Campus I - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Salvador
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Navegando Campus I - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Salvador por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/doctoralThesis"
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- ItemAs letras além das grades: representações sobre leitura em memórias de um sobrevivente(Universidade do Estado da Bahia, 2010-06-14) Sales, Karina Lima; Hoisel, Evelina de Carvalho Sá; Cordeiro, Verbena Maria RochaNeste estudo, tem-se como objeto a narrativa Memórias de um sobrevivente, do escritor Luiz Alberto Mendes, um relato autobiográfico que encena a constituição de um sujeito leitor, com vistas a discutir as representações sobre leitura, buscando-se um entendimento do valor dessa prática cultural na trajetória de vida contada e organizada por um autor-narrador-personagem. Para tanto, são eleitas as contribuições teóricas do campo da Sociologia da Leitura, particularmente os estudos de Jean-Claude Pompougnac e Jean Hébrard, sobre a constituição do leitor, e de Roger Chartier e Pierre Bourdieu, que compreendem a leitura como prática cultural. Com vistas ao entendimento das representações sobre leitura, este estudo busca apoio em Serge Moscovici, com seu conceito de representações sociais.
- ItemCem anos de solidão: o impossível de nomear(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-01) Soares, Milena Nogueira Franco; Silva, Márcia Rios da; Oliveira, Sayonara Amaral de; Castello Branco, LuciaEsta dissertação tem por objetivo trabalhar a ideia das heranças entendidas como transmissão de uma história, as possibilidades narrativas de construção do que foi herdado pelo sujeito a partir do processo de nomear e o que se encaminha para o impossível da nomeação, encontrando a palavra solidão como suporte ao indecifrável. O romance Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, é objeto de estudo na elaboração dessa escrita, levantando questões sobre a trajetória em torno da nomeação. As heranças dão espaço para pensar o que antecede a constituição humana e que faz marca na vida do sujeito, o que ele herda de uma história e transforma em uma narrativa própria. América Latina, Macondo e o contexto familiar dos Buendía são considerados nessa dissertação, de modo a trazer à tona as possibilidades de compreensão daquilo que parece escapar à linguagem e que, ao ser nomeado, pode ter um lugar de existência. A escrita do romance revela algo que insiste em ser dito e é em torno de uma narrativa que não se esgota, de continuar escrevendo e contando histórias, que Cem anos de solidão entra como ressignificação de heranças. Para desenvolver esse estudo, os campos da psicanálise e literatura se encontraram na escrita dando aporte aos enigmas da nomeação que se apresentaram ao longo do percurso. O que se coloca em questão nessa pesquisa são as possibilidades de caminhar desconstruindo destinos prontos e construindo novas narrativas. Gabriel García Márquez nomeou uma história herdada através da solidão, revelando o campo da escrita literária como caminho de elaboração a partir da nomeação.
- ItemConceptualizações de mulheres negras itaparicanas no início do século XX: um estudo cognitivo sócio-histórico em novelas literárias de Xavier Marques(Universidade do Estado da Bahia, 2023-04-11) Santos , Michelle Regina da Silva; Santos, Elisângela Santana dos; Teixeira, Maria da Conceição Reis; Simões Neto, Natival AlmeidaO presente trabalho tem o propósito de estudar os processos de conceptualização e de categorização da mulher negra itaparicana, em duas novelas literárias escritas por Francisco Xavier Ferreira Marques. As novelas Maria Rosa e O Arpoador foram escritas no início do século XX e fazem parte de um contexto sócio-histórico em que a mulher itaparicana não tinha espaço para questionamentos. Para isso, seguiu-se a abordagem metodológica qualitativa, documental, descritiva e interpretativa, levando em consideração o contexto sócio-histórico em que os textos constituintes do corpus foram produzidos, além do conhecimento enciclopédico. Esse trabalho tem como arcabouço teórico as contribuições da Linguística Cognitiva e, mais especificamente, os pressupostos teóricos-metodológicos da Semântica Cognitiva Sócio Histórica, da Teoria da Metáfora Conceptual e da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, sobretudo, com base nas discussões realizadas por Lakoff e Johnson (2002), com enfoque nos estudos sobre categorização, conceptualização, metáforas conceptuais e esquemas imagéticos. Os resultados foram organizados a partir do levantamento dos domínios da experiência identificados nas novelas literárias estudadas, revelando as formas metafóricas de conceptualizar as mulheres negras itaparicanas. Entre as conceptualizações metafóricas identificadas, localizou-se, por exemplo, SER HUMANO É ANIMAL e SER HUMANO É VEGETAL que se desdobram em outras metáforas como MULHER NEGRA ITAPARICANA É TAINHA e MULHER NEGRA ITAPARICANA É FLOR DE SALSA DAS PRAIAS. Diante disso, este estudo reflete sobre a influência das conceptualizações no estabelecimento e nas construções de estereótipos sobre as mulheres negras que habitavam a cidade de Itaparica/BA no século passado, por meio das novelas Maria Rosa e O Arpoador.
