas de Educação Física tornam-se importantes no cotidiano da escola. Sendo assim, a partir dos desafios encontrados no seu processo de formação, o professor deve buscar inserir novos conteúdos e (re) significar sua prática no cotidiano da escola. Salienta-se que o objetivo foi alcançado neste trabalho.