Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador
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- ItemAcompanhamento Docente - Análise de Produção(2023-04-24) Pinheiro, Marcus Túlio de FreitasEsta planilha tem o objetivo de calcular a capacidade de produção docente e compor o relatório de produção docente. Para a composição dos dados iniciais foi utilizada a extensão qualis capes que deverá estar instalada no navegador utilizado para a consulta do currículos. Essa extensão gera uma tabela de produção de artigos referentes ao qualis atual da área de educação. Os dados dessa tabela devem ser transpostos para as abas Capacidade de prdução e Relatório de Produção. Dúvidas sobre a implementação mtpinheiro@uneb.br - Prof. Marcus Túlio Pinheiro - GESTEC UNEB.
- ItemApp Família Conectada(2022-12-22) Santos, Indaiane Rosário Abade dos; Carvalho, Fernando Luís de QueirozTrata-se de um aplicativo baseado em ações de educação em saúde com vistas à melhoria da interação entre as famílias e as equipes de saúde, visando a melhoria do acesso à informação dos pacientes hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva.
- ItemBraço forte, mão amiga: a história, memória e as geotecnologias como estratégias de ensino no colégio militar de Salvador/BA.(2017-10-03) Ferreira, Marcos Antônio MoraisEsta pesquisa teve como objetivo principal analisar as Histórias e memórias dos alunos do CMS como potencialidade de preservação, valorização e materialização do processo formativo. O Lócus de pesquisa foi o Colégio Militar de Salvador (CMS), ponto de partida de onde as atividades foram realizadas juntamente com os alunos do ensino fundamental e médio. A pesquisa foi desenvolvida em formato de memorial descritivo. Os resultado foram agrupados em: Memórias do CMS, um vídeo de bolso construído pelos alunos narrando o dia a dia e suas percepções sobre o espaço escolar; Um outro CMS refere-se a expressão da Instituição Escolar como mapa gameficado (Minecraft); Representações cartográficas escolares desenvolvidas a partir das memórias discentes; O CMS e seu entorno visita técnica explorando o espaço da escola e sua relação com a comunidade circunvizinha; Construção e produção de texto científico para a difusão das ações, como estratégias de ensino de História a partir das potencialidades das geotecnologias. Por fim, o desenvolvimento da pesquisa resultou na construção de um portfólio que reúne estas atividades enquanto outras estratégias ao ensino de História. Assim, podemos considerar que as estratégias de ensino a partir do potencial das geotecnologias, não devem estar atreladas como mais um item do trabalho docente e sim como ponto fundante, mobilizador e autônomo. Além disto, concluiu-se que é essencial pensar o ensino de História, levando em consideração a memória e a experiência de vida dos sujeitos, pois são estes que constituem signos, valores, marcas que caracterizam e formam o lugar, como recorte do espaço geográfico significante, plural e educativo.
- ItemChatterbot crioulo: proposta de um conversador quilombola das terras de preto do território Litoral Sul – BA.(2015-10-28) Menezes, Romeu AraújoA proposta do estudo em questão é desenvolver em software livre um aplicativo web de conversação, denominado na inteligência artificial como “chatterbot”, que pretende auxiliar na divulgação do patrimônio histórico-cultural das comunidades quilombolas do território litoral sul baiano. Por se tratar do desenvolvimento de um produto digital e quilombola, utilizou-se a técnica do entrelaçamento de metodologias, como a pesquisa participante, computacional, qualitativa, aplicada e tecnológica. Essa é uma estratégia para que o agente computacional desenvolvido apresente raízes do próprio povo negro, com informações pesquisadas in loco nas comunidades tradicionais, o que pode ressignificar as atividades realizadas por décadas nas denominadas terras de preto e ainda proporcionar o desenvolvimento computacional contínuo e autônomo. A delimitação do território litoral sul - Bahia está na perspectiva da realidade local, no qual a população constrói sua identidade com base no sentimento de pertencimento do lugar. A linearidade dos municípios específicos no território associada à dispersão do povo africano a partir do quilombo do Oitizeiro em Itacaré – BA são os parâmetros para autenticar os limites da região pesquisada. A utilização da linguagem natural de programação AIML na construção do software de conversação visa interagir e dialogar com o usuário sobre as informações peculiares e atualizadas das comunidades quilombolas com foco na cultura negra local, pouco contextualizada na sociedade atual. O desenvolvimento tecnológico do software robô para as comunidades tracionais é uma tentativa de dar amplitude ao patrimônio histórico-cultural dessas comunidades tradicionais, com o auxílio das tecnologias web, a fim de fazer com que esses quilombos possam ultrapassar as cercas que os delimitam.