- ItemConcordância verbal, mercado de trabalho e ensino médio: um olhar sociolingüístico sobre a fala e escrita de mulheres de comunidades populares de salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Mattos, Mattos, Andréa Andrade de; Lopes, Norma da Silva; Bulhões, Lígia Pellon de Lima; Souza , Emília Helena Portella Monteiro deEsta dissertação analisa, a partir da teoria Sociolingüística Variacionista, a aplicação da concordância verbal de terceira pessoa do plural em textos oral e escrito de 12 mulheres que estão em fase de conclusão do terceiro ano do Ensino Médio, em escola pública de Salvador no turno noturno, observando as variações lingüísticas e sociais e suas correlações. A pesquisa parte de dois pressupostos: primeiramente, a concordância verbal é um fenômeno lingüístico variável e sofre fortes influências – e estigmatização – sociais, por, historicamente, revelar a classe social e econômica do falante; e, em segundo lugar, a atividade profissional pode contribuir, até mais que a aprendizagem formal da língua materna proposta pela escola pública, para a aplicação das regras propostas pelas gramáticas normativas. Tendo-os como ponto de partida, o percurso deste trabalho inclui uma discussão, numa perspectiva teórica, sobre os conceitos de língua, a partir do entendimento da linguagem, suas relações com a sociedade e o ensino formal de língua portuguesa, mais especificamente o Ensino Médio e as políticas públicas para este nível de ensino, que inclui a inserção do mercado de trabalho como um de seus objetivos. Aplicando o processo metodológico da Sociolingüística, percebeu-se que, no corpus oral, as mulheres da faixa etária 1 (17-23 anos) aplicam mais a regra de concordância verbal que as mulheres da faixa etária 2 (24-35 anos) e essas mais que as da 3 (mais de 35 anos), mesmo estas tendo um maior tempo em sala de aula, por conta da aprendizagem tardia, e maior tempo no mercado de trabalho. Em contrapartida, elas estão mais identificadas com a comunidade de fala, por conta do reduzido contato com outros contextos lingüísticos. No corpus escrito, são as mulheres da faixa etária 2 quem mais correlacionam o sujeito com o verbo em número, seguidas das alunas mais novas. A variável saliência fônica, no nível 6, é/são, como a que mais favorece a aplicação de CV, enquanto o nível 1, bebe/bebem, a menos favorecedora. No texto escrito, apenas três variáveis foram selecionadas: faixa etária, posição do sujeito e saliência fônica. Além disso, o fato de essas mulheres exercerem uma atividade profissional não promove, mais que a escolarização, a aplicação de regras normativas relativas à concordância verbal, pois a profissão que desenvolvem não exige, diretamente, o uso da norma padrão. Todos estes resultados realçam que a influência da comunidade de fala é muito significativa nas normas vernaculares. Percebeu-se, também, que não há uma transferência “natural” da escrita para a oralidade, como esperam os programas educacionais.
- ItemDo barro as águas interseccionais de Ponciá Vicêncio(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-25) Cerqueira, Vanessa Santos; Souza, Marcos Aurélio dos Santos; Moreno, Luciana Sacramento; Moreira, Nubia ReginaO presente trabalho reflete por meio da obra Ponciá Vicêncio (2003) da autora Conceição Evaristo, de que forma o processo de construção de identidades na diáspora brasileira, à luz do viés interseccional, atravessa a referida obra e tece a estética que essa produção literária produz. Analisou-se o processo de construção identitária da personagem principal, as violências de gênero e raça que acometem a protagonista, bem como as singularidades literárias da obra a exemplo do mito do angorô, o trabalho artístico da personagem com o barro e sua relação com as águas do rio. O trabalho evidencia as experiências adquiridas pela protagonista, que são narradas desde sua infância até sua vida adulta. Trata ainda das diversas perdas que a protagonista sofre ao longo de sua trajetória, do desamor, do banzo e da subjetividade das personagens. Essas discussões se baseiam nas considerações de Hall (2003), a respeito da diáspora e identidade; Crenshaw (2002), a respeito do conceito de interseccionalidade; Akotirene (2018) e Gonzales (1984), para fundamentar os debates acerca do feminismo negro no Brasil e a interseccionalidade; hooks (2010), sobre o amor e suas implicações na comunidade negra; Cuti (2010) e Souza (2017), para alicerçar o debate sobre a Literatura Negro-Brasileira e Dalcastagné (2012), para fundamentar a discussão acerca da literatura contemporânea. Isto posto, reitero que as perspectivas de amor e desamor presentes na obra, bem como a maneira que as personagens são atingidas pela estrutura hegemônica que marginaliza os nossos afetos são analisadas no decorrer das seções. Além disso, teci considerações sobre ascensão social do negro e como isso está presente na obra por meio das personagens Luandi e Ponciá Vicêncio, pautando o teor interseccional da obra e o percurso histórico da interseccionalidade. Outrossim, disserto a respeito da escrevivência e como o termo vem sendo difundido, passando a se tornar um conceito em construção. Além do que, reflito sobre a importância do barro e das águas na narrativa, abordo a questão da subjetividade e o processo de construção identitária enfrentado pela personagem.
