Bacharelado em História - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em História - DCH4 por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/bachelorThesis"
Agora exibindo 1 - 20 de 58
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcidentes de trânsito em Jacobina (2011-2016): uma investigação histórica.(2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dosUma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAcidentes de trânsito em jacobina (2011-2016): uma investigação histórica(2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dosUma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAcidentes de trânsito em Jacobina (2011-2016): uma investigação histórica(UNEB, 2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dos; OLIVEIRA, Valter Santos Gomes de.Uma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAspectos da identidade visual de Jacobina no olhar fotográfico de Lidenício Ribeiro (1960-1980)(UNEB, 2022-12-01) COSTA, Moreira Joedi Makson; OLIVEIRA, Valter Gomes Santos deO objetivo desta pesquisa foi investigar os modos pelos quais a cidade de Jacobina, no sertão da Bahia, foi vista através da fotografia. Nesse sentido, considero o poder das narrativas de modernização na memória da cidade como caminhos que, atrelados à cultura fotográfica em Jacobina, levantam indícios para pensar o desenvolvimento de uma identidade visual. Para isso, tomo como perspectiva de análise o olhar fotográfico de Lidenício Ribeiro entre as décadas de 1960 e 1980, período em que esteve na cidade e registrou diversas cenas do cotidiano público e privado em Jacobina. Na primeira parte introduzo o tema das cidades e da fotografia a partir de tradições historiográficas, de projetos modernizantes e de um caso particular no Rio de Janeiro que também partilha de discursos de poder na Fotografia. Na segunda parte, apresento como Jacobina aparece na obra fotográfica de Lidenício Ribeiro. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa resultaram em dados quantitativos e qualitativos através da metodologia quantitativa serial, e sua aplicação nesta pesquisa parte desde o processo de triagem dos documentos fotográficos até a contextualização histórico-cultural que neles foi feita.
- ItemBela, desenvolvida e culta: Jacobina nos periódicos O Jornal (1959-1960), O Nordeste Baiano (1967) e nas fotografias de Osmar Micucci.(UNEB, 2013) AMORIM, Luciette Gomes; DRUMMOND, Washington Luis LimaO presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso sobre a cidade de Jacobina pautada na ideia de desenvolvimento, beleza e cultura veiculado em textos nos periódicos que circularam na cidade: O Jornal (1959-1960) e o Nordeste Baiano (1967) e também em fontes imagéticas (fotografias de Osmar Micucci) no mesmo período estudado. Propomos ainda, avaliar os critérios para que tais metas fossem naquele dado momento alcançadas, assim como, entender que o discurso ali anunciado servia como suporte para a ordenação da cidade. Dialogamos com diversos autores, entre eles Vilém Flusser, Michel Foucault e ainda com textos produzidos e publicados pelo professor Dr. Washington Drummond sobre imagem e cidade. Inferimos desta forma que, a construção da cidade desenvolvida, bela e de cultura é o lugar de ação não só dos sujeitos que estão no campo do extraordinário, visível, mas também dos infames, isto é, sujeitos anônimos.
- ItemA caminho dos sertões: o tráfico interno movimentando o interior baiano, 1778-1798(UNEB, 2018-03-01) CEZAR, Iasmim de Oliveira; SOUZA, Cândido Eugênio DominguesA Cidade da Bahia (Salvador), durante o Setecentos, exerceu função significativa como entreposto comercial transatlântico, principalmente por ser um ponto estratégico de abastecimento de africanos escravizados, destinados aos mercados consumidores dos sertões da América portuguesa. Assim, encaminhando remessas de escravos ou percorrendo as principais rotas, os agentes do tráfico abasteciam as comunidades ávidas por mão de obra escrava para trabalhar em atividades como mineração, pecuária e agricultura. A análise qualitativa dos passaportes de envio de escravos de 1778 a 1798, o cruzamento de suas informações com o banco de dados Transatlantic Slave Trade e, consequentemente, a busca por informações em séries documentais existentes para o período, permitiu-me pensar o tráfico interno considerando suas conexões comerciais que ligavam as praças mercantis atlânticas aos sertões da Bahia setecentista. Com isso, é de interesse desta pesquisa compreender o abastecimento do mercado negreiro presente no interior baiano, buscando entender o processo de redistribuição de escravos a partir dos principais caminhos sertanejos, analisando-a com o olhar especialmente voltado àqueles inseridos nesta fase que foi chamada de “terceira perna do tráfico”.