- ItemA comunicação institucional na Uneb: processos comunicacionais entre os programas de pós-graduação e o departamento de educação – campus I(2018-09-05) Cerqueira, Alessandra NeivaEsta pesquisa trata da elaboração de um diagnóstico do fluxo de comunicação entre os setores financeiros dos Programas Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGs) e o Departamento de Educação, campus I, em Salvador (DEDC – I), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), de modo a conhecer o fluxo comunicacional existente destinado à concessão de diárias e aquisição de passagens e hospedagens, no período compreendido entre os anos de 2014 a 2016. Tem como objetivos, conhecer o processo de despesa no funcionamento da pós-graduação, estudar o fluxo comunicacional no desenvolvimento das atividades da instituição pública e compreender o diagnóstico como instrumento de subsídio para o processo de decisão no funcionamento da pós-graduação. Assim, com o aporte dos teóricos Weber (1982) e Daft (2010), esta dissertação justifica-se como contribuição, a partir do momento em que procura compreender como ocorre o processo de comunicação institucional, tendo como lócus da pesquisa o DEDC – I e os Programas de Pós-Graduação a ele vinculados, a saber: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação (GESTEC), Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) e o Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos Mestrado Profissional – MPEJA. Identifica as falhas e entraves na comunicação na perspectiva dos processos de concessão de diárias e aquisição de passagens e hospedagens. Os resultados desta pesquisa possibilitam identificar, através do diagnóstico, pontos positivos e negativos na tramitação dos processos de aquisição de passagens e concessão de diárias, oferecendo subsídios que podem contribuir para um fluxo comunicacional cada vez mais célere e sem ruídos, entre o DEDC - I e os programas de pós-graduação vinculados ao departamento.
- ItemA construção simbólica da criança: contribuição para uma proposta pedagógica inovadora na educação infantil(2017-02-13) Oliveira, Rosângela BastosA criança inicia as noções básicas das interações socioespaciais na educação infantil, algumas já intrínsecas e presentes em seu cotidiano e outras construídas a partir de suas vivências com a aprendizagem formal. Assim, esse estudo visa contribuir através de um objetivo geral: uma Proposta Pedagógica Inovadora (PPI) na EI, divulgada numa Plataforma Virtual. Em seguida os específicos como:1- identificar elementos da CS na criança, frente ao que lhes é proposto pelo professor na rotina pedagógica; 2- promover um fórum de discussão com os professores envolvidos, comparando os elementos identificados e a rotina pedagógica, a fim de contribuir para elaboração de uma PPI e 3- desenvolver, de forma colaborativa, uma Plataforma Virtual, e assim reforçar a importância do papel social e da construção identitária da criança. Nesta perspectiva tivemos como questão norteadora dessa investigação: como as imagens simbólicas construídas pelas crianças nas suas interações socioespaciais podem contribuir para a reflexão e mudança de práticas pedagógicas de professores da educação infantil? Numa abordagem epistemológica, a pesquisa é do tipo participante colaborativa, pois segundo Brandão (2006) ela se caracteriza por sua ação educativa de investigação e ação social com o objetivo de promover a participação social para a melhoria da realidade dos participantes. Para o desenvolvimento empírico, levamos em consideração o estágio em que essas crianças se encontram, logo o estudo foi desenvolvido com crianças de 2 a 6 anos que se encontram no estágio pré-operatório, da Escola Municipal Alto da Cachoeirinha Nelson Maleiro, em Salvador-Bahia. No aspecto teórico, o trabalho foi amparado nas bases conceituais CS na criança e as implicações nas interações interpessoais1 e espaciais, segundo Piaget (2014); Wallon (2010) e Vygotsky (2000). Já na metodologia, para apreender as concepções dessa construção, realizamos videogravações com os grupos 5 A e 5 D e após análise e interpretação, submetemos a visualização com as professoras desses grupos, que durante duas sessões, em grupo focal, refletiram, discutiram e apresentaram suas concepções sobre práticas pedagógicas inovadoras, currículo escolar na educação infantil e projeto político pedagógico. Os resultados apontam que as práticas pedagógicas na educação infantil, ainda negligenciam a construção simbólica construída pela criança, assim por meio da rotina pedagógica dos professores há uma necessidade de respeitar o momento da criança. Para tal, é preciso criar e inovar no trabalho pedagógico, como forma de estimular a reflexão teórica, sobre interação, experiências, vivências da criança no seu mundo. Portanto, este resultado serviu de referência para elaboração coletiva da Plataforma Virtual com Proposta Pedagógica Inovadora/PPI.
- ItemCoordenação Pedagógica na EJA em Municípios Baianos: Reflexões Teórico-Metodológicas sobre sua Formação Continuada.(2017-05-08) Lima, Edson Barreto; Nunes, Eduardo José Fernandes; Santos, José Jackson Reis dos; Faria, Edite Maria da Silva deNeste trabalho objetivei compreender qual a orientação teórico-metodológica da formação continuada da Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (CPEJA) dos municípios de Barrocas, de Conceição do Coité e de Serrinha, Estado da Bahia; pelas características do meu objeto de estudo, assumi a opção pela abordagem qualitativa na perspectiva da concepção dialética. O estudo de caso coletivo foi o “elemento” aglutinador das ações previstas para a realização da pesquisa que abarcou o desenvolvimento da entrevista semiestruturada (aplicada com base num roteiro de perguntas abertas) e a análise de documentos oficiais; os instrumentos necessários à produção dos dados da pesquisa me levaram a novos questionamentos que, em momento posterior, ensejarão maior aprofundamento crítico-reflexivo acerca do objeto de estudo. Enfatizo, que, além do aporte da legislação específica (LDB 9394/1996, PEE, etc.), este trabalho está fundamentado em pesquisadores que discutem a temática da formação continuada, voltada para a coordenação pedagógica e as possíveis perdas da não oferta da formação em destaque. Os resultados da pesquisa demonstraram: a) a inexistência de política pública para a formação continuada da coordenação pedagógica da EJA; b) a inexistência de orientação teórico-metodológica dos municípios para as CPEJA; c) certa fragilidade teórica, conceitual, quanto ao significado do que venha ser Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos; d) que a CPEJA não encontrava apoio da Secretaria de Educação quanto às suas dúvidas; e) a preocupação das CPEJA em buscarem a autoformação para ter maior segurança teórico-metodológica no desenvolvimento de sua prática; f) a necessidade de criação de uma equipe permanente de coordenação pedagógica da EJA; g) que, no âmbito do PME, existe a intencionalidade das secretarias municipais da educação de promoção de cursos de formação continuada para as CPEJA; h) a inexistência de política pública voltada à formação continuada da CPEJA na Lei Orgânica Municipal; i) os resultados demonstraram, ainda, que a prática pedagógica das CPEJA tem um viés na pedagogia libertadora.