- ItemEchos de abolição em discurso escravagista : estudo das estratégias argumentativas(Universidade do Estado da Bahia, 2012-04-25) Reis, Orlivalda de Souza; Sobral, Gilberto N. Telles; Queiroz, Rita de Cássia Ribeiro de; Oliveira, Jaciara Ornélia Nogueira deNeste texto dissertativo, o objetivo principal foi analisar as estratégias argumentativas utilizadas em defesa da manutenção da escravidão negra do Brasil pelos escravagistas do Recôncavo baiano, mais especificamente, da cidade de Santo Amaro da Purificação. Compõe o corpus desta dissertação onze editoriais da gazeta conservadora Echo Sant’amarense, publicados entre os meses de junho a novembro de 1884, período em que a questão do abolicionismo estava em efervescência porque tramitava no Congresso a Lei dos Sexagenários. O abolicionismo foi um movimento que mobilizou massivamente a opinião pública no Brasil e, a circulação de periódicos contribuiu, sobremaneira, para esta mobilização. O aporte teórico que norteou este trabalho foi o da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca, levando-se em conta que o texto editorial possui um caráter fundamentalmente argumentativo. Nos editoriais analisados, foram encontrados argumentos baseados na estrutura do real e argumentos que fundamentam a estrutura do real, ou seja, argumentos que não fazem necessariamente um a descrição objetiva do real, mas que trata as opiniões a eles concernentes como fatos, verdades ou presunções. O estudo dos textos analisados possibilitou conhecer nuances do primeiro projeto de lei que visava à abolição da escravidão, o Projeto Dantas, pouco divulgadas pela história oficial.
- ItemFotografia e as representações culturais no universo das festividades escolares(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Cruz, Odete Uzêda Da; Neto , João Antonio de Santana; Caldas, Sônia Regina de Araújo; Oliveira, Jaciara Ornélia Nogueira deEste estudo apresenta-se como a dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da UNEB, viabilizado com o patrocínio da FAPESB e sob a orientação do Prof. Dr. João Antonio de Santana Neto. A inquietação principal do estudo é a busca por compreender a discursividade de fotografias de representações culturais no universo de festividades escolares, notadamente fotos que retratam as festas natalinas, juninas e do Dia do Folclore. A partir da constituição de grupos de fotografias, buscamos analisar os sentidos atribuídos às imagens. O estudo das fotografias utiliza o referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa e da História Cultural, entrelaçando a linguagem e a história e buscando, através dos conceitos de condições de produção, formação discursiva, formação ideológica e interdiscurso, atribuir sentidos a essas imagens do cotidiano escolar, representadas em uma encenação de baile pastoril, em uma quadrilha junina e na encenação de elementos do culto afro-baiano. A imagem fotográfica é suporte da memória, linguagem desencadeadora de sentimentos, emoções e portadora de discursividade. Apontamos direções e levantamos problematizações diante da percepção da presença de um discurso com fortes marcas na direção da construção da identidade nacional, percebida a partir da contribuição das matrizes branca, negra e índia. Essa pretensa unidade mítica da constituição do estado nacional brasileiro, presente no discurso pedagógico a partir da década de 1930, vai sendo institucionalizada na formação de uma memória discursiva presente no ambiente escolar. Os espaços, onde e como essas participações - européia, africana e indígena - podem ou devem funcionar constituem o foco das indagações propostas.
- ItemLinguagem, discurso e exclusão: uma visão de textos dissertativos de alunos universitários(Universidade do Estado da Bahia, 2008-04-22) Gomes Filho, José; Machado, Rosa Helena Blanco; Silva, Maria da Conceição Fonseca; Oliveira, Jaciara Ornélia Nogueira de; Santana Neto, João AntônioA dissertação busca analisar as razões lingüísticas, discursivas e argumentativas que justificam um discurso preconceituoso de professores universitários do ensino superior privado em relação a textos acadêmicos, em especial no gênero textual: a dissertação argumentativa de alunos, sobretudo alunos recém ingressos no ensino superior. A pesquisa foi feita a partir da análise de dez redações de alunos da Faculdade Social da Bahia, provenientes de vários cursos superiores, com o objetivo de analisar o discurso discente e as observações metalingüísticas docentes em torno aos problemas lingüísticos e textuais encontrados nesta produção. Paralelamente se efetuaram entrevistas (10) com professores de diferentes áreas de ensino e de diferentes semestres da mesma Faculdade para identificar aí e apreender as significações sobre o que seja um bom texto e a capacidade/domínio da língua pelo aluno, autorizando-nos a pensar, a partir dos ensinamentos da análise do discurso sobre as “formações discursivas” que legitimam a formulação e a circulação desses dizeres denotadores de um poder/saber que autoriza a exclusão daqueles que não o seguem, além de se analisarem também do ponto de vista da Análise do Discurso, alguns conceitos básicos e as competências interativa, textual e gramatical relativas à produção textual conforme os PCN Ensino Médio +: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo que se estabeleçam oposições/confrontos entre estes discursos e o que é verificado na prática discursivo-pedagógica do professor em relação à produção do aluno do ensino superior aqui abordado. Como suporte teórico, utilizou-se da Análise do Discurso da linha francesa, filiada a Michel Pêcheux, com o propósito de, a partir de alguns de seus dispositivos, identificar as razões das interdições que excluem os saberes lingüísticos demonstrados pelos alunos em sua produção escolar. Também foi utilizada a Teoria da Argumentação: A nova retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca na análise de uma parte de dados de nosso corpus.