- ItemA Caminho dos Sertões: o tráfico interno movimentando o interior baiano, 1778-1798(UNEB, 2016-12-15) CEZAR, Iasmim de Oliveira; SOUZA, Cândido Eugênio Domingues deA Cidade da Bahia (Salvador), durante o Setecentos, exerceu função significativa como entreposto comercial transatlântico, principalmente por ser um ponto estratégico de abastecimento de africanos escravizados, destinados aos mercados consumidores dos sertões da América portuguesa. Assim, encaminhando remessas de escravos ou percorrendo as principais rotas, os agentes do tráfico abasteciam as comunidades ávidas por mão de obra escrava para trabalhar em atividades como mineração, pecuária e agricultura. A análise qualitativa dos passaportes de envio de escravos de 1778 a 1798, o cruzamento de suas informações com o banco de dados Transatlantic Slave Trade e, consequentemente, a busca por informações em séries documentais existentes para o período, permitiu-me pensar o tráfico interno considerando suas conexões comerciais que ligavam as praças mercantis atlânticas aos sertões da Bahia setecentista. Com isso, é de interesse desta pesquisa compreender o abastecimento do mercado negreiro presente no interior baiano, buscando entender o processo de redistribuição de escravos a partir dos principais caminhos sertanejos, analisando-a com o olhar especialmente voltado àqueles inseridos nesta fase que foi chamada de “terceira perna do tráfico”.
- ItemCom dois te botaram com três eu te curo: as representações de cura na prática das benzedeiras de Paiaiás no município de Saúde/Bahia (1950 – 2018).(UNEB, 2019) MOURA, Joselito; SILVA, Caroline SantosEste trabalho analisa as representações de cura através do benzimento na prática das benzedeiras do povoado de Paiaiás no município de Saúde /Bahia, em um período que vai de 1950 a 2018. A questão norteadora desta pesquisa foi: por que as pessoas ainda procuram tanto as benzedeiras e benzedores para a cura de seus males se existem hoje os médicos e os hospitais? Para tanto, contei com os depoimentos de seis benzedeiras e um benzedor que, através de suas histórias de vida e experiências com a benzeção, revelaram aspectos que integram suas vivências no ritual da cura religiosa. Ao colocar em evidência as histórias de sujeitos sociais carregados de representações diversas, este trabalho espera contribuir com outros que se debruçam sobre este tema.
- ItemA contribuição do livro de literatura Cascalho para compreender a cidade de Andaraí no século XX(UNEB, 2018-07) SANTANA, Mara Costa; SILVA, Caroline SantosEsta pesquisa tem como objetivo fazer uma breve análise do livro de literatura “Cascalho” mostrando sua relevância para a história, e pensar na sua utilização como um instrumento didático que pode contribuir para o ensino de História. Uma vez que, a mesma pode proporcionar ao alunado o entendimento do período narrado, possibilitando a compreensão de uma sociedade a partir da narrativa, de maneira prazerosa e eficaz, levando os mesmos a perceber a importância que a história tem para a sociedade. Num sentido amplo, a literatura contribui para o entendimento da História, permitindo a todos os indivíduos a compreenderem a sociedade nas quais estão inseridos. A partir da análise das mesmas podemos chegar à compreensão de um passado e uma época inserida na narrativa. Por isso, está pesquisa consistiu em analisar “Cascalho” para compreender um período histórico, principalmente no que concerne à compreensão da sociedade de Andaraí no século XX, a partir dos personagens fictícios. Este estudo contribuirá com informações relevantes para professores de história, que simpatizam em trabalhar de modo interdisciplinar, assim os docentes irão fazer com que os alunos fiquem motivados a entender a história a partir de suas realidades. Do ponto de vista prático, espera-se que este estudo direcionado a atualidade contribua no sentido de ampliar o conhecimento na área de história, assim, como também sirva como referência para professores e escolas o utilizarem a seu favor.