- ItemDe alfabetizadora a gestora: refletindo sobre a trajetória profissional de uma trabalhadora da educação pública na Bahia(2015-10-30) Rebouças, Maria Cristina HageEste trabalho tem como objetivo principal relacionar a prática da mulher na gestão da educação pública com a sua experiência profissional, considerando o seu percurso profissional a partir da sala de aula de alfabetização. Buscou-se identificar na prática gestora a experiência como alfabetizadora e a contribuição da sua formação acadêmica. Nesta pesquisa qualitativa a estratégica metodológica escolhida foi o estudo de caso e, durante o trabalho de campo, optou-se pela realização de entrevista em profundidade, sendo que, para que esta trouxesse os elementos necessários para atender aos objetivos, foi elaborado um roteiro com perguntas para cada fase do percurso profissional da informante. Evidenciou-se então o cenário de práticas educativas de cada etapa do ensino básico da época, o que exigiu uma busca pelos autores que retratassem a situação da educação baiana de então e permitisse a análise e discussão desses dados. A pesquisa mostrou que a experiência como professora a partir da alfabetização dá à gestora municipal uma condição de não perder de vista seu horizonte principal, o educando: a criança, adolescente jovem ou adulto estudante, para quem todo o complexo conjunto de políticas públicas deve beneficiar.
- ItemDesempenho cognitivo no primeiro ciclo do ensino fundamental de crianças nascidas prematuras acompanhadas por um programa de seguimento ambulatorial(2017-06-19) Silva, Verônica Sales daNa literatura é possível encontrar estudos que ajudam a compreender claramente quais os fatores que podem alterar a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças prematuras. Os problemas mais comuns, estão relacionados com alterações cognitivas, que interferem no desempenho escolar dessas crianças. Programas de seguimento ambulatorial para nascidos prematuros reforçam a necessidade de avaliação global do seu desenvolvimento, principalmente quando estes iniciam o atual ciclo de alfabetização do ensino fundamental. Este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho cognitivo de nascidos prematuros acompanhados por um programa de seguimento ambulatorial de uma maternidade pública da cidade de Salvador-BA. A amostra contou com três grupos distintos de crianças: 1-nascidas prematuras acompanhadas pelo programa, 2-prematuras não acompanhadas pelo programa e 3-nascidas de termo, sendo os dois últimos controles. Todos os indivíduos estudados estavam cursando um dos três primeiros anos do ensino fundamental, de ambos os sexos e com idade de 6 a 9 anos. Nos três grupos foram aplicados dois testes para percepção do perfil cognitivo: o Teste de Compreensão de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM) adaptado. A coleta dos dados iniciou através da aplicação de questionários semiestruturados para coleta de dados do perfil sócio demográfico e características do nascimento das crianças e aplicação dos dois testes mencionados, logo após a aprovação do Comitê de Ética da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e assinatura dos Termos de consentimento pelos responsáveis das crianças. A análise dos resultados obtidos por dados quantitativos, foi realizada de maneira descritiva, através do software STATA 12.0 e as comparações entre os grupos foram realizadas utilizando o teste Kruskal Wallis, considerando p<0,05. Os resultados obtidos demonstram que não ocorreram diferenças significativas nos desempenhos dos grupos da pesquisa, quando estes foram submetidos ao MEEM (p=0,41), independente do ano de escolarização (primeiro ano, p=0,12; segundo ano, p=0,2 e terceiro ano, p=0,65). Da mesma forma, a aplicação do TCLPP também não promoveu diferenças significativas de desempenho entre os grupos estudados (p=0,37), (primeiro ano, p=0,70; segundo ano, p=0,22 e terceiro ano, p=0,33). Com relação ao sexo das crianças estudadas, não foram encontradas diferenças de desempenho no MEEM (indivíduos do sexo feminino, p=0,44; indivíduos do sexo masculino, p=0,82) e no TCLPP (sexo feminino, p=0,26; sexo masculino, p=0,79). Na avaliação dos indivíduos segundo o grau de prematuridade, não houve diferenças nos resultados do MEEM entre prematuros moderados, muito prematuros e prematuros extremos. No desempenho obtido após aplicação do TCLPP os nascidos moderadamente prematuros atingiram melhor desempenho quando comparados aos nascidos prematuros extremos (p<0,001). Em tempo, não foram encontradas diferenças significativas entre nascidos moderadamente prematuros e muito prematuros (p=0,11). A partir desses resultados foi construído um plano de intervenção voltado a avaliação contínua do desempenho escolar de nascidos prematuros participantes de programas de seguimento ambulatorial, a ser apresentado aos gestores e profissionais de saúde da Maternidade Climério de Oliveira (MCO) com vistas a ampliação da atenção aos nascidos prematuros, buscando inserir aspectos pedagógicos no acompanhamento dos mesmos até a idade escolar. Com base no conjunto de dados aqui obtidos, foi possível concluir que o impacto da prematuridade sobre o desempenho cognitivo de crianças em processo de alfabetização, no geral, não parece ser de grande relevância, pelo menos na amostra estudada. Neste momento, foi possível perceber que o grau de prematuridade, pode influenciar negativamente no processo de aprendizado. É importante perceber que a implantação de ações pedagógicas com base no desempenho cognitivo, se faz necessária no programa de seguimento ambulatorial uma vez que, pode ser fundamental para a melhoria do rendimento escolar dos nascidos prematuros.