- ItemLuz oblíqua, obra inédita de Ildásio Tavares: edição crítica e estudo do sujeito-poeta(Universidade do Estado da Bahia, 2008-04-17) Silva, Barbara Cristina De Carvalho Martingil Da; Santos , Rosa Borges dos; Neto, João Antônio de Santana; Queiro, Rita de Cássia Ribeiro deA edição crítica dos setenta e sete poemas de Luz Oblíqua, de Ildásio Tavares, parte da obra maior As Flores do caos, e o estudo do sujeito-poeta em vinte e nove poemas desse conjunto são o foco desse trabalho. Definidos os corpora, adotaram-se os procedimentos teóricometodológicos da Filologia Textual e da Análise de Discurso, de linha francesa, com relevo para os estudos de teóricos, como Michel Pêcheux, Dominique Maingueneau e Eni P. Orlandi. Traçaram-se as características relativas ao autor e sua obra. No exame dos textos, manuscritos, datiloscritos, digitoscritos e impressos, empregou-se o método filológico, seguindo as etapas: recensio, collatio, eliminatio, stemma codicum, emendatio e constitutio textus, para a apresentação dos textos críticos, com respectivos aparatos, indicando-se, neles, as variantes. Na perspectiva da Análise de Discurso, desenvolveu-se o estudo acerca da construção do sujeito, segundo o tema mais pungente da obra: a metapoesia. Em anexo, estão dispostos os textos que serviram de base para esta edição e os textos de base com divergências quanto aos testemunhos-fonte
- ItemModulacões do mal na obra Tierra Fresca de su Tumba, de Giovanna Rivero(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-31) Oliveira, Icaro Francisco Campos de; Gomes, Adriana de Borges; Castiglioni, Ruben Daniel Méndez; Araújo, Nerivaldo AlvesO presente trabalho procura discutir sobre um aspecto que acompanha e inquieta a humanidade há bastante tempo: o Mal. Para tal, buscaremos analisar a obra Tierra Fresca de su Tumba, da escritora Giovanna Rivero, lançada em 2021, a fim de observar como a narrativa adotada evidencia as propriedades edificantes do mal. O mal, presente na obra, nos convida a testemunhar o horror e a enfrentar a violência que segue seu curso em uma realidade conflituosa, apoiando-se no cotidiano e, preferencialmente, na fatalidade como condição humana. No intuito de identificar as modulações do mal, buscamos delimitar as particularidades dessa presença, a partir das ações humanas que são projetadas na violência e na crueldade, as quais desembocam quase sempre na morte. Tal conjunto tem correspondência com as proposições levantadas por Denis L. Rosenfield, em seu livro Retratos do mal (2003). Para ampliar o referencial teórico, contaremos com as considerações de Gérard Genette, em Discurso da narrativa (1976), como aporte para a compreensão dos elementos estruturais narrativos. Como corpus, analisaremos os contos La mansedumbre e Pez tortuga, buitre que integra a contística da obra literária em análise. Tendo em vista o espaço reservado, discutiremos as feições do mal na ficção de Giovanna Rivero.
- ItemNa vida com todas as letras: manifestações sociais da escrita: práticas escolares e usos cotidianos(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Mendonça, Lívia de Carvalho; Bulhões, Ligia Pellon de Lima; Borges, Carla Luzia Carneiro; Gilberto Nazareno Telles , Gilberto Nazareno TellesEste trabalho é resultado de pesquisa etnográfica, de base qualitativa, sobre a escrita enquanto um conjunto de práticas sócio-históricas. O seu objeto são as atividades de escrita desenvolvidas por duas escolas municipais de Feira de Santana – BA, cujos alunos são dos bairros de Sobradinho e Baraúna, e a sua relação com os usos cotidianos de escrita destes sujeitos no espaço familiar e comunitário. Uma escola é de educação regular, enquanto a outra apresenta uma proposta alternativa de ensino. Foram entrevistados quatro alunos e sete pais de alunos que residem há mais de quinze anos nos dois bairros. Os objetivos do trabalho foram: investigar se as práticas escolares de escrita atendem aos propósitos discursivos dos sujeitos; qual a atitude assumida pelos sujeitos com relação às suas práticas escolares de escrita; quais os gêneros textuais de escrita são contemplados na escola, e se eles se identificam com os gêneros textuais que circulam na vida cotidiana dos sujeitos; e, qual a relação que se estabelece entre oralidade, escrita e contexto de interação verbal. O referencial teórico utilizado pela pesquisa diz respeito a concepções de escrita em uma perspectiva sócio-cultural e no contexto de diferentes práticas discursivas dos diferentes sujeitos, com base em uma seleção de autores. Foi feita pesquisa de campo que contou, no total, com dezesseis visitas aos bairros. Escolheu-se um grupo representativo de sujeitos de acordo com os seguintes fatores ou variáveis sociais: gênero, faixa etária, escolaridade, tempo de moradia no local, profissão e renda familiar. Foram realizadas entrevistas abertas com temas gerais referentes às relações familiares, práticas de lazer, função na comunidade, práticas religiosas e práticas de escrita. Considerou-se também como procedimento de pesquisa a observação da atitude dos sujeitos com relação às suas práticas sociais, em especial às suas experiências enquanto leitores e redatores, tanto no contexto escolar quanto em sua vida cotidiana. Concluiu-se que os fatores ou variáveis: idade dos alunos, profissão e espaço comunitário são pertinentes para caracterizar as práticas de escrita dos sujeitos investigados. E que a escola tradicional ainda fundamenta o trabalho em língua portuguesa em uma concepção tradicional de língua e escrita, já que privilegia o estudo de regras da gramática normativa. Concluiu-se também que a escola complementar tem uma visão contraditória de língua e de escrita, por desenvolver uma prática tradicional de ensino do português, ao mesmo tempo em que, teoricamente, adota o texto como unidade do trabalho com a língua, considerando-a na perspectiva dos usos, como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica (1997). Portanto, de um modo geral, concluiu-se que não há relação entre as escritas escolares e as práticas sociais de escrita que fazem parte do cotidiano dos sujeitos. Por isso, conhecer os indivíduos torna-se imprescindível, o que mostra que não se pode simplesmente querer desenvolver atividades de leitura e de produção de textos na escola desvinculadas da realidade dos sujeitos, sob pena de estes estarem fadados a não se tornarem redatores e leitores eficientes, ou seja, a serem excluídos da vida com todas as letras.
- ItemO eixo da produção de textos e o texto como unidade de trabalho na BNCC e o seu desdobramento no DCRB e no DCRDD(Universidade do Estado da Bahia, 2022-11-25) Brandão, Diego Rodrigues; Borba, Valquíria Claudete Machado; Pereira, Júlio Neves; Santos, Marcos Bispo dosA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em dezembro de 2017, e em 2018, 2019, 2020 e 2021 políticas públicas (nos níveis federal, estadual e municipal) foram implementadas para reformulação dos documentos curriculares das escolas, de forma a adequarem-se ao novo documento vigente. Na Bahia, buscamos analisar dois documentos: o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) e, mais recente, o Documento Curricular Referencial de Dias d’Ávila-BA (DCRDD), focando no componente de Língua Portuguesa. Ambos documentos assumem a centralidade no texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas. Nesse contexto, nesta dissertação, levantamos a seguinte questão: Quais são as concepções e as abordagens do texto como unidade de ensino de Língua Portuguesa a partir das reformas curriculares? O objetivo geral da pesquisa, então, foi analisar as concepções e abordagens do texto como unidade de ensino de Língua Portuguesa no eixo da produção de textos na BNCC, DCRB E DCRDD do EF - Anos Finais (6º ao 9º ano). Os objetivos específicos foram: contextualizar as teorias, as concepções e os tipos de currículo; descrever e analisar as políticas públicas de currículo no Brasil, bem como os atos de currículo na contemporaneidade, focando no eixo de produção de textos na BNCC, DCRB e DCRDD. Do ponto de vista metodológico, o trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, por tratar de fenômeno social, na área da língua, sobretudo no currículo de LP. E pesquisa documental, uma vez, que se constituiu da apresentação e análise dos documentos oficiais mencionados. Essa pesquisa está alinhada aos estudos de Arroyo (2011), Berticelli (2003), Macedo (2007, 2011, 2013), que dissertam sobre currículo; Bakhtin (2012) com a filosofia da linguagem; Antunes (2009), Costa (2008), Geraldi (2003), Kleiman (2004), Kock (1997), que trabalham com língua, texto e ensino; Marcuschi (2005, 2010) e Dionisio (2008), com gêneros textuais, multimodais e multiletramento. A partir das análises documentais do DCRB e do DCRDD realizadas, é possível dizer que os documentos apenas coadunam com o que está previsto na BNCC, replicando-a, sem acréscimos. Ambos os documentos assumem a Língua enquanto fenômeno vivo, variável e interativo assim como a concepção enunciativo-discursiva como uma ação interindividual, orientada para finalidades específicas. As abordagens da produção de texto adotadas em todos os documentos trazem o texto como central na definição dos conteúdos, habilidades e objetivos, compreendendo-o nas práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico. Assim, os documentos curriculares não extrapolam o que é previsto na BNCC, apenas contextualizam aspectos locais. o DCRB coloca que a Bahia é, reconhecidamente um verdadeiro celeiro cultural, principalmente no que diz respeito ao cenário musical e literário, sendo esses frutos da mistura de povos, etnias e crenças. O DCRDD chama a atenção para as peculiaridades do Nordeste, principalmente, no que diz respeito ao combate ao preconceito linguístico, faz ainda referência à Bahia e as riquezas naturais e culturais e a formação da identidade linguística do estado, que em certa medida, influenciou no processo de colonização e formação da cidade de Dias d´Ávila. Tanto o DCRB e o DCRDD não dizem como as pecualiaridades podem se materializar em Língua Portuguesa, sobretudo na produção de textos.