- ItemCoronel e comerciante: Alianças e conflitos na vila de Jacobina, séc. XIX(UNEB, 2018-12) PINHO, Marília de Oliveira; FERREIRA, Jackson André da SilvaO trabalho seguiu a trajetória do coronel Guilhermino Soares da Rocha, um dos homens mais ricos da vila de Jacobina no século XIX. O objetivo principal é compreender as relações interpessoais estabelecidas pelo coronel com pessoas iguais, subalternos e gente graúda para o alcance de benesses para si e suas famílias. O aporte teórico é o Paternalismo e as ligações clientelísticas que possibilitam entender as estratégias e artifícios utilizados por dependentes e senhores para ambos alcançarem vantagens na sociedade jacobinense. As fontes utilizadas para alcançar os objetivos são: inventários, testamentos, processos crimes e civis, correspondências da Câmara da Vila de Jacobina e livros eclesiásticos.
- ItemCorpos em transe na cidade do Salvador: fotografias de Pierre Verger (1940-1950).(UNEB, 2015) SANTOS, Daiane Santana; DRUMMOND, Washington Luís LimaEste trabalho procura analisar as práticas emergentes contidas no espaço urbano da cidade do Salvador 1940/1950, observada por meio das experiências corporais fotografadas por Pierre Verger nas imagens fotográficas do livro Retratos da Bahia (1980) (nas séries dos sambistas, capoeiristas e os orixás no candomblé), que nos permite teorizar o cotidiano das ruas e seus personagens que persistiram na contramão dos fluxos modernos associados a padrões de homogeneização. A cidade e seus personagens são entendidos como corpo, palco de inscrição de acontecimentos, ebulição de sensações, perante o qual identificamos no período a projeção de diversas possibilidades de vida urbana, perspectivas ora semelhantes ou contrárias, as quais foram analisadas no intuito de compreender as intervenções, os dispositivos discursivos que tentavam silenciar os personagens a margem da sociedade. Nessa perspectiva percebemos através do olhar estetizado, místico, revestido de sensualidade e erotização dos corpos fotografados por Pierre Verger pontos de inflexões, rupturas, pois é notória uma mobilidade desses personagens ordinários dentro do lugar de poder, que contrapunham ,rompiam com os discursos e práticas institucionais estabelecidos.
- ItemO currículo do professor da educação básica na perspectiva da educação inclusiva.(UNEB, 2014) SILVA, Lucineide Oliveira; COSTA, Laura Emmanuela LimaAtualmente, estudos revelam que o sucesso das intervenções dos professores em sala de aula depende do seu currículo pedagógico, o qual merece reestruturação. Com ênfase na análise do que sugere as políticas de Educação Especial no Brasil em consonância com estudos internacionais sobre inclusão, teve-se como objetivo para esse estudo analisar o currículo do professor da educação básica frente à educação inclusiva em escolas municipais na cidade de Jacobina, Bahia que resultou em três categorias: A trajetória profissional; Inclusão Escolar; A prática pedagógica. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva tendo como referencial metodológico a história de vida. Os sujeitos foram doze professores de seis escolas da rede municipal de ensino na cidade de Jacobina, cujos dados foram coletados através de entrevista semi estruturada. Resultados: Os resultados evidenciaram que, apesar de o currículo ser considerado pela maioria dos professores entrevistados um elemento fundamental para nortear as práticas pedagógicas, suscita não se tornar a única ferramenta válida para orientar a educação dos alunos com deficiência, pois na ausência de subsídios curriculares que os orientem, muitos têm buscado seus próprios métodos na tentativa de desvendar as necessidades e valorizar as habilidades desses alunos. Conclusão: A ausência de um currículo específico dificulta a prática do professor, entretanto revela as possibilidades irrestritas na busca por ferramentas que produzam no contato com o aluno o respeito pela sua presença na escola, possibilitando que novas discussões enriqueçam esse tema.
- ItemDe Ouro Branco a Ourolândia: o processo de emancipação política entre a elite local e a participação popular (1986-1991).(UNEB, 2014) SILVA, Guiomar Cruz; SANTOS, Nelma; LIMA, Rivaildes Carvalho; OLIVEIRA, Viviane; LEITE, Jedean GomesEssa pesquisa tem por objetivo investigar como ocorreu o processo de emancipação política de Ourolândia, analisando se houve ou não participação popular durante os acontecimentos que precederam a autonomia do município que, em 1989, foi desmembrado da cidade de Jacobina. Além disso, busca-se relatar fatos sobre a economia e a fonte da renda do município, desde sua fundação como povoado, até o dia da emancipação, mostrar como funcionava a política partidária e a influência da elite local para tornar possível essa transição de Ouro Branco, assim como era conhecida, a cidade de Ourolândia.
