Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina
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Navegando Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina por Tipo de documento "Trabalho de conclusão de curso"
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- ItemALTERNATIVA E AMPLIADA: Artes da comunicação na formação de professores, um memorial(2020) Mendes, Naiane Rocha; Salvadori, Juliana Cristina; Andrade, Elciana Roque de Souza; Penha, Gracielia Novaes da; Gomes, Maria de Fátima Lantyer Belo Araújo; Bueno, Roberto RodriguesO presente trabalho de conclusão de curso, intitulado “ALTERNATIVA E AMPLIADA: Artes da comunicação na formação de professores, um memorial”, narra os percursos da minha trajetória acadêmica realizada no Departamento de Ciências Humanas (DCH-IV), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), rememorando os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão realizados. Dentre os temas, destaca-se o ensino de língua estrangeira em diálogo com conceitos de comunicação, para além da fala, entrelaçado ao debate sobre inclusão educacional de pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contextos da escola regular. Assim, o presente trabalho está organizado em 5 capítulos: no primeiro capítulo, “Introdução”, partilha-se as vivências e caminhos que guiaram a autora como professora em formação e pesquisadora na graduação; no segundo capítulo, intitulado “Percursos Metodológicos” , apresenta-se os pressupostos que sustentam o desenvolvimento e escrita desse memorial; no terceiro capítulo, intitulado “A arte de ensinar: um passeio pelos bosques da educação” discorre-se sobre os estágios curriculares supervisionados e a sua importância na formação da identidade docente; no quarto capítulo, intitulado “A arte de pesquisar: Ações Afirmativas (PROAF)”, aponta-se como foi o percurso da autora como pesquisadora PROAF e as contribuições do Programa Afirmativa na formação do professor pesquisador; no quinto e último capítulo, intitulado “Considerações Finais” , apresenta-se um resumo mediante reflexão dos caminhos percorridos, pensando a minha formação docente como um caminho contínuo, em construção. Como referencial teórico utilizamos: Candau (2012), na perspectiva da educação na diversidade; Bersch (2017), sobre o conceito de Tecnologia Assistiva; Deliberato (2017), a respeito da Comunicação Alternativa e Ampliada como recurso para aquisição de competências comunicacionais; Figueiredo (2008), Pimentel (2012), para abordar formação de professores na perspectiva da educação inclusiva; Novóa (2017), sobre os possíveis caminhos para repensar a formação de professores; Lopes (2018), Zanolla (2012), sobre mediação, o papel do mediador e sua importância na escola regular inclusiva, entre outros.
- ItemAmores e desamores: as múltiplas relações entre vítimas e acusados nos processos-crime de estupro e sedução em Jacobina - (1940 - 1960).(UNEB, 2014) SILVA, Iris Vanessa de Sousa; VIEIRA, Claudia AndradeEste trabalho tem por objetivo analisar as múltiplas relações entre vítimas e acusados através dos processos-crime de estupro e sedução em Jacobina – Bahia em um período que vai de 1940 a 1960, buscando visualizar os vários tipos de relações estabelecidasentremoças das camadas subalternas da cidade com seus namorados, noivos e conhecidos. Além disso, a pesquisa apresenta o perfil das mulheres pobres jacobinenses, expondo aspectos das suas vidas, já que algumas delas tinham uma estrutura familiar fora dos padrões esperados para a época. Cabe a este trabalho analisar as estratégias adotadas pelas mães que foram as representantes de suas filhas nos processos judiciais, lutando em favor da honra moral e física de suas filhas nos tribunais. Desse modo, a pesquisa vislumbra as práticas e redes de sociabilidade formadas pelas mulheres que, de algum modo, ressignificaram as formas de viver e cuidar das suas famílias sem a presença constante de um homem, de modo que as mesmas passavam a ser vistas como “mulheres de rua” e não se enquadravam no perfil social e culturalmente construído pelas elites de que a mulher deveria estar no ambiente privado, ser “santa”. As fontes utilizadas foram os processos-crimes de estupro e sedução, que foram imprescindíveis na captação do comportamento feminino e familiar em Jacobina, além de possibilitar conhecer onde as mulheres circulavam nos espaços urbano e rural, se articulavam em sociedade e rompiam com os padrões morais que as cercavam. O Código de Posturas Municipal foi fonte pesquisada no intuito de verificar quais normas eram impostas pelo Poder Público Municipal, afim de garantir que os cidadãos e cidadãs vivessem sob a égide dos padrões higienizados. Os jornais O Lidador e Vanguarda contam como suas notícias sobre o cotidiano.
- ItemO averso da modernidade nos reclames do jornal O Lidador sobre o funcionamento da ferrovia em Jacobina (1933-1942).(UNEB, 2015) SANTOS, Sírio Roberto Souza dos; DRUMMOND, Washington Luís LimaComo objeto de estudo a ferrovia se revela como singular e principal propulsora do moderno, sozinha a mesma conseguiu mostrar o grau de importância e desempenho que teve e poderia ter em diversos tempos da história. Problemas foram deixados de lado por outros sistemas de transportes que se mostravam superiores, nosso propósito é discutir e analisar a importância e as deficiências que se teve ao longo do período da sua existência, nos mais variados lugares e em especial em Jacobina, através do que foi publicado a respeito da ferrovia na referida cidade pelo Jornal, O Lidador (1933 á 1942); que foi a nossa principal fonte documental de pesquisa. A além das noticias usamos também os códigos de postura, que nos mostra as diversas leis e regras que eram publicadas, para que os moradores seguissem tentando assim modificar, sanitarizar e urbanizar Jacobina; nos anúncios focamos nos reclames que a todo o momento criticavam sobre a ferrovia, dando ensejos para que melhores sistemas fossem implantados. Na concepção bibliográfica, foram selecionados autores como, Walter Benjamin (1982); Michel de Certeau (1994); David Harvey (1989); Jacques Le Goff (2000); Nicolau Sevcenko (2001); entre outros autores que tiveram total importância para entendermos o modernismo no sentido de progresso do tempo ao qual fizemos a pesquisa. Nos resultados que foram obtidos, analisamos que o trem apesar de ter funcionando por um bom período, não serviu tão bem, sendo alvo de diversas críticas pelo mau funcionamento, falta de atenção dos diretores da ferrovia e a tentativa de influenciar o governo federal para fazer uma reforma urbano-territorial em todas as esferas do país relacionado ao transporte.