- ItemO fenômeno de redução da partícula não no português falado na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Ferreira, Naiara de Souza; Carvalho, Cristina dos Santos; Lopes, Norma da Silva; Rodrigues , Angélica Terezinha CarmoEste trabalho investiga o fenômeno da redução da partícula negativa não em posição pré verbal, que se realiza na sua forma plena [nãw] ou através das suas variantes reduzidas [‘nũ], [‘nu] e [n’]. Como objetivo geral, pretende-se analisar, quantitativa e qualitativamente, esse fenômeno linguístico variável nas falas culta e popular de Salvador, a partir da atuação de fatores linguísticos e sociais. O aporte teórico é, primeiramente, o da sociolinguística variacionista nos moldes em que é desenvolvida por Labov (1966, 2008 [1972]). Esta pesquisa se fundamenta ainda no funcionalismo, mais especificamente, na abordagem da gramaticalização (HOPPER, 1991; HOPPER; TRAUGOTT, 1993, 2003; MARTELOTTA; VOTRE; CEZÁRIO, 1996, dentre outros). Do ponto de vista da metodologia adotada, seguem-se os pressupostos da sociolinguística variacionista. Os corpora utilizados nesta pesquisa constam de dezoito inquéritos linguísticos integrantes de diferentes bancos de dados: doze do Programa de Estudos do Português Popular de Salvador (PEPP) e seis do Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta no Brasil (NURC). Os resultados quantitativos evidenciaram que: (a) a foma reduzida [‘nũ] é a mais realizada entre as quatro variantes registradas na pesquisa; (b) dentre os fatores considerados, foram selecionados, em ordem de relevância, como estatisticamente significativos para análise do fenômeno da redução do não a escolaridade, a faixa etária, o tipo de estrutura negativa, o ambiente fonético, o sexo/gênero, o tipo de frase, a posição do sujeito da oração em que se encontra o item negativo e o tipo de complemento verbal; (c) pensando-se em uma trajetória de gramaticalização, os itens [‘nũ] e [‘nu] têm se comportado como clíticos e a forma [n’] como afixo nas estruturas negativas; (d) o ambiente com verbo iniciado por vogal e a estrutura de dupla negação constituem os contextos motivadores da gramaticalização do clítico em afixo. Assim, constata-se, empiricamente, que existe um processo de redução da partícula não em posição pré-verbal atuante na negação no português brasileiro (PB) e, mais especificamente, na fala soteropolitana. Tal redução tem sido associada à emergência de padrões negativos alternativos do PB e/ou ao processo de gramaticalização (CAVALCANTE, 2007; CUNHA, 1996
- ItemO “diferente” e o “feminino” em Shrek : uma análise das formações discursivas(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-25) Santos, Miriam Ramos dos; Santana Neto, João Antônio de; Matos, Maria Afonsina Ferreira; Carvalho, Maria do SocorroNa presente dissertação, apresenta-se uma análise discursiva do Filme Shrek (2001) dirigido por Andrew Adamson e Vick Jenson, adaptado ao cinema a partir do conto de fadas Shrek! de W. Steig (2000). O estudo investiga as formações discursivas nesse filme, de modo a considerar as marcas da sociedade pós-moderna, bem como o fato de se tratar de uma narrativa fílmica com características de conto de fadas contemporâneo. Para isso, utiliza-se a Análise de Discurso de linha francesa como aporte teórico, com ênfase em conceitos como discurso, ideologia e formação discursiva. Aborda-se a análise fílmica e teorias da Literatura Infanto-Juvenil para explicar os aspectos estruturais e simbólicos dos contos de fadas (contemporâneos). Em Shrek, busca-se observar posicionamentos nas formações discursivas dos personagens considerados “anormais” e por isso expulsos de DuLoc – com enfoque no casal ogro – e de personagens femininas – com destaque em Fiona. Considera-se o filme como unidade significativa, com junção do verbal e não-verbal, que materializa o discurso. Valores abordados em contos infantis recentes comumente refletem marcas de discursos dominantes, de influência histórica e ideológica. Shrek não é exceção. A propagação de idéias na sociedade “pós-moderna” de aceitação ao outro e da coexistência de múltiplas liberdades a serem exploradas e/ou respeitadas pelo ser, aliadas a fragmentação do indivíduo, propiciam a permuta do sujeito nas formações discursivas. Assim, a partir dos personagens citados, analisa-se como ocorre essa permuta e o porquê de tais ocorrências.
- ItemOs olhos de dentro sobre as infâncias e identidades negras em Leite do Peito, de Geni Guimarães(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-15) Santos, Helena Vitória Nascimento dos; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santiago, Ana Rita; Souza, Marcos Aurélio dos SantosA presente dissertação, de viés bibliográfico, visa analisar no livro Leite do Peito: Contos (2001), de Geni Guimarães, como pela ótica da infância são construídas as identidades negras apresentadas nos contos memorialísticos e ficcionalizados do mencionado livro. O intuito do estudo é problematizar, como modo curativo para o trauma com o racismo, o processo de emudecimento da escrita de mulheres negras, historicamente silenciadas pela teoria e crítica literárias brasileiras e ressaltar a produção deste segmento com foco na escrita autoral de Geni Guimarães, na tessitura do livro Leite do Peito: Contos (2001). Para tanto, objetiva-se investigar a trajetória do apagamento do personagem negro no romance brasileiro até o solo fértil da tradição negro-feminina, em especial, a produção de Maria Firmina dos Reis, Carolina de Jesus e Geni Guimarães; identificar na voz autoral geniniana, o entrelaçamento-roda entre negritude, memórias, identidades e cosmovisão africana, presentes nas escritas em prosa e poesia e o processo de enegrecimento e militância literária presentes nos escritos de Geni; relacionar a construção das identidades a comunhão familiar a partir das categorias: maternidade, paternidade e fraternidade no contexto do livro Leite do Peito e, por fim, analisar, dentro do simbolismo da árvore sagrada, a construção identitária que constitui a menina negra em seu processo de amadurecer e resplandecer. Elabora-se neste estudo, a memória como elemento essencial de construção de signos e desconstrução de discursos opressores, ressaltando-se o teor ficcional das tessituras do livro: Leite do Peito: Contos (2001), ao trazer a ótica da infância negra como norteador das vivências, amores, dores, saberes, culturas, fé e narrativas de todo uma comunidade negra no pós-abolição a partir da força vocal oriunda da personagem-narradora, ao evocar demandas políticas, socioculturais e históricas de sociedades marginalizadas e invisibilizadas na historiografia brasileira, combatendo estereótipos e destacando as experiências do Outro, representado pela coletividade descendente de africanos em uma escrita feminina negro-brasileira, identitária e centralizada na figura da menina negra.
- ItemPráticas discursivas da mídia impressa acerca da criminalidade juvenil: o “caso Sirlei”(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-23) Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira; Sobral , Gilberto Nazareno Telles; Neto, João Antonio de Santana; Queiroz, Rita de Cássia Ribeiro deEste trabalho insere-se no âmbito dos estudos de cunho analítico-bibliográfico e tem como objetivo central investigar, por meio do funcionamento discursivo de materialidades veiculadas na mídia impressa brasileira, as posições-sujeito que atravessam o discurso jornalístico acerca da criminalidade juvenil e as representações sociais de jovens agentes de crimes nesse processo de constituição da subjetividade. Os fundamentos teóricometodológicos ancoram-se na Análise de Discurso de vertente francesa, configurada por Michel Pêcheux, na França, década de 60 (século XX), a partir da qual são mobilizados conceitos-chave como Sujeito Discursivo, Formação Ideológica, Formação Discursiva, Interdiscurso e Condições de Produção. Somam-se a esse referencial estudos de pesquisadores brasileiros que estão situados na esteira dessa vertente francesa bem como a noção de Representação Social proposta por Serge Moscovici, no âmbito da Psicologia Social, a qual se coaduna com questões relacionadas às práticas discursivas, ao sujeito e ao social, também propostas na Análise de Discurso pecheutiana. As materialidades que se constituem objeto de análise - três reportagens, três artigos de opinião, dois índices e uma capa de revista - foram veiculadas em quatro periódicos brasileiros, a saber, Caros Amigos, Época, Isto É e Veja, que circularam no mês de julho, do ano 2007, data posterior a um crime de grande repercussão no Brasil: a agressão praticada por cinco jovens cariocas de classe média, na madrugada de 23 de junho de 2007, no Rio de Janeiro, contra Sirlei Dias de Carvalho Pinto, brasileira, carioca, empregada doméstica; crime referido na mídia brasileira como “caso Sirlei”. A partir dos investimentos de análise, apontam-se duas formações discursivas nas materialidades: uma predominante, em que o sujeito do discurso se apoia e produz representações dos jovens agentes da ação criminal como criminosos cruéis a serem punidos de acordo com os rigores da lei; e outra que se inscreve no fio discursivo em forma de interdiscurso e mantém com a primeira uma relação tensa de contradição ao representá-los como crianças que, uma vez nessa condição, não devem receber punição.
- ItemSessão ordinária da Câmara Municipal como evento comunicativo de heterogeneidade linguístico-cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Afonso, Edivanildo Flauberte Correia de; Parcero, Lúcia Maria de Jesus; Paim, Marcela Moura Torres; Bulhões, Lígia Pellon de LimaCada vez mais, domínios sociais tradicionalmente reservados a apenas uma parcela da população têm estado abertos à participação de uma diversidade de sujeitos. O domínio político é exemplar nesse sentido. Por uma série de razões, cargos tanto do Poder Legislativo quanto do Executivo têm sido ocupados não somente por indivíduos oriundos de culturas urbanas, onde há um predomínio de práticas e eventos de letramento, mas também de culturas rurais, onde essas práticas e eventos não são tão frequentes – ou mesmo desse entremeio. Utilizando-se de pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística, especificamente da abordagem denominada Etnografia da Comunicação, analisa-se, nesta dissertação, o evento comunicativo Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores e a competência comunicativa do seu heterogêneo conjunto de participantes. Fruto de uma pesquisa etnográfica realizada na Câmara Municipal de São Domingos, uma pequena cidade do interior da Bahia, este trabalho visa à descrição dos componentes do evento Sessão Ordinária da Câmara, com ênfase no que contribui para a constituição de suas regras culturais, interacionais e, sobretudo, linguísticas; visa também à análise da competência comunicativa dos vereadores de diferentes origens socioculturais, com foco em suas habilidades de variação estilística.