- ItemO Diário do Cárcere de Frei Fernando: política e teologia (1969 – 1973).(UNEB, 2018-06-15) OLIVEIRA, Nádila Silva; DRUMMOND, Washington Luís LimaA presente pesquisa consistiu da análise do livro Diário de Fernando: Nos cárceres da ditadura militar, compreendida como enfrentamento da ditadura civil-militar brasileira. Trabalhamos na elaboração do conceito de sofrimento propiciado pela tortura, sobretudo, a partir da perspectiva relacional entre produção confessional como "escrita de si", entendida como constituição do sujeito. Traçamos uma relação entre a experiência da tortura e o sofrimento do corpo, descritos no diário e entendidos como forma do "messianismo político" e "redenção de si". Nesse sentido, reinterpretamos os conceitos de testemunho e memória, entendidos agora como elementos de autoficção. Para que fosse realizada tal investigação, foram utilizados como fontes documentais o livro Diário de Fernando: Nos cárceres da Ditadura Militar (2009) e as cartas do Frei Fernando, contidas no livro O canto da fogueira, também organizado por Frei Betto. A análise das fontes estabeleceu um ponto crucial da pesquisa, cujo objetivo foi compreender como o indivíduo se constituiu a partir de uma determinada circunstância e através da “escrita”, tendo o corpo como partida e a “escrita de si” enquanto mecanismo de resistência frente ao sistema opressor. Para essa análise, o principal aporte teórico foi o texto A escrita de si de Michel Foucault. Através desse, compreendemos a escrita enquanto um registro de experiências cotidianas, bem como o reconhecimento de si, possibilitando a constituição histórica do sujeito. Analisamos também o conteúdo do diário como constituição de subjetividade militante concernente a uma situação de sofrimento corporal, espiritual e uma forma de enfrentamento à ditadura civil-militar brasileira. Desse modo, buscamos compreender como o período da ditadura e seus efeitos perante a política e a religião foram analisados e criticados pelos dominicanos presos. Contudo, compreendemos, por meio dessa pesquisa, que nas décadas de 1960 e 1970 a fé cristã e a vida comprometida com causas sociais atingiram seu ponto máximo. Para muitos cristãos significou um caminho árduo a percorrer, pois lutaram bravamente contra preconceitos pesados e compreenderam que o compromisso social tinha se aproximado do ateísmo marxista. Nesta luta, foi preciso mostrar para si e para todos os outros que a fé cristã e a opção social não divergiam em nada. Pelo contrário, justas, se fortaleciam.
- ItemDisputas eleitorais e facções políticas em Xique Xique no século XIX: o conflito entre os Marrões e Pedras(UNEB, 2018-03-01) MACIEL, Glenda Bebyele Neves; SAMPAIO, Moises de OliveiraEm meados do século XIX, na então constituída Vila de Xique Xique no sertão baiano, se concentraram forças de potenciais econômicos, políticos e sociais. Chefes locais disputavam poder por dominação frente a uma sociedade dependente e desprovida de conhecimento, em um cenário político de lutas armadas entre as facções partidárias Pedras e Marrões, compostas estas por seus líderes em relações familiares e com seus agregados, compreendendo uma trajetória de dominação e construção de práticas fundamentadas em metodologias de interesses próprios dentro de um corpo eleitoral altamente competitivo e violento. Dessa forma, o conflito de 1878, entre os grupos e suas ações de hegemonia, faz sentido dentro de um processo de mandonismo representativo, de mais um dos modelos propostos para reafirmação de uma governabilidade vigente ainda dos resquícios de um Brasil colônia. Por conseguinte, permite-se propor um coronelismo apoiado nas fontes documentais depositadas em arquivo regional e por meio delas possibilita-se identificar um modelo de análise de história local e regional no Brasil, contribuindo para o espaço acadêmico e a ampliação desses estudos, uma vez que possivelmente se desconhece nessa localidade um passado instigante e hostil. Assim pode-se pensar, a partir de um olhar panorâmico, uma compreensão além do ocorrido em 1878, que foram mecanismos utilizados para serem efetivados nos momentos de efervescência de dominação, em um sistema coronelista entendido pelas relações políticas, sociais e econômicas, favorecendo as elites xiquexiquenses em um contexto de invisibilidade do poder público nos espaços interioranos brasileiros.