- ItemDesenho didático apoiado em Objetos Digitais de Aprendizagem ODA para o Ensino Médio(2021-10-14) Duarte, Neiani Luzia Pereira; Sales, Kathia Marise BorgesEsse desenho didático é fruto do trabalho de conclusão do mestrado, apoiado em uma pesquisa desenvolvida na Educação no/do Campo EC e se destina em contribuir com o planejamento das ações didáticas e pedagógicas. Ações estas, voltadas para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação TDIC, fazendo recorte nos Objetos Digitais de Aprendizagem ODA ou até mesmo fora dos espaços escolásticos do ensino médio da EC do povoado do Bonfim em Valença/Ba. A apresentação dessa proposta se estrutura com a finalidade de fomentar o uso de tecnologias digitais tais como Chromebooks e smartphones em sala de aula e com isso promover a criticidade e reflexividade dos estudantes em interação e colaboração nas redes sociais e midiáticas mediados por ODA.
- ItemEducação ambiental e participação como construção: a inserção do projeto salas verdes na Universidade do Estado da Bahia(2016-08-15) Britto, Leila Maria Góes deO presente estudo apresenta no Capítulo I a linha do tempo que fundamenta o surgimento da Educação Ambiental - EA. No Capítulo II, o quadro teórico do processo de institucionalização da EA no Brasil, dando destaque a categoria participação como construção identificada no processo. Finalmente, no Capítulo III, os dados e discussões sobre alguns elementos dos desenhos do Projeto Sala Verde, da multicampia da UNEB e dos Territórios de Identidade do Estado da Bahia, que justificaram a apresentação do projeto da presente dissertação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. O escopo do trabalho restringiu se a análise das configurações institucionais dos Territórios de Identidade, do Projeto Salas Verdes e a correlação de ambos frente a estrutura organizacional da Universidade do Estado da Bahia com o objetivo de encontrar, nos elementos analisados, pontos que contribuíssem para responder a seguinte questão: A instalação de Salas Verdes na Universidade do Estado da Bahia pode contribuir para aumentar a capilaridade da EA no Estado, de forma a ampliar e qualificar a participação da população em questões socioambientais? Os resultados indicam que sim, pois nas análises das interseções de elementos dos desenhos identifica-se pontos que possibilitam projetar um novo cenário para a EA no Estado da Bahia, caso tal iniciativa se concretize. As discussões sobre Educação Ambiental na atualidade estão relacionadas a questões socioambientais, e fazem parte das preocupações de variados setores da sociedade. Desde a Revolução Industrial, a atividade interventora e transformadora do homem em sua relação com a natureza vem se tornando cada vez mais predatória, originando vários movimentos ambientalistas. Como consequência, surge e institucionaliza-se a Educação Ambiental, historicamente delineada por mecanismos que exigem mobilização para se concretizarem.