- ItemUsos sociais da escrita : uma abordagem etnográfica na comunidade do Baldez(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Cerqueira, Sandra Sinara Araújo; Bulhões, Ligia Pellon de Lima; Alkmim, Tânia Maria; Machado, Rosa Helena BlancoEste estudo apresenta, por meio de uma abordagem etnográfica, reflexões sobre os usos e concepções de escrita em uma comunidade de um pequeno município do interior baiano. Os dados coletados provêm de entrevistas a dez sujeitos do local, de observações registradas em anotações de campo, de registros fotográficos e de textos escritos produzidos pelos sujeitos pesquisados. A análise baseia-se em autores cujas concepções de língua e de escrita colocam nas como práticas sociais. A orientação assumida para a compreensão da escrita na comunidade é a de que ela é desenvolvida como competência social estabelecida em contextos de práticas regulados por disposições adquiridas pelos sujeitos, por habitus, bem como por suas necessidades de uso. Daí depreende-se que concepção de escrita os sujeitos pesquisados apresentam como referência às suas práticas. Nessa perspectiva, o contexto se define pela própria comunidade estudada, percebida em ações sociais compartilhadas por indivíduos em situações que se alteram constantemente, de modo a também serem alteradas as relações entre os sujeitos. Para isso, caracterizam-se os indivíduos pesquisados, a comunidade e as relações estabelecidas entre eles
- ItemVocabulário e realidade extralingüística das escrituras de compra e venda de escravos da região sisaleira baiana(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Silva, Nilzete Cruz; Abbade, Celina Márcia de Souza; Oliveira, Jaciara Ornelia Nogueira deEsta pesquisa tem como objetivo maior, levantar o vocabulário contido nas escrituras de compra e venda de escravos da Região Sisaleira Baiana no século XIX, no período compreendido entre 1869 a 1874, buscando-se estabelecer uma relação com a realidade extralingüística da comunidade de Conceição do Coité, principal cidade da referida Região e de cujo cartório de registro foi retirado o livro número um que contém as escrituras que se constituem no corpus deste trabalho. Com o aporte teórico de algumas teorias lexicais, principalmente as desenvolvidas por Mário Vilela e Eugenio Coseriu, como também conceitos da Análise do Discurso francesa para explicar o contexto sócio-histórico, a pesquisa começou com uma seleção e transcrição de dez escrituras de compra e venda de escravos e levantamento das lexias contidas nas mesmas, seguidas da sua categoria gramatical, do seu conceito e de exemplos remetidos ao texto das escrituras, constituindo-se ao final um vocabulário. Definir o contexto histórico, ou seja, como vivia o Brasil, qual a ideologia reinante na época, e estabelecer o interdiscurso que permeava a sociedade coiteense sobre os escravos no mesmo período, permitiram compreender o momento histórico em que as escrituras foram feitas. Também foi possível realizar uma análise das lexias que no decorrer do tempo sofreram modificações no seu significado ou que podem ser interpretadas como representativas de uma realidade extralingüística própria do período estudado. Pretendeu-se mostrar que o repertório lingüístico de um povo, representado pelo seu léxico,, está relacionado à história e à cultura desse mesmo povo e ao estudar o léxico, pode-se conhecer aspectos culturais e os dizeres de uma comunidade lingüística em um determinado período de tempo.
- ItemVocê, a gente et alia indeterminam o sujeito em Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-23) Carvalho, Valter de; Lopes , Norma da Silva; Mota , Jacyra Andrade; Bulhões, Lígia Pellon de LimaA presente pesquisa investigou as principais estratégias para marcar a indeterminação do sujeito na fala urbana popular e culta de Salvador, registrando-as e descrevendo-as. Buscaram-se não só as formas consideradas canônicas pelas gramáticas tradicionais, tais como as formas verbais sem sujeito lexical expresso, o verbo na 3ª pessoa do plural (Ø+V3PP), o verbo na 3ª pessoa do singular mais o pronome “se” (Ø+V3PS+SE) ou ainda o verbo no infinitivo impessoal (Ø+VINF), mas também outras estratégias como “você”, “a gente”, “nós”, “eles”, “eu”, voz passiva sem a gente (VPSA), voz passiva sintética (VPASSINT) e as “formas nominais”, como, por exemplo, “o cara, o sujeito, o pessoal” entre outras. O trabalho foi desenvolvido de acordo com o enquadramento teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista, buscando identificar os contextos extralinguísticos ou sociais (gênero/sexo, escolaridade e faixa etária) e linguísticos (forma antecedente, mudança/manutenção do referente, tempo e modo verbal, tipo de verbo, preenchimento do sujeito, tipo de oração, grau de indeterminação) que justificassem os usos encontrados. Para a realização desta pesquisa, foram analisados quarenta e quatro inquéritos do tipo DID (Diálogo entre Informante e Documentador) do Programa de Estudos sobre o Português Popular Falado de Salvador (PEPP) e do Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta de Salvador (NURC-SSA). Os dados, após sua coleta, foram submetidos à quantificação através do pacote de programa Varbrul 2S e do GoldVarb X. Os resultados mostraram que os falantes de Salvador nos diversos níveis de escolaridade fazem uso de várias estratégias para marcar a indeterminação do sujeito, principalmente das formas pronominais “você” e “a gente”, influenciadas por diversos fatores extralinguísticos e linguísticos.