- ItemDisputas Eleitorais e Facções Políticas em Xique Xique no Século XIX: o conflito entre os Marrões e Pedras.(UNEB, 2017-12-15) MACIEL, Glenda Bebyele Neves; SAMPAIO, Moises de OliveiraEm meados do século XIX, na então constituída Vila de Xique Xique no sertão baiano, se concentraram forças de potenciais econômicos, políticos e sociais. Chefes locais disputavam poder por dominação frente a uma sociedade dependente e desprovida de conhecimento, em um cenário político de lutas armadas entre as facções partidárias Pedras e Marrões, compostas estas por seus líderes em relações familiares e com seus agregados, compreendendo uma trajetória de dominação e construção de práticas fundamentadas em metodologias de interesses próprios dentro de um corpo eleitoral altamente competitivo e violento. Dessa forma, o conflito de 1878, entre os grupos e suas ações de hegemonia, faz sentido dentro de um processo de mandonismo representativo, de mais um dos modelos propostos para reafirmação de uma governabilidade vigente ainda dos resquícios de um Brasil colônia. Por conseguinte, permite-se propor um coronelismo apoiado nas fontes documentais depositadas em arquivo regional e por meio delas possibilita-se identificar um modelo de análise de história local e regional no Brasil, contribuindo para o espaço acadêmico e a ampliação desses estudos, uma vez que possivelmente se desconhece nessa localidade um passado instigante e hostil. Assim pode-se pensar, a partir de um olhar panorâmico, uma compreensão além do ocorrido em 1878, que foram mecanismos utilizados para serem efetivados nos momentos de efervescência de dominação, em um sistema coronelista entendido pelas relações políticas, sociais e econômicas, favorecendo as elites xiquexiquenses em um contexto de invisibilidade do poder público nos espaços interioranos brasileiros.
- ItemEducação escolar quilombola: reflexões sobre as práticas educativas na escola municipal Clementina Rosa dos Santos em Mirangaba-Ba(UNEB, 2019) LEAL, Ideilton Alves Freire; SILVA, Caroline SantosO presente trabalho apresenta pesquisa desenvolvida na Escola Quilombola Clementina Rosa dos Santos, localizada na comunidade de Coqueiros em Mirangaba-BA. Este trabalho tem como objetivo central analisar como a realidade sociocultural da comunidade remanescente de quilombo de Coqueiros de Mirangaba-BA interfere na prática educativa dos professores dentro da escola municipal Clementina Rosa dos Santos, verificando também as ações desenvolvidas pela secretaria municipal de educação para a valorização da cultura local. A metodologia empregada nesse trabalho se firmou numa abordagem mista (quantitativa e qualitativa), através de questionários aplicados a professores e realização de atividade com alunos. Os participantes dessa pesquisa foram docentes e alunos do ensino infantil e do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) da referida escola. Os resultados deste trabalho comprovam a necessidade de realização de projetos voltados a compreensão das relações raciais e educacionais em Mirangaba-BA, bem como efetivação de uma política de formação de professores que contemple questões especificas das comunidades quilombolas existentes no município, sobretudo da formulação e aplicação de um currículo escolar que esteja entrelaçado ao contexto cultural e simbólico no qual a escola está inserido.
- ItemEducação inclusiva e o currículo de história: questões de inclusão no currículo da UNEB campus IV(UNEB, 2018-03-01) CERQUEIRA, Ivanusa de Assis; ALMEIDA, Cínthia Nolácio deEsta pesquisa trata das questões relacionadas à Educação Inclusiva no Currículo de História, onde pretendeu-se analisar como o Currículo de História da UNEB Campus IV trata as questões relacionadas a Educação Inclusiva, pensando na formação do professor para atuar com a diversidade do contexto da inclusão, dentro do processo das diferenças culturais, sociais e individuais que configuram a diversidade de cada individuo e devem ser tratadas com maior importância nos conteúdos curriculares dos cursos de formação de professor. O trabalho de conclusão do curso trata de uma pesquisa qualitativa a qual foi desenvolvida através de observações, análise do currículo e entrevistas. Através da pesquisa realizada e análise das fontes podemos concluir que o currículo de História da UNEB Campus IV trabalha de maneira insatisfatória com as questões relacionadas à inclusão. O que acontece, são esforços por partes de alguns professores que buscam discutir esporadicamente questões relacionadas e esse tema. Além disso, a instituição não atende de maneira satisfatória a inclusão de alunos com deficiências. Palavras- chave: Educação Inclusiva. Currículo. Currículo de História.