- ItemA educação profissional na perspectiva inclusiva: uma análise sobre a política de diversidade e inclusão do Instituto Federal Baiano e suas contribuições no percurso formativo de estudantes com deficiência.(2019-08-29) Boas, Marlene Pereira VilasEssa pesquisa teve como objetivo analisar o processo de institucionalização da Política de Diversidade e Inclusão do IF Baiano- campus Senhor do Bonfim e suas contribuições para acesso, permanência e êxito no percurso formativo de estudantes com deficiência, na perspectiva de uma educação profissional inclusiva. Caracterizou-se como pesquisa aplicada, de natureza exploratória e abordagem qualitativa. Para a coleta e produção dos dados foram privilegiados os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O campus do IF Baiano de Senhor do Bonfim foi privilegiado como lócus da pesquisa e, nele, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas. Estudantes, professores e técnicos, cujas ações acadêmicas se mostraram diretamente relacionadas com a implantação da Política, foram os sujeitos da pesquisa. A análise dos dados foi favorecida pelo uso da técnica de Análise de Conteúdo, ancorada no viés teórico de Bardin (2011). Os resultados indicaram que a Política de Diversidade e Inclusão do Instituto Federal Baiano contribui para o acesso, a permanência e o êxito do percurso formativo de estudantes com deficiência, no campus Senhor do Bonfim, uma vez que são adotados os procedimentos necessários à minimização dos fatores impeditivos de ingresso e conclusão do percurso formativo destes estudantes, naquele campus. Porém, em que pesem os esforços conjuntos dos profissionais envolvidos na implementação da Política e as ações que realizam no intuito de ofertar uma educação profissional na perspectiva inclusiva para os estudantes com deficiência, verificou-se a necessidade de avanços na realização das ações, por meio da ampliação de verbas e adequação do quadro de profissionais. Restou evidente, também, a necessidade do estreitamento do diálogo entre os campi do IF Baiano, de forma sistematizada, com a finalidade de qualificar a discussão sobre a Política e sua implementação no Instituto, promovendo a troca de experiências e o compartilhamento de ações exitosas. Diante destes resultados, apresentou-se, como produto final da pesquisa, uma proposta de criação do Fórum Permanente da Educação Profissional Inclusiva do IF Baiano, em Rede, na perspectiva da ampliação do diálogo entre os campi e da sensibilização dos atores que integram o quadro do Instituto quanto às questões referentes à oferta de uma educação profissional que inclua e transforme a vida dos estudantes aos quais ela é ofertada.
- ItemEducação profissional: análise da gestão técnico-pedagógica no centro territorial de educação profissional do sertão produtivo – Cetep – Caetité/Bahia- Salvador (BA) 2015(2016-02-29) Marques, Waldirene Magna Guimarães PimentelEste estudo situa-se entre as pesquisas sobre a educação profissional na atual vertente de discussão da importância dessa formação para o mundo do trabalho e para vida. Considera as ações da dimensão técnico-pedagógica da gestão e o planejamento docente coletivo como alguns dos dispositivos de sua concretização e teve como objetivo principal analisar a gestão técnico-pedagógica a partir dessa experiência no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo – CETEP do Sertão Produtivo – Caetité/Bahia. A pesquisa e a análise teórica e documental basearam-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no Plano Estadual de Educação Profissional da Bahia e no estudo da literatura pertinente à discussão temática apresentada. Para a pesquisa empírica foi considerada, principalmente, a experiência da dimensão técnico-pedagógica da gestão, além da investigação sobre as percepções de alunos e docentes do CETEP do Sertão Produtivo referentes ao trabalho e planejamento pedagógicos nas turmas de educação profissional técnica de nível médio e as possibilidades de sua adequação aos arranjos produtivos locais. A partir da análise dos resultados alcançados através de questionários e entrevistas, percebe-se o reconhecimento de algumas conquistas por parte dos alunos e professores e são evidenciados alguns dos seus desafios, especialmente na oferta da educação profissional de forma interdisciplinar e integrada às necessidades da realidade local. Como produto de intervenção, esta pesquisa propõe, a partir do planejamento sistemático e coletivo das ações técnico-pedagógicas, a utilização de dispositivos de planejamento e acompanhamento técnico-pedagógicos na perspectiva da efetivação da qualidade da educação profissional técnica de nível médio no centro em estudo.
- ItemEJA no IF Baiano: desafios e possibilidades para a gestão educacional(2016) Nogueira, Amanda Espírito SantoEste trabalho é resultado de uma pesquisa que investigou as práticas de gestão do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, efetivadas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, no decurso da primeira década do Programa que constitui o período entre a promulgação do Decreto 5.478/2005 até o ano de 2015, visando compreender a sua contribuição para a consolidação de políticas institucionais e orientadoras das práticas pedagógicas e administrativas da EJA nesse Instituto. A pesquisa resultou na elaboração desse Documento Referencial, tendo em visa a superação da ideia de Programa, e o fomento ao trabalho com a EJA no referido Instituto, assumindo os desafios dessa modalidade com a perspectiva do direito à educação pelos jovens e adultos, para além do PROEJA. Isso se apresenta como objeto central do estudo em que perpassamos pelos aspectos históricos da Educação Profissional (EP) e da EJA no Brasil, e suas interfaces com a criação do IF Baiano e as práticas de gestão do PROEJA neste contexto. Além da pesquisa documental realizada, foi feita uma pesquisa Bibliográfica, tendo como referências os trabalhos de Paiva (2003) Ventura, Rumert e Ventura, Frigotto, Ciavatta e Ramos, Moura dentre outros. Na perspectiva da gestão educacional, as discussões se amparam em Lück, Veiga, Sander, Machado e Oliveira, Paro e Toro. Para consecução dos objetivos, foi realizado um estudo de caso de cunho qualitativo e com abordagem fenomenológica, lançando mão de múltiplos dispositivos para a pesquisa de campo como entrevistas, questionários, relatos e análise documental, amparando a opção estratégica nas orientações metodológicas de Creswell e Robert Yin, as quais fundamentam as escolhas da abordagem e dispositivos adotados. A síntese do processo descrição-compreensão-proposição culminou, à guisa de produto, na construção desse Documento Referencial para a criação do Conselho Institucional da Educação de Jovens e Adultos do IF Baiano - CONSEJA, como alternativa de gestão partilhada, por meio de um colegiado, conducente de decisões coletivizadas à luz da escuta sensível e reflexiva que transcendam os gabinetes e contemplem todos os envolvidos com a EJA
- ItemEnsino de geometria e tecnologia: potenciais do audiovisual na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental(2015) Freitas, Danton de OliveiraOs conhecimentos geométricos entrelaçam-se com a história da civilização desde seus primórdios a partir de um processo dinâmico e cultural no qual diferentes povos manifestavam suas contribuições com saberes/costumes. Essas manifestações eram desenvolvidas através de técnicas explorando elementos da natureza e, talvez, sejam os primeiros sinais de interesse do homem pelos conhecimentos geométricos. Conhecimentos manifestados de forma empírica/experimental que em seguida Euclides sistematizou na obra “Os Elementos” possibilitando um modelo para o Ensino de Geometria sustentado nos princípios da dedução, memorização e abstração explorados até os tempos atuais. Sobre essas técnicas, enquanto teckné, apresentamos o conceito de Tecnologia priorizado neste trabalho, possibilitamos reflexões sobre a tecnologia do audiovisual e do vídeo sinalizando para seus potencias nos espaços escolares/processos educacionais no Ensino de Geometria, em particular Sólidos Geométricos, a partir da exploração de um processo de produção onde os sujeitos agiram/pensaram audiovisualmente. Objetivando desenvolver um processo de formação, com professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, relacionado com os conteúdos de sólidos geométricos para subsidiar a prática pedagógica no Ensino de Geometria possibilitamos ações, reflexões e registros na perspectiva da pesquisa qualitativa, aplicada e participante onde os registros foram coletados através da filmagem e da observação participante durante a aplicação de um Projeto de Extensão. Nas conversações do processo de formação exploramos as reflexões possibilitadas por Eves (2004), Pavanello (1993), Gerdes (1992), Lima Júnior (2005), Pinto (2005), Bortoni-Ricardo (2008), Mendes e Machado (2013), Babin e Kouloumdjian (1989), entre outros, onde contribuíram juntamente com os participantes para sinalizarmos que: O audiovisual pode potencializar a prática pedagógica no Ensino de Geometria, particularmente em sólidos geométricos, e compreendermos que as práticas pedagógicas sejam mais abertas para os sujeitos agir/pensarem tecnologicamente com seus saberes na perspectiva de explorarem as diferentes situações vivenciadas no cotidiano.
- ItemEnsino médio com intermediação tecnológica (Emitec): percepções dos sujeitos sobre os avanços e limitações deste programa nas comunidades rurais do munícipio de Itaguaçu da Bahia(2015-10-29) Correia, Maria da Conceição AraújoA presente pesquisa tem como objetivo conhecer as características, avanços e limitações da experiência do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) nas comunidades rurais do município de Itaguaçu da Bahia, a partir da percepção dos sujeitos envolvidos, tendo a seguinte questão norteadora: Quais as características, avanços e limitações que a experiência do EMITEc teve nas comunidades rurais de Itaguaçu da Bahia? Neste sentido a opção metodológica foi a pesquisa qualitativa e o método que mais se aproximou foi o estudo de caso, baseado nos referenciais apresentados por Marli André (2008) e Yin (2010). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestrurada, questionário e observações. A análise dos dados adotou procedimentos sugeridos por Bardin (2008). A pesquisa contou ainda com as contribuições de Arendth (2004) e Oliveira (2010) que trazem conceitos de política e política pública, Santos (2002) com noções de desenvolvimento, Brandão (1981) discutindo sobre educação, DOWBOR (2006) que apresenta a escola enquanto articuladora para o desenvolvimento social, Aragão (2004) trazendo reflexões sobre os avanços da tecnologia. Os resultados sinalizam que o EMItEc se apresenta como uma alternativa de acesso à educação no campo. No entanto, alerta para os entraves que impedem sua efetividade. A pesquisa propõe uma intervenção que visa a melhoria do EMITec no cenário em que a educação semipresencial surge como um avanço para o desenvolvimento educacional e social. A reorganização e reestruturação da dimensão pedagógica e administrativa, deve visar a qualificação do egresso focando num currículo que atenda a demanda por profissionalização dos alunos articulada com a educação geral para atender as necessidades de desenvolvimento territorial sustentável. Os produtos resultantes desta pesquisa aplicada são o plano de intervenção e um relatório científico para melhoria e aperfeiçoamento da política pública do EMITec, para que ele possa contribuir para o desenvolvimento social e transformação da realidade das pessoas do campo, na perspectiva de um pensar coletivo e troca de saberes inerentes ao espaço formal de educação.
- ItemEntre ruas e ladeiras, Engomadeira sou eu! Representações socioespaciais de professores sobre o bairro(2015-10-20) Correia, Silvia Letícia Costa PereiraO presente trabalho buscou apreender as representações socioespaciais das professoras da Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha sobre o bairro da Engomadeira, a fim de construir um Portfólio sobre a memória e identidade do bairro e da Escola. Para tal, esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma multimetodologia que envolveu a aplicação de um instrumento de evocação livre de palavras, entrevista semiestruturada que possibilitou a análise do discurso das professoras e a utilização do mapa mental para a apreensão de suas representações espaciais. Utilizando os pressupostos da Pesquisa-ação Integral e Sistêmica, destaca-se o envolvimento e participação constante do grupo de professores da Escola, numa perspectiva de constante redimensionamento da proposta de intervenção, que ocorreu associado ao desenvolvimento de um Projeto Didático intitulado “Entre Ruas e Ladeiras, Engomadeira sou Eu!, que da mesma forma, oportunizou a dinamização de encontros formativos com os professores, tratando de temáticas como cartografia e ensino, imagens fotográficas e transformações do espaço, identidade cultural, mapas mentais, história e memória, produção de maquetes. Autores como Bomfim (2004, 2012), Hetkowski (2006, 2010), Lima Jr. (2005), Brito (2013), Arendt (2007), Tuan (1980), Moscovici (1961- 1976), Ponty (1945), Lastoria (2004, 2009), Kozel (2001, 2005) entre outros estudiosos, são referências que, indispensavelmente, sustentam o fundamento teórico necessário ao que se propôs pesquisar. No curso desta investigação, ficou evidenciado que o espaço do bairro, não é familiar aos professores em seu aspecto social, considerando que estes demonstraram um conhecimento muito incipiente sobre o bairro da Engomadeira. Suas representações emergem relacionadas a preconceitos e estereótipos sobre o bairro, imagem marcada por generalizações e ausência de elementos identitários. No entanto, a identidade deste grupo de professores, embora não apareça vinculada ao bairro, aparece numa dimensão estritamente profissional, onde podemos inferir que este grupo de professores não possui vivência, experiência no bairro da Engomadeira, para além do espaço escolar. Ainda assim, a partir do trabalho desenvolvido por meio dos encontros formativos, evidenciam-se mudanças associadas às práticas, resultando num debate profícuo sobre o espaço do bairro, ampliando a reflexão e contando com a participação de diversos atores sociais da Comunidade. Agrega-se à isso a produção do Portfólio, pelos professores, como produto deste Mestrado Profissional, que se constitui em um instrumento autêntico e propositivo de suporte pedagógico, que permite abordar alguns aspectos do bairro da Engomadeira, assumindo uma estratégia conjunta de reflexão, ação e avaliação, através da sugestão de “Pistas Pedagógicas”. De todo este processo, derivam algumas recomendações inseridas nas dimensões pedagógicas, políticas e epistemológicas, prenunciando alguns indícios (in)conclusivos, que suscitam questionamentos e estudos futuros, que buscam ampliar a discussão iniciada com este estudo.
- ItemEra uma vez… Brasil: as histórias em quadrinhos para construção de conhecimento histórico no ensino fundamental do colégio militar de Salvador (CMS/EB).(2019-12-19) Sousa, Mateus Sampaio deA percepção sobre os quadrinhos no Brasil ganha novas dimensões no século XXI, deixando de ser uma leitura infantil de entretenimento para se tornar uma leitura dinâmica, que tem ganhado importância no meio acadêmico com pesquisas nas mais diversas áreas e com amplo viés no campo da Educação. Sendo assim, esta pesquisa apresentou os desdobramentos do Projeto Era Uma Vez...Brasil, aliado à liberdade de produção possibilitada pelo universo do game Kimera – Cidades Imaginárias, construindo, assim, uma nova leitura, dentro da perspectiva dimensional trazida pelo jogo, submetendo, então uma proposta metodológica para utilização de histórias em quadrinhos em sala, nas aulas de História, com foco na produção discente de conhecimento, propondo o universo quadrinístico, desenvolvido na primeira edição da revista “Turminha da Maya e a Bússola K”, para uso nas aulas, para que venham a contribuir para a autonomia dos estudantes, bem como para a ampliação das possibilidades de utilização dessa ferramenta e suas estratégias em sala de aula, contemplando as biodiversidades apresentadas pelas escolas. A construção da proposta metodológica para utilização de HQ foi desenvolvida no Colégio Militar de Salvador, para duas turmas eletivas (pesquisa e validação) de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental II, escola parceira do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) e seu projeto articulador K-Lab. Para o desenvolvimento desse projeto, considerou-se uma pesquisa qualitativa com procedimentos de pesquisa participante estaria mais adequada aos propósitos do estudo e às demandas dos sujeitos envolvidos. Nesse sentido, buscou-se autores como Guimarães (1990) e Brandão e Streck (2006). Os conceitos de linguagem de histórias em quadrinhos foram apresentados principalmente por Cagnin (2014). McCloud (1995) e Groensteen (2015). Quanto às relações entre história em quadrinhos e aprendizagens, relevam-se em Ramos (2016); Ramos e Vergueiro (2009), e Barbosa et al (2018). Enseja-se, numa próxima etapa, expandir as aprendizagens proporcionadas pela produção de HQ a outras disciplinas, expandindo para um maior número de escolas das redes públicas e particulares, alimentando a rede de possibilidades tecida pelos integrantes dos projetos em questão.
- ItemFragilidades e ameaças na conservação do rio Jiquiriçá no município de Santa Inês – Bahia: potencialidades das estratégias educativas(2016-02-29) Sampaio, Arlene Luttigards de Oliveira VazA ocupação e exploração desordenada das terras, incluindo o crescimento urbano, têm desempenhado papel de grande importância nas alterações antrópicas ocorridas no município de Santa Inês – BA, situada na sub-bacia do Rio Jiquiriçá, Bacia do Recôncavo Sul. Com base no diagnóstico da situação socioambiental do município em estudo, buscou-se a sensibilização dos moradores, para recompor e preservar o rio Jiquiriçá, bem como sua mata ciliar. Para tanto, foram utilizadas abordagens participativas na construção de estratégias educativas de relevante interesse e contextualização para a comunidade envolvida, criando oportunidades para a reflexão, disseminação e efetivação de ideias e práticas conservacionistas. Assim, a pesquisa objetivou analisar a situação socioambiental que afeta o estado de conservação do Rio Jiquiriçá, no intuito de observar e entender os fatores que comprometem sua integridade ambiental e a percepção dos atores influenciados e influenciadores das possíveis estratégias educativas a serem propostas. Ao mesmo tempo, pretende propor estratégias de desenvolvimento de ações de preservação e restauração da área em foco, dirigidas às instituições educacionais, principalmente o IF Baiano Campus Santa Inês, prefeitura e órgãos afins, utilizando técnicas de educação, sensibilização e conscientização ambiental. O desenvolvimento do trabalho inclui o diagnóstico da área em estudo, com a observação dos fatores que afetam o ambiente, tomando como base, imagens de satélites e o social por meio da aplicação de questionários estruturados junto à comunidade ribeirinha e gestores. De acordo com o cruzamento das informações obtidas, se estabeleceu a base de dados contendo a interpretação e avaliação de informações de laboratório e campo, para a preparação das diversas ações a serem propostas nas estratégias que servirão de ponto de partida para a elaboração do roteiro de reuniões e encontros com a comunidade. Como a proposta engloba estudos socioambientais, justifica-se a importância da participação de representantes da iniciativa privada e das instituições públicas. Com base nos resultados se pode afirmar que o avançado estado de deterioração ambiental compromete a todos os envolvidos, e esta, somada ao conhecimento da percepção do ambiente pela comunidade estudada, e ainda, pela falta de atuação efetiva dos órgãos competentes, é de extrema urgência a busca da tomada de decisão para minorar os efeitos deletérios da degradação dos recursos naturais no município de Santa Inês. Com isso, a promoção da E.A. vem como uma das soluções para transformar e recuperar a saúde ambiental e social necessária para prática das medidas de uso dos recursos naturais no município. Conclui-se de forma clara a necessidade de estreitar o abismo que se abre, aparentemente, entre o estudo técnico cientifico ambiental e os assuntos que social e sociologicamente influenciam o binômio homem-natureza. Ao final deste trabalho, foi elaborada uma cartilha que divulga a situação atual do Rio Jiquiriçá. Esse material será distribuído em escolas públicas, privadas e em associações, como produto concreto de contribuição à implementação das ações aqui apresentadas.
- ItemA gestão do Proeja no Instituto Federal da Bahia – um encontro de duas modalidades de ensino: quando um mais um é mais do que dois(2016-02-26) Sacramento, Mônica PintoEsse Relatório de Pesquisa discute sobre o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA, desde a sua implantação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA em 2006, até o ano de 2015, investigando a Gestão desse Programa. Para o desenvolvimento da pesquisa, algumas questões se apresentaram: Que concepção de currículo integrado se apresenta nos Cursos PROEJA-IFBA? Como o IFBA vem gerindo o PROEJA no período de 2006 a 2015? Que sentidos a Educação de Jovens e Adultos assume na Educação Profissional nos Institutos Federais? No itinerário metodológico foi realizada, inicialmente, pesquisa exploratória nos campi de Barreiras, Eunápolis, Salvador, Valença e Vitória da Conquista. Como dispositivo de coleta de informações, foram utilizados questionários semiestruturados e entrevistas com gestores e docentes desses campi. Para compreender melhor o panorama sistêmico da implantação do PROEJA, a pesquisa teve sítio nos campi de Salvador e Santo Amaro. A partir da pesquisa bibliográfica e documental, foi possível historicizar o processo de implantação do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA no IFBA, e compreender as relações entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional nesse Instituto. A pesquisa nos mostrou que os gestores dos campi pioneiros de oferta do Programa, em 2006, enfrentaram desafios de ordem administrativa e pedagógica na implantação do Programa que se apresentava como uma oferta nova de cursos estruturados a partir da integração dessas duas modalidades de ensino, no ensino médio. No diálogo com os gestores e docentes de 2015, as mesmas dificuldades persistem, e os desafios aumentam em face de novas variáveis existentes a exemplo de outros Programas de Educação Profissional ofertados, concomitantemente, na rede Federal e Educação Tecnológica, dentre outros aspectos. Assim, como proposta de intervenção resultante da pesquisa, indicamos a implantação do Fórum Intrainstitucional PROEJA no IFBA, com perspectiva de, futuramente, ampliar as discussões com outros Institutos Federais – local e nacionalmente.
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