- ItemO ensino de história na educação contextualizada: um estudo de caso na Escola Família Agrícola de Jaboticaba – EFAJ na cidade de Quixabeira - Bahia(UNEB, 2018-12) OLIVEIRA, Marcones Rios; MAIA, Cinthia de AlmeidaO presente trabalho tem como objetivo compreender como o ensino de História tem se apresentado na Escola Família Agrícola de Jaboticaba, Quixabeira-Bahia. A análise busca discutir se há diferenças na relação “Escola Urbana” e “Escola Rural”. Com foco nesse objetivo, buscamos identificar qual o contexto no que se refere a disciplina de História nos documentos referenciais de educação e no Projeto Político Pedagógico- PPP da Escola Família Agrícola de Jaboticaba- EFAJ. Ao trabalhar com uma escola do campo no interior da Bahia, levamos em conta todas as suas singularidades e especificidades. Nascida em 1994, na cidade de Quixabeira a 300 quilômetros da capital Salvador, a EFAJ vem cumprindo o papel bastante importante entre o ensino escolar e a realidade dos alunos do campo. Ao desenvolver esta pesquisa sobre uma instituição de ensino no interior baiano, utilizamos a metodologia baseada no Estudo de Caso. Esse conceito possibilitou pensar uma unidade escolar envolto em um sistema mais amplo. O trabalho foi desenvolvido mediante a análise documental da escola agrícola e do seu PPP, além de contar com depoimentos orais de três professores da disciplina história. As entrevistas mostraram a dualidade dentro do ensino de história nas “Escolas Urbanas” e “Escolas do Campo”. Percebemos que todos os entrevistados conheciam as duas modalidades de ensino, a educação regular e a contextualizada, dessa forma nos diálogos notou-se que existe diferenças no ensino, nas metodologias e nos instrumentos pedagógicos.
- ItemO ensino de história para surdos na educação bilíngue: um estudo de caso no Centro Educacional Sons do Silêncio (CESS) em Salvador/BA(UNEB, 2018-03-01) SANTOS, Naiara da Silva Dias dos; ALMEIDA, Cínthia Nolácio deEsta monografia é o resultado de uma pesquisa desenvolvida que teve como objetivo geral buscar compreender como são desenvolvidas as práticas pedagógicas e avaliativas no componente curricular de História na perspectiva da educação bilíngue para estudantes surdos no Centro Educacional Sons do Silêncio (CESS) em Salvador/BA. Trata-se de uma pesquisa de enfoque qualitativo, cujo percurso metodológico desenvolvido inspirou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos do estudo de caso (YIN, 2001). Esta pesquisa foi desenvolvida tendo como orientação os princípios teóricos propostos por Guimarães (2012), Bittencourt (2017), Campello (2008), Fernandes (2007), Lodi (2013), Lacerda (2014), Almeida (2015), dentre outros. Como instrumentos de construção de dados, utilizou-se o protocolo de observação participante com registros em diário de campo, no qual foram observadas cinco (05) aulas de Histórias em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 3º ano do Ensino Médio, além da aplicação da entrevista semiestruturada e de questionário com os dois professores de História desta instituição e da pesquisa documental (Projeto Político Pedagógico, Planos de Curso de História e Ementas dessa matéria). Como técnica de análise, utilizei a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009), na qual foram analisadas as categorias emergentes em campo. Como resultados desta pesquisa, o processo de investigação possibilitou constatar que o ensino de História para surdos na educação bilíngue confere centralidade à mediação direta por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), língua usada pelos surdos brasileiros como primeira língua para se comunicar e interagir com o mundo. Constatei a importância da pedagogia visual para o ensino de História, bem como a relevância de um currículo bilíngue que atenda as especificidades dos estudantes surdos, possibilitando-os se perceberem como autores de sua própria história, empoderando-os para assumirem espaços de poder. Por fim constatei a importância de haver uma equidade entre as línguas (Libras e Língua Portuguesa) nos processos avaliativos envolvendo os surdos de modo lhes possibilitar que evidenciem adequadamente seus saberes e suas aprendizagens construídas no percurso acadêmico